Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

Eu lembro do Espada ter me dado umas explicações meio off-topic em algum tópico a respeito da FX 5200 e continuou por MP dando uma explicada a respeito da diferença entre os SPs da AMD e dos Pipelines dedicados da Nvidia (acho que foi isso), e lembro dele ter dito que, por mais que as VGAs AMD tivessem maior quantidade de processadores de pixel e vertex em relação à Nvidia, é que como esses SPs seriam genéricos e poderiam fazer operações mais diversificadas, não tinham o mesmo poder bruto dos processadores da Nvidia, por estes serem dedicados. Eu não captei se isso foi diluido no post do Espada acima, mas caso não tenha sido, que o Espada esclareça isso, pois me parece que tem alguma coisa a ver com a dúvida do Gun'ss.

Ola Diego, pelo que eu me lembro daquela nossa conversa, você tinha perguntando qual era a diferença real entre os SPs do esquema Dedicado entre Pixel e Vertex (anterior ao R600 da AMD e G80 da Nvidia) e do esquema atual de Shaders Unificados.

Dai eu te expliquei que o esquema anterior nos não tinhamos SPs, e sim os Pixels Pipelines e Vertex Pipelines, que apesar de serem bem poderosos em suas funções, não tinham a flexibilidade requerida nos Games Pós DX9.

E que o esquema de SPs apesar de não serem muito poderosos (ja que 1 Pixel Pipeline/Vertex Pipeline da 7800 GTX ele é bem mais poderoso, do que 1 SP do Esquema Shaders Unificados da 8800 GTX por exemplo) eles conseguiam ser melhores devido ao conjunto de VARIOS SPs juntos, e que no fim das contas apesar de você ter que gastar mais transistores/area com o esquema Shader Unificados, você resolvia o problema de balanço entre utilização entre Pixel e Vertex Shader.

Era isso se não me falha a memoria :D.

Bom essa questão entre os SPs da AMD e da nvidia é sem duvida bem pertinente né ^_^.

Vejam que sem duvida o esquema VLIW era interessante em se usar nos games, era simples e com boa relação performance/ Transistores. E com isso a AMD/ATI conseguia criar boas GPUs com bem menos transistores que sua Rival Nvidia.

porém o VLIW tambem tem seus problemas, nos games por exemplo, quando precisava usar Vertex Shaders, o VLIW não era tão bom, quanto nos Shaders do Pixel Shader.

Não apenas isso, mas como ja disse, toda a questão do Agendamento dos Wavefronts, torna o VLIW muito dependente de melhorias no Compilador, o que torna a parte de Software CRUCIAL aqui.

Lembram que não era incomum, a AMD/ATI lançar Drivers com melhorias de ate 30 ou 40% de aumento do performance em certos jogos, isso não é "milagre" mas devido a fraquesa do VLIW, se tinha que ficar MUITO TEMPO otimizando o Compilador para refinar a performance. TEM QUE TER MUITO SACO pra ficar fazendo isso :D.

O VLIW foi um bom esquema, que na minha opnião compriu bem seu papel. Mas o mundo gira, e o futuro agora demanda GPGPU, e o GCN ta ai pra isso.

Uma detalhe aqui entre nos do Clube do Hardware :cool:, quando a AMD ou a Nvidia lança essas arquiteturas novas e diz: "Nos estamos criando um novo esquema que é otimizado em Games e GPGPU" eu paro e ficando pensando, Eles querem enganar quem com isso???

TA NA CARA, que o foco das arquiteturas ate agora, desde o G80 e o R600, esta indo em direção ao GPGPU. Não acham estranho a HD 7970 ter 4.31 Bilhões de Transistores (quase o dobro do Cayman XT) para ter um aumento tão "moderado" na performance nos jogos?

Dai vem os caras dizerem, " Ah mais os Drivers estão imaturos ainda". Tudo bem, drivers mais maduros ajudam sim, porém ajudam mais em eliminar BUGS entre outros problemas do que melhorar performance propriamente dita. E agora com o GCN, esta desculpa ainda fica mais difícil de ser justificada. Mas é apenas a minha opnião :D.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, tá! Eu estava pensando que essa diferença de performance dos SPs reclamada pelo Gun'ss teria a ver com isso, mas no caso da Nvidia, ela vem usando Shaders Unificados desde as 8xxx. Mas ficou claro que a questão dos agendadores foi importante na mudança do VLIW pro GCN, a ponto de melhorar a eficiência dos SPs.

Excelente explicação, como não deveria deixar de ser, partindo do EspadaDaJustiça!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom.. quem lembra daquele documento vazado da Sapphire... ele continua dando um bom caldo.

http://www.guru3d.com/news/sapphire-7970-atomic-1335mhz--possible-2304sp-7980/

Olhando melhor o camarada descobriu uma possível Tahiti com 2.304 núcleos.

Tinha lido essa noticia hoje cedo, mas parece que o pessoal da AMD ja postou uma nota dizendo que não existe nenhum tahiti com 2.304 SPs, mas vai saber né:D

Aproveitando a "reaparecimento" do Espada no tópico, eu gostaria humildemente de pedir a sua opinião sobre algumas questões que tenho pensado nesses últimos dias, vamos la:

1ª Agora ja estão saindo os boatos da Sea island, que vai sair possivelmente no fim do ano com o mesmo processo, que tipo de melhorias a AMD poderia fazer para aumentar a performance bruta? E que tipo de mudanças você espera?

2ª Uma coisa que vem me incomodando muito nesses últimos tempos é o fato da AMD ter um desempenho muito fraco em programas de CAD, não sei se você ou algum outro membro do fórum tem conhecimento sobre isso, também não sei se esse fato é dado exclusivamente por suporte de desenvolvimento do próprio software, mas o que eu gostaria de saber, é se, a AMD hoje com o GCN vai ter uma performance mais satisfatória nesse segmento ou iremos continuar na mesma?

Desculpem por ter escrito demais mas acredito que algumas dessas informações serão relevantes para o maior entendimento do GCN pelo pessoal do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha' date=' sobre colocar essa ruma de CC's em um chip, até da, mas iria consumir horrores além de esquentar como um deserto além de ter um baixo aproveitamento devido ao tamanho do chip.[/quote']

Bom, está penca de CC será devido a uma mudança nos mesmo, as especulações dizem que eles vão diminuir o tamanho dos transistores dos cuda cores, que são enormes para aguentar altas frequências e tornar os cuda cores algo parecido com o GCN/VLIW5/4 da AMD reduzindo a frequência também.

Também estou curioso sobre isso, esperando o EspadaDaJustiça pra dar uma luz no túnel.

hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, eu quero aproveitar a volta do Escallibur ao fórum (péssima piada) pra fazer a pergunta que eu postei como a coisa que atualmente merece um review: no estado atual, quais as diferenças e semelhanças entre as Ilhas do Sul com CGN e os Fermi+Kepler com... cuda cores? (me perdi nos nomes). Onde cada um atualmente se destaca, está a frente ou atrás do outro? porque, a meu ver, elas convergiram, confluíram, coalesceram praticamente ao mesmo ponto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Galera, pelo visto, 7600 para baixo será tudo rebrand. Teremos as 5600 até hoje vivas, firmes e remarcadas.

http://www.chw.net/2012/01/radeon-hd-7600750074007300-seran-gpus-renombradas-para-el-mercado-oem/

E um recorde de overclock

http://www.chw.net/2012/01/cuatro-radeon-hd-7970-rompen-record-mundial-en-3dmark-y-unigine-heaven/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, pelo visto, 7600 para baixo será tudo rebrand. Teremos as 5600 até hoje vivas, firmes e remarcadas.

http://www.chw.net/2012/01/radeon-hd-7600750074007300-seran-gpus-renombradas-para-el-mercado-oem/

Isso não tem me alegrado...

Imagine que segundos rumores a APU Trinity usará VLiW4, isso contradiz com as VGAs da família 7600 que seria onde o IGP seria prosicionado.

Já pensou CrossfireX híbrido de VLIW4 + VLIW5?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eles lucram apenas 25$ numa placa top??? Estranho... não acredito... e os riscos e tudo mais???

Duvideodó, isso dá 5%, é muito pouco.

Chuto que uma placa dessas deva custar uns 150 a 200 dólares, esse era o preço das 8800GTX no fim fim mesmo de sua vida nas lojas dos EUA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!