Ir ao conteúdo

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão

Evandro

Posts recomendados

Postado
Isso não tem como saber, provavelmente a nVIDIA aprendeu a lição e vai repetir o que funcionou com o GF110 (com mais variação nos transístores). Até onde eu sei, toda a linha da AMD e toda a linha da nVIDIA usam o mesmo processo HP da TSMC, mas isso não quer dizer que a empresa não possa fazer ajustes nos transistores dentro desse mesmo processo.

O que a gente está falando aqui é que o processo vai ser diferente, com novas etapas e novos alvos de performance/clock/leak. Então, se a nVIDIA no GF110 adicionou um tipo de transistor diferente, a AMD (segundo os rumores) mudou todos, tudo. É como se mudasse os ingredientes da massa da pizza.

Esse é o problema: mudar TUDO é uma manobra arriscada. Pode muito bem dar certo e sair um produto revolucionário, como também virar o maior fiasco da história. Se duvidar vou acabar pegando a Radeon HD 6870 mesmo daqui uns meses. ¬¬

Postado
Esse é o problema: mudar TUDO é uma manobra arriscada. Pode muito bem dar certo e sair um produto revolucionário, como também virar o maior fiasco da história. Se duvidar vou acabar pegando a Radeon HD 6870 mesmo daqui uns meses. ¬¬

AAAhn, sim. Realmente. Mas essa migração só seria dolorosa se eles mudaram muito tarde durante o projeto. Se desde o começo eles tiveram como alvo esse processo deve ser tranquilo e é impossível eles projetarem, mandarem para a fábrica, receberem o chip, pensarem "ih, ferrou" e mudar tudo sem um atraso absurdo que ninguém está falando.

Eu esperaria o lançamento de alguma coisa antes de comprar uma GPU.

----

Na conference call o Seifert confirma que a FSA vai ser uma plataforma além do X86, incluindo ARM. Ultrapassando as "barreiras usuais de hardware" < Charlie certo de novo! lol

Postado

Se fosse um fiasco, já teriam anunciado o delay. Se ainda nao foi, e esperamos que nao seja anunciado nada desse tipo, então é porque o negocio deve estar no nivel esperado ou acima.

Eu tambem quase peguei uma 6870 e depois faria um cf. Só fico preocupado com os jogos que dão stuttering e bugs em cf. São muitos que ocorrem isso hoje em dia?

Postado
Se fosse um fiasco, já teriam anunciado o delay. Se ainda nao foi, e esperamos que nao seja anunciado nada desse tipo, então é porque o negocio deve estar no nivel esperado ou acima.

Eu tambem quase peguei uma 6870 e depois faria um cf. Só fico preocupado com os jogos que dão stuttering e bugs em cf. São muitos que ocorrem isso hoje em dia?

Essa é realmente uma questão relevante. Também tenho essa dúvida. Alguém aqui sabe dizer se o uso de CrossFire de Radeon HD 6870 atualmente está tranquilo ou se tem muito bug?

Postado

Saiu o CCC 11.7 WHQL e o 11.8 early-preview.

http://www.techpowerup.com/149704/AMD-Catalyst-11.7-WHQL-Released.html

http://support.amd.com/us/kbarticles/Pages/Catalyst118DriverPreview.aspx

O 11.8 promete ter melhorado o MLAA em até 30% lol.

---

Para quem estar interessado em saber as diferenças entre as faixas de performance/leakage do HPL e do HP, óia:

hphpllpvzlb.png

fonte: http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1568882&postcount=513

Postado
Ok, esse gráfico realmente vai precisar de explicação....

Y é leakage Power, é o quanto de energia que o chip simplesmente "perde" só por estar ligado, hoje em dia ele tem muita influência no consumo total e pode f*d*r com a performance da GPU, que tem que puxar mais energia para fazer a mesma coisa, o que atrapalha tudo: esquenta mais, causando ainda mais leakage e etc. Tb tem a ver com tensão e tal e tal, que eu não posso falar muito sobre hehe.

X é performance. =P

Quanto mais à direita e abaixo, melhor. O HPL começa melhor que o HP, até um ponto em que se iguala, quando então o HP fica melhor e chega a níveis que o HPL não consegue.

A teoria é que, como hoje o consumo está muito alto, não vale a pena ter como alvo aquela região em que o HP é mais eficiente que o HPL. O consumo total seria muito alto. Por isso a migração para o HPL.

Postado

E ai nenhuma data de lançamento confirmado ainda? estava querendo compra uma 5870, pois esta com o preço atrativo, mas se as 7000 saissem logo eu iria esperar, nenhuma data nova saiu? vlwwww

Postado

Se realmente for no final do ano vale a pena esperar, já que irei pegar um buldozer( é assim mesmo que se escreve ) que será lançado em outubro, dois meses a mais dois meses a menos pra min já nem fazem tanta diferença,até que enfim irei aposentar meu PC velho.

att

Altamir

• 2 semanas depois...
Postado

Estou extremamente curioso para saber as especificações das placas novas. Ando cogitando seriamente a possibilidade de adquirir duas XFX Radeon HD 6870 1GB Black Edition para fazer um CrossFire nervoso, mas se as placas novas chegarem com muito mais força e consumo mais baixo, talvez valha a pena esperar. Só me desanima esse papo de arquitetura nova, pois até os drivers amadurecerem ainda demora um tempo... Não quero ter a dor-de-cabeça que o pessoal teve na época das Radeon 2900XT, por exemplo. =/ Fora a questão de preço de lançamento. Um CrossFire de Radeon HD 6870 já é bem mais forte que minha atual Radeon HD 4870 sozinha e os preços estão caindo com o tempo... Vamos ver no que dá. ;]

Postado
Sirro você poderia me explicar está parte? Qual a vantagem disto??

Att

Altamir

Do ray tracing? É uma técnica que permite a simulação de fachos de luz em uma imagem de forma realista (tipo, cada raio individualmente, batendo e rebatendo nos objetos), tendo uma influência absurda no realismo. É pesado pra caramba e só se usa em filme e etc, precisando de várias horas para fazer cada cena.

Ai veio a nvidia e recentemente prometeu investir em ray tracing em "tempo real" com uma combinação de multi-gpu e software (acho que da adobe), que seria útil para os desenvolvedores poderem mexer nas cenas sem precisar apertar "go!" e voltar um tempo depois para ver como fica.

Outra diferença é que a nvidia deve usar o CUDA enquanto a AMD nessa parceria fala em OpenCL, o que é completamente esperado.

Quando a gente ver uma GPU que pode usar ray tracing em jogos, ai sim o jogo muda! lol (desculpa pelo trocadilho hehe)

Postado
Estou extremamente curioso para saber as especificações das placas novas. Ando cogitando seriamente a possibilidade de adquirir duas XFX Radeon HD 6870 1GB Black Edition para fazer um CrossFire nervoso, mas se as placas novas chegarem com muito mais força e consumo mais baixo, talvez valha a pena esperar. Só me desanima esse papo de arquitetura nova, pois até os drivers amadurecerem ainda demora um tempo... Não quero ter a dor-de-cabeça que o pessoal teve na época das Radeon 2900XT, por exemplo. =/ Fora a questão de preço de lançamento. Um CrossFire de Radeon HD 6870 já é bem mais forte que minha atual Radeon HD 4870 sozinha e os preços estão caindo com o tempo... Vamos ver no que dá. ;]

Meu jovem, estamos exatamente na mesma situação! A diferença é que mudei minha opinião para duas 6950. Aqui no centro do RJ a diferença de preço é de 48 reais a mais para a 6950(R$678,00).

Mas vou ser paciente e esperar. Até porque minha fonte nao aguenta as duas, então é mais um gasto.

Esses 12 nanometros a menos vão fazer valer a pena eu espero!

Postado
Meu jovem, estamos exatamente na mesma situação! A diferença é que mudei minha opinião para duas 6950. Aqui no centro do RJ a diferença de preço é de 48 reais a mais para a 6950(R$678,00).

Mas vou ser paciente e esperar. Até porque minha fonte nao aguenta as duas, então é mais um gasto.

Esses 12 nanometros a menos vão fazer valer a pena eu espero!

Se fosse manter a atual arquitetura eu iria com certeza aguardar a série Radeon HD 7xx0, pois os drivers já estão maduros e tudo mais. Mas mudando de arquitetura os primeiros usuários meio que são cobaias de testes para futuros melhoramentos. 28nm é MUITO interessante. As placas de 40nm já possuem uma boa diferença para as de 55nm, por exemplo, então a mudança de litografia me parece promissora. Eu só não animo de pegar a Radeon HD 6950 porque acho o consumo de duas delas juntas um pouco alto demais, fora que não curto placas muito grandes (apesar do meu gabinete ser gigante). A Radeon HD 6870 tem o meu "número" certinho! Hahaha! Na pior das hipóteses pego duas Radeon HD 6850 Black edition, da XFX.

Postado
Se fosse manter a atual arquitetura eu iria com certeza aguardar a série Radeon HD 7xx0, pois os drivers já estão maduros e tudo mais. Mas mudando de arquitetura os primeiros usuários meio que são cobaias de testes para futuros melhoramentos. 28nm é MUITO interessante. As placas de 40nm já possuem uma boa diferença para as de 55nm, por exemplo, então a mudança de litografia me parece promissora. Eu só não animo de pegar a Radeon HD 6950 porque acho o consumo de duas delas juntas um pouco alto demais, fora que não curto placas muito grandes (apesar do meu gabinete ser gigante). A Radeon HD 6870 tem o meu "número" certinho! Hahaha! Na pior das hipóteses pego duas Radeon HD 6850 Black edition, da XFX.

Ué. Então eu papei mosca. Lembro que a série 7000 seria apenas um shrink do processo de fabricação. Mudaram? Vai ser tudo novo? =o

Se sim aí que eu espero mais ainda.

É verdade. Duas 6950 consomem bastante. Por isso que eu pegaria uma primeiro e só depois a segunda. Não tenho tido tempo pra jogar ultimamente. Se uma me satisfazer eu paro por ela mesmo.

Sobre as 6850 tambem acho uma boa saída. Mas iria de 6870.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!