Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

Estou em duvida entre a 7870 e a 7950. Minha atual 5850 morreu e estou procurando algo superior para substituir-la. Uma esta 1150 e a outra esta 1300. A diferença é pouca mas estou na duvida se vale mesmo pois as placas estão bem carinhas.

cara eu andei olhando os testes dessa placa aqui no CdH e em outros muitos site e conclui que nao compensa investir em uma 79xx porque o desempenho é semelhante e não vale o preço a mais.

vou comprar 7870 pra min só que vai ser no Paraguay:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara eu andei olhando os testes dessa placa aqui no CdH e em outros muitos site e conclui que nao compensa investir em uma 79xx porque o desempenho é semelhante e não vale o preço a mais.

vou comprar 7870 pra min só que vai ser no Paraguay:D

A diferença ta bem menor do que o esperado. Dificilmente passa de 7 de fps ou 15%. Agora não faz diferença mas talvez nos futuros games a diferença seja relativamente maior. Eu decidi que vou esperar e ver se a xfx vai me acudir em relação a minha placa morta. Se sim, vou de 7950 mesmo :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha pessoal, sobre os drivers, eu até acho bom. Eu não aguento de ficar atualizando driver, mal baixou já tem outro, isso é um saco! :(

Além de que agora resolveram deixar no site só um app de download, aí baixa o app, roda na maquina do cliente, deixa baixar (lento feito tartaruga, baixar via flashget humilha), copia o arquivo da cache, e guarda pra usar em outra maquina... Poxa vida, é estressante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou em duvida entre a 7870 e a 7950. Minha atual 5850 morreu e estou procurando algo superior para substituir-la. Uma esta 1150 e a outra esta 1300. A diferença é pouca mas estou na duvida se vale mesmo pois as placas estão bem carinhas.

São ambas boas opções em termos de performance em jogos, eu só acho a 7870 melhor opção pelo conjunto de eficiência energética, temperaturas, ruído e recursos. A 7850 também é uma boa ideia.

http://www.techpowerup.com/reviews/AMD/HD_7850_HD_7870/27.html

veja esta página e a próxima página.

Olha pessoal, sobre os drivers, eu até acho bom. Eu não aguento de ficar atualizando driver, mal baixou já tem outro, isso é um saco! :(

Além de que agora resolveram deixar no site só um app de download, aí baixa o app, roda na maquina do cliente, deixa baixar (lento feito tartaruga, baixar via flashget humilha), copia o arquivo da cache, e guarda pra usar em outra maquina... Poxa vida, é estressante!

A minha 7770 tá dando aquela telinha azul ocasional(catalyst 12.4) por aqui... faz parte :mellow:. Melhor é ver a conta de luz no final do mês(melhorou da GTS450 mesmo, sério).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No começo Era um C2D-6550 com uma GTS 450 e uma ATX-650 P2L da Mtek.

Marromenos quanto?

Tava com um FX4100 e GTS450 na EA-650 Green(que eu comprei pensando que tava comprando a Platinum :D).

Agora tá um G620 com a 7770(Powercolor) e a EA-650 Green. E Meu monitor consome 40 Watts(932BW de 2007).

20 pilas. Detalhe no sistema de 150W usando uma fonte de 650W....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, é considerável, hein?

----

Pessoal faz testes e vê que desde o 11.12 a AMD aumentou a performance das placas GCN em ~25%. O_O Especificamente em jogos foi ~17%.

http://www.ocaholic.ch/xoops/html/modules/smartsection/item.php?itemid=762&page=11

PerfIndex.png

Games.png

A metodologia n parece tá bacana, mas olha uns aumentos absurdos lol:

TessMark.png

BAC.png

DIRT2.png

BF3.png

TESV.png

Baixou até o consumo em idle em 7W e no Furmark em 14W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Um desempenho excelente, mas custou muito Watts!!! Em oc então, nem se fala, pirei quando vi o consumo quase perto da GTX 590! O preço também não ficou muito bom, mas se a Nvidia reduzir o preço da GTX 680, talvez faça a AMD reduzir o preço desta e da 7970 também, o que seria uma maravilha completa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Alguem teria um link falando sobre overclock em uma XFX HD7950 DD? Achei um do guru3d, mas de outro modelo de 7950, gostaria de saber quais as melhores configurações de overlock para uma HD7950 DD.

Dando uma procurada rápida, achei esse do HardOCP, veja se te ajuda:

http://www.hardocp.com/article/2012/03/01/xfx_radeon_hd_7950_black_edition_video_card_review/7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dando uma procurada rápida, achei esse do HardOCP, veja se te ajuda:

http://www.hardocp.com/article/2012/03/01/xfx_radeon_hd_7950_black_edition_video_card_review/7

Ajudou sim, obrigado. Mas eu tenho duvidas sobre esse tal de "power control settings" que vai de -+20%, o que ele faz afinal. E também tenho duvida se aumentar o clock sem mudar a tensão não tem problema algum ou pode encurtar muito a vida util da minha placa.

Falo isso da vida util pois eu usava minha HD5850 com overclock direto de 10% e ela parou de funcionar esse ano. Por sorte, a XFX disse que vai trocar-la mas fiquei com medo de ter sido isso que queimou minha placa, entende? Então, aumentar o clock sem mudar a tensão é totalmente seguro e não desgasta a placa ou ainda é um risco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não aumentar a tensão o overclock deve desgastar bem menos a placa, mas você não vai conseguir clocks muito altos (a menos que tenha bastante sorte).

Power control settings em +20% é para evitar que o AMD Power Tune acabe limitando o desempenho da placa por conta do consumo elétrico (que pode aumentar bastante em overclock).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não aumentar a tensão o overclock deve desgastar bem menos a placa, mas você não vai conseguir clocks muito altos (a menos que tenha bastante sorte).

Power control settings em +20% é para evitar que o AMD Power Tune acabe limitando o desempenho da placa por conta do consumo elétrico (que pode aumentar bastante em overclock).

Pelo que li, ele aumenta o limite de TDP da placa. Ou seja, deixa ela puxar mais energia.

Não sei se isso pode ser algo perigoso ou não. Estava pensando em fazer um over, mas provavelmente terei que fazer um teste com um benchmark da vida e ver se preciso controlar os fans manualmente ou não.

Enfim, dicas? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perigoso? Não particularmente, é mais ou menos como over, faz com que a placa trabalhe "fora de suas especificações de fábrica", mas ao contrário do over, o slider do powertune só faz com que o chip reduza a "sensibilidade" em que ele abaixa o clock para controlar dinamicamente o consumo.

Ou seja, mudar o slider não faz sozinho com que o chip aumente o clock, mas faz com que ele abaixe o clock menos vezes. Como eu nunca vi um problema com o VRM de placa da AMD (ela tem o costume de usar VRMs a mais do que necessário por garantia, não é como na gtx 690...) isso não tem lá muito risco não. Só não é, tecnicamente, garantido. Se estiver estável, sua fonte aguentar, a temperatura estiver bem, teoricamente é tranquilo.

Segundo o pessoal o slider só aumenta performance mesmo SE você fizer over grande. Se não fizer over ou se for pequeno deixa ele no 0% mesmo. Testa com e sem a mudança do slider.

Lembrando novamente que over não tem nenhuma certeza, é meio loteria, ninguém sabe como o chip vai trabalhar. Mas se você fizer com cuidado, testando direitinho o risco pode ser minimizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então galera, fiz um over intermediario. Deixei no meio termo do seguro com os clocks maximos que a maioria dos sites testaram.

Usei como base:

http://www.guru3d.com/article/radeon-hd-7950-overclock-guide/2

http://www.hardocp.com/article/2012/03/01/xfx_radeon_hd_7950_black_edition_video_card_review/7

Lembrando que a minha placa é a XFX HD7950 DD, porém não é black edition. Muitos falam que a diferença da normal para a black da XFX é apenas um over de fabrica, mas provavelmente vem com os componentes mais parrudos pois o guru3d chegou em apenas 1000mhz enquanto o hardocp chegou em 1070mhz.

Rodei o 3dmark11 na resolução de 1080p e fiz em 3 configurações: default, overlocked e overclocked com o controle de energia em +20%.

GPU default clock: 800mhz

Memory default clock: 1250mhz

GPU overclocked clock: 925mhz

Memory default clock: 1360mhz

Em default a pontuação do teste foi X2126 com temperatura maxima de 63ºC.

Em overclocked a pontuação foi X2413 com temperatura maxima de 66ºC.

Em overclocked e com configuração de energia a pontuação foi X2409 com temperatura maxima de 66ºC.

Pelos resultados, a configuração de energia não fez diferença alguma.

Perguntas:

Isso garante que o overclock ficou estável?

Posso deixar os clocks testados como padrão?

Valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza, mas pela minha memória, os chips de memória aguentam tranquilamente uns 1500Mhz, não deve haver problemas subir mais as memos.

Não sei que programas costumam usar para testar estabilidade em placas de vídeo, mas creio que o 3D Mark já serve, se rodou tudo OK sem apresentar nenhum artefato creio que está tudo estável.

Teste também em algum jogo pesado para garantir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho certeza, mas pela minha memória, os chips de memória aguentam tranquilamente uns 1500Mhz, não deve haver problemas subir mais as memos.

Não sei que programas costumam usar para testar estabilidade em placas de vídeo, mas creio que o 3D Mark já serve, se rodou tudo OK sem apresentar nenhum artefato creio que está tudo estável.

Teste também em algum jogo pesado para garantir.

Testei battlefield e vi alguns falhas, mas creio que não fosse por causa do OC ou talvez fosse aquela parada de não mudar o controle de energia. Todavia, deixei o OC em 910mhz e aumentei a memoria para 1400mhz.

As temperaturas apos jogar muito BF3 chegou a 70ºC, mas eu também percebi que o perfil de rotação que veio é bem agressivo. Digo, o padrão é 1400rpm e enquanto jogo chegou a 2500rpm.

Então acho que esta tudo bem. Minha antiga HD5850 chegava aos 84ºC com clocks de fabrica e aos 74ºC colocando em 45% o cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!