Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1000, Radeon 7**0, "Southern Islands", tópico oficial de discussão


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

AMD e Rambus? Adeus AMD, foi bom enquanto durou.

<lapide>AMD RIP

Aqui jaz uma empresa que revoluciou o mercado com seus microprocessadores baratos e eficientes, mas que faleceu devido a uma má aliança com o câncer da indústria informática, a Rambus Inc.

_______________ seu texto aqui.

</lapide>

Fala sério, os caras vão se aliar com o mal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Qual é o problema da Rambus? Aquele passado sombrio com a intel? lol

Não, é que eles são os maiores filhos da **** do mercado, não fazem pora nenhuma, só patentes, e processam todo mundo que passa perto do prédio deles.

Os caras são piores que a Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! AMD e RAMBUS? Que m*rd* é essa? Será que os desenvolvedores da AMD, desesperados por conta dos atrasos do Bulldozer, baixo desempenho de processamento dos Llano e sem saber o que fazer, começaram a comer caca? Nossa! O EribertoTorres representou bem a situação da AMD logo acima caso isso seja verdade. E até onde sei os produtos da RAMBUS custam caríssimo! Essas placas-de-vídeo aí vão acabar ficando mais caras que as GeForce GTX 580! Lembram-se do passado negro que foi a combinação tenebrosa de Pentium 4 Willamette + memórias RAMBUS? Dá até medo de pensar nisso! ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh, tá explicado. Lembro de ter lido isso em algum lugar, mas obrigado por refrescar a minha memória Evandro.

Mesmo assim, será que estas memórias seriam uma "furada" estive olhando o desempenho e não me parecem ruins, mas julgando pelo histórico dos cras lol. Bom, a apple fez alguns produtos bem "sem noção", mas agora parece que está indo muito bem, talvez a rambus tenha finalmente feito um "produto" hehehehe.

Nossa, a 7670 é um tombo barranco abaixo, como você disse. A 7870 não passa de uma 6970 em 28nm.

Bom, desta vez a espectativa sobre o desempenho destas Hd "7000" é bem menor do que foi a das "6000".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh, tá explicado. Lembro de ter lido isso em algum lugar, mas obrigado por refrescar a minha memória Evandro.

Mesmo assim, será que estas memórias seriam uma "furada" estive olhando o desempenho e não me parecem ruins, mas julgando pelo histórico dos cras lol. Bom, a apple fez alguns produtos bem "sem noção", mas agora parece que está indo muito bem, talvez a rambus tenha finalmente feito um "produto" hehehehe.

Nossa, a 7670 é um tombo barranco abaixo, como você disse. A 7870 não passa de uma 6970 em 28nm.

Bom, desta vez a espectativa sobre o desempenho destas Hd "7000" é bem menor do que foi a das "6000".

Se vier uma Radeon HD 7870 idêntica às Cayman, mas em 28nm, com custo menor, menos calor, placas menores e menor consumo de energia, já acho que será um produto louvável. Mas essas Radeon HD 79x0 com memórias feitas pela RAMBUS... Sei não. Dá medo. Acho que é um produto que vai virar lenda. Deve vir caro para cacilda e raro de se achar... E como será o consumo elétrico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vier uma Radeon HD 7870 idêntica às Cayman, mas em 28nm, com custo menor, menos calor, placas menores e menor consumo de energia, já acho que será um produto louvável. Mas essas Radeon HD 79x0 com memórias feitas pela RAMBUS... Sei não. Dá medo. Acho que é um produto que vai virar lenda. Deve vir caro para cacilda e raro de se achar... E como será o consumo elétrico?

Bom, se os leaks estiverem certos... A 7870 será um "tanto" mais rápida que a 6970 com o tdp parecido com o da 6850, o que já é muito bom, mas antes quando fiz referência acabei me expressando mal. Da 7870 abaixo, usará arquitetura VLIW4, não a nova GCN assim como foi na série 6000, claro tudo baseado na suposição hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As specs das placas certamente devem estar erradas. Já tá bem forte o rumor que vai ser GCN de cima abaixo. E clock e etc pode mudar praticamente até no dia anterior do lançamento.

Outro erro, não acredito que a AMD vá remarcar as 6800 como 7700

E como será o consumo elétrico?

Se for depender da memória, teoricamente seria menor. Olha as specs, são muito boas mesmo.

E sobre o preço, a gente tem que ver que para crescer a taxa da memória, n tem escapatória: ou aumenta o barramento ou a velocidade da memória... E todo mundo sabe como crescer barramento é caro e CRESCE o die da placa.

Quis pontuar isso porque, no lápis, o preço maior da XDR2 pode se equilibrar com o economizado com um die mais simples e menor, inclusive aumentando o yielddos chips (já que vão ser menores)... Sem contar que certamente um chip é mais caro que um bloco de memória RAM. Outra, pontuaram lá no Semiacurate que a XDR2 precisa de menos pinos, o que pode economizar no resto do design da placa, como PCB e etc.

E sobre questão de pantente, comentaram também que a AMD já tem um acordo com a RAMBUS e a AMD não trabalha com memória, então os riscos de cutucar esse patent-troll com vara curta pode ser bem menor do que a gente está pensando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nossa! AMD e RAMBUS? Que m*rd* é essa? Será que os desenvolvedores da AMD, desesperados por conta dos atrasos do Bulldozer, baixo desempenho de processamento dos Llano e sem saber o que fazer, começaram a comer caca? Nossa! O EribertoTorres representou bem a situação da AMD logo acima caso isso seja verdade. E até onde sei os produtos da RAMBUS custam caríssimo! Essas placas-de-vídeo aí vão acabar ficando mais caras que as GeForce GTX 580! Lembram-se do passado negro que foi a combinação tenebrosa de Pentium 4 Willamette + memórias RAMBUS? Dá até medo de pensar nisso! ¬¬

Não sei se uma coisa tem a ver com a outra já que são times separados..

Ahhh, tá explicado. Lembro de ter lido isso em algum lugar, mas obrigado por refrescar a minha memória Evandro.

Mesmo assim, será que estas memórias seriam uma "furada" estive olhando o desempenho e não me parecem ruins, mas julgando pelo histórico dos cras lol. Bom, a apple fez alguns produtos bem "sem noção", mas agora parece que está indo muito bem, talvez a rambus tenha finalmente feito um "produto" hehehehe.

Nossa, a 7670 é um tombo barranco abaixo, como você disse. A 7870 não passa de uma 6970 em 28nm.

Bom, desta vez a espectativa sobre o desempenho destas Hd "7000" é bem menor do que foi a das "6000".

Não que seja ruim uma 6970 em 28 nm, mas poderia ser um pouco melhor, e faltou os pontos principais que é a p.. do tesselator e o rasterizador, que não estão na tabela.

As specs das placas certamente devem estar erradas. Já tá bem forte o rumor que vai ser GCN de cima abaixo. E clock e etc pode mudar praticamente até no dia anterior do lançamento.

Muito boato, no dá pra confiar em nada. :chicote:

Outro erro, não acredito que a AMD vá remarcar as 6800 como 7700quote]

Remarcar não, refrescar. Vai por silicone, botox, mandar malhar pesado uns 4 meses e fazer uma bela dieta, ficando uma coroa gostosona, mas ainda sim, não é mais uma moça na flor da idade.

E sobre questão de pantente, comentaram também que a AMD já tem um acordo com a RAMBUS e a AMD não trabalha com memória, então os riscos de cutucar esse patent-troll com vara curta pode ser bem menor do que a gente está pensando.

Mas existem, e sendo a RAMBUS, é bom ter cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas existem, e sendo a RAMBUS, é bom ter cuidado.

Digo o mesmo, ainda mais se lembrarmos que ajudou a acabar com a fama do P4, que já era ruim comparado aos P3, e ficaram ainda piores associados as caríssimas memórias Rambus. A Intel teve que apelar para memória SDR e o desempenho do P4 caiu ainda mais. Outra vítima da Rambus foi a Sega. Alguém lembra do Dreamcast?

Quanto a placa, se for para a cirurgia com o Ivo Pintanguy e ficar mais nova, vale o refresh e o remark.

http://www.chw.net/2011/09/se-filtran-detalles-de-los-gpus-amd-radeon-hd-7000-series/

Se alguém conseguir colar as imagens no tópico fica mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anjinho66, se você aprender fala pra nois. xD

Só sei o que está nessas imagens.

32x_data_rate.png

xdr2_vs_gddr5_memory_comparison.jpg

Teoricamente tem uma pinagem menor, consome menos energia, tem o dobro de banda e é mais densa, mesmo com clock inferior. Além de ser "fully directional", o que acredito que seja: o mesmo pino envia dados em ambas as direções, enquanto a GDDR5 (se entendi bem) precisa de dois pinos para isso.

Digo o mesmo, ainda mais se lembrarmos que ajudou a acabar com a fama do P4, que já era ruim comparado aos P3, e ficaram ainda piores associados as caríssimas memórias Rambus. A Intel teve que apelar para memória SDR e o desempenho do P4 caiu ainda mais. Outra vítima da Rambus foi a Sega. Alguém lembra do Dreamcast?

Quanto a placa, se for para a cirurgia com o Ivo Pintanguy e ficar mais nova, vale o refresh e o remark.

http://www.chw.net/2011/09/se-filtran-detalles-de-los-gpus-amd-radeon-hd-7000-series/

Se alguém conseguir colar as imagens no tópico fica mais fácil.

segue. A última foi tirado do site da RAMBUS (eu coloquei um link ali).

gcn-gama-baja-chw.jpg

gcn-gama-alta-chw.jpg

gcn-xdr2.jpg

EDIT: só lembrando que essas imagens foram feitas pelo CHW, só porque tá arrumadinho n torna mais real. Continuo achando que o pulo do gato é essa XDR2, o resto dá para desconsiderar (apesar de confirmar o que eu achava que seria antes, GCN no high-end, VLIW4 no resto :D).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade, quem fabrica as memórias XDR do PS3?

Elpida, parece.

Olha, apesar da rambus ser o palpatine da indústria de tanta patente ilegal... Reduzir o consumo das top é necessário. E parece que a nvidia tava negociando com eles também. A menos de teoria da conspiração e tudo ser um plano da intel pra eliminar as duas!!! ;-) :-D :o

Tem fonte? tô por fora dessa! Essa info vai ser bem útil para pegar o quadro geral.

Creio que um dos motivos para o uso destas memórias seja baixar o custo de produção.

GDDR5 => 64 bits por chip, 8 chips para formar banda de 512Bits.

Com XDR II talvez precise de menos chips, não sei ao certo quantos bits de largura por chip.

Exatamente, talvez na ponta do lápis fique muito bom o custo/benefício final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando pelos graficos(se na pratica ou até mesmo na realidade eles acontecem) a performance aparenta ser bem superior as gddr5 e ainda consumindo menos e ocupando menos espaço, logico que vem a questao do preço e tambem essa questao levantada da RAMBUS ser uma destruidora de familias, mas olhando friamente o grafico as vantagens parecem ser muito tentadoras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando pelos graficos(se na pratica ou até mesmo na realidade eles acontecem) a performance aparenta ser bem superior as gddr5 e ainda consumindo menos e ocupando menos espaço, logico que vem a questao do preço e tambem essa questao levantada da RAMBUS ser uma destruidora de familias, mas olhando friamente o grafico as vantagens parecem ser muito tentadoras.

Eu concordo, mas esse negócio de depender da RAMBUS, sei não... Fico meio receoso do que pode vir pela frente... Mas é como você falou: olhando os números friamente parece bastante promissor... Será que o pessoal da RAMBUS está menos enjoado hoje que a onze anos atrás? Essa é a questão... Como simpatizante da marca AMD e como consumidor consciente só posso torcer para as novas Radeon virem interessantes...

Ressuscitando pela última vez o Pentium 4 Willamette: as memórias RAMBUS usadas pareciam tentadoras olhando friamente... Trabalhavam a 800MHz, enquanto as SDR só chegaram a 133MHz, se não me engano os chipsets daquele Pentium 4 tinham suporte ao dual channel (isso não tenho certeza)... Mas o preço era tão absurdo e toda essa questão de patentes para completar a questão... Enfim! Teve uma boa parcela de culpa da Intel também de ter lançado um processador ruim também (e caro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lords Sithudeu? desculpe nao resisti. hahaha

Mas se pensarmos pelo outro lado, a AMD sabe de toda essa historia com a RAMBUS duvido que ela iria arriscar sua galinha dos ovos de ouro, ja que os bulldozer parecem estar mais pra pintinho verde. Acho que eles testariam uma placa, por exemplo uma cayman com esses chips pra ver como ela se comportaria ou até mesmo ja estariao trabalhando com essa memorias a um bom tempo, nao do feitiu da AMD fazer este tipo de cagada juvenil, até porque a AMD nao tem tempo e nem grana pra ficar disperdiçando assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A AMD não está implementando aquele tic-toc nas vgas não? Não seria este o plano? Lançar as high-end sempre com as inovações e as mid/low-end com as inovações das high-end da geração anterior. Pensando nisso até que faria sentindo, o mercado de high-end sofre menor demanda, assim eles teriam um aproveitamento maior nos chips mid/low, pois estes utilizando a arquitetura VLIW4, correriam menor risco de problemas na fabricação se comparado a nova GCN no novo 28nm.

Acho que se for somente nas "high-end" eles podem fazer está experiência com a Rambus

kkk

Ps: Poxa, eu tive um p4 willamatte 1.4ghz com 256 "rambus" em 2001, não entendia nada de hardware. Bom, continuo não entendendo hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!