Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Externo Portátil - Considerações para a escolha!


lukashnp

Posts recomendados

Olá senhores,

tenho pesquisado para adquirir um hd externo com a finalidade de fazer backup dos meus notebooks para fazer formatação e transferencia de dados entre eles e, ocasionalmente, mandar um arquivo ou outro para um amigo na faculdade. Estava pensando em um HD de pelo menos 1tb e com preço de no maximo 350 reais.

Olhei o HD da samsung

http://www.americanas.com.br/produto/111656791/hd-externo-portatil-1tb-m3-portable-preto-samsung

Gostaria da opiniao de vocês. É um bom investimento, vale a pena ou da pra encontrar um melhor nessa faixa de preço?

Outra coisa, no anuncio diz os requisitos do sistema e eu possuo win7 e na lista não consta como um sistema compativel. Será que roda no win 7 mesmo assim?

Sou leigo no assunto e para mim o HD externo seria como um pendrive gigante, ou seja, só plugo no computador, clico no arquivo e peço que seja enviado ao disco removivel então (de acordo com esse "vasto" conhecimento") nao seria problema essa falta de compatibilidade, seria?

Grato,

Luis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

toda essa questão se compensa comprar montado ou montar um hd externo depende muitoi de três configurações

01- Porta usb se é 2.0 ou 3.0

a 3.0 é mais rápida

02- (rpm) geralmente notebooks usam uns de 5400rpm.

HDs externos também mais encontra-se de 7200rpm que é mais rápido

03 - Espaço é claro quanto mais, melhor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Só pra esclarecer a galera, os Hds externos Samsung são da Seagate.

Segue algumas dicas:

Prefira HD externo de Memória, pois, HDs de disco rígido tem uma agulha ultra sensível à impactos e não duram muito tempo, notebooks também devem usar HDs de memória, existem muitas marcas, ainda é um pouco mais caro, mas, se seu carro passar num buraco, esse HD nunca vai pifar, quebrar, pois, a agulha no impacto balança como uma gangorra e risca o disco, se riscar a trilha zero, nunca mais vai bootar.

Espero que outra marca de Hd apareça no mercadom não aguento mais ouvir reclamações do OLIGOPÓLIO da Seagate, que, já foi o melhor HD do mundo. A Seagate comprou a Maxtor que já não estava produzindo HDs bons, agora compra o barulhento SAMSUNG que esquenta demais.

Importante, nunca deixe de comprar COOLER DE HD de preferência com duas ventuinhas, prefira as que tem Hélices maiores, pois fazem menos barulho. Hélices pequenas geram ruídos muitos agudos e irritantes.

Quando comprar um HD Seagate novo, baixe o Seatools do site da Seagate e verifique se tem erros, senão vai chorar mais tarde.

Depois, instale o programa AIDA64 Extreme ou AIDA 32 para XP 32 bits. Vá até a função SMART e clique na última gaveta que é ARMAZENAMENTO, do lado direito tem o botão START/ STOP COUNTER que diz quantas vezes seu HD foi ligado, se o valor for entre 3 e 7, é normal, pois, testes de qualidade foram realizados, mas, se o número for acima de 20, seu HD já foi usado por alguém. Recentemente comprei um HD na R. Sta, Efigênia em São Paulo, vendedora Paloma, para minha surpresa o HD havia sido ligado 370 vezes antes de mim, ou seja, foi usado por quase 2 anos, e o pior, a garantia era de apenas 8 meses da minha compra. Esse HD começou a travar o Windows, aparecer a tela azul, por que havia setores defeituosos, Bad Sectors ou Bad Blocks. Por sorte a vendedora trocou por outro, pois, sabem o que vendem e contam com a sorte do cliente não reclamar ou a garantia vencer.

Antes de comprar, peça para o vendedor verificar a garantia, que infelizmente, a Seagate diminui a cada dia, de 5 anos, passou para 3 e por enquanto são de apenas 2 anos. Quando a garantia diminui é porque a própria empresa não confia em seus produtos. Exija que o vendedor venda o COOLER de HD, do contrário diga que vai comprar em outra loja. Os melhores são da marca Satellite

Nunca confie em HDs, sempre faça BACKUP de seus dados, fotos, trabalhos em DVD, CD, PEN-DRIVES, e melhor se tiver dinheiro faça um BACKUP de todos HD com o sistema operacional em outro HD. Do contrário não vai adiantar chorar. Além do que, percebi que os HDs da Seagate queimam um chip controlador quando ocorre quedas de energia que retormam imediatamente, com isso seu computador desliga e quando ligar novamente a chance de queimar é alta e não adianta ter NO-BREAK se for da marca TS SHARA, pois, não protegem contra proteção de energia que retorna em menos de 1 segundo.

A mídia mais confiável ainda é o papel. Minha sorte foi ter imprimido todo meu "mestrado" antes de meu HD Seagate parar de funcionar, após, uma descarga com retorno imediato da ELETRO PAULO. Dica, mande seus trabalho, word, excel, fotos zipados para seu próprio e-mail, ou melhor, faça uma contra gratuita no MEDIAFIRE e armazene até 50 GB de graça.

Moacyr Preto enviado via iPhone

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Amigos, estou pensando em comprar um HD externo mas estou com uma dúvida.

Vou usar pra armazenar meus jogos Steam, pra que eu possa jogar tanto de casa como da casa do meu pai. A maioria dos HD's externos que vejo por aí são basicamente HD's de notebook, com 5400rpm e usb 3.0. Existe muita diferença entre um com 7400rpm e E-Sata? Se eu pegar esse de 5400rpm vou ter o desempenho dos jogos limitados?

A config do meu PC é o da assinatura, caso faça alguma diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Estou querendo comprar um HD externo e cheguei aos seguintes modelos que me agradaram pelo preço e o tamanho de armazenamento (500GB) que eu acho que é o necessário para mim. Qual é o melhor entre esses:

Seagate STBX500100 - R$229,00

Hitachi Touro Mobile MX3 - R$210,00

Sony HD-EG5 - R$259,00

Seagate STAX500600 - R$259,00

Todos são USB 3.0 e todos são 500GB. Qual desses é melhor ? Alguém sugere algo nessa faixa de preço melhor ? Optei por esses também já que o frete é gratuito nas lojas em que vi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Olá a todos!

Estou pesquisando HDs externos e estou com uma dúvida, que é a seguinte: no caso de surtos de energia, qual tem mais probabilidade de queimar, o HD interno ou o externo? Estou perguntando isso pois já tive um HD interno queimado (junto com todo o resto do PC) por conta de um surto de energia durante uma chuva forte, e gostaria de saber se meus dados estariam mais protegidos se eu utilizasse um HD externo, mesmo que ele ficasse sempre ligado no PC através de um cabo USB.

* Na época em que o PC queimou eu utilizava tudo o que não podia: fonte genérica, estabilizador e filtro de linha barato. Será que foi por isso que queimou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

boa noite pessoal.. acabei de me cadastrar aqui no forum e até então nao achei nenhum tópico sobre esse assunto..

comprei um HD externo Seagate STBU1000100, gostaria de saber se é possivel desmonta-lo e se é fácil de fazer (utiliza-lo como um case e comprando só hd de notebook ao invés de outro hd externo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite pessoal.. acabei de me cadastrar aqui no forum e até então nao achei nenhum tópico sobre esse assunto..

comprei um HD externo Seagate STBU1000100, gostaria de saber se é possivel desmonta-lo e se é fácil de fazer (utiliza-lo como um case e comprando só hd de notebook ao invés de outro hd externo).

dependendo do hd, pode ser fácil sim abrir.. agora a 2.a parte da pergunta ficou confusa, se seria fácil de fazer o que?

comprar uma case e instalar? se for isso, mais fácil ainda, cases nao tem como serem dificeis de usar, é so conectar o hd nos cabos, fixar o hd e fechar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dependendo do hd, pode ser fácil sim abrir.. agora a 2.a parte da pergunta ficou confusa, se seria fácil de fazer o que?

comprar uma case e instalar? se for isso, mais fácil ainda, cases nao tem como serem dificeis de usar, é so conectar o hd nos cabos, fixar o hd e fechar

----------------------------------------------------------

a segunda parte é o seguinte... eu nunca vi esse hd externo (desse modelo), escolhi a seagate pois o hd não é soldado no adaptador USB, o qual colocamos o cabo que ligamos no pc, existem alguns HD´s externos que são de extrema dificuldade de abrir sua carcaça, por isso perguntei pra ver se alguem possui este modelo e ja tentou abri-lo....

no caso da utilização seria utilizar um unico case para varios HD´s de backup (lógico utilizando um de cada vez), por isso queria ver se era viavel estar abrindo sua carcaça e trocando os HD´s, assim somente compraria um outro HD simples de notebook substituindo o que está instalado no seagate...

escrevendo é meio difícil de explicar, espero que tenha entendido ...

e valeu por responder aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dependendo do hd, pode ser fácil sim abrir.. agora a 2.a parte da pergunta ficou confusa, se seria fácil de fazer o que?

comprar uma case e instalar? se for isso, mais fácil ainda, cases nao tem como serem dificeis de usar, é so conectar o hd nos cabos, fixar o hd e fechar

----------------------------------------------------------

a segunda parte é o seguinte... eu nunca vi esse hd externo (desse modelo), escolhi a seagate pois o hd não é soldado no adaptador USB, o qual colocamos o cabo que ligamos no pc, existem alguns HD´s externos que são de extrema dificuldade de abrir sua carcaça, por isso perguntei pra ver se alguem possui este modelo e ja tentou abri-lo....

no caso da utilização seria utilizar um unico case para varios HD´s de backup (lógico utilizando um de cada vez), por isso queria ver se era viavel estar abrindo sua carcaça e trocando os HD´s, assim somente compraria um outro HD simples de notebook substituindo o que está instalado no seagate...

escrevendo é meio difícil de explicar, espero que tenha entendido ...

e valeu por responder aí

então você quer usar outros hd's na carcaça desse hd externo? é isso?

se for, então mais pratico pra mim é você comprar logo uma case pra hd de 2,5 e usar desse jeito.. porque mesmo sendo fácil remover o hd desses hd's externos, a dificuldade sempre existirá, ao contrario das cases comuns.. então se for isso, eu pelo menos nao vejo vantagem em você utilizar da carcaça desse hd externo da seagate e usar outros hd's porque por mais simples q possa vir a ser a troca, nao será nada pratico ja que a capa q envolve o hd nao tem necessariamente essa funcao!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia, pessoal. Estamos de volta!!!!!!!!!!!!!

De vez quando apareço por aqui para saber o que está rolando de informação atualizada e até mesmo desatualizada :o (rsrsss). E as dúvidas são praticamente as mesmas, desde quando escrevi este tópico, há anos...

Olha, acabei de ver umas besteiras comentadas aqui sobre HD e SSD, então, resolvi deixar uns links MUITO BONS que valem muito a pena serem visualizados. Com certeza, sanará muita dúvida, assim como foi o meu caso. :)

Abração!!!

Seguem abaixo os links:

SSD vs HD:

1 - http://olhardigital.uol.com.br/video/ssd-vs-hd/35561

2 - http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2011/06/qual-diferenca-entre-hd-e-ssd.html

3 - http://www.tecmundo.com.br/memoria/1951-vale-a-pena-trocar-um-hd-por-um-ssd-.htm

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Muito boas informações no topico!

 

Estou pesquisando um HD após o meu Seagate GoFlex apresentar problemas no cabo (e porque tambem carrego ele na mochila, sou meio desastrado).

 

Alguém tem algum HD Externo da Transcend?

Estou pensando em comprar especificamente este modelo, mas nao acho outras infos na internet. Se alguem tiver mais infos ou reviews agradeco :)

 

Caso contrario, vou partir pra um Seagate Slim ou um WD Passaport Slim (tambem aceito sugestoes sobre esses modelos).

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • mês depois...

@Bittersweet,

Penso que a escolha também depende do tipo de produto que está procurando.  Você procura por um de mesa ou portátil?

Se quiser um HD externo pequeno e leve, fácil de carregar com você, dá uma olhada no WD My Passport Ultra que tem bons reviews online.  Tem 4 cores diferentes pra escolher e capacidades de 500GB a 2TB.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria mais pra ficar como backup, mas eu esporadicamente tb levaria comigo a algum lugar. Vi bastante comentários positivos sobre o WD. Eu tenho dois da Samsung q comprei há mais de três anos, estão ótimos, mas hj tô meio por fora se as marcas top daquela época continuam boas hj. Mas valeu a dica ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bittersweet,

Nesse caso então penso que seja melhor optar um HD externo portátil e fácil de levar com você pra qualquer lugar.

Samsung M3 é bom também, mas o WD My Passport é um pouco menorzinho e mais leve - acho mais interessante.

Quanto as especificações, acredito que sejam parecidas, como capacidades, USB 3.0, 3 anos de garantia limitada, etc.

Escolher uma marca de confiança é essencial, mas independentemente disso, fazer backup regular dos arquivos importantes, manusear o aparelho com certo cuidado e checar a saúde do disco de vez enquando ajudam a prologar o tempo de vida do HD.

 

Boa sorte na escolha!

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

BOM DIA!

 

 

O MEU HD EXTERNO SOFREU UMA QUEDA. NELE HAVIA CERCA DE 300 MIL MUSICAS, DENTRE ELAS ELAS VÁRIAS RARIDADES. SOLICITEI A UMA PESSOA DA ÁREA DE TI QUE VERIFICASSE SE SERIA POSSIVEL A RECUPERAÇÃO DESTES ARQUVOS E A MESMA ABRIU O HD. INDICARAM UMA SEGUNDA PESSOA DA ÁREA PARA FAZER A VERIFICAÇÃO E RECUPERAR ESTES ARQUIVOS. ELA DISSE QUE OS ARQUIVOS NÃO SERIAM RECUPERADOS EM SUA TOTALIDADE (ENTRE 75 E 95%) , MAS QUE ELE NÃO CONSEGUIRIA RECUPERAR.

 

PRECISO RECUPERAR ESTES ARQUIVOS, PORÉM NÃO TENHO UMA INDICAÇÃO PRECISA DE QUEM PODE FAZER ISSO! ALGUÉM TEM ALGUMA SUGESTÃO? EM BELO HORIZONTE ENCONTRO ALGUEM QUE POSSA FAZER ISSO?

 

 

DESDE JÁ, AGRADEÇO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Eu vou citar os quesitos do HD externo que estudo adquirir e gostaria de sugestões.

 

Eu gostaria de um HD externo de preferência sem necessidade de alimentação além da força que a conexão USB supre. Eu penso em adquirir um HD externo entre 1TB e 2TB, de preferência com 7200 RPM e com conexão USB 3.0 (por ambos serem mais rápidos), que seja compatível tanto com Windows XP ou superior quanto com Mac OS X 10.6.7. Vou usa-lo para guardar vídeos e fotos. Talvez, no futuro, eu o conecte a uma TV para gravar vídeos. Tem muita diferença prática entre USB 2.0 e USB 3.0 e entre 5400RPM e 7200RPM? É possível mensurar essa diferença em MB/Tempo (ao copiar um arquivo, para dentro ou fora do HD)? Penso (de preferência) em não gastar mais que R$ 350.

 

Seguem abaixo as melhores opções que encontrei pela internet.

 

Os dois tipos de HDs mensionados no texto a seguir são meus favoritos para a compra. Os vendedores dos HDs abaixo disseram que eles eram de 7200RPM e compatíveis com Windows XP ou superior e com Mac OS X 10.6.7. Alguém pode confirmar se as informações de RPM e conexão USB são verídicas?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-698885204-hd-externo-seagate-expantion-portatil-1tb-usb-30-preto-_JM - O problema é que esse anúncio tinha simplesmente desaparecido. Caso o anúncio não volte eu vou acabar comprando outro. Estava custando R$ 210 com frete grátis.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712547841-hd-externo-2tb-tera-hdd-samsumg-original-frete-gratis-_JM ou mesmo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712842500-hd-externo-2tb-tera-hdd-samsumg-original-frete-gratis-_JM - Segundo os anúncios desses HDs eles parecem ótimos em custo-benefício. O único problema desses HDs é eles serem USB 2.0. Preciso que respondam sobre a diferença prática entre USB 2.0 e USB 3.0 para que eu decida se compro um deles.

 

E mais: Dois anúncios entre produtos aparentemente iguais entram em contradição quanto o índice RPM dos produtos.

Esse diz que o índice RPM é de 7200: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-709696326-hd-externo-samsung-2tb-2tera-usb-30-frete-gratis-_JM

E esse diz que é de 5400: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699884699-hd-externo-samsung-2tera-usb-30-d3-lancamento-_JM

 

E ainda: Mac OS X 10.6.7 reconhece NTFS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!