Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

A AMD não está implementando aquele tic-toc nas vgas não? Não seria este o plano? Lançar as high-end sempre com as inovações e as mid/low-end com as inovações das high-end da geração anterior. Pensando nisso até que faria sentindo, o mercado de high-end sofre menor demanda, assim eles teriam um aproveitamento maior nos chips mid/low, pois estes utilizando a arquitetura VLIW4, correriam menor risco de problemas na fabricação se comparado a nova GCN no novo 28nm.

Acho que se for somente nas "high-end" eles podem fazer está experiência com a Rambus

kkk

Ps: Poxa, eu tive um p4 willamatte 1.4ghz com 256 "rambus" em 2001, não entendia nada de hardware. Bom, continuo não entendendo hehehe.

Ou você é rico ou fez contrabando na época:D.

Essa Rambus é a maior pilantra da informática, juntamente com a Apple... Pelo gráfico parace realmente que elas são muito boas, contudo devem ser caras, mas se a AMD vai utilizá-las somente nas tops das tops, acho válido implementar afinal: entusiasta compra tudo mesmo q é o melhor do melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD não está implementando aquele tic-toc nas vgas não? Não seria este o plano? Lançar as high-end sempre com as inovações e as mid/low-end com as inovações das high-end da geração anterior. Pensando nisso até que faria sentindo, o mercado de high-end sofre menor demanda, assim eles teriam um aproveitamento maior nos chips mid/low, pois estes utilizando a arquitetura VLIW4, correriam menor risco de problemas na fabricação se comparado a nova GCN no novo 28nm.

Acho que se for somente nas "high-end" eles podem fazer está experiência com a Rambus

kkk

Pois é! Se for assim, pode ser uma experiência válida. Vamos ver no que dá isso.

Ps: Poxa, eu tive um p4 willamatte 1.4ghz com 256 "rambus" em 2001, não entendia nada de hardware. Bom, continuo não entendendo hehehe.

Te garanto que estaria mais bem servido e gastando menos com um conjunto Pentium III ou Athlon mais 256MB de memória SDR PC133 em 2001! Nossa! Quanto você gastou na época para comprar um brinquedo desses? Puts!

Ou você é rico ou fez contrabando na época:D.

Essa Rambus é a maior pilantra da informática, juntamente com a Apple... Pelo gráfico parace realmente que elas são muito boas, contudo devem ser caras, mas se a AMD vai utilizá-las somente nas tops das tops, acho válido implementar afinal: entusiasta compra tudo mesmo q é o melhor do melhor.

Interessante ver o pessoal falando assim da Apple, pois estou vendo que a moral da RAMBUS não está muito alta. Todo mundo falando mal aqui... Mas a Apple tem os adoradores cegos. E não deixo de reconhecer a qualidade dos seus produtos também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou você é rico ou fez contrabando na época:D.

Essa Rambus é a maior pilantra da informática, juntamente com a Apple... Pelo gráfico parace realmente que elas são muito boas, contudo devem ser caras, mas se a AMD vai utilizá-las somente nas tops das tops, acho válido implementar afinal: entusiasta compra tudo mesmo q é o melhor do melhor.

Olha, rico eu não sou; de fato eu estou mais para "bolsa família", mas na época meu pai tinha um bom dinheiro guardado, queria comprar um computador pra minha irmã, pois ela estava fazendo curso de programação. Por sugestão do pessoal do curso é que acabamos neste P4 willamatte.

Pois é! Se for assim, pode ser uma experiência válida. Vamos ver no que dá isso.

Te garanto que estaria mais bem servido e gastando menos com um conjunto Pentium III ou Athlon mais 256MB de memória SDR PC133 em 2001! Nossa! Quanto você gastou na época para comprar um brinquedo desses? Puts!

Nossa, sem nenhuma dúvida estaria! Poxa, eu odiava computadores... Hoje até gosto um pouco, mas foi bem salgado o preço deste brinquedo.

Na época o computador custou R$7000,00 claro que tinha muita frescura fora o p4 e os 256 rambus, mas meu pai achou viável gastar isso tudo em uma maquina para o futuro promissor da minha irmã na computação, futuro q acabou ao termino do curso lol

Interessante ver o pessoal falando assim da Apple, pois estou vendo que a moral da RAMBUS não está muito alta. Todo mundo falando mal aqui... Mas a Apple tem os adoradores cegos. E não deixo de reconhecer a qualidade dos seus produtos também.

Não sou muito fan da "maça" não, mas realmente seu produtos tem uma boa qualidade, quando não é ótima.

XDR e DDR funcionam do mesmo jeito? O número menor de trilhas da XDR não influencia em nada a não ser no consumo? E principalmente, ela vai afetar na performance dos ROPs da GPU (positivamente ou negativamente)?

O número menor influência no consumo, que é menor, e nos gastos com a fabricação da placa, que também é menor, isso teoricamente, claro.

Eu espero que afete positivamente, negativamente acho que seria impossível se tratando de desempenho, talvez no preço é que afete negativamente.

Eu já havia visto estas memórias no começo do ano, ou final do ano passado... Só não lembro onde, eles especulavam que poderia ser a próxima memória para placas gráficas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XDRII são fabricadas pela GF, serão que não tem algum incentivo ai?

Tô ligado e foi a primeira coisa que eu pensei, mas eu n vou falar na cara dele que ele "pode não ser uma pessoa isenta para falar sobre isso", né?

Como o Eriberto falou, agora o negócio é esperar mesmo e deixar a coisa rolar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pensei algo agora. Supondo que a Rambus não apronte nada e essa memória seja realmente porreta, a AMD vai dar uma tacada de mestre no ramo das vgas top e dar uma surra na pobre Nvidia, que anda mal com o kepler que não sai. Não leio nenhum rumor de GTX600 nem nada e a AMD já está com a HD7000 quase na rua. A única novidade da Nvidia é que de birra ela vai lançar uma GTX595 ou GTX590 que funciona direito (como prefiram), e mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei algo agora. Supondo que a Rambus não apronte nada e essa memória seja realmente porreta, a AMD vai dar uma tacada de mestre no ramo das vgas top e dar uma surra na pobre Nvidia, que anda mal com o kepler que não sai. Não leio nenhum rumor de GTX600 nem nada e a AMD já está com a HD7000 quase na rua. A única novidade da Nvidia é que de birra ela vai lançar uma GTX595 ou GTX590 que funciona direito (como prefiram), e mais nada.

E essas memórias vão ter real impacto na performance? Até agora não vi maior bandwidth fazer a performance subir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E essas memórias vão ter real impacto na performance? Até agora não vi maior bandwidth fazer a performance subir.

Mais taxa de transferência não aumenta performance sozinha, mas pode ser um fator limitante (um dos principais aliás) para as GPUs, é só testar se um over na memória aumenta performance. Um teste comum é fazer 4 testes, um em stock, um com over apenas do clock do núcleo (shaders e tal), outro só do clock da memória, e outro dando over em tudo. Com isso dá para ver mais ou menos se a taxa de frequência tem influência maior ou menor na performance, mas sem duvida alguma ela tem sim.

Eriba, eu sempre achei GPGPU (folding e etc) geralmente não usasse muito a taxa de transferência de memória, que o maior ganho é geralmente em jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais taxa de transferência não aumenta performance sozinha, mas pode ser um fator limitante (um dos principais aliás) para as GPUs, é só testar se um over na memória aumenta performance. Um teste comum é fazer 4 testes, um em stock, um com over apenas do clock do núcleo (shaders e tal), outro só do clock da memória, e outro dando over em tudo. Com isso dá para ver mais ou menos se a taxa de frequência tem influência maior ou menor na performance, mas sem duvida alguma ela tem sim.

Eriba, eu sempre achei GPGPU (folding e etc) geralmente não usasse muito a taxa de transferência de memória, que o maior ganho é geralmente em jogos.

Mesmo assim, esse ganho na performance é tão grande que justifica a escolha dessa memórias XDR2? Por que ela não escolheu as DDR5 de 7GHz que a Samsung estava/está desenvolvendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por que não as da RAMBUS? Sabe-se lá quando as da Samsung ficam utilizáveis, quanto gastam, quanto CUSTAM!

Pessoal, a RAMBUS pode ser odiada, mas de que a empresa sobreviveu até hoje. ela tem alguns clientes, pode ter certeza. Nenhum empresário sustena a empresa se ela nao rende lucro. Ou seja, alguém tá comprando algo dela. Falaram sobre Playstation. Se tem memórias XDR lá e os aparelhos funcionam bem, qual o problema? Por que as VGAs TOP TOP não podem ter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo assim, esse ganho na performance é tão grande que justifica a escolha dessa memórias XDR2? Por que ela não escolheu as DDR5 de 7GHz que a Samsung estava/está desenvolvendo?

Isso é um rumor (que o Charlie já bateu de frente e tá sendo desconsiderado generalizadamente, na verdade) ainda.

Mas, falando por cima algumas razões "a favor": aumentando a frequência da memória, aumenta o consumo/temperatura; a GDDR5 já está chegando nos limites da tecnologia; talvez o investimento agora em uma nova memória valha a pena para amortizar os gastos nas gerações futuras, em que a GDDR5 da Samsung não seria opção.

Outra, mais difícil da gente saber, é a questão do fornecedor, será que essa GDDR5 da samsung está com um bom preço? Será que outros podem fabricar ela (ou seja, vai ter oferta suficiente?)? Nesse ponto tem aquela notícia bem discreta de que a XDR2 foi feita no processo da globalfoundries.

Na verdade o povo bate na questão de que a SI não precisaria de muito mais memória, o que pode ser verdade, mas é discutível (e ninguém pode defender tanto um lado quanto o outro sem nenhum leak razoável das especificações).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a RAMBUS pode ser odiada, mas de que a empresa sobreviveu até hoje. ela tem alguns clientes, pode ter certeza.
Aqui eu discordo do teu argumento. Empresas tem alguns clientes, a RAMBUS prefere ter muitos advogados pra INVENTAR alguns clientes pra ela! ;)

De qq forma, a situação é imprevisível. De um lado, no papel, a GDDR5 parece apanhar das XDR2, mas eu só bato martelo na hora em que ver os custos da rambus. :P De outra ponta, o Charlie não costuma errar NADA quando é AMD/ATI: ele pode aumentar, pode ignorar fatos, mas ele acerta cada tiro daqui na lua que só vendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por que não as da RAMBUS? Sabe-se lá quando as da Samsung ficam utilizáveis, quanto gastam, quanto CUSTAM!

Pessoal, a RAMBUS pode ser odiada, mas de que a empresa sobreviveu até hoje. ela tem alguns clientes, pode ter certeza. Nenhum empresário sustena a empresa se ela nao rende lucro. Ou seja, alguém tá comprando algo dela. Falaram sobre Playstation. Se tem memórias XDR lá e os aparelhos funcionam bem, qual o problema? Por que as VGAs TOP TOP não podem ter?

Elas podem ter, eu nunca vou comprar uma mesmo xD

A questão é que o custo dessas memórias XDR2, pelo o que todos comentam, é muito alto. Daí fica a preocupação com o preço final das VGAs que utilizarem esses chips. Já imaginou ter uma single GPU à $599 só porque utiliza memória RAMBUS?

O consumo das XDR2 já é menor que o da DDR5, então nem adianta muito discutir isso, porém não acho que a DDR5 de 7GHz chegaria a 1W por chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu discordo do teu argumento. Empresas tem alguns clientes, a RAMBUS prefere ter muitos advogados pra INVENTAR alguns clientes pra ela! ;)

De qq forma, a situação é imprevisível. De um lado, no papel, a GDDR5 parece apanhar das XDR2, mas eu só bato martelo na hora em que ver os custos da rambus. :P De outra ponta, o Charlie não costuma errar NADA quando é AMD/ATI: ele pode aumentar, pode ignorar fatos, mas ele acerta cada tiro daqui na lua que só vendo!

Bem, eu perguntei para ele e ele disse que não tem nenhum RMA rolando sobre as SI, então ele não tem nada oficial sobre elas (e ele falou que sabia das XDR2 porque "estava na reunião", achei meio estranho :wacko:).

Elas podem ter, eu nunca vou comprar uma mesmo xD

A questão é que o custo dessas memórias XDR2, pelo o que todos comentam, é muito alto. Daí fica a preocupação com o preço final das VGAs que utilizarem esses chips. Já imaginou ter uma single GPU à $599 só porque utiliza memória RAMBUS?

O consumo das XDR2 já é menor que o da DDR5, então nem adianta muito discutir isso, porém não acho que a DDR5 de 7GHz chegaria a 1W por chip.

Preço ninguém sabe, na verdade. E questão de consumo tb tem que ser vista pelo lado da temperatura. As 6950 que o pessoal fez unlock tavam dando problema de superaquecimento não no chip... mas nas memórias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!