Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
leofl

RESOLVIDO Como ligar transformador de com 4 fios no primário na chave seletora de 110/220V?

Recommended Posts

Eu não sei como liga ele. Alguém pode me ajudar? Eu liguei de um jeito aqui dae quando eu liguei na tomada deu um pu** dum estoro.

Editado por leofl

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

è so disso que quer saber?...

Falou

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, tenho um trafo de 4 fios no primário, não tenho seu esquema e gostaria de evitar queas bobinas ficassem fora de fase quando chaveá-lo para 110v. Pela ordem, os fios são PRETO, AMARELO, VERDE e VERMELHO. A 1a. bobina está em PRETO e AMARELO e a segunda em VERDE e VERMELHO. Será que o fabricante respeita essa ordem?

Minha questão é:

fase em PRETO + VERDE e neutro em AMARELO + VERMELHO ou

fase em PRETO + VERMELHO e neutro em VERDE + AMARELO...

Tem como descobrir fazendo algum teste?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o que você procura é isso.

Diagrama.jpg?t=1281570950

No de 4 fios você identifica a bobina do 127v e do 220v assim quando for ligar em 127v ele vai direto para a rede em paralelo com a bobina de 220v, quando for para 220v ele fecha em serie a as duas bobinas de (127v), como pode ver na chave H-H o terceiro pino é ligado juntos para fechar a serie das bobinas.

Editado por Matthwus
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Grato, Matthwus, mas meu medo é que em vez de:

post-720377-0-15565700-1398736927_thumb.

eu acabe fazendo:

post-720377-0-78846200-1398736927_thumb.

Será que tem como saber? Eu testei das duas formas e em ambas a saída bateu: 12-0-12. Mas já li em vários lugares que trafo, como o pessoal diz, "fora de fase" não é legal. Só não encontrei o porquê de não ser legal e nem como fazer prá ficar certo.

Compartilhar este post

Link para o post

Grato, Matthwus, mas meu medo é que em vez de:

attachicon.gifins0066_14.jpg

eu acabe fazendo:

attachicon.gifins0066_15.jpg

Será que tem como saber? Eu testei das duas formas e em ambas a saída bateu: 12-0-12. Mas já li em vários lugares que trafo, como o pessoal diz, "fora de fase" não é legal. Só não encontrei o porquê de não ser legal e nem como fazer prá ficar certo.

Tem como postar a foto desse trafo com os fios do primário ?

Compartilhar este post

Link para o post

@rmlazzari58,

Usa uma pequena lampada incadescente, tipo de 20w, em série , entre o transformador e a rede. Se estiver fora de fase a lampada vai acender! Se a lampada ficar apagada, você acertou a ligação....

Truquezinho legal né ?

Paulo

Editado por aphawk

Compartilhar este post

Link para o post

Grato mas você diz assim, aphawk?

post-720377-0-97170300-1398738839_thumb.

post-720377-0-79066400-1398738840_thumb.

Ué, a lâmpada não acenderia de qualquer jeito, já que os circuitos estão fechados?

(Desculpa perguntar mas  é que só poderei mexer nisso amanhã, senão testava agora.)

Compartilhar este post

Link para o post

@rmlazzari58,

Veja aqui o teste do transformador com dois enrolamentos primários :

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigos-diversos/1788-ins066.html

A ideia é que se estiver em contra-fase a corrente aumenta muito pois é como se fosse um tipo de curto-circuito.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@rmlazzari58,

Veja aqui o teste do transformador com dois enrolamentos primários :

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigos-diversos/1788-ins066.html

A ideia é que se estiver em contra-fase a corrente aumenta muito pois é como se fosse um tipo de curto-circuito.

Paulo

Grato, Paulo! :)

Compartilhar este post

Link para o post

@rmlazzari58,

Usa uma pequena lampada incadescente, tipo de 20w, em série , entre o transformador e a rede. Se estiver fora de fase a lampada vai acender! Se a lampada ficar apagada, você acertou a ligação....

Truquezinho legal né ?

Paulo

Deu certo, Paulo! Apesar da lâmpada ficar fraca na primeira tentatvia, inverti só prá conferir. E descobri que quando está na contra-fase, não só o brilho é forte mas também o trafo esquenta na hora, como se estivesse em curto, quase.

Realmente o sentido dos enrolamentos estavam na ordem dos fios. Talvez todo mundo que enrole trafos use essa ordem, como padrão. Vivendo e aprendendo, rs...

(Mas sabe como é, o seguro, dizem, morreu de velho...)

Grato, de novo.

Tópico resolvido!

Editado por rmlazzari58

Compartilhar este post

Link para o post

@rmlazzari58,

Essa dica eu li em uma revista Antenna, em 1976 .... A idade dá algumas vantagens para a gente hehehe !

Não dá para confiar nos enrolamentos, nem nas cores. Melhor sempre fazer esse teste antes.

Boas montagens

Moderador, pode fechar o tópico !

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais