Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de Fontes para PC!


Posts recomendados

  • Membro VIP
Por curiosidade, 2 perguntinhas: qual é a eficiência da Seventeam PA-G?

E aonde se comprova essa eficiência?

Consultando o site da Seventeam enquanto ela mantinha os dados dessa fonte acessíveis: Comprovar se comprova com testes ou reviews (difíceis para essa fonte).

Seventeam450P-AG.jpg

Você pega ela joga o maximo dela

E vê quanto ela puxa da tomada e quanto ela dá

Você pega o que ela consome da tomada e divide por o que ela esta fornecendo apra o pc e multiplica o resultado por 100

E claro, fazendo conforme dito pelo colega Saulo_GPU acima se você tiver condições de testar. Só divida ao contrário do que ele disse senão a eficiência da fonte vai dar uns 128% o que ficaria difícil de conceber...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

beleza...eu até tô com a Seventeam 550 PA-G do meu primo aqui (que foi eu mesmo quem recomendou a compra), já que eu é que fiquei de arrumar as peças pro pc dele depois que a pl-mãe e o processador foram pro saco.

Mas não tenho condições e nem paciência pra fazer tal teste.

Eu só queria saber se algum site já fez um teste com essa linha PA-G. Por curiosidade mesmo. É porque eu vejo que o esporte preferido de quem tem essa Seventeam PA-G é malhar a Huntkey. Chega a ser engraçado isso. Aí eu fico pensando na quantidade de oportunistas que iriam aparecer, caso saísse um teste com opinião negativa sobre essa série PA-G, assim como na época do teste da Seventeam 420BKV (que pra mim continua sendo uma fonte confiável).

Bom, sobre a linha P-AG da Seventeam, nunca vi nehum teste na internet. Sobre malhar a Huntkey, acredito que malha sim, só pelo fato de possuir PFC Ativo. Pode até ser uma BKV com PFC, mas ainda sim é melhor que a Huntey! Sobre algum resultado negativo, tenho visto muita gente com essa fonte, em muitos fóruns, e não me lembro de relatos de problemas com essa linha P-AG, muito pelo contrário na época do auge da 420BKV...aliás nem essa Huntkey testada pelo Gabriel tem tido muitas reclamações por aí....

Ao meu ver, essa 6450SG GreenStar não é um produto ruim, apenas existem opções melhores. Na minha opinião Seventeam 450P-AG é um deles!

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E claro, fazendo conforme dito pelo colega Saulo_GPU acima se você tiver condições de testar. Só divida ao contrário do que ele disse senão a eficiência da fonte vai dar uns 128% o que ficaria difícil de conceber...

Abraço...

TAmbém estranhei um pouco depois que postei. Obrigado pela correção Faller

Acho que aqui eu interpretei errado ou o que aconteceu ? :confused:

Eficiência = potência de entrada / potência de saída
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consultando o site da Seventeam enquanto ela mantinha os dados dessa fonte acessíveis: Comprovar se comprova com testes ou reviews (difíceis para essa fonte).

E claro, fazendo conforme dito pelo colega Saulo_GPU acima se você tiver condições de testar. Só divida ao contrário do que ele disse senão a eficiência da fonte vai dar uns 128% o que ficaria difícil de conceber...

Abraço...

Bom, pelo menos eles foram mais humildes (ou realistas se preferir) do que a Huntkey ao estipularem sua eficiência.

Mas sinceramente? Duvido que a eficiência dela seja muito maior do que a Huntkey.

Danirava, você acha que a Seventeam da linha PA-G é muito superior só por causa do PFC? você acha até que ela pode ser uma BKV, mas tendo PFC ela é melhor e pronto? Só por causa do título "PFC ativo"?

Isso pra mim tá parecendo aquele povo que compra um Gol, coloca uma rodinha de liga leve, aí começa a colar adesivo de marca de tunning pra tudo qto é lado.

Ouvi dizer que a Huntkey andou fazendo um corte de preços e deixando a fonte mais bonita por fora, mas foi piorando a qualidade dos componentes internos. Se isso for verdade, coitado de quem comprou uma fonte dela recentemente. A minha ainda é nova, portanto não teve tempo para dar algum problema. Mas não vai ser PFC que vai me fazer trocá-la por uma Seventeam. mesmo porque em outros aspectos, eu duvido que exista uma diferença considerável entre minha fonte e uma Seventeam PA-G. Até porque meu pc ficaria uma vedadeira bagunça com a macarronada de fios sem acabamento da Seventeam.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
E claro, fazendo conforme dito pelo colega Saulo_GPU acima se você tiver condições de testar. Só divida ao contrário do que ele disse senão a eficiência da fonte vai dar uns 128% o que ficaria difícil de conceber...

Abraço...

TAmbém estranhei um pouco depois que postei. Obrigado pela correção Faller

Acho que aqui eu interpretei errado ou o que aconteceu ?

Citação:

Postado Originalmente por Gabriel Torres no meteorologia

Eficiência = potência de entrada / potência de saída

Não por ser o GT que tenha escrito, poderia ser até o Einstein, mas essa fórmula está errada, se fosse o Einstein eu me surprenderia...

O correto é:

Eficiência = Potência de saída / Potência de entrada

Em uma máquina genérica..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas sinceramente? Duvido que a eficiência dela seja muito maior do que a Huntkey.

Danirava, você acha que a Seventeam da linha PA-G é muito superior só por causa do PFC? você acha até que ela pode ser uma BKV, mas tendo PFC ela é melhor e pronto? Só por causa do título "PFC ativo"?

mesmo porque em outros aspectos, eu duvido que exista uma diferença considerável entre minha fonte e uma Seventeam PA-G. Até porque meu pc ficaria uma vedadeira bagunça com a macarronada de fios sem acabamento da Seventeam.

Danelon,

qto. a eficiência, só testes de carga bem feitos, com equipamento apropriado e nas mesmas condições pode dizer. O resto é pura adivinhação.

A série da Seventeam que deve ser muito parecida com as BKV é a P-CG. A série P-AG é mais moderna e deve ter configuração interna bem diferente delas e da Huntkey LW-6450SG.

A desmontagem feita pelo Gabriel Torres já indicou que a tecnologia usada nas Seventeam BKV e na Huntkey LW-6450SG é semelhante. Apesar disso os resultados são diferentes; a LW-6450SG teve melhor rendimento enquanto que a ST-420BKV mostrou ter melhores proteções. Quanto à LW-6450SG aguentar ou não a potência máxima, fica para o segundo teste - a unidade que "explodiu" estava muito mau acabada internamente e pode ter falhado por defeito de fabricação.

Inté, Ughadoo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danirava, você acha que a Seventeam da linha PA-G é muito superior só por causa do PFC? você acha até que ela pode ser uma BKV, mas tendo PFC ela é melhor e pronto? Só por causa do título "PFC ativo"?

Isso pra mim tá parecendo aquele povo que compra um Gol, coloca uma rodinha de liga leve, aí começa a colar adesivo de marca de tunning pra tudo qto é lado.

Se ela for uma BKV com PFC Ativo (acho pouco provável), ainda sim acho ela uma melhor opção que essa Huntkey. Aliás, mesmo não tendo PFC Ativo ela já é! Sobre a eficiência, pelo menos aqui no meu PC, no "dedômetro" (adivinhação como disse o amigo ughadoo), ela esta sempre muito fria, mesmo quando instalei uma X1950XT de uma amigo meu ela continuou fria....não é nenhuma 80 Plus, mas não deve ser ruim se comparada com a série BKV!

Bom, na minha opinião, uma fonte com PFC Ativo é muito superior a uma de retificação normal, pra mim, é fator de escolha numa fonte....a menos que queira economizar!

Me surgiu uma oportunidade de vender uma Extream FEX-45T12 que tenho num outro PC aqui para um conhecido meu, e com certeza se for vendê-la, vou pegar uma Zalman 360B-APS e colocar essa Seventeam da assinatura no outro PC....

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente eu não sei. Eu só acredito que a linha PA-G da Seventeam é consideravelmente melhor do que a Huntkey vendo um teste completo e confiável.

Bom, se for pra ter impressões de funcionamento da fonte no "olhômetro" ou "dedômetro", tb não tenho o que falar da minha Huntkey, que trabalha completamente fria. não consigo imaginar uma fonte melhor do que ela, levando em conta "olhômetro" ou "dedômetro". Mas isso não é o meio mais recomendável pra se qualificar uma fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danivara, a AK-P350G-BK omite a potência combinada nos 12V, mas ao que parece não tem mais do que 18A. Afinal, são 150W destinados só às linhas +5 e +3.3V.

Sobre a AKASA, cada lugar fala uma coisa. No site do fabricante, diz que nas tensões baixas, são 130W combinados. Na etiqueta da fonte, diz que não excede 190W. Eu achei um modelo parecido no site da empresa, que me surpreendeu por ter somente 192W nos 12V:

AKASA350W.jpg

Sinceramente vou alterar no lá no guia, e vou colocar em torno de 18A, pois é melhor errar pra menos do que alguém colocar uma 8800GT pra rodar numa fonte dessas!

Aliás, estou até pensando em adicionar a Mtek LC-8360, O que vocês acham??

E não creio que a PAG esteja muito acima da BKV. Índice altíssimo de queima e RMA.

Onde você conseguiu esse índice?? Pelo menos nos fóruns em que eu atuo, não tenho visto nenhuma reclamação delas...

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No eXtreme Power Supply Calculator, se eu quiser colocar uma placa de vídeo em PCI Express 16x, eu teria que só selecionar o nome da placa na parte de placas de vídeo ou deveria adicionar um card 16X PCI-E no Additional PCI Express Cards?

E se eu quisesse colocar duas da mesma placa de vídeo em crossfire, teria que adicionar dois cards 16X PCI-E no Additional PCI Express Cards?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não creio que a PAG esteja muito acima da BKV. Índice altíssimo de queima e RMA.

Mata a cobra e mostra o pau cara, hehe. :)

Na verdade eu já tinha escutado falar isso, mas preferi não comentar pra não ficar uma afirmação "jogada ao vento".

Mas eu tb acho que se o fato da Seventeam dar mais problema for mesmo verdade, tb é pela razão dela ser a mais vendida, creio eu.

Na verdade eu não tenho nada contra a Seventeam e até teria comprado ela no lugar dessa minha Huntkey, mas como não tinha, peguei essa da minha assinatura mesmo.

Acabei não me arrependendo por 2 razões: uma, que eu nunca achei que a simples presença de PFC alterasse muita coisa em termos de eficiência no caso da Seventeam. Temperatura eu sei que não faz diferença mesmo porque eu não imagino um fonte trabalhando mais fria do que essa Huntkey.

A 2ª razão é que eu não achava a Seventeam mal acabada, até comprar essa Huntkey. A diferença é gritante. Perto da Huntkey, a Seventeam 550 PA-G do meu primo parece uma fonte genérica.

Claro que se eu fosse escolher entre uma fonte muito mais bonita e uma fonte com muito mais qualidade, eu escolheria a 2ª opção, mas não é o caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu nunca achei que a simples presença de PFC alterasse muita coisa em termos de eficiência

Na verdade não altera em nada, ou altera em insignificantes 1 a 3 Watts, e ainda a mais no consumo, não no sentido da economia. O PFC não traz reais vantagens na questão eficiência da fonte. O PFC trás vantagens na retificação, no modo pelo qual a fonte retira do AC a nergia necessária para a sua config. Vou te dar um exemplo, uma analogia..

A retificação simples, a standard, aquela que tinhamos antes do PFC ativo poderia bem ser representada por um caminhão carregado subindo uma lomba forte em que o motor desse caminhão tivesse que movê-lo mas ficasse ligado por somente de um décimo a dois décimos do tempo, mandando energia para as rodas. No restante do tempo não mandaria energia às rodas

A fonte com PFC ativo seria representada pelo mesmo caminhão, pela mesma carga, pela mesma lomba, mas agora o motor do caminhão ficaria o tempo todo ligado, suprindo a energia necessária para que o caminhão subisse a lomba.

Nem é preciso te dizer que no primeiro exemplo, da retificação normal, o stress na transferência de potência é barbaramente maior que no segundo. Que o motor do primeiro caminhão deve possuir muito maior capacidade de entrega de potência instantânea do que no caso do segundo. Não precisa te dizer que a maneira do primeiro caminhão trabalhar é no mínimo burra, tanto assim que ninguém usa desse modo para subir uma lomba.

Tal qual no exemplo do caminhão, o stress de todos os componentes envolvidos na retificação convencional é tal que eles necessitam ser superdimensionados. Os capacitores eletrolíticos de uma fonte normal, sem PFC, tem sua vida encurtada por lidar com toda a energia necessária a ser suprida, em um curto intervalo de tempo. Logo a sua fonte não mais terá a capacidade original da mesma, em função da perda acentuada da capacitância desses capacitores..

Não é por nada que uma fonte com PFC ativo tem um capacitor somente e com a capacitância mais baixa do que aquele, e são necessários 2, para o dobrador de tensão, de uma fonte normal...

Capacitoresdeumafontenormal.jpg

Enquanto uma fonte com PFC ativo tem somente um deles:

CapacitordeumafontecomPFCativo.jpg

Veja que se considerarmos a associação série a fonte comum necessita de 410 uFarads contra 330 uFarads da fonte com PFC ativo (peguei duas fontes de 450 Watts para comparar).

Para quem se interessa e consegue visualizar bem as questões de corrente e tensão em uma fonte normal e em uma fonte com retificação com PFC ativo, recomendo esse exercício em flash. http://www.ipes.ethz.ch/ipes/pfc/e_EinPhaseBoost.html

Se alguém tiver dúvidas no entendimento do mesmo, pergunte..

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste da Thermaltake W0070 TR2 430W:

http://www.hardwaresecrets.com/article/332/6

Infelizmente essa HEC de 300W não conseguiu entregar os 430W rotulados pela Thermaltake!

O resultado já era esperado, mas esse era um dos testes que eu mais queria ver. Sempre me incomodou a indicação favorável do CdH para essa fonte.

Parabéns ao Gabriel por rever os resultados dos "primeiras impressões" antigos. Nem todos teriam essa coragem. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não altera em nada, ou altera em insignificantes 1 a 3 Watts, e ainda a mais no consumo, não no sentido da economia. O PFC não traz reais vantagens na questão eficiência da fonte. O PFC trás vantagens na retificação, no modo pelo qual a fonte retira do AC a nergia necessária para a sua config. Vou te dar um exemplo, uma analogia..

A retificação simples, a standard, aquela que tinhamos antes do PFC ativo poderia bem ser representada por um caminhão carregado subindo uma lomba forte em que o motor desse caminhão tivesse que movê-lo mas ficasse ligado por somente de um décimo a dois décimos do tempo, mandando energia para as rodas. No restante do tempo não mandaria energia às rodas

A fonte com PFC ativo seria representada pelo mesmo caminhão, pela mesma carga, pela mesma lomba, mas agora o motor do caminhão ficaria o tempo todo ligado, suprindo a energia necessária para que o caminhão subisse a lomba.

Nem é preciso te dizer que no primeiro exemplo, da retificação normal, o stress na transferência de potência é barbaramente maior que no segundo. Que o motor do primeiro caminhão deve possuir muito maior capacidade de entrega de potência instantânea do que no caso do segundo. Não precisa te dizer que a maneira do primeiro caminhão trabalhar é no mínimo burra, tanto assim que ninguém usa desse modo para subir uma lomba.

Tal qual no exemplo do caminhão, o stress de todos os componentes envolvidos na retificação convencional é tal que eles necessitam ser superdimensionados. Os capacitores eletrolíticos de uma fonte normal, sem PFC, tem sua vida encurtada por lidar com toda a energia necessária a ser suprida, em um curto intervalo de tempo. Logo a sua fonte não mais terá a capacidade original da mesma, em função da perda acentuada da capacitância desses capacitores..

Não é por nada que uma fonte com PFC ativo tem um capacitor somente e com a capacitância mais baixa do que aquele, e são necessários 2, para o dobrador de tensão, de uma fonte normal...

Capacitoresdeumafontenormal.jpg

Enquanto uma fonte com PFC ativo tem somente um deles:

CapacitordeumafontecomPFCativo.jpg

Veja que se considerarmos a associação série a fonte comum necessita de 410 uFarads contra 330 uFarads da fonte com PFC ativo (peguei duas fontes de 450 Watts para comparar).

Para quem se interessa e consegue visualizar bem as questões de corrente e tensão em uma fonte normal e em uma fonte com retificação com PFC ativo, recomendo esse exercício em flash. http://www.ipes.ethz.ch/ipes/pfc/e_EinPhaseBoost.html

Se alguém tiver dúvidas no entendimento do mesmo, pergunte..

Abraço...

Entendo Faller...

Mas na sua opinião, a linha PA-G da Seventeam é tão boa assim apenas por ter PFC?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendo Faller...

Mas na sua opinião, a linha PA-G da Seventeam é tão boa assim apenas por ter PFC?

Genericamente falando uma fonte ganha meu respeito por ter PFC ativo na entrada. Isso é conceitual. Isso derruba a antiga maneira de retificar, um verdadeiro estupro energético.

Quanto a Senventeam ser boa fonte ou não, boa marca ou não, isso é avaliação individual e, no meu parecer das seventeam mais comuns no Brasil somente a 620PAF presta, o que absolutamente não me deixa nem um pouco constrangido de indicar uma ST350BKV para alguém que necessite duma fonte para seu AthlonXP com PV6600... Resalvo que a fonte é de baixa eficiência, também de baixo custo, mas valente para esse tipo de configuração.

A fonte certa, para a config certa, para a grana certa. É assim que eu costumo dimensionar fontes.

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente é melhor, apesar de não haver nenhuma grande vantagem na prática. Grande vantagem no sentido de dizer que "Se a fonte não tem PFC é ruim e se tem é boa e apenas isso vale". Pra explicar melhor minha opinião, se numa situação hipotética eu tivesse que escolher entre PFC ou eficiência, eu ficaria com a eficiência. Mas claro que a realidade eu sei que não é assim.

Bom, pelo preço que a Seventeam PAG (450W e 550W) custa, eu sempre a recomendei. Bom, continuo recomendando, diferente da Huntkey que antes eu recomendava, mas não poderia adivinhar que ela nem sequer fornecia a potência rotulada. Bom, gostaria muito de ver um teste de um modelo da linha PA-G pra ver se realmente é uma boa fonte (considero que ela seja uma boa fonte mantendo uma eficiência de 75% e obviamente fornecendo a potência rotulada, diferente da Huntkey, que apesar de ter tido uma eficiência razoável, mente ao informar a potência).

Um abraço e mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Danelon. PFC ativo é uma tendência. Vou buscar uma declaração que fiz já tem quase um ano, mais exatamente 11 meses, e lá eu dizia....

Data de 25 de abril de 2007 às 10:38pm:

Quanto a relação de uso do PFC ativo ou passivo, me reportei a Newegg, somente como referência, e coletei um dado que parece ser importante.

Nessa consulta que fiz detectei que na data de hoje (isso muda) estão disponíveis (catalogadas) 444 fontes. Um total de 172 delas tem PFC ativo (39%), 5 delas tem PFC passivo(1%) e 267 delas não apresentam PFC. Isso permite fazer uma boa foto do mercado americano.

ou seja:

Fontes Sem PFC: 267 => 60%

Fontes com PFC passivo: 5 => 1%

Fontes com PFC ativo: 172 => 39%

Total= 444 modelos

Está ai o post original para quem quiser ver: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?p=1755130#1755130

Se hoje, quase um ano depois fossemos ver essa mesma foto na Newegg o resultado seria:

Data de 25 de março de 2008 às 17:30pm: Quantidade de modelos disponíveis na Newegg:

Fontes Sem PFC: 199 => 43%

Fontes com PFC passivo: 6 => 1%

Fontes com PFC ativo: 259 => 56%

Total= 464

Ou seja, facilmente se vê como tendência parar de retificar do modo estuprante como sempre se fez e passar a adotar um processo muito mais inteligente e não tão devastador para os componentes como é a retificação normal sem PFC.

As fontes passarão a durar muito mais, ficando limitadas pela própria vida útil dos componentes que é bem mais do que um par de anos ou três, generalizando...

Abraço..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste do Gabriel Torres com a Zalman 360B-APS:

http://www.hardwaresecrets.com/article/539/1

No começo do texto ele fala que essa fonte é feita pela SPI (Sparkle), quando sempre vi que ela era feira pela FSP, o que eu acho que é correto!

Fiquei apenas um pouco desapontado pois ela não tem nenhum varistor para proteção....mas conseguiu entregar 475W!!!

Abraços!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!