Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

Concordo com o Jonny, uma vez foi explicado aqui no fórum que, os video-games executam funções muito específicas, não são genéricos tais como os PCs, assim, a otimização de hardware e software consegue chegar no limite, ou melhor, conseguem extrair muito mais do hardware nos video-games do que se extrai dos pcs. Tanto que se pegarem por exemplo games como BF3, roda de boas nos consoles lançados a sei lá 3 ou 4 anos atrás. Mas... se o cara não tiver uma placa de video recente no pc, vai dar umas engasgadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, pelo o que eu entendi, seriam 2 GPUs da série 7xxx. Eu estou por fora dos futuros lançamentos de APUs por parte da AMD, mas imagino que os modelos citados por ti venham com chip integrado HD 7xxx, o que pode confirmar a sua suspeita. E CPU eu imagino que seja AMD, também (algum FX-6xxx). E eu concordo contigo que poderiam pegar uma VGA single parruda e meter no console, igual foi com a geração passada, pra sua época. Agora, quanto ao GPGPU pra jogos, só se o chip integrado fosse potente o bastante pra fazer seu papel de CPU auxliar à CPU principal e o seu papel de GPU, e pros jogos, é mais importante o GPU que o CPU, né?

Quanto ao PS4, vi rumores de que ele poderia vir com uma CPU A8-3850 e uma simples HD 7670, o que não me parece ser muito mais poderosa que as VGAs dos consoles atuais. Se for isso, nem compensa, ao meu ver, lançar console novo.

Agora, quanto ao Wii U... Li rumores de que ele pode ser menos poderoso que os consoles atuais, o que é algo inaceitável! Antes, cogitavam muito algo da familia RV770 da AMD/ATI, o que já seria melhor que os consoles atuais. Agora, se a Nintendo inventar de lançar um console menos poderoso que os atuais, pra mim, nem precisa lançar. Lembrei que cogitaram lançar o novo console com o RV730, que eu pesquisei e seria a simplória HD 4670!! Não tem cabimento isso!

Espero não estar ficando off-topic.

Um pouco OT, sim. Mas ainda "tá dentro" xD.

O que eu não confio em falarem em "gpus da série 7000" é o fato dessa série tem 3 arquiteturas, uns rebrands VLIW5 lá na rabeira, o VLIW4 do trinity e o GCN das 7700 pra riba. Eu acho que estão falando do GCN, mas sei lá...

Agora, eu n entendi muito bem a questão sublinhada ali. O que eu "chuto" é que vai ter 1 GPU discreta exclusiva para os jogos e uma GPU integrada exclusiva para GPGPU. A vantagem é deixar as especificações e capacidades do console bem definidas, e deixar a performance mais "homogênea". Salvo se a AMD ainda tiver uma sideport escondida nas GPUs dela, ai talvez role algo mais interessante.

E eu acho que uma 7700 seria muito bom. Uma 7670 já não seria tão bacana porque é rebrand da 6670 (40nm), até onde eu sei. A Sony parece a mais agressiva, se for ter alguém com GPU 28nm deve ser ela, hein?

Para terminar, acho que esse rumor do Wii U ser mais fraco que essa geração é mentira, já teve uma porrada de gente falando que é igual ou superior. E agora é bem mais barato chegar à performance da atual geração nem se quisesse a nintendo pegava uma GPU mais fraca que o que tem no X360 e PS3.

Estou surpreso. Se esses rumores se confirmarem, a AMD estará fechando ótimos contratos, fornecendo hardware para xbox e playstation!

Quanto à placa de vídeo, eu acho que vai ser uma(ou duas) da potência da 7870, com um melhoramento do consumo de energia. Afinal os consoles só serão lançados em 2013. Até lá a AMD poderá melhorar o modo de fabricação. É claro que num projeto de um dispositivo complexo como o console, você tem que escolher o hardware, fechar os contratos com os fornecedores, e depois "congelar" o hardware a fim de fazer testes e ajustes, mas ainda há margem para melhoramentos dos componentes, desde que a interface entre eles seja mantida.

Acho que 7800 n sai n =/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pouco OT, sim. Mas ainda "tá dentro" xD.

O que eu não confio em falarem em "gpus da série 7000" é o fato dessa série tem 3 arquiteturas, uns rebrands VLIW5 lá na rabeira, o VLIW4 do trinity e o GCN das 7700 pra riba. Eu acho que estão falando do GCN, mas sei lá...

Agora, eu n entendi muito bem a questão sublinhada ali. O que eu "chuto" é que vai ter 1 GPU discreta exclusiva para os jogos e uma GPU integrada exclusiva para GPGPU. A vantagem é deixar as especificações e capacidades do console bem definidas, e deixar a performance mais "homogênea". Salvo se a AMD ainda tiver uma sideport escondida nas GPUs dela, ai talvez role algo mais interessante.

E eu acho que uma 7700 seria muito bom. Uma 7670 já não seria tão bacana porque é rebrand da 6670 (40nm), até onde eu sei. A Sony parece a mais agressiva, se for ter alguém com GPU 28nm deve ser ela, hein?

Para terminar, acho que esse rumor do Wii U ser mais fraco que essa geração é mentira, já teve uma porrada de gente falando que é igual ou superior. E agora é bem mais barato chegar à performance da atual geração nem se quisesse a nintendo pegava uma GPU mais fraca que o que tem no X360 e PS3.

A questão que você sublinhou eu quis dizer que seja esperado que essa GPU seja potente o bastante pra fazer um bom papel de GPGPU que, me corrija caso eu esteja errado, seria a função de fazer tanto o papel de CPU quanto o de GPU, não é? Se assim for, uma HD 7670 já é mais poderosa que a 7800 GTX do PS3, e tendo o auxilio do IGP, fica melhor ainda.

Eu queria mesmo era ver uma HD 8970 nos próximos consoles, o que não seria impossivel, mas não irá acontecer isso, penso eu. Mas, uma HD 7770 não se sairia mal, pois ela encosta numa HD 5850, que já seria excelente pra jogos, e penso que seria muito bom que o salto de qualidade gráfica fosse muito grande, e não só um pouco grande da geração atual pra próxima.

Quanto ao Wii U, torço pra que seja tudo rumor e que o console venha, de acordo com os prognósticos, com uma HD 4870, e na pior das hipóteses, uma HD 4770, que deve equivaler em performance em relação a uma HD 7670. Seria muito fail lançar um console menos poderoso que os da atual geração.

Concordo com o Jonny, uma vez foi explicado aqui no fórum que, os video-games executam funções muito específicas, não são genéricos tais como os PCs, assim, a otimização de hardware e software consegue chegar no limite, ou melhor, conseguem extrair muito mais do hardware nos video-games do que se extrai dos pcs. Tanto que se pegarem por exemplo games como BF3, roda de boas nos consoles lançados a sei lá 3 ou 4 anos atrás. Mas... se o cara não tiver uma placa de video recente no pc, vai dar umas engasgadas.

Sim, eu lembro, já que fui eu quem iniciou a discussão com o Espada, uma vez que o Sirroman já tinha me passado isso antes. Só que eu não estou me baseando nos reviews das placas em performance pra PC, mas tentando comparar essas VGAs com as VGAs dos atuais consoles (7800 GTX pro PS3 e x1800/x1850 pro X360). Eu não consigo ter um parâmetro preciso pois não tenho comparativos exatos de diferença de performance dessas VGAs dos consoles atuais pras VGAs de hoje em dia, mas pelo o que eu imagino, uma HD 7670 é mais poderosa que as VGAs dos consoles atuais, mas não tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não consigo ter um parâmetro preciso pois não tenho comparativos exatos de diferença de performance dessas VGAs dos consoles atuais pras VGAs de hoje em dia, mas pelo o que eu imagino, uma HD 7670 é mais poderosa que as VGAs dos consoles atuais, mas não tanto.

Considere o poder computacional com parâmetro :D

GT 7800 => 165GFLOP/s enquanto que a HD 7670 vai a 768GFLOP/s de poder de cálculos.

768/165 => 4,65x

A x1800 eu não soube calcular..rs...k:angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considere o poder computacional com parâmetro :D

GT 7800 => 165GFLOP/s enquanto que a HD 7670 vai a 768GFLOP/s de poder de cálculos.

768/165 => 4,65x

A x1800 eu não soube calcular..rs...k:angry:

Não acho que dê pra usar isso como parâmetro confiável. Tem que levar em consideração outras coisas dentro da VGA. É só usar como exemplo a HD 4870 e a HD 5770 no que se trata de largura de banda de memória, onde a segunda, mesmo transferindo bem menos memória que a primeira, consegue ser melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que dê pra usar isso como parâmetro confiável. Tem que levar em consideração outras coisas dentro da VGA. É só usar como exemplo a HD 4870 e a HD 5770 no que se trata de largura de banda de memória, onde a segunda, mesmo transferindo bem menos memória que a primeira, consegue ser melhor.

Apesar da HD 5770 ter Banda mais estreita, as Memórias trabalham num clock bem maior, compensando assim então. Outro ponto é o chip mais potente.

Um HD 4870 consegue 1,2TFLOP/s enquanto que a HD 5770 chega a 1,36TFLOP/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão que você sublinhou eu quis dizer que seja esperado que essa GPU seja potente o bastante pra fazer um bom papel de GPGPU que, me corrija caso eu esteja errado, seria a função de fazer tanto o papel de CPU quanto o de GPU, não é? Se assim for, uma HD 7670 já é mais poderosa que a 7800 GTX do PS3, e tendo o auxilio do IGP, fica melhor ainda.

O tamanho que a GPU precisa ter depende do que eles vão querer fazer em GPGPU. Não acho que precise ser necessariamente MUITO forte (a GPU integrada, só para GPGPU), só que seja eficiente para possibilitar o que eles querem fazer. Um exemplo disso é o tessellation ta nvidia que o cara precisa se esforçar muito, mas muito, mas muito para conseguir usar tudo... e no final não vai ter nenhuma melhora clara na qualidade de imagem.

E só para completar, GPGPU não é necessariamente "fazer o papel do CPU", mas como já falaram aqui antes (esqueci quem foi =/) o ideal é "dividir o trabalho com o CPU, você faz o que você sabe fazer bem, eu faço o que eu sei fazer bem" (falaram, por exemplo, que muita física roda melhor em CPU. Depende da característica do trabalho e tal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que não será um r_windows que gerenciará desse consoles, portanto, não dar pra basear o poder destes hardwares no reviews que temo por ai.

Pra finalizar esse assunto, vi em algum link que a Sony poderia adotar como API o DirectX e abandonar a sua API própria pra fazer os jogos pro próximo PS4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem ainda não comprou, noticias interessantes :)

Well first up is the HD 7970. At maximum O/C clocks, it stands toe-to-toe with the GTX680, but overall the 680 is a strong challenge. Looks like AMD will reposition its stack so the 7970 drops by up to $60. Right next to that, we have the Radoen HD 7950 looking to drop by around $55.

The last adjustment in the stack, for now, seems to be the Radeon HD 7770, which we’re hearing will drop by a little less than $15.

http://www.kitguru.net/components/graphic-cards/jules/amd-preps-price-cuts-as-two-tribes-go-to-war/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a nvidia deve finalmente lançar o resto da família 600. Muito antes disso acho improvável, um pouco antes deve ser o ideal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Donanimhaber: AMD preparando uma 7970 GHz Edition.

Pelo que eu entendi não se sabe se é uma revisão, mas a tradução do google é uma m**** então...

Apenas novas placas com clock base maior, especula-se que é devido ao amadurecimento do nó de 28nm, mas para mim, é fruto da concorrência, já que GTX 680 e HD 7970 no mesmo clock são praticamente iguais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Se tiver alguém por essas bandas, a AMD ofereceu 30 lugares para o Anandtech na AFDS. De graça. É só se registrar com o código Anand12 lá no site da AFDS.

http://www.anandtech.com/show/5864/more-good-news-from-amd-30-additional-free-afds-passes-available

Se tiver alguém da equipe do CdH (tem gente que trabalha nos EUA, como o GT, deve ter mais alguém) que puder (e quiser) ir lá, seria bacana! Ou mesmo um usuário que viva por aquelas bandas. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tu quer dizer a azão entre performance e consumo, né? Pelo pouco que eu vi, ela bebe até 20W mais que a 680 que ninguém via até pouco tempo.

Resta a dúvida: melhora de projeto, "cherry-picking", TSMC mostrando trabalho, ou a AMD sendo insanamente conservadora antes??

Rapaiz, precisava analisar melhor a parada pra ver se tem alguma melhoria de projeto, ou se simplesmente é uma evolução da maturidade do processo da TSMC.

Se não fosse pelo GPGPU(e pela baixa disponibilidade das Kelper que bomba os preços), não seria uma boa ideia recomendar essas 7900, elas estão com uma eficiência não muito interessante... e mais interessante é ver que as 7800 e 7700 cumprem melhor a proposta dessas GCN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz, precisava analisar melhor a parada pra ver se tem alguma melhoria de projeto, ou se simplesmente é uma evolução da maturidade do processo da TSMC.

Se não fosse pelo GPGPU(e pela baixa disponibilidade das Kelper que bomba os preços), não seria uma boa ideia recomendar essas 7900, elas estão com uma eficiência não muito interessante... e mais interessante é ver que as 7800 e 7700 cumprem melhor a proposta dessas GCN.

Não acho, a diferença de consumo não é exagerada e em questão de preço as 7900 já estão bem melhores. Sem contar que os reviews brasileiros colocaram as Kepler com performance menor (ou seja, o turbo varia razoavelmente placa-a-placa) então fica difícil recomendar uma ou outra, por mim vai pelo preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sirroman, eu digo isso supondo que as Kelper estivessem em um preço mais adequado ao seu preço sugerido. Mas pra mim as 7700 e principalmente as 7800 estão muito melhor balanceadas neste aspecto.

Sem contar que os reviews brasileiros colocaram as Kepler com performance menor

Isso cheira alguma coisa... Lembrando quando lançaram a GTX 560Ti, vangloriada pelos sites especializados... que dias depois "virou uma placa normal", ofuscada pela 6950 de 1GB... Fora quando foram ver o consumo da bichinha depois....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!