Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de filtro de linha


Posts recomendados

  • Membro VIP
Olá colega.

Andei dando uma olhada, e encontrei um Filtro Clone (código 1069).

Você recomendaria? (não quero gastar muito nisso, este custa 30 mangos).

Eis os dados do filtro:

Confira se não é essa porcaria ai que o Kayke fotografou. Se for não preciso te dizer mais nada, preciso???

Clone F6 visto por dentro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não te meta a mexer na eletricidade com ela ligada.. Deixe isso para quem entende..

Quanto aos filtros da Clamper, ai se pode ver uma sequência muito boa de fotos do mesmo. Eu os classifico como dos melhores dentre os que por ai estão a venda.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5467998&postcount=388

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5468001&postcount=389

Faller, comprei aquele clamper e ele acabou de chegar, meu estabilizador tá uma porcaria (pior do que já é um novo), o meu é muito velho e tem mais de 9 anos de uso.

Até eu arrumar um profissional pra instalar o novo padrão de tomadas aqui, eu posso usar 2 adaptadores pra ligar o clamper na tomada?

Ficaria na ordem:

Clamper.

Adaptador do novo padrão para o padrão Nema.

Adaptador do padrão Nema para o mais antigo de todos, o de 4 encaixes, 2 de chave de fenda e 2 de bolinha.

Sendo assim eu ligaria 2 adaptadores junto ao clamper na tomada, me parece meio arriscado. :s

Tem algum risco eu fazer isso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confira se não é essa porcaria ai que o Kayke fotografou. Se for não preciso te dizer mais nada, preciso???

Clone F6 visto por dentro.

Verifiquei o post dele, e pelas imagens parece o mesmo produto, porém com outra cor e código (termina em 9). Vou procurar mais para ver se encontro algum daqueles que você me recomendou.

Obrigado novamente pela dica :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado Faller,

Comprei um CLAMPER MULTI PROTEÇÃO recentemente e achei que seria a solução de todos os meus problemas. Não foi!

Tenho uma ducha ThermoSystem Eletrônica e toda vez que alguém está tomando banho aparece uma vibração insuportável atrás da minha TV LG 42LW5700. Aparentemente essa vibração está em algum componente eletrónico da placa da TV(não é nos autofalantes).

Detalhes: o chuveiro e todas as tomadas da casa são aterrados, inclusive a tomada da TV também é 3 pinos e está ligada no Clamper Multiproteção.

Existe alguma forma para eliminar esse tipo de interferência?

Essa vibração já foi até apelidada pelo pessoal do Clube da LW5700 de "Canto do capeta". Pelo visto essa interferencia é causada também por outros dispositivos ligados na instalação.

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/172016-Clube-da-LG-LW5700-Cinema-3D/page378?p=3847958&highlight=canto%20capeta#post3847958

Os controles eletrônicos de potência, esses simples, que alimentam lâmpadas ou chuveiros, são baseados em uma topologia chamada de dimmer.

O Dimmer modula a potência aplicada a carga (lâmpada, chuveiro, etc..) pela variação do ângulo de disparo de um elemento chamado Triac.. Quando o Dimmer estiver mandando muita potência para a carga, (pequeno atraso no ângulo de disparo) a corrente que passará sobre a carga será aquela da figura 1. Quando a potência a ser mandada para a carga for média, a corrente será como aquela da figura 2 e finalmente, quando a potência ajustada no potenciômetro do dimmer for pequena, o ângulo de atraso será máximo e a corrente sobre a carga será como aquela mostrada na figura 3..

Clique aqui para ver no tamanho original.

Fica fácil de se ver que a descontinuidade abrupta de corrente tem maior amplitude na figura 2, correspondente a uma potência média sendo aplicada no chuveiro.

Essa descontinuidade abrupta, essa variação muito rápida da corrente em cima da carga gera uma enorme riqueza de harmônicas da frequência natural (60 Hz) e, principalmente quando a descontinuidade for maior, a potência distribuída nessas harmônicas será muito maior. Isso tudo aparece ai na rede elétrica sob a forma de ruído. Isso pode afetar seu PC e no caso sua a internet de dois modos basicamente;

1) Entrando pela rede elétrica do PC através de uma fonte ruim, geralmente genérica, sem filtragem;

2) Via EMI/RFI que são interferências eletromagnéticas e de radiofrequência, geradas pelo dimmer entrando como ruído direto na fiação ou alimentação que trás o sinal da internet ou trabalha o mesmo (modem)

As tentativas de solução podem começar por adoção de um bom, falei bom, filtro de linha colocado na entrada de rede do PC, como até já te foi sugerido, passando pela experimentação de troca de fonte caso a atual de seu PC seja uma genérica e caso o filtro não tenha resolvido.

Não fica afastada a hipótese de ter que filtrar o problema na origem, junto ao chuveiro, com a aplicação de um filtro de linha especialmente desenhado para lá ser aplicado..

Abraço..

__________________

Mac Book Pro 8.2

HD 6750M_

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Prezado Faller,

Comprei um CLAMPER MULTI PROTEÇÃO recentemente e achei que seria a solução de todos os meus problemas. Não foi!

Tenho uma ducha ThermoSystem Eletrônica e toda vez que alguém está tomando banho aparece uma vibração insuportável atrás da minha TV LG 42LW5700. Aparentemente essa vibração está em algum componente eletrónico da placa da TV(não é nos autofalantes).

Detalhes: o chuveiro e todas as tomadas da casa são aterrados, inclusive a tomada da TV também é 3 pinos e está ligada no Clamper Multiproteção.

Existe alguma forma para eliminar esse tipo de interferência?

Essa vibração já foi até apelidada pelo pessoal do Clube da LW5700 de "Canto do capeta". Pelo visto essa interferencia é causada também por outros dispositivos ligados na instalação.

http://www.htforum.com/vb/showthread.php/172016-Clube-da-LG-LW5700-Cinema-3D/page378?p=3847958&highlight=canto%20capeta#post3847958

Como já deves ter entendido o ajuste eletrônico da ducha TermoSystem é o responsável pela geração de harmônicos que acaba sendo sentido pelos filtros de entrada dos mais diferentes eqipamentos.

Tenho uma dessas na minha casa e, após colocar um filtro que eu mesmo fiz, no PC, esse ruído saiu da fonte do PC e se instalou no filtro.

Isso aconteceu com meu filtro porque ele é um filtro diferenciado, bem mais elaborado que os filros normais ai de mercado..

O melhor modo de se eliminar esse tipo de interferência é o próprio fabricante atacar a mesma na origem, o que encareceria o produto com certeza..

Você mesmo colocar um filtro, lá no chuveiro, vai ter uma ação menos eficiente do que se o fabricante o colocasse internamente, blindando a geração de RF. Na minha casa eu simplesmente desencuquei, deixa ele lá, dentro de meu filtro, dura o tempo de um banho...

O reflexo audível do mesmo pode ser maior ou menor, em cada equipamento e depende até mesmo da força mecânica com que foi bobinado o indutor de filtro desses equipamentos, pois ele é o maior responsável pela vibração mecânica das espiras ao enfrentar as harmônicas geradas pelo controle eletrônico do chuveiro..

Não tem muito o que fazer não..

A maioria dos filtros de linha do mercado são compostos de um simples capacitor. Outros, os mais avançados, tem um capacitor e um indutor. O meu filtro tem dois indutores e dois capacitores, por isso ele segura atenua os harmônicos da rede elétrica..

Se eu lhe fosse indicar um filtro para "tentar" minorar esse problema, pela topologia, utilisada, até lhe recomendaria esse dai: http://www.pacebr.com/PACEElectronics/___FiltroFLAC/FLAC.html

Note que ele tem uma série de etapas de filtragem LC (indutor/capacitor) e desse modo deverá ter boas condições de atenuar o problema..

Não o conheço de perto, nunca o analisei, nem sei aonde comprar. Só te digo que pela topologia adotada ele tem condições de ajudar na atenuação do problema..

Se o adotares, depois conte para nós como é o desempenho do mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, há muito tenho acompanhado o tópico...

Hoje uso uma verdadeira bomba relógio - um estabilizador HI-TECH 1000VA .

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-209611640-estabilizador-hi-tech-1000-va-110v-e-220v-bivolt-_JM

Essa p#rra deve ter a idade dos meus avós...

Por enquanto uso uma OCZ 500W ModXstream...

Mas na minha nova config para 2012,

passarei a usar uma Corsair AX1200W - PFC Ativo Gold.

Então lá vai a seguinte pergunta:

Qual filtro de linha, me protegeria mais (de raios, surtos de tensão - ou qualquer impureza que possa por em risco meu equipamento?)

No filtro eu usaria o PC, e um monitor LG E2360V.

SMS Clean Energy?

Upsai FHT 1200?

Clamper Multi Energia?

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/eletrica/clamper-multi-energia-branco.html

TENSÃO 220V

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Meu voto recai para essa nova linha da Clamper, claro que associado a um bom aterramento na tomada se queres também te livrar de raios..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas explicações Mestre Faller.

Como disse, fiz um barulho na net e logo o fabricante da ducha entrou em contato comigo. Segundo ele não há lei no Brasil que obrigue o fabricante e inserir filtros nesses equipamentos para barrar as interferências. Segundo ele se fosse inserido o filtro a ducha triplicaria o preço de venda... E o outros equipamento da casa é que tem que segurar as ponta né???

Ele me sugeriu inverter as fases da ducha. Fiz o procedimento e aparentemente o ruído gerado diminuiu bastante, mas não resolveu.

Minha dúvida é o quanto essa distorção na frequência da rede pode diminuir a vida útil da minha TV. As concessionária são obrigadas a fornecer energia com 60Hz e o consumidor instala um aparelho em casa que bagunça tudo. Até onde isso seria aceitável?

Para os interessados seguem alguns materiais sobre o assunto:

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/1667

http://www.lissandro.com.br/eletrica/#rudio-chuveiro

Como já deves ter entendido o ajuste eletrônico da ducha TermoSystem é o responsável pela geração de harmônicos que acaba sendo sentido pelos filtros de entrada dos mais diferentes eqipamentos.

Tenho uma dessas na minha casa e, após colocar um filtro que eu mesmo fiz, no PC, esse ruído saiu da fonte do PC e se instalou no filtro.

Isso aconteceu com meu filtro porque ele é um filtro diferenciado, bem mais elaborado que os filros normais ai de mercado..

O melhor modo de se eliminar esse tipo de interferência é o próprio fabricante atacar a mesma na origem, o que encareceria o produto com certeza..

Você mesmo colocar um filtro, lá no chuveiro, vai ter uma ação menos eficiente do que se o fabricante o colocasse internamente, blindando a geração de RF. Na minha casa eu simplesmente desencuquei, deixa ele lá, dentro de meu filtro, dura o tempo de um banho...

O reflexo audível do mesmo pode ser maior ou menor, em cada equipamento e depende até mesmo da força mecânica com que foi bobinado o indutor de filtro desses equipamentos, pois ele é o maior responsável pela vibração mecânica das espiras ao enfrentar as harmônicas geradas pelo controle eletrônico do chuveiro..

Não tem muito o que fazer não..

A maioria dos filtros de linha do mercado são compostos de um simples capacitor. Outros, os mais avançados, tem um capacitor e um indutor. O meu filtro tem dois indutores e dois capacitores, por isso ele segura atenua os harmônicos da rede elétrica..

Se eu lhe fosse indicar um filtro para "tentar" minorar esse problema, pela topologia, utilisada, até lhe recomendaria esse dai: http://www.pacebr.com/PACEElectronics/___FiltroFLAC/FLAC.html

Note que ele tem uma série de etapas de filtragem LC (indutor/capacitor) e desse modo deverá ter boas condições de atenuar o problema..

Não o conheço de perto, nunca o analisei, nem sei aonde comprar. Só te digo que pela topologia adotada ele tem condições de ajudar na atenuação do problema..

Se o adotares, depois conte para nós como é o desempenho do mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Vou comprar um filtro de linha que foi indicado aqui, mais eu toh com um problema que acredito não ser só meu. O filtro tem o novo padrão e aqui em casa tem o antigo aquele de 4 furos (dois redondos e dois achatados) além disso ele possui o interruptor de liga/desliga da lampada, será que eu mesmo posso fazer essa troca para o novo padrão ou terei que chamar um técnico?

OBS: aqui não tem aterramento

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Vou comprar um filtro de linha que foi indicado aqui, mais eu toh com um problema que acredito não ser só meu. O filtro tem o novo padrão e aqui em casa tem o antigo aquele de 4 furos (dois redondos e dois achatados) além disso ele possui o interruptor de liga/desliga da lampada, será que eu mesmo posso fazer essa troca para o novo padrão ou terei que chamar um técnico?

OBS: aqui não tem aterramento

Eu utilizo aqui um "adaptador" como esse> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222233434-adaptador-sms-64119-tomada-do-padro-novo-para-padro-antigo-_JM

adaptador-bipolar-x-terra-padrao-novo-m0354.jpg

Pelo menos quebrou o galho,apesar de não ficar o aterramento ( que seria o recomendado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente eu esqueci de mencionar, a tomada da onde o computador fica está estragada, ela as vezes pega as vezes não, só o da lampada que está normal, por isso perguntei se poderia trocar sozinho, sei que tenho que desligar a chave geral, e eu prestaria atenção na ordem dos cabos e faria o mesmo na tomada nova, será que isso seria arriscado? Ou terei que chamar um técnico pra vim cobrar uma fortuna só pra trocar uma tomada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente eu esqueci de mencionar, a tomada da onde o computador fica está estragada, ela as vezes pega as vezes não, só o da lampada que está normal, por isso perguntei se poderia trocar sozinho, sei que tenho que desligar a chave geral, e eu prestaria atenção na ordem dos cabos e faria o mesmo na tomada nova, será que isso seria arriscado? Ou terei que chamar um técnico pra vim cobrar uma fortuna só pra trocar uma tomada?

Cara,eu não aconselho a ninguém a fazer reparos em instalações elétricas,sem esta devidamente capacitado para tal função. O certo a se fazer no seu caso,seria chamar um eletricista e fazer esse serviço para você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Até a pouco estava convencido de que deveria comprar um estabilizador, mas lendo os diversos artigos sobre, já desisti..... hehe

Está chegando meu PC.... fonte Corsair TX650

06.jpg

Já vi que as melhores marcas são Upsai, Clamper e APC. Minha rede elétrica é 110. Não tem aterramento no meu ap!!

Gostaria de uma recomendação de filtro de linha!!??

Sugestões?

Grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá pessoal!

Até a pouco estava convencido de que deveria comprar um estabilizador, mas lendo os diversos artigos sobre, já desisti..... hehe

Está chegando meu PC.... fonte Corsair TX650

06.jpg

Já vi que as melhores marcas são Upsai, Clamper e APC. Minha rede elétrica é 110. Não tem aterramento no meu ap!!

Gostaria de uma recomendação de filtro de linha!!??

Sugestões?

Grato

A Clamper está com uma linha nova, bem decente. Chama Clamper Multi Proteção: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, alguém sabe um local de confiança para comprar cabos de força do novo padrão?

Preciso de 3 cabos para PC, Impressora, Monitor.

1 cabo notebook.

1 cabo PS3 (este é que está curto demais, necessito de um de 1,8 metros).

Pergunto porque assim como os adaptadores pode ser que os fabricantes não estão jogando ao aparelho na polarização correta, entendem?

Encontrei os sites, mas não conheço:

http://www.centralcabos.com.br/secao/58272/Cabos-de-Forca

http://ldcabos.com.br//index.php?cPath=97_71&osCsid=43eac7e8a38ade1c2887ccbd8bec83d5

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala pessoal, sou de brasolia quero comprar um bom filtro de linha, pesquizando aqui no forum vi esse

Upsai Fht1200

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230527889-filtro-de-linha-profissional-upsai-fht1200-120-ou-220volts-_JM

mas encontrei esse no ml

NEXXT Modelo M8 Special BLUE

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-222352072-filtro-de-linha-regua-energia-proteco-digital-tomadas-dj-8-_JM#questionText

e esse

CLAMPER MULTI PROTEÇÃO com CONTADOR DE SURTOS ELÉTRICOS

http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica/clamper-multi-protec-o-preto-25.html

qual vocês recomendam ? obg!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal.

essas semanas atras comprei dois filtros de linha da Clone, aqueles com proteção, dai hoje aproveitei a folga pra instalar os fios terra nas duas tomadas onde eu coloquei os filtros, até ai tudo bem.

só que quando fui ligar tudo os leds dos filtros indicando que tem fio terra não ligaram, fui mexer nos cabos pra ver se estava tudo ligado e tomei um choquinho daqueles bem fracos,

a duvida, será que está funcionando direito, como posso saber se fiz a instalação certo do fio terra?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ola pessoal.

essas semanas atras comprei dois filtros de linha da Clone, aqueles com proteção, dai hoje aproveitei a folga pra instalar os fios terra nas duas tomadas onde eu coloquei os filtros, até ai tudo bem.

só que quando fui ligar tudo os leds dos filtros indicando que tem fio terra não ligaram, fui mexer nos cabos pra ver se estava tudo ligado e tomei um choquinho daqueles bem fracos,

a duvida, será que está funcionando direito, como posso saber se fiz a instalação certo do fio terra?

O que pode é o fase e o neutro estar invertido com relação ao correto posicionamento dos mesmos na tomada, que se vista de frente, por onde se insere o plug, deve ser essa daqui:

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, li no site da Clamper que o filtro Multiproteção desvia os surtos pelo neutro, o que ajuda pessoas como eu que não possuem aterramento. Mas pelo o que li eu entendi que só é desviado para o neutro os surtos provenientes do cabo de dados (RJ45) ou seja, plugue de internet/telefone. Se eu (que não possuo aterramento) usar meu notebook (uso 3G e não cabo de dados) os surtos provenientes da rede elétrica serão desviados para o neutro? Não sei se me fiz entender. Já entendi que os surtos da linha telefônica/internet cabeada são desviados pelo neutro, mas e os surtos que vêm da rede elétrica? Também eles são desviados ao neutro? Ficaria muito honrado se recebesse alguma resposta dos cobras do Fórum (Faller, Rau, Kayke...). Obs.: Esse é meu primeiro post aqui no Fórum, portanto, desde já peço desculpas se cometi alguma inconveniência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde,

Hoje troquei a tomada do meu pc para o novo padrão coloquei a polaridade acerta como a da imagem que o faller posta, quando liguei o filtro na tomada ele acendeu os três led, o de 220v (acendeu meio que fraco) o de 127v (acendeu forte) e o do aterramento.

mais a tensão da minha cidade é 220v

Imagem958_copy.jpg

Por que está acontecendo isso?

ps: apesar do acontecido o filtro está funcionando perfeitamente.

Obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse filtro, apesar de bom e barato, e até para isso mesmo, tem uma série de simplificações na indicação visual, a saber:

- Para 127 Volts só acende o led do meio

- Para 220 Volts acende ambos (mostrado intuitivamentr com aquele traço que une os leds)

- O led de terra acende se houver presença do mesmo e se a polaridade de sua tomada estiver correta..

Simplificação para redução de custo.

Desse modo, ai onde é 220 Volts e tem terra na tomada e com polarização correta, é normal todos os três led's acesos

Rivanio.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse filtro, apesar de bom e barato, e até para isso mesmo, tem uma série de simplificações na indicação visual, a saber:

- Para 127 Volts só acende o led do meio

- Para 220 Volts acende ambos (mostrado intuitivamentr com aquele traço que une os leds)

- O led de terra acende se houver presença do mesmo e se a polaridade de sua tomada estiver correta..

Simplificação para redução de custo.

Desse modo, ai onde é 220 Volts e tem terra na tomada e com polarização correta, é normal todos os três led's acesos

Rivanio.jpg

Hum, bom então é isso Intuitivamente eu não estava entendendo o que queria dizer esse traço...

Obrigado Faller por esclarecer minha duvida. ^_^

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!