Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

Pessoal, me desculpe a pergunta se for besta mais procurei e não achei bem explicado hehe

Em que realmente um filtro de linha bom me ajudaria?? ajuda contra descarga de energia(raio) ?? não entendo muito bem dessas coisas.

Obrigado

Para compreender a resposta você precisa saber primeiro o que é um bom filtro e segundo quais são os problemas de uma rede elétrica.

Um filtro de linha propriamente dito atenua (filtra) interferências eletromagnéticas e de rádio frequência. Isso é inútil nos dias de hoje porque qualquer fonte decente e qualquer eletrônico já vem com filtro interno. Quando você pega um filtrozinho barato e coloca na TV costuma ficar até pior do que sem filtro: Imagem boa sem filtro, imagem ou som com interferências com o filtro. Acredite, acontece.

Por serem desnecessários os filtros convencionais, os bons filtros vêm também com proteção contra surtos, por isso serão mais apropriadamente chamados de protetores contra surtos (surge protectors em inglês). Então um bom filtro com proteção contra surtos é útil e recomendado para certos problemas da rede elétrica. Quais são os problemas da rede elétrica?

1 - Corte de energia (apagão, blecaute)

É quando a energia acaba, falta luz. Só nobreak resolve. Mas o filtro não atrapalha em nada. Corte de energia não causa danos a computadores e eletrônicos modernos, apenas incômodos pela falta de energia. Pode eventualmente causar danos ao sistema de arquivos. É mito que estraga HD ou que a energia volta mais forte e danifica aparelhos. Discos rígidos modernos não sofrem danos físicos por falta súbita de energia. E a energia não volta mais forte.

2 - Raio

Raios só ocorrem em épocas específicas do ano. Agora do meio de abril até chegar outubro certamente ninguém vai sofrer com raios. Aterramento e bom filtro de linha (ambas as coisas e não apenas uma delas isoladamente) resolvem parcialmente o problema. Porém não há solução para um raio forte e direto na rede elétrica ou na linha telefônica próxima ao local. Estabilizador não protege contra raios.

3 - Surtos de tensão (transientes)

É o aumento rápido, de curta duração, da intensidade da tensão elétrica. Isso ocorre o tempo todo em maior ou menor grau e normalmente não afeta os computadores e eletrônicos modernos. Para prevenir um surto mais demorado ou acima da suportabilidade dos eletrônicos, um bom filtro de linha resolve. Estabilizador faz o contrário, injeta mais surtos na rede.

surto1.gif

4 - Subtensão

A tensão baixa quando liga o chuveiro elétrico e faz o brilho da lâmpada diminuir. É perfeitamente normal. Isso não causa nenhum dano. Filtro de linha não atua nisso nem há necessidade de atuação. Se a tensão baixar demais, o computador ou eletrônico desliga. A tensão só baixa demais quando a instalação elétrica da casa precisa de uma revisão ou se ocorrer problema (queda de fase) no transformador lá no poste. Estabilizador não resolve uma subtensão forte, nem filtro de linha. O nobreak joga o computador pra bateria. O que pode de fato pifar nessa situação é o microondas ou o secador de cabelos. Computador e eletrônicos muito raramente sofrerão algum dano. Não sofrerão danos se tiverem boa fonte com PFC ativo.

5 - Sobretensão

A tensão aumenta. Não faz mal aumentar os 10% permitidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) . Grande parcela dos equipamentos brasileiros continua sendo projetada para operar com o valor de 115/220V e tolerância de ±15%, ou seja, funciona com segurança dentro da faixa de 90 a 132V / 180 a 264V. Se o produto for de origem americana, ou produzido para consumo no mercado norte-americano, o valor nominal pode ser 120V ±15% (operam com segurança dentro da faixa de 90 a 140V). Hoje em dia fontes ATX e eletrônicos são full range, trabalham de 90 a 264V sem problema nenhum. Estabilizador não tem nenhuma utilidade aí.

6 - Picos de energia

Por interferência de árvores, vento forte e papagaios na fiação, a energia elétrica cai e retorna no mesmo instante, fazendo o computador desligar ou reiniciar. A fonte de alimentação suporta em torno de 18ms sem energia. A luz pode piscar e o computador continuar ligado normalmente. Mas em alguns casos vai reiniciar ou desligar. A CEMIG explica: O que acontece é que o sistema elétrico é protegido por um equipamento chamado religador. Quando este equipamento percebe uma falha no sistema, para evitar o desligamento de longos trechos da rede, ele desliga e religa, automaticamente, por até três vezes (o que não causa problemas a equipamentos elétricos). Caso o problema permaneça, ele desliga e somente após a identificação e solução do problema, o circuito é restabelecido. Vale destacar que, dependendo do problema encontrado, isto pode levar horas.

http://cemig-energia.blogspot.com/

Estabilizador não resolve esse problema.

Conclusão:

Use um bom protetor contra surtos (UPSI FHT-1200, Clone F8, SMS Energy Clean ou Margirius) para proteger contra surtos. E deixe de paranóia com relação ao resto.

Nota:

Como estabilizadores são uma farsa e isso veio a conhecimento público, a associação nacional de fabricantes de estabilizadores, juntamente com os próprios fabricantes, adicionaram um recurso extra aos estabilizadores brasileiros: Desligamento automático do estabilizador em caso de subtensão ou sobretensão na rede elétrica. Se o estabilizador desliga, tudo que está ligado nele desliga também, é óbvio. Esse recurso também existe em alguns condicionadores de energia. E existe até mesmo no filtro de linha SMS Energy Clean. Tal recurso é uma faca de dois gumes (ou uma faca de dois legumes, como diz a empregada). Pode até ser útil para evitar a queima de uma fonte ATX de má qualidade, mal projetada, sem proteção contra subtensão por um período de tempo prolongado. A boa fonte desliga por si mesma e não queima. Além disso, como computadores com boas fontes e como eletrônicos modernos trabalham de 90 a 264V vão ficar sendo desligados desnecessariamente, porque os tais estabilizadores atuam antes que haja necessidade. Quase nunca haverá tal necessidade. Ou nunca mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como eu troco o cabo??? porque tipo.. é a primeira vez na vida que eu vejo um cabo de força desse tamanho... até o plugue FEMEA do cabo é gigante..

não é um cabo qualquer igual a muitos outros de força que agente tá acostumado..

é especifico da fonte..

nao sei se existe um de 10a desse estilo.. hehe

Compre um adaptador de 10A para 20A, se não encontrar compre uma flecha 10A, 20cm de fio duplo 1,5mm e uma tomada 20A e faça o adaptador assim:

http://www.efetividade.net/2010/01/20/adaptador-para-as-novas-tomadas-brasileiras-como-eu-me-virei/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde consigo um filtro APC P7T? Quanto vocês acham q vale a pena pagar por ele? Conheço um cara q está me oferecendo um novo (na caixa) por R$ 80,00, tá caro ou vale a pena?

Atualmente só importando dos estados unidos para conseguir um.

Se vale a pena... agora você me pegou, pois surgiram opções até boas da SMS e da Clone por R$30, não sei se são melhores, iguais ou piores que esse APC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu não quero comprar o filtro e me dar mal (e peço desculpas se isso já foi respondido antes, mas esse tópico tem 37 páginas! :/).

Seguinte: Estou usando um computador e um monitor num estabilizador (Vou tacar fogo no estabilizador depois hahaha) e quero ligar o computador, monitor, xbox 360, aparelho de som (não sei o nome certo dessa coisa aqui, acho que é mini system) e às vezes uma TV nas tomadas (ou plugs?) do filtro.

1) Vai funcionar tudo certo? (Pois quando coloco computador + monitor + aparelho de som no estab. o ap. de som não produz som e as luzes ficam fracas).

2) O xbox 360 é 110v, e aqui na cidade é 220v, eu uso o estabilizador só pra ligar o xbox, pro resto não uso. Então, você(s) pode(m) me indicar um filtro bom aos seus olhos de experts supremos e que eu possa ligar os 110v e 220v sem mudar uma chavezinha?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
.... Então, você(s) pode(m) me indicar um filtro bom aos seus olhos de experts supremos e que eu possa ligar os 110v e 220v sem mudar uma chavezinha?

Explique melhor isso dai...

Filtros de linha não transformam a tensão. Se entrar 110 Volts sairá 110 Volts.. Se entrar 220 Volts sairá 220 Volts..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explique melhor isso dai...

Filtros de linha não transformam a tensão. Se entrar 110 Volts sairá 110 Volts.. Se entrar 220 Volts sairá 220 Volts..

Buenas Faller, pelo que entendi no post acima, a tensão da rede (lucassm) é 220v, o problema segundo ele é o xbox 360, que segundo ele é 110v (pra mim cfe. já discutido aqui é full range). esta é a dúvida quanto a indicação do filtro. OK?

veja o post 555

abraço e boas férias!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu não quero comprar o filtro e me dar mal (e peço desculpas se isso já foi respondido antes, mas esse tópico tem 37 páginas! :/).

Seguinte: Estou usando um computador e um monitor num estabilizador (Vou tacar fogo no estabilizador depois hahaha) e quero ligar o computador, monitor, xbox 360, aparelho de som (não sei o nome certo dessa coisa aqui, acho que é mini system) e às vezes uma TV nas tomadas (ou plugs?) do filtro.

1) Vai funcionar tudo certo? (Pois quando coloco computador + monitor + aparelho de som no estab. o ap. de som não produz som e as luzes ficam fracas).

2) O xbox 360 é 110v, e aqui na cidade é 220v, eu uso o estabilizador só pra ligar o xbox, pro resto não uso. Então, você(s) pode(m) me indicar um filtro bom aos seus olhos de experts supremos e que eu possa ligar os 110v e 220v sem mudar uma chavezinha?

Diante da informação do Kayke no post acima, sugiro a você a compra do filtro Upsai fht 1200 (220v), Margirius (220v), ou o Clone F8 e mais um transformador, para o xbox, onde você poderá ligar o transformador (220v para 110v) no próprio filtro. Caso queira economizar ligue o estabilizador no filtro e só o Xbox no estabilizador, o resto se for 220v, no filtro. Eu tenho aqui todo o meu PC no filtro e como já tinha o "maldito desestabilizador", tenho ele ligado no filtro com a impressora lx-300 que é 110v, pois aqui a rede também é 220v funcionando há 02 anos sem problema algum.

Sim tudo funcionará OK sem problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Vou usar o transformador então. Eu vi um de 9 reais no mercadolivre... Esses produtos também tem algum tipo de qualidade? Se não vai esse mesmo!!

Transformador de R$ 9,00. Um dos dois está bichado, muito mal, ou você ou o transformador..

Tranformadores tem de poder oferecer a potência do equipamento que neles será ligado. Penso que o x box possa pedir uns 250 Watts no máximo. (vai depender do modelo do mesmo) Se assim for pede um transformador de 300 Watts, no mínimo. Veja esse dai de 500 Watts por que não tinha de 300 Watts ai nessa loja: http://www.eletronicasantana.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=243

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, li umas boas páginas deste tópico e vi que finalmente há um filtro de linha mais acessível, que é o Clone F8, mas ainda tenho algumas dúvidas:

1 - Assim como outros colegas de fórum, moro em um apartamento antigo (110v) que não possui aterramento. Mesmo sem aterramento, o filtro de linha fornece proteção, ou seria um investimento perdido? A proteção que terei é a mesma que a de alguém que tenha aterramento?

2 - Além do computador, irei conectar uma tv de LED de 40" que uso como monitor, o modem da NET e um sistema de som. Todos os equipamentos ligados ficarão protegidos? Caso o Clone F8 seja indicado no meu caso, penso em adquirir dois, pois tenho uma tv de plasma desprotegida na sala.

3 - Posso usar um adaptador do formato antigo para o formato novo, ou preciso adquirir um cabo? Um dos meus aparelhos é do formato antigo.

Grato pela atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1 - Assim como outros colegas de fórum, moro em um apartamento antigo (110v) que não possui aterramento. Mesmo sem aterramento, o filtro de linha fornece proteção, ou seria um investimento perdido? A proteção que terei é a mesma que a de alguém que tenha aterramento?

Uma proteção tem dois modos básicos de proteção:

Modo diferencial: Aonde os surtos de tensão aparecem entre fase e neutro. Para supressão ou atenuação desses surtos o fio terra ou aterramento não se faz necessário. Esse tipo de surto de tensão é o mais comum de acontecer e é derivado do desligamento de grandes máquinas elétricas ao longo da rede ou de manobras no sistema de energia. A proteção referida vai proteger contra esse tipo de surto independentemente de ter ou não aterramento ai na sua tomada..

Modo comum: Aonde os surtos de tensão aparecem na fiação com relação ao massa (planeta terra). Nesse caso se faz necessário o aterramento para proteção desse tipo de surto. Esse tipo de surto de tensão é derivado de tempestades elétricas (os raios) e quando a coisa fica preta lá pelos céus, retirar o plug da tomada pode ser uma boa alternativa..

A proteção citada, bem comno as demais, não é das mais eficazes ao enfrentar esse tipo de surto caso você não disponha do aterramento na tomada. Continua protegendo de algum modo, até mesmo em função do neutro estar aterrado em algum ponto da rede, mas não é tão efetiva como poderia ser se tivesses um bom aterramento na tomada.

2 - Além do computador, irei conectar uma tv de LED de 40" que uso como monitor, o modem da NET e um sistema de som. Todos os equipamentos ligados ficarão protegidos? Caso o Clone F8 seja indicado no meu caso, penso em adquirir dois, pois tenho uma tv de plasma desprotegida na sala.

Sim e não poderia ser diferente...

3 - Posso usar um adaptador do formato antigo para o formato novo, ou preciso adquirir um cabo? Um dos meus aparelhos é do formato antigo.

Pode sim mas saiba que às vezes um cabo novo pode custar menos até.

Veja ai:

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=44&categoria=272&subcategoria=0&id=2757

http://www.spon.com.br/index.asp?secao=106&categoria=737&subcategoria=0&id=2739

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, Faller.

Então, no meu caso, o filtro de linha não protege dos raios e tempestades, apenas de algumas consequências dela, como a ruptura de cabos e problemas gerais causados pela chuva nos equipamentos da fornecedora de energia? Mesmo assim é uma boa opção comprá-lo, certo?

Só agora vi que tu é de Porto Alegre também. Hoje mesmo teve queda de energia no bairro em que resido (Medianeira) durante a madrugada.

Penso em fazer aterramento por conta própria e que se dane o condomínio. Tu sabe qual a faixa de preço na nossa cidade para esse tipo de serviço?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava pensando em comprar uns adaptadores do padrão antigo pro novo, mas vi esse cabo que o faller mostrou. Não tem nenhuma especificação que deva ser verificada pra comprar um cabo pro pc??? Falo isso porque veio um cabo junto com a fonte corsair vx550 e vi que ele é mais grosso que os cabos comuns...

também não tenho aterramento em casa, mas vou comprar um upsai fht 1200 (110V) pra ter uma proteção pelo menos no modo diferencial, quando o negócio tiver feio mesmo (com uma tempestade violenta) eu tiro tudo da tomada...

E quanto ao aterramento, ele é utilizado por aparelhos que tenham o 3º pino na tomada né? (aquele do meio), é porque comprei uma tv que o cabo é comum, só tem 2 pinos, isso é algum problema???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Agora que voltei a usar PC, pretendo comprar um bom filtro, e pelo que andei lendo o F8 da clone seria um dos recomendados.

Seria este aqui o recomendado: https://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:02:22:49:36

A diferença dele para o F6 e F4 seria apenas a quantidade de tomada? Pois no meu caso, acho que 8 sobraria.. pois pretendo ligar o PC, a TV, o PS3/Xbox intercalando e meu Headphone.

Então, se for a mesma coisa, um F4 já me supriria, e um F6 daria uma folga e poderia deixar o PS3 e Xbox ligado diretos..

Alguma indicação?

F4, F6, F8 ou algum outro?

valeu!

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a postar foto do Clone F6 aqui e não conseguiram saber se é da mesma qualidade do F8 ou não. Por via das dúvidas, comprei o F8 e o F6 foi para a TV :P

Precisava foto do que está por baixo daquela placa de circuito. Foto por cima não serviu de nada. Como todos eles têm a mesma especificação, pressupõem-se que tenham também a mesma proteção. Mas é preciso ver e conferir para ter certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

Ultimamente em Recife, as chuvas estão muito fortes, creio que algo esteja deixando a rede elétrica muito louca, ontem aconteceu de meu no-break queimar, deu uns instalos e senti cheiro de queimado, a marca do mesmo é um BMI 1200, que eu comprei para suportar meu pc, um core 2 quad 9550, placa mãe Asus p5q-e, 3gb ram corsair 800, Geforce 9600Gt 512 256, fonte c3tech 500w reais...

Durante a semana, a energia aqui em casa estava dando algum treco que desligava o disjuntor geral, não deu para eu descobrir em real o que seria, so sei que depois que o no-break saiu da ativa, a energia so caiu novamente quando tentaram acender a lâmpada da sala, eu acho que ela também está causando isso, porque numas 3 vezes que ela foi ligada, a energia caiu.

A tomada com qual ligo o pc é aterrada, não sei o nível de qualidade do aterramento, mas eu sei que é.

Então, como eu preciso muito usar meu pc (vide configuração descrita acima) , eu to me arriscando a usar um filtro de linha e por mais que eu tenha tentado achar um bom, tudo que eu achei foi um forceline bivolt dV.nom. 127v/220v - I.max 10A-Potência máx. 1270va/2200va que custou 30 reais.. o que eu sei é que ele possui um varistor e um fusível para proteção. também tenho um estabilizador aqui de 300va (ja sabendo que estabilizador é uma praga para a fonte) O que devo fazer? a tensão da rede elétrica de recife é de 220v. Será que se eu usar esse filtro direto na tomada aterrada, meu pc estará pelo menos um pouco protegido sem tanto risco de queimar algo?? Esse estabilizador pode ser útil em algo nesse caso?? Por favor me ajudem a clarear as idéias, pois mesmo que eu leve meu no-break na assistencia, vai demorar muito e eu preciso do pc ontem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...Durante a semana, a energia aqui em casa estava dando algum treco que desligava o disjuntor geral, não deu para eu descobrir em real o que seria, so sei que depois que o no-break saiu da ativa, a energia so caiu novamente quando tentaram acender a lâmpada da sala, eu acho que ela também está causando isso, porque numas 3 vezes que ela foi ligada, a energia caiu.

A tomada com qual ligo o pc é aterrada, não sei o nível de qualidade do aterramento, mas eu sei que é.

Então, como eu preciso muito usar meu pc (vide configuração descrita acima) , eu to me arriscando a usar um filtro de linha e por mais que eu tenha tentado achar um bom, tudo que eu achei foi um forceline bivolt dV.nom. 127v/220v - I.max 10A-Potência máx. 1270va/2200va que custou 30 reais.. o que eu sei é que ele possui um varistor e um fusível para proteção. também tenho um estabilizador aqui de 300va (ja sabendo que estabilizador é uma praga para a fonte) O que devo fazer? a tensão da rede elétrica de recife é de 220v. Será que se eu usar esse filtro direto na tomada aterrada, meu pc estará pelo menos um pouco protegido sem tanto risco de queimar algo?? Esse estabilizador pode ser útil em algo nesse caso?? Por favor me ajudem a clarear as idéias, pois mesmo que eu leve meu no-break na assistencia, vai demorar muito e eu preciso do pc ontem.

O PC, no caso essa sua fonte, foi feita para ligar na rede, diretasso..

Usar estabilizador só piora as coisas.. No-break só ajuda para segurar falta de energia.. Um bom filtro de linha pode sim ajudar a eliminar surtos de tensão..

Agora, se é seguro ligar ai??? Numa instalação aonde cai disjuntor ao ligar a lâmpada da sala não é seguro ligar radinho de pilha!!...

Vá dar uma solução para esse problema de instalação elétrica ai antes que bote fogo na casa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom passoal, ouvir dizes que os estabilizadores prejudicam a fonte do pc, queria saber se isso é realmente verídico.

E a proposito se for verdade mesmo, então terei que comprar um filtro de linha, qual vocês me recomendaria?

Abraço!

Com certeza e para maiores esclarecimentos leia o seguinte tópico: http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018/

Quanto ao melhor filtro, depende da tensão, Mas os indicados aqui são o Upsai fht 1200, Clamper, margirius e o Clone F8.

Portanto o melhor conjunto para o PC (simplicidade, eficiência e segurança)é a Adoção de Fontes com PFC ativo (sem a chave seletora 115/230v), eficiência acima de 80% e um bom filtro de linha (o que no brasil não é muito fácil de se encontrar devido a cultura dos consumidores no "maldito" estabilizador).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!