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Recomendação de filtro de linha


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Tava pensando aqui, o que é melhor!!!

Colocar o filtro direto na tomada ,ligar uma extensão no filtro e depois ligar os aparelhos na extensão!!!

Ou colocar uma extensão na tomada, ligar o filtro à extensão e depois ligar os aparelhos no filtro!!!

Terei que escolher uma das 2 opções já que a tomada está distante dos aparelhos!!

o que vocês indicam? Ou a ordem dos fatores não altera a explosão? rsrsrsrsrrrssr

Valeu

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Valeu pela ajuda!!!

Estou entre comprar algum desses: UPSAI FHT-1200, Clone F8, SMS Energy Clean, porém tendendo pros 2 últimos já que são mais baratos e eu ainda terei que comprar os adaptadores já que meus aparelhos são padrão yankee!!!

Qual dos dois o pessoal aí recomenda?

Obrigado

Você mesmo já os deixou na ordem de preferência: UPSAI FHT-1200, Clone F8, SMS Energy Clean.

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Alguém de vocês já ouviu falar da Sanus Elements? Estou pesquisando pelo Ebay e vi esse SANUS SYSTEMS ELM202-B1 6-OUTLET LOW-PROFILE SURGE PROTECTOR que tem a seguinte configuração:

Model No: SASELM202B1

Product Description:

6 SWIVEL OUTLETS

2100 JOULES

WORKS WELL BEHIND FURNITURE & LOW-PROFILE MOUNTS

EMI/RFI NOISE FILTRATION

GOLD PLATED CONNECTORS

ROHS COMPLIANT

330V CLAMPING VOLTAGE

Product Dimensions: 4.9 x 2.5 x 6 inches ; 2 pounds

O preço dele está convidativo, sairá por pouco menos de US$ 31,00 (em média R$ 55,00)

Será que vale a pena comprar e colocar adaptadores?

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Eae galera,

comprei um Pc novo mas ele não chegou ainda. Enquanto isso gostaria de uma indicação de um filtro para essa configuração:

1 x CPU: Intel Sandy Bridge Core I5 2500K 3.30GHz Quad-Core Box

1 x Placa Mãe: Gigabyte Core i3, I5, I7 (Sandy-Bridge) | GA-P67A-UD4-B3

2 x Memória Ram: Kingston 4GB DDR3 1333MHz

2 x Hard Disk: Western Digital HDD 500GB SATA3 7200RPM

1 x Placa De Vídeo: AMD Radeon HD 6950 2GB GDDR5 256-Bit

1 x Drive Óptico: Samsung Gravador de DVD

1 x Fonte De Alimentação: Aerocool 700W | E80 Eco-Friendly Edition

1 x Gabinete: Coolermaster CM 690 Black Edition

1 x Acessório: Braview USB Bluetooth Adaptador

PS: No site onde comprei diz que esses equipamentos juntos somam 487W. Fora isso, ainda pretendo ligar os seguintes componentes:

1 x TV/Monitor LED AOC E22

1 x Subwoofer 5.1

1 x TP-Link Wireless TD-W8950ND

1 x Multifuncional HP C4280

1 x Microfone

1 x Mouse

1 x Teclado

1 x Fone de ouvido

Moro em Campo Grande- MS (110V). Também tenho outras dúvidas:

1 Preciso só de um filtro ou algo mais (estabilizador, no-break, etc) ?

2 Ligo o computador e todo o resto direto no filtro e ligo o filtro direto na tomada?

3 Qual a tensão do filtro que tenho que comprar?

Obrigado! :D

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Moro em Campo Grande- MS (110V). Também tenho outras dúvidas:

1 Preciso só de um filtro ou algo mais (estabilizador, no-break, etc) ?

2 Ligo o computador e todo o resto direto no filtro e ligo o filtro direto na tomada?

3 Qual a tensão do filtro que tenho que comprar?

Obrigado! :D

Consumo máximo do PC: 322W com over, menor sem over

Consumo do AOC: 42W

Consumo da impressora: 70W

Total: 434W

Protetores contra surtos suportam em média 1300W ou acima (depende do fusível).

Respondendo diretamente as perguntas:

1 - A rigor só precisa de tomada para ligar tudo isso. O filtro vem adicionar proteção contra surtos. Nobreak é para backup de energia (desnecessário para a maioria dos usuários) e estabilizador é para sustentar o pé quebrado da cama. Portanto, coloque apenas o filtro.

2 - Sim. A menos que algum adaptador de tomada se faça necessário.

3 - 127V. Se a tensão aí é 127V (110V é um valor nominal), seus equipamentos também devem ser 127V, incluindo o filtro, as lâmpadas utilizadas na casa, etc. Como os dois filtros com melhor custo/benefício no Brasil se dizem bivolt e não têm versão específica para 110V, você pode adotá-los. Se você tiver pretendido dizer potência e não tensão (ou "tensão"), não precisa se preocupar com isso. Qualquer filtro decente com 5 tomadas ou mais vai suportar mais de 1000W.

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Boa Noite galera, gostaria de saber qual uma recomendação de filtro de linha, e se possível o site aonde comprar para a esta máquina, que comprei, conforme link seguinte.

http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-pc-gamer/932744

só para esclarecer, aqui é 220V, pretendo ligar o pc mais periféricos com proteção.

Desde já agradeço.

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Kayke e/ou Faller,

Como os colegas parecem ser os mais entendidos do assunto, compartilho dúvida que fiquei após comprar o modelo de proteção da Clamper, o Computer Protector: http://www.clamper.com.br/produtos_linhas.asp?linha=&tipo=12&titulo=Plugue e Use

Acabei comprando este produtos após intensa propoganda do vendedor da proteção contra surtos elétricos do DPS e principalmente, por não achar nas lojas fisicas, o Clone F8, minha primeira opção, de custo com certeza menor (o Clamper me custou R$ 89,00).

Pois bem, achei o aparelho robusto com materiais de qualidade no acabamento do corpo, tomadas e fio de ligação/plugue.

Quando fui ler o manual entretanto, já em casa, surpresa! Segue: "O DPS é auto-regenerativo e pode atuar várias vezes sem que haja necessidade de ser substituído ou religado. ...O tempo de vida útil do produto varia de 1 a 3 anos de uso dependendo do tipo de aplicação, após esse prazo recomendamos a sua substituição."

O produto tem então prazo de vida útil já estimado pelo fabricante? Na melhor das hipóteses 3 anos? Se o DPS funciona dessa forma, com tão pouco tempo de vida útil, não creio que valha à pena o investimento, penso em trocar o produto!

O que vocês me dizem à respeito?

Abraços,

Info10

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O que vocês me dizem à respeito?

A clamper não está errada em afirmar que a proteção é um insumo, entretanto me parece que ela está sendo extremamente conservadora, de um lado, em afirmar a necessidade de substituição da mesma em de um a três anos... De outro lado, desse modo, ela abre um mercado futuro, de reposição dessa proteção..

O principal elemento ativo em uma proteção contra surtos é o varistor e é justamente esse elemento que deteriora com a absorção de surtos de tensão..

Se esse elemento nunca for submetido a algum surto de tensão ele nunca deteriorará.. Se for submetido a um somente surto, de alta amplitude, pode durar somente esse surto e, tal qual kamikaze, no intuito de proteger seus equipamentos, se abrirá ou entrará em curto e para tal existem fusíveis térmicos dentro da proteção, para tirar o mesmo do circuito..

Esse componente é um componente barato, de custo da ordem de R$ 2,00 para nós compradores de loja, e se trocado e repostos os fusíveis térmicos (outros R$ 2,00), retorna a proteção ao seu original estado... É claro que há que trocar os mesmos nesse caso, um trabalho que apesar de muito simples nem sempre é dominado pelos radio-técnicos de plantão..

Se a sua tensão dai for de 110 Volts e numa área residencial, esqueça.. Probabilisticamente seus netos ainda poderão fazer uso dessa proteção sem que nunca ela tenha chegado ao final da vida util...

Se sua tensão for de 220 Volts (mais próxima a tensão de clamp dos varistores) e morares em uma área mais industrial (aonde a probabilidade de surtos na rede elétrica é substancialmente maior) pode ser que algum dia vejas o final de vida dessa proteção..

Eu uso proteção a base de varistores já tem mais de 15 anos e jamais vi uma delas estragar (mas repito, a incidência de surtos de tensão é variável ao longo da rede elétrica e esse cenário é de total importância na vida útil do varistor). Minha zona é residencial e os maiores motores daqui de perto devem ser os da padaria lá da esquina, da máquina de bater massa...

Devido a topologia declarada de seu filtro, no manual que citaste, que com todos os créditos a clamper repito abaixo, podes ver que se os varistores (proteção sobretensão) chegarem ao seu final de vida existirá uma boa chance deles entrarem em curto, aquecerem bastante a ponto de fundírem os fusíveis térmicos (esses que marquei com um círculo) mecanicamente acoplados a esse varistores.

ProteodaClamper.jpg

Desse modo a proteção não mais alimentará seus equipamentos, lhe avisando que algo deve ser feito, ou substituição do varistor/fusível ou substituição da proteção..

Desse modo você é quem decide se queres seguir a indicação da Clamper ou, ao estragar sua proteção, fazer a troca da mesma ou de seus componentes...

Dificilmente (mas possível) um varistor danifica sem que entre em curto e queime seu fusível térmico e se isso acontecer a proteção contra surtos fica sem função e você nem saberá disso... Paciência... Não existe modo de se saber se um varistor está operante ou não a não ser que ele seja levado para um laboratório e que se exercite sua curva de operação, uma tarefa difícil de se fazer... Seria igual a tirar o coração de uma pessoa, levar para um laboratório, para ver se ela está viva...

Talvez por essa razão que a Clamper, consciente de que a proteção aos seus equipamentos é o que interessa mesmo, cita o que disseste ai.. Da necessidade preventiva de se trocar tudo no tempo de um a três anos..

Nem se preocupe em pensar que as outras proteções são melhores pois não exigem nem sequer citam isso.... Os varistores são exatamente os mesmos e tem o mesmo comportamento, independentemente da marca/modelo da proteção contra surtos..

Para quem entende um pouco ou tem alguém capaz de oferecer algum nível de manutenção, a troca de componentes, quando necessário for, parece ser uma boa saída..

Fique tranquilo portanto e avalie o custo de seus equipamentos, comparando com o custo da proteção... Avalie essa relação...

Compare agora com o seguro de seu automóvel (no ano) em relação ao valor do mesmo, com a carga dos extintores de incêndio, e outras tantas variáveis que podem ser encaixadas no mesmo tipo de custo..... O custo da prevenção...

Verás que mesmo com a substituição de toda a proteção em 1 a 3 anos o custo é baixo. Se substituídos somente os componentes afetados, e quando isso for necessário, esse custo fica irrisório..

Abraço...

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A clamper não está errada em afirmar que a proteção é um insumo, entretanto me parece que ela está sendo extremamente conservadora, de um lado, em afirmar a necessidade de substituição da mesma em de um a três anos... De outro lado, desse modo, ela abre um mercado futuro, de reposição dessa proteção..

O principal elemento ativo em uma proteção contra surtos é o varistor e é justamente esse elemento que deteriora com a absorção de surtos de tensão..

... Verás que mesmo com a substituição de toda a proteção em 1 a 3 anos o custo é baixo. Se substituídos somente os componentes afetados, e quando isso for necessário, esse custo fica irrisório..

Abraço...

Caro Faller,

Explicação completa e bem detalhada, obrigado amigo pelo tempo dedicado a isso gratuitamente, simplesmente pela "camaradagem" de trocar informações num Fórum de debate.

Agora ficou bastante claro para mim, a Clamper está sendo pró-ativa e honesta em sugerir ("recomendamos") a troca do aparelho após 3 anos a fim de garantir que haja efetiva continuidade de máxima proteção, pois ela não domina todas as variáveis possíveis que podem ocorrer em cada local de uso. Você de fato não vê isto escrito em nenhuma outra proteção de outro fabricante, então chama atenção quando se lê...

Pena que ao mesmo tempo que ela faça isso, não disponibilize no site as peças ou algum kit de reposição pronto, ou seja, a ideia é o descarte total para compra de outro equipamento novo, o que não é comercial! É como ser obrigado pelo fabricante a comprar um carro zero quando na verdade apenas o motor precisa de retifica!

Como minha tensão residencial é 110v, não tenho máquinas por perto (só outros trocentos apartamentos) e costumo ainda tirar da tomada os equipamentos em chuvas com trovões, fiquei mais tranquilo com sua explicação e acho que o aparelho irá durar um bom tempo, talvez mesmo o suficiente para os meus netinhos usarem como você escreveu, assim não vou mais trocá-lo...:)

Mas aproveitando um pouco mais do seu conhecimento, a proteção deste Clamper (o desenho do circuito é este mesmo que você colou em sua mensagem!) via DPS (DPS = varistor?) é diferente do Clone F8 que utiliza fusível de vidro para reposição se queimado e igual ao do APC P6B (tenho 2 aqui em casa destes, não estão mais importando devido novo formato das tomadas brasileiras)?

Fiquei com dúvida nisso, se há diferença na proteção interna eletrônica ou se é tudo a mesma coisa, porque o Clone F8 tem fusível para troca e o Clamper e APC não?

Abraços,

Info10

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Fiquei com dúvida nisso, se há diferença na proteção interna eletrônica ou se é tudo a mesma coisa, porque o Clone F8 tem fusível para troca e o Clamper e APC não?

Geralmente aquelas proteções que não tem fusível se aproveitam de uma chave liga/deliga que na verdade tem em conjunto a função de disjuntor (ela desarma se a corrente excede a corrente nominal da mesma), enquanto o fusível queima, se abre..

É assim na proteção P6B, a qual já abri e analisei, veja ai: Proteção APC modelo P6B

Não sei exatamente como se processa a proteção série dessa ai da clamper, pois a proteção da clamper que conheço, internamente, nem usava chave com disjuntor mas sim um disjuntor desarmável. Veja ai: Clamper Computer Protector PRO - visão interna

O filtro da Clone, esse dai pelo menos, CLONE F8 NBR 0106 , tem, além do fusível, a chave liga/desliga com disjuntor (por isso está escrito na chave liga/desliga a palavra reset) Veja que na proteção da Clone houve a preocupação de colocar a chave micro-disjuntora com a limitação de 10 Amperes enquanto seu fusível tem o valor de 15 Amperes, ou seja, funciona como uma proteção guarda chuvas, rompendo somente se tudo o mais falhar... Normalmente, numa sobrecorrente, se abrirá a chave micro-disjuntora..

A natureza da proteção série, quer seja fusível, quer seja micro-disjuntor, na chave ou isoladamente, não altera a proteção em si, mesmo que seus tempos de resposta possam ser pouco diferentes..

Na verdade o que predomina e o que vale e salva as fontes dos modernos equipamentos é o tempo de resposta do próprio varistor, que pela suas características físicas consegue responder na velocidade da ordem de nano segundos, na tarefa de absorção da energia de exceção.. (note que 1 nano segundo = 0,000000001 segundo) ou seja, muito mais rápido que pensamento, o que realmente garante vida mais longa às fontes modernas, que diferentemente daquelas antigas, tem as modernas muito mais componentes, semicondutores em geral, em contato com a rede primária, expostos a esses danosos surtos de tensão..

Abraço...

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Sempre boas suas explicações Faller, mas sobre o fusível térmico por ex. de 15A, por você,citado acima, se o consumo onde estiver os elementos conectados neste fitro, por ex. não consumirem mais do que 800w se eu subistiutir o de 15A por um fusível de 04A, em caso de algum surto estarei melhor protegido?

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Sempre boas suas explicações Faller, mas sobre o fusível térmico por ex. de 15A, por você,citado acima, se o consumo onde estiver os elementos conectados neste fitro, por ex. não consumirem mais do que 800w se eu subistiutir o de 15A por um fusível de 04A, em caso de algum surto estarei melhor protegido?
Logo ai acima, falando do Clone, sequer citei fusíveis térmicos e sim o fusível normal que essa proteção tem. Veja ai:

FiltroCLONEF8NBR01062detalhedosledsdesinalizao.jpg

Ele tem um fusível normal, de vidro, de 15 amperes e ao lado uma chave com um disjuntor (identificado pela palavra RESET, pois chaves normais não tem de ter reset, mas sim disjuntores que desarmam), esse para 10 Amperes...

Uma proteção pode ficar, digamos, customizada, se você trocar seu fusível série de 15 Amperes para digamos 4 ou 5 Amperes, "sintonizando" assim a mesma com a demanda de sua config. Melhora a proteção mas não chega a ser assim muito significativa essa melhora..

Se fizeres isso com essa proteção da Clone dai, vai perder o sentido sua chave disjuntora, que é de 10 Amperes.. Essa dai teoricamente nunca vai abrir por excesso de corrente. Sempre queimará o fusível primeiro...

Quanto aos fusíveis térmicos, não é muito comum os mesmos serem fabricados para diferentes correntes como o são fusíveis comuns, já que nos fusíveis comuns essa grandeza, a corrente, é a principal variável e esses fusíveis são dimensionados justo com base nessa corrente de ruptura...

Nos fusíveis térmicos, a variável de dimensionamento é a temperatura de abertura dos mesmos.

Veja ai só como exemplo a variedade de temperaturas que essa loja tem a disposição, para fusíveis térmicos:

http://www.soldafria.com.br/fusivel-termico-c-41_418.html?mostra_id=0&itens_pag_id=0

Cada um deles de diferente temperatura de fusão mas todos para corrente de 10 Amperes... Deve até ser possível de encontrar fusíveis térmicos de outra capacidade de corrente mas com certeza devem ser piores de se encontrar que mosca branca...

Abraço...

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Geralmente aquelas proteções que não tem fusível se aproveitam de uma chave liga/deliga que na verdade tem em conjunto a função de disjuntor (ela desarma se a corrente excede a corrente nominal da mesma), enquanto o fusível queima, se abre..

A natureza da proteção série, quer seja fusível, quer seja micro-disjuntor, na chave ou isoladamente, não altera a proteção em si, mesmo que seus tempos de resposta possam ser pouco diferentes..

Na verdade o que predomina e o que vale e salva as fontes dos modernos equipamentos é o tempo de resposta do próprio varistor, que pela suas características físicas consegue responder na velocidade da ordem de nano segundos, na tarefa de absorção da energia de exceção.. (note que 1 nano segundo = 0,000000001 segundo) ou seja, muito mais rápido que pensamento, o que realmente garante vida mais longa às fontes modernas, que diferentemente daquelas antigas, tem as modernas muito mais componentes, semicondutores em geral, em contato com a rede primária, expostos a esses danosos surtos de tensão..

Abraço...

Valeu Faller, entendido e outra vez muito obrigado!

Meu modelo da Clamper é exatamente este da foto externamente (creio portanto que idem internamente), mudando apenas a cor (o meu é preto).

Abraço,

Info10

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Pessoal, sou do RJ( creio que aqui é 127 voltz) e tenho disponiveis pelo mesmo preço o clone f8( kabum) e numa loja no boadica o filtro da sms prot 1000( clean energy) . Qual dos 2 vocês recomendariam, tendo em vista que ligarei nele meu notebook( core I5 sandy bridge, 4gb ram hd 640 gb), tv de plasma 50( samsung pl50C7000 ou LG PK950, que comprarie em breve), caixa de som simples( sem subwoofer), impressora( multifuncional HP 1310) e Nintendo wii ?

qual dos 2 é realmente melhor para as tensões aqui no RJ ?

abs

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Pessoal, sou do RJ( creio que aqui é 127 voltz) e tenho disponiveis pelo mesmo preço o clone f8( kabum) e numa loja no boadica o filtro da sms prot 1000( clean energy) . Qual dos 2 vocês recomendariam, tendo em vista que ligarei nele meu notebook( core I5 sandy bridge, 4gb ram hd 640 gb), tv de plasma 50( samsung pl50C7000 ou LG PK950, que comprarie em breve), caixa de som simples( sem subwoofer), impressora( multifuncional HP 1310) e Nintendo wii ?

qual dos 2 é realmente melhor para as tensões aqui no RJ ?

abs

Clone f8 amigo!!!!

Abraço

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