Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guia de Fontes para PC!


Posts recomendados

Uma Dúvida.

Andei olhando as fontes internamente AVC 350 e Seventeam 420BKV, e a AVC tem acabamento mais simples, dissipadores menores e até uma placa mais simples que a Seventeam.

Agora, vem a pergunta: Será que a AVC realmente é mais confiável que uma Seventeam? Será que o projeto da AVC é muito mais recente, proporciando um visual mais simples, mas melhor performance? (Eu pessoalmente, não acredito nisso, apesar de saber que a Seventeam usa um projeto mais antigo)

dwatashi,

em termos de confiabilidade, certamente não. As fontes da série BKV pecam no rendimento, mas são confiáveis e conseguem fornecer a potência especificada integralmente. Nos micros atuais (que puxam 65...85 % de sua alimentação das linhas de 12V) o rendimento delas também será mais alto que os 65 % especificados.

Quanto a fonte AVC; você. poderia indicar o modelo e a página onde viu as fotos da parte interna dela?

Inté, Ughadoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, o seguinte! Dúvidas, dúvidas, dúvidas.

Andei olhando aquele site onde se calcula a potência necessária pra uma certa configuração. Coloquei lá mais ou menos o que queria, aloprando em alguns pontos para criar uma margem de seguraça. Fazendo os calculos, o simpático site me mostrou uma potência de 372W.

Essa configuração era a seguinte:

(1) ATHLON 64 X2 6400+

(2) PENTES DE MEMÓRIA DDR2

(2) RADEON HD 3870 (CROSS)

(1) HDD SATA

(1) COMBO DV/CDRW

(2) FANS 120mm

(10) USB

Não sei o que colocar mais na calculadora. Achei pouco a potência apresentada pela calculadora, daí, começei a estrapolar, pensando numa fonte acima de 500W (bam acima do calculado). Mesmo assim, ainda fiquei cabreiro, pois andei lendo que uma única ATI já consome acima de dessa potência, imagine em CROSS.

Certo, baseando-se nesses números, começei a procurar uma fonte ainda maior. A de 650W que mostrei nesse tópico foi meio que desaconselhada. Ai, garimpei uma Fonte SEVENTEAM 550Watts reais ST-550PAG ATX 2.2 PFC Ativo, que pareceu muito bacana.

Mas aguenta a configuração cauculada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
dwatashi,

em termos de confiabilidade, certamente não. As fontes da série BKV pecam no rendimento, mas são confiáveis e conseguem fornecer a potência especificada integralmente. Nos micros atuais (que puxam 65...85 % de sua alimentação das linhas de 12V) o rendimento delas também será mais alto que os 65 % especificados.

Quanto a fonte AVC; você. poderia indicar o modelo e a página onde viu as fotos da parte interna dela?

Inté, Ughadoo

Olhando também tive a impressão que a Seveteam é mais robusta que a AVC. Outro item que percebi foi que os cabos da Seveteam são mais longos e possuem uma bitola maior. (Talvez por causa do maior tamanho)

Fotos da Fonte AVC 350w (Aqui)

Fotos da Seventeam estão no fórum - Análise.

Uma coisa que me chama a atenção para a AVC que na verdade ela é uma ATX 2.0 e não 2.2, pois a etiqueta está traduzida como "ATX 2.2 Compatível" e no site do fabricante ela consta ATX 2.0

Mas mesmo assim acho que ela é superior as fontes genéricas, ou mesmo as Leadership Gamer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa danirava, parabéns pelo tópico, irá ajudar muita gente..

Uma coisa, dá uma olhada lá no 80 Plus, parece que a Seventeam está disposta a melhorar seus produtos. Depois da ST-620PAF, foram adicionadas no 80 Plus mais 2 modelos da série PAF e 2 modelos da série PAM:

- ST-580PAF

- ST-520PAF

- ST-450P-AM

- ST-550P-AM

http://80plus.org/manu/psu_80plus/psu_detail.php?name=Seventeam

Tomara que chegue logo no Brasil esses modelos (se é que ainda não chegou), pois eles vão abrir mais opções para os usuários que não querem pagar um absurdo por uma fonte que tem boa eficiência, uma vez que a Seventeam foi uma boa opção custo x benefício com sua série PAG. Acredito que essas fontes venham com um preço bom.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fotos da Fonte AVC 350w (Aqui)

dwatashi,

só dei uma olhada rápida, porque estou sem tempo no momento.

Ela tem uma montagem meio descuidada, com aquele capacitor amarelo da entrada "flutuando" - um convite à quebras por vibração. Também não gostei do dissipador do primário; ele é proprio para montagens em que o ventilador está alinhado com a montagem, mas neste caso o ventilador fica na parte inferior (a 90°).

O circuito parece ser do tipo básico, não muito diferente do das fontes BKV e de outras fontes simples; duvido que a eficiência dela seja superior a dessas fontes.

Depois tento analisar melhor.

Inté, Ughadoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dwatashi,

dei mais uma olhada na fonte AVC 350W, e confirmo a minha opinião anterior; ela pode até funcionar, mas a qualidade é inferior à das Seventeam BKV e PCG (que são as séries mais fracas da Seventeam). Uma ST-350BKV já é uma opção melhor que essa AVC.

Uma curiosidade; o Gabriel Torres fez um update do artigo sobre a ST-420BKV no site Hardware Secrets, acrescentando medições de desempenho e eficiência. Dê uma olhada nas ultimas páginas do review - elas já devem dar uma boa ideia do desempenho das séries BKV e PCG.

http://www.hardwaresecrets.com/article/401

Inté, Ughadoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Gente, dêem um espiada na eficiência da Huntkey, principalmente no "test 2":

http://www.hardwaresecrets.com/article/527/6

Ao mesmo tempo que me fico surpreso com a eficiência, fiquei decepcionado no "test 5" em carga cheia! Até a 420BKV se saiu melhor!

Abraços!

Esse review mostrou algumas verdades um pouco duras para essa fonte dai, da qual não preciso dizer que nunca gostei muito, quem me conhece e acompanha o fórum sabe. Quanto a eficiência, só discordo um pouco dos testes realizados pois o balanço de correntes não está bom, no meu conceito. Veja que as maiores perdas ocorrem na recuperação das tensões baixas, em função das perdas em fiação, transformador e diodos em função das correntes. Discordo que seja ideal testar uma fonte dessas em full tirando tão somente 40 Watts das tensões baixas. As configs atuais, nas quais seria indicada essa fonte, puxam tranquilamente 50 a 60 Watts.

No mais o teste não me surpreende em nada.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo que seja ideal testar uma fonte dessas em full tirando tão somente 40 Watts das tensões baixas. As configs atuais, nas quais seria indicada essa fonte, puxam tranquilamente 50 a 60 Watts.

Bem notado; as eficiências estão inflacionadas devido à corrente retirada das linhas de +5 e +3,3 volts estar abaixo do esperado.

Usando as simulações que você. fez no post do eXtreme PSU calculator, podemos assumir algo +/- assim:

De 150 a 200W => 35 a 30% da potência em 5 e 3,3 V

De 200 a 300W => 30 a 20% da potência em 5 e 3,3 V

De 300 a 400W => 20 a 15% da potência em 5 e 3,3 V

Se isso fosse feito, certamente a eficiência baixaria para níveis mais reais, principalmente nas potências mais baixas.

Mesmo assim são os melhores testes já feitos na Huntkey LW-6450SG e na Seventeam ST-420BKV; parabéns ao Gabriel Torres.

Inté, Ughadoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

danirava

Realmente interessante a Huntkey conseguir rendimentos superiores a 80% com um projeto obsoleto. Pena que mostrou uma verdade dura, que a fonte é um projeto antigo com roupa nova. (e pior deficiente, pois queimou sem fornecer a potência real declarada)

faller e Ughadoo

Concordo que a potência nas linhas 3,3v e 5v poderiam um pouco maiores nos testes. Se utilizada o método de faixas demonstrado por Ughadoo, estaríamos caminhando para um sistema mais próximo da realidade e talvez demonstrar o rendimento real das fontes.

Agora, quero ver que é que me convence que vale a pena gastar mais na Huntkey que tem o marketing de eficiência 85% e não suporta mais que 80% de sua potência declarada. A Seventeam até tem um projeto antigo, mas suportou perfeitamente a potência declarada.

Seria interessante agora, colocar as informações no ínicio do tópico sobre as fontes e quem sabe mudar a ordem. Queria ver o teste de uma AVC e ver quais surpresas ela traria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, montei a seguinte configuração:

E8400, P5K premium, 4GB RAM DDR2(2x2GB),

2 HD 320 GB Sata 7200 RPM, DVDRW LG, Video 8800 GT ou HD3870.

Vou ainda comprar uma Pinnacle Studio 700 PCI (captura de vídeo).

Qual dessas fontes seria a melhor escolha?

1. Corsair VX 450W

2. Zalman ZM460B-APS 460W

ou alguma outra seria melhor???

Att

Cicero

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, dêem um espiada na eficiência da Huntkey, principalmente no "test 2":

http://www.hardwaresecrets.com/article/527/6

Ao mesmo tempo que me fico surpreso com a eficiência, fiquei decepcionado no "test 5" em carga cheia! Até a 420BKV se saiu melhor!

Abraços!

Só uma perguntinha simples e ingênua:

porque vocês indicaram o site hardwaresecrets se o autor é o mesmo e o artigo é tecnicamente idêntico ao mostrado no Clube do Hardware?

Hehehehe!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só uma perguntinha simples e ingênua:

porque vocês indicaram o site hardwaresecrets se o autor é o mesmo e o artigo é tecnicamente idêntico ao mostrado no Clube do Hardware?

Simplesmente porque na data de 07/03, que foi quando li o teste na HS, não havia teste algum ainda publicado no Clube do Hardware, até fui ver, que só foi ao ar na data de 10/03/2008.

Tens toda a razão, realmente a tua pergunta é bastante ingênua.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pega ela joga o maximo dela

E vê quanto ela puxa da tomada e quanto ela dá

Você pega o que ela consome da tomada e divide por o que ela esta fornecendo apra o pc e multiplica o resultado por 100

beleza...eu até tô com a Seventeam 550 PA-G do meu primo aqui (que foi eu mesmo quem recomendou a compra), já que eu é que fiquei de arrumar as peças pro pc dele depois que a pl-mãe e o processador foram pro saco.

Mas não tenho condições e nem paciência pra fazer tal teste.

Eu só queria saber se algum site já fez um teste com essa linha PA-G. Por curiosidade mesmo. É porque eu vejo que o esporte preferido de quem tem essa Seventeam PA-G é malhar a Huntkey. Chega a ser engraçado isso. Aí eu fico pensando na quantidade de oportunistas que iriam aparecer, caso saísse um teste com opinião negativa sobre essa série PA-G, assim como na época do teste da Seventeam 420BKV (que pra mim continua sendo uma fonte confiável).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você teria que medir de uma forma meio ruim e generica.

Pegar a corrente que estiver passando com um alicate amperímetro multiplicar por 110V e ver quanto a configuração do pc está puxando e fazer o que eu falei, mas isso não iria dar quase nada certo, o certo é medir a eficiendia em varias faixas de potencia utilizada e fazer a média.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!