Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores AMD seriam 2º linha da Intel?


Carlos Benício

Posts recomendados

Olá, ontem na aula de arquitetura de computadores, meu professor falando, falando... eu estava quase dormindo, quando ele começou a explicar como era feita a fabricação de processadores (chip's), dai ele falou que nem todos saiam perfeitos de fábrica, que tinha um percentual para serem considerados bons. E falou que o percentual da AMD era relativamente baixo ao da Intel, falou que os AMD nada eram do que Intel's mal sucedidos. Ele falou que Intel sempre vai ser superior a AMD por esse fato.

Então me vem a dúvida, os AMD são relamente de segunda linha?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...nem todos saiam perfeitos de fábrica, que tinha um percentual para serem considerados bons. E falou que o percentual da AMD era relativamente baixo ao da Intel, falou que os AMD nada eram do que Intel's mal sucedidos. Ele falou que Intel sempre vai ser superior a AMD por esse fato.

Então me vem a dúvida, os AMD são relamente de segunda linha?

Obrigado.

Em qual faculdade você estuda? Desculpe a pergunta, mas eu não pretendo passar na frente dela nem por engano.

NUNCA VI TANTA BABOSEIRA JUNTO!

Seu professor claramente é um defensor cego da Intel, que não enxerga custo benefício nos processadores entregues pela concorrência.

Quando o processador sai da fornada, ele realmente passa por uma dura bateria de testes para determinar a qualidade da litografia. Processadores melhores recebem clocks de fábrica maiores. Tanto a AMD quanto a Intel fazem isso.

AMD e Intel utilizam de metodologias de processamento e otimizações de instruções diferentes a nível de hardware. A prova que a AMD não é segunda linha da Intel é que os processadores não são comparáveis clock a clock, pois não derivam do mesmo projeto, e nem tem mesma arquitetura.

Quando a AMD lançou a Linha Phenom, ela integrou o cache L2 de uma maneira que um processador de 4 núcleos conseguia acessar toda a memória L2 disponível. O Core 2 Quad 6600 da Intel tinha o L2 dividido em 2 partes, metade para cara par de núcleos. Quando um par precisava acessar conteúdo que estava na outra metade, ele dependia do barramento.

Questione seu professor com relação aos Pentium 4 Socket 423 versus Athlon XP. Quero ver qual vai ser a desculpa que ele vai arrumar pra falar que a Intel foi superior nesse período.

Caso ele ouse responder essa pergunta de cima, pergunte a ele onde a VIA e a série C3 entra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu professor confundiu um pouco as bolas e a opinião pessoal dele.

Tem uma coisa que ele está certo e eu acho que ele quis se referir a isso especificamente: a Intel tem as melhores fábricas hoje em dia, disparado. Isso comparado não só com a AMD, mas com TSMC, GF, etc. Ela está mais que um ano adiantada na pesquisa e implementação de novas litografias comparada com todo o resto do mundo.

Isso dá uma vantagem absurda para a Intel e boa parte do milagre que ela faz é botar o peso dessas fábricas (e de seus laboratórios) para trabalhar e cuspir processadores melhores e melhores. (quando quer... ATOM-TOM-tom). Fábricas boas diminuem custos, aumentam margens de lucro, aceleram inovações em fabricação. É uma situação win-win.

A AMD não tem o mesmo tamanho da Intel, não tem como as fábricas da AMD competir com as da Intel, pois é necessário um investimento astronômico em pesquisa e renovação de maquinário a cada ano. Por isso a AMD tem que ser arrojada em seus projetos de microarquitetura como o amigo RCiA falou. Mas não se limita a apenas isso, temos o fusion e o BDZ hoje em dia.

Enquanto as fábricas da Intel são milagrosas a AMD fazia milagre com o que tinha (e se mantendo competitiva). Falei "fazia" porque recentemente a AMD fez uma aposta que pode equilibrar as coisas: agora ela não tem mais fábricas, criou uma empresa chamada GlobalFoundries. Agora é essa nova empresa que vai investir em avanços nos processos de fabricação, recebendo muito mais recursos e investimentos (ATIC = cheat do petróleo) para financiar essa pesquisa e renovação.

Muita gente tá esperando muito dessa parceria AMD + GF. E olha que ninguém aqui ainda falou da compra da ATI pela AMD e a aposta dela no avanço da computação heterogênea (que por sinal quem pôs no mapa foi a AMD, com o fusion).

Ah! Só mais uma coisa. Existe diferença entre ter a maior performance e ser competitivo. Hoje em dia a AMD não tem como superar a performance dos produtos top da Intel, mas ela nunca deixou de ser competitiva. Nunca vi alguém dizer que quem tem o melhor custo/benefício "é de segunda linha".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pois é, o Athlon 64 foi muito segunda linha ante ao Pentium 4..

Eu aqui procurando emprego e uma ostra desse calibre sendo pago pra ensinar.

Só um pedido: por favor, maneirem nos comentários, o título e conteúdo do tópico podem ser um pouco controversos mas sei que a discussão pode ser bem proveitosa se for bem conduzida por todos nós. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! AMD ser segunda linha da Intel? O.o

Será que o Brasil tem mesmo esperança? ¬¬

Vai me desculpar, colega, mas seu professor provavelmente comprou o diploma dele. Sem base falar tanta asneira junta numa sala de ensino superior. Desculpa mesmo o comentário, mas que isso é tenso, é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não... Isso é informação privilegiada hehe (e todo mundo sabe disso). Ou o professor ai viu algo (inside info?.. Nah!) ou tirou isso do bolso (opinião, suposição, chute... é o que deve ter acontecido).

Desculpa falar, mas o que eu achei tronxo dele foi confundir as bolas total e provar que é um fanboy. Se ele inventou de falar de fábrica pra dizer que a Intel é superior que a AMD ele deveria ter ao menos mencionado o resto do mercado de foundries como a GF, não acham? Até mesmo ligar o fato de que as fábricas são muito boas ao fato de que a Intel necessariamente é a rainha da cocada preta é demais... Olha só o que a fábrica da intel fez com o chipset Cougar Point.

Imparcialidade seria uma boa para um professor de uma área técnica... Sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Me c... de rir.

Mas sério - se é que pode ser sério diante deste artefato cultural que deve ser este professor... Carlos, seu sono deveria ser bem mais produtivo do que esta aula aí... - desde que eu comecei com informática tardiamente - uso Pc há uns seis anos - NUNCA usei Intel mais de três meses. Sempre usei AMD. E claro, sempre há o debate sobre qual é melhor. E a coisa é tão controversa que acaba escambando na fé pura e simples. Assim: Eu sempre usei AMD, posso recomendar Intel, á vontade, mas o fato que determina minha preferência é simplesmente vontade. Tanto faz você ter um Pc AMD ou Intel, da mesma forma que tanto faz voce ter um vídeo ATI ou Nvidia. Ninguém vai ter um PC pior por usar AMD. Ninguém terá necesariamente um PC melhor por usar Intel. Discutir sobre quem é melhor é um ato de pura fé. Não tem NADA a ver com Tecnologia...

ademais, porqueiras são feitas de lado a lado. Os Phenoms com bode na controladora, ou os chipsets esquisitões da Intel...

[chute] Acho que sei do que este tresloucado professor estava falando. ele provavelmente se referia a arquitetura X86, que é matriz comum dos dois lados do problema. Ele também deve ter lido em algum lugar dos Athlons e Phenoms X2 e X3 que são capados. Ele também vou uns comerciais maravilhosos da Intel com seu tum-tum-tumtumtum dizendo que se tu comprar um pc com Intel, sua internet vai ser rápida, seus trabalhos serão melhores, seus estudos renderão mais, seus jogos serão mais interessantes, sua mulher vai ser mais gostosa...etc... E por fim, ele dev ter lido - ou visto num programa desses da vida - sobre a GF e julgado que a GF fabrica processadores para geral, e como a TSMC estava fabricando chips para a AMD e Intel por um tempo... [/chute]

aiai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi o título pensei: "Putz, o cara vai ser apedrejado!". Cara não tem nada a ver o que seu professor disse. Ele provavelmente tem um pensamento de fanboy, por já deve ter tido algum problema com AMD ou algo do tipo... O que está errado, pois como professor ele deve ser IMPARCIAL e ensinar sobre as duas fabricantes de CPUs de maneira igual. Explicação infeliz essa... Esse prof. parece um q eu tive na Microlins, porém ele fazia o inverso, defendia a AMD "com unhas e dentes". Só me assusta um cara desses lecionar em instituições de nível superior, o meu antigo mestre eu até relevava, afinal era curso profissionalizante da Microlins (franquia=porqueira=Mc Donald's= uma em cada esquina), leia mais na Internet (de preferência aqui no FCDH, no CDH e GDH) q você irá aprender muito mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que o mais sensato a se faze é pedir para este professor criar uma conta aqui no fórum e discutir isto conosco. Isto seria mais produtivo quanto aos argumentos que serão utilizados para provar a ele sobre o equívoco quanto ao que ele disse e sua imparcialidade. Ficar dizendo que ele é fanboy ou, digamos, "ignorante" não é bacana, por mais que eu concorde que é isto que parece.

E seria melhor também para que com os próximos alunos não haja este erro absurdo.

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[chute] Acho que sei do que este tresloucado professor estava falando. ele provavelmente se referia a arquitetura X86, que é matriz comum dos dois lados do problema.

Putz, agora eu quero saber como você acha que ele partiu da arquitetura x86 para Intel é RoxXoR, Claudio. ^_^

Ele também deve ter lido em algum lugar dos Athlons e Phenoms X2 e X3 que são capados.[/chute]

Aproveitando, só para que o OP não confunda isso aqui.

Os processadores com vários cores são todos feitos iguais (exemplo, todos os phenom x2 x3 x4 são feitos com quatro núcleos), mas eles são testados e um ou dois núcleos são desativados para que entrem em um mercado diferente, com custo menor.

É algo normal na indústria como um todo. Não necessariamente os núcleos desativados são defeituosos até porque tem um pessoal que libera esses núcleos e usa tranquila e estavelmente os cpus. Mas se um tem um pequeno defeito, vale a pena desativar e lançar "capado". Da mesma forma, se, digamos, o phenom x2 estiver vendendo como água mas o x4 não, vale mais a pena para a empresa transformar mais dos x4 em x2, diminuindo a margem de lucro mas ganhando em escala (até porque produto parado é gasto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, claro.

AMD é segunda linha da Intel assim como Suzana Vieira é segunda linha da Juliana Paes:D

Brincadeiras a parte, pobre desse seu professor.

Só mostra que gente sem conhecimento sai por aí dando aulas, e o pior, quem não tem o hábito se questionar ou duvidar, engole tudo que as pessoas dizem, e acaba sendo mais um propagador de informações como essa.

São de informações assim que o mundo atual é cheio de fãboys. hehe.

Adoraria era ver a cara do seu professor lendo o que nós postamos aqui pra você.

Fez-te bem em vir aqui perguntar, todos tem o direito da dúvida.

Enfim, só como um complemento ao que o Claudio, Xita, e Sirroman disseram, quando a AMD lança modelos que a maioria chama de capados, estes, nada mais são que produtos pra tapar um buraco no mercado de concorrência que provavelmente a Intel deixou aberto.

Um exemplo disso são os X3, meio termo de desempenho entre os Dual Core e os Quad Core e assim vai.

E nem sempre eles são capados por serem defeituosos, e isso não significa que por serem "defeituosos" você vai estar comprando algo que não presta. na maioria dos casos, as versões "capadas" não podem ser comercializadas como deveriam, apenas por bugs simples de fabricação, ou leva de chips ruins, com TDP mais alto, ou alguma outra leva que precisa de um Vcore mais alto pra trabalhar na frequencia padrão, ou funciona com o vcore padrão, mas não estavel em frequência padrão, ou precisa de mais Vcore ou excede o TDP com toda cache ativada, ou núcleos, e assim vai.

Mas isso em hipótese alguma questiona ou duvida da qualidade do produto. Assim como qualquer outro processador, estes passam por horas e horas num teste de qualidade rigoroso, pra certificar de que se em menos de um ano ele der defeito na mão do usuário, a empresa vacilou, ou o usuário é um relaxado que não cuida do pc.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que agora tô meio ausente do Fórum, mas após ver esse Post não pude resistir de comentar aqui. LOL

Seu professor está errado. (Aliás, se foi você que pensou isso, não tem problema. Dúvidas são bem-vindas aqui, por mais "simples" que sejam. Acho meio difícil um Professor dizer isso O_o Só se ele trabalhar pra Intel, algo do tipo.)

A AMD apresenta processadores que podem competir e muito bem com o da Intel.

A Diferença é que a Intel representa mais do que a metade de processadores vendidos, e a AMD apresenta 17% e a VIA 3%!

Claro, a Intel é mais Rica, tem mais propaganda, mais eventos, mais marketing e tudo mais, mas isso não significa que a AMD seja inferior à Intel.

Se for assim, a Record é uma segunda linha da Globo? Não, apenas apresenta uma audiência menor só que quase igual

Na MINHA opinião, a AMD é de certeza inferior à Intel apenas no quesito "extremo".

Se você quer realmente processadores pra aguentar Multitarefas, renderizar vídeo enquanto joga Crysis no máximo, baixando arquivos, extraindo vários arquivos .rar... Tudo ao mesmo tempo, aí eu acho que a Intel leva muito mais vantagem e a AMD não tem processadores pra competir.

Mas tenha total certeza que seu professor está enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra deixar bem claro, ele não falou "A fábrica da Intel e a fábrica da AMD, ele disse que isso ocorre na fabricação desde quando pegam a placa de silicio...

Que as placas que não davam certo para a Intel sobravam pra AMD, algo mais ou menos assim.

Em qual faculdade você estuda? Desculpe a pergunta, mas eu não pretendo passar na frente dela nem por engano.

Seu professor claramente é um defensor cego da Intel, que não enxerga custo benefício nos processadores entregues pela concorrência.

Estudo na UCDB - Universidade Católica Dom Bosco

E sim, pelo que eu vi ele defende demais a Intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, não dá pra questionar o conhecimento técnico do seu professor, mas a verdade é que a AMD saiu de um lugar mais baixo. A Intel é uma empresa mais poderosa, vale no mercado 15 vezes o valor da AMD... Tem um amigo meu que está acabando o curso de ciência da computação este ano, e queria colocar uma Radeon HD5850 na máquina dele com P4 S775 2.8Ghz(eu também já quis fazer algo parecido, mas eu tenho bem menos experiência na informática que ele(o cara estuda informática a Dez anos)). E o cara tem certificados CISCO e Microsoft. Não que essas qualificações façam do cara o Messias da computação, mas mostram que entende uma quantidade considerável do assunto não?

E eu não entendo por que, a maioria dentre o pessoal melhor graduado na computação prefere Intel. Isso eu percebi conversando com muita gente, professores, colegas que já terminaram a faculdade... Não dá pra chamar eles de alienados por que eles entendem muito do assunto, é apenas consequência do PODER DA MARCA. Se eu pedisse pra você escolher em 5 segundos ficar com um Ipad ou um Samsung Galaxy S, qual dos dois tablets você escolheria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só complementando. Questões de marca..... vai no mercado comprar um "omo" uma coca, e um bombril, mas pega os mais baratos.... provavelmente tu pegaras um omo brilhante, uma coca da pepsi e um bombril assolan....

questão de marca mesmo

mas acredito que, na verdade, teu professor não quis dizer segunda linha da.... no sentido esdrúxulo, já vi uma colocação infeliz de palavras nesse sentido.

AMD e intel são concorrentes.... Quem vai dizer quem é melhor ou não é o usuário, ok?

Eu prefiro amd.... outros intel.... na verdade, a questão da intel, para ambientes windows, tem sido mais no sentido de que a MS apóia a intel, a amd corre como por fora nisso mas funciona muito bem também....e a um custo, geralmente, mais baixo.

no mundo linux, é diferente porque a amd tem algumas coisas mais open-source que a intel. outra questão que vale a pena pensar muito bem... mas... nem tudo são rosas. No pc da minha assinatura, em fedora 14, por exemplo, as temperaturas do processador não são mostradas, por problemas no chip de monitoramento em linux..... mas isso é off topic

O que interessa a você, e claro, pensar para você, se ele pedir algo em prova, faça de conta que acreditas nele, porque tu precisas do certificado

AMD e Intel são concorrentes. Dizer que AMD é segunda linha da intel, é como dizer que o palio é a segunda linha do gol, ou vice-versa, dizer que antarctica é segunda linha da brahma.....

A questão é. quem gosta de brahma, diz que a skol é a segunda linha. Quem gosta do GOL, diz que o palio é segunda linha..... quem é fã da intel......

Então te convidaria colega a analisar criticamente. Eu escolhi amd porque o padrão AMD não se altera tanto.... tá o exemplo: eu troquei de AM2 para AM3 e se não fosse as memórias ficarem ao lado do processador, acredito que teria bons resultados com o mesmo dissipador....na intel não sei se conseguiria

E claro, a questão do custo benefício. Compare nos AMD e nos Intel os preços de processadores equivalentes. Depois compare com as placas mãe intel e AMD. Tu tens uma diferença de preço interessante.

Ademais. dizer que A ou B é melhor que outro requer argumentos, defesa desses argumentos, e requer que tu saibas que tua opinião merece ser ouvida, mas poderá ser discutida também, e não pode ser garganta abaixo. E nisto, apenas nisto critico teu professor.

O correto seria, a meu ver:

Povo, sempre trabalhei com intel, e das poucas vezes que trabalhei com AMD não consegui. Portanto para mim AMD é segunda linha.... mas vai a critério de vocês

Até porque, principalmente nas faculdades, professor é orientador não é professor. Ou seja. Ele deve te orientar, mas não "obrigar você a um pensamento"

Fica a dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só pra deixar bem claro, ele não falou "A fábrica da Intel e a fábrica da AMD, ele disse que isso ocorre na fabricação desde quando pegam a placa de silicio...

Que as placas que não davam certo para a Intel sobravam pra AMD, algo mais ou menos assim.

Só para deixar bem claro... Até as placas de silício são diferentes para a Intel e AMD...

Os processadores da Intel são projetados e fabricados em fabricas da Intel, a tecnologia de fabricação é desenvolvida pela Intel.

Os processadores da AMD são projetados na AMD e eram fabricados em fabricadas da AMD, hoje essas fabricas são da Global Foundries, a tecnologia de fabricação é desenvolvida por um consórcio de empresas, a IBM faz parte desse consórcio.

Já sentiu o trajeto da viagem do seu professor?

Para ficar mais divertido vai uma analogia:

Seguindo a lógica do seu professor Lamborgini é uma Ferrari de segunda linha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra deixar bem claro, ele não falou "A fábrica da Intel e a fábrica da AMD, ele disse que isso ocorre na fabricação desde quando pegam a placa de silicio...

Que as placas que não davam certo para a Intel sobravam pra AMD, algo mais ou menos assim.

Vix. O fornecimento dos materiais (silício, wafer, blabla) é privilegiadíssimo. Cada fábrica produz um chip de forma diferente e usa fornecedores diferentes, aquele que se ajustar melhor à sua necessidade.

Pergunta pra ele como ele sabe disso. Ele viu em alguma feira tipo "saldão de waffer" alguém com uma camisa da AMD chegando já no finzinho da tarde para pegar o que sobrou mais barato?

Amigo, próxima aula pede para ele explicar melhor essa história. Diz que você não entendeu muito bem o que ele quis dizer (o que é verdade, nem a gente sabe o que ele quis falar além de nada-com-nada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o povo brasileiro nao ve a AMD como sendo de alta tecnologia por um simples motivo a AMD nao tem nenhum tipo de marketing no brasil se voce perguntar sobre o "Quad-coriu" todo falam intel mesmo que isto seja uma denominaçao generica para indicar um processador de 4 núcleos.

lembro que uma vez fui explicar sobre Phenom II X2,X3,X4. Falei que todos sao o mesmo chip que a diferença do X3 para o X4 e que um núcleo foi desativado para cumprir demanda ou porque possuia um problema em 1(um) núcleo mas o resto do processador funcionava perfeitamente, resultado: todos cismaram que a AMD vende peças com defeito. o povo nao gosta de mudar a mesma coisa com estabilizadores e sistemas operacionas, so depois das aulas de arquitetura que o povo começou a entender.

ate hoje so tive 1 professor que explicou sobre Intel e AMD de modo imparcial mostrando as vantagens e as desvantagens das duas empresas

pergunte para seu professor um pouco sobre o Bulldozer Orochi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!