Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Mestre88, preciso de sua ajuda novamente. Kkk

Pretendo fazer uma alteração no esquema, olha se é possível.

Vou usar o relê de bobina 5V ou 12v, e vou sair com um fio do relê para a bomba, sem mistério. Agora vem o x da questão, nesse fio que está indo para a bomba, vou por um botão liga/desliga, que para qd for fazer uma manutenção e desligar a tensão eu tenha como desligar a bomba manualmente, só que queria colocar um led nesse botão, para que qd eu desligar a bomba no botão o led acenderia informando que o botão está desligado. E o led eu iria alimentar com uma bateria de controle de portão. É possível fazer a ligação desse led ?

Um abraço.

• 4 meses depois...
Postado

@faller eu tenho um problema similar. Hoje já temos bombas de aquário dc. Eu quero alimentar uma bomba minha na falta de energia. A bomba é 24vdc. Como faço um circuito para ser alimentado pela concessionária de energia e chavear automaticamente para a bateria sem ter retorno para a concessionária e segurança?

• 1 ano depois...
Postado

@Isadora Ferraz ,

Me corrija se eu estiver errado (com sua habitual elegância nas palavras ... )

Ligando as fontes ( ou fonte + bateria )  em paralelo separadas por diodos como esse seu desenho eu vou manter a tensão, mas somar as correntes, isso ?

Então o circuito estará sendo alimentado por  'ambas as duas'  e  na falta de uma delas a corrente necessária será suprida apenas por uma alimentação .

Isso faz pensar ( por exemplo ) que uma carga de 300mA  está consumindo 150mA  da fonte e os outros 150mA da bateria, ou não ?

Assim, digamos que se o circuito passar meses com energia na fonte DC,  no momento que ela faltar a bateria não estaria apenas com um pingo de carga ??

'_'

Postado

Isso faz pensar ( por exemplo ) que uma carga de 300mA  está consumindo 150mA  da fonte e os outros 150mA da bateria, ou não ?

Depende de quem tem a maior tensão. 

A tensão menor será ignorada. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Na teoria você está certo amigo@Tito Fisher . Levanta aí da cadeira e vem aqui no laboratório que te mostro na prática: A bateria descarrega (cai a tensão com a corrente drenada) mas a fonte não (regulador de tensão a mantém). Assim sendo em algum momento a bateria está mais alta fornecendo a energia, passa pelo de ser igual (olha sua teoria aí!) e depois cai e a fonte assume daí.

Vamos dar um upzinho no sistema? Faça sua fonte com 14,7V e coloque um resistor chute 22R +-50% 3W em paralelo com o diodo que vai pra bateria. A fonte deve carregar e manter a bateria

• Curtir 1
Postado

Vamos dar um upzinho no sistema? Faça sua fonte com 14,7V e coloque um resistor chute 22R +-50% 3W em paralelo com o diodo que vai pra bateria. A fonte deve carregar e manter a bateria

Eu fiz isso num relógio digital uma vez, a ideia era não ter que acertar a hora quando acabava a energia. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...