Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire / SLI - Review técnico.


Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal. Estou com um problema. Eu tenho uma Geforce GTX 580 e resolvi comprar outra pelo ebay.

Chegou ontem, mas ela é um pouco diferente na parte dos coolers e tal, mas na identificação do pc e caracteristicas são identicas aparentemente..

(Ja tinha) Placa De Vídeo: Nvidia GeForce GTX 580 1.5GB GDDR5 384-bit

(Comprei no Ebay)Nvidia GeForce GTX 580 (Fermi) 1536MB 384-Bit GDDR5 Video Card

A que eu tinha é a que nas fotos tem o simbolo da nvidia etc..

O problema é que eu não estou conseguindo fazer funcionar em SLI..

Primeiramente coloquei o cabo SLI e quando ativo o SLI no Painel de controle da Nvidia, o painel da pau e a tela fica pequena.. e nvidia não abre mais..

Ai tentei usar o swipe nos drivers para instalar novinhos e deu mesma coisa..

Depois tentei mudar o lugar do cabo SLI e mesma coisa..

Unica maneira que não deu pau quando ativei o SLI foi quando troquei as placas de lugares e coloquei a que acabei de comprar principal e com cabo do monitor.. Mas dai a tela começou a ficar cheio de quadradinhos coloridos..

Estou achando que a placa está com problema, essa nova porque a outra eu uso normalmente.

Abaixo estão umas fotos que tirei dos acontecimentos para entenderem melhor.

http://postimg.org/image/csvu6kswt/

http://postimg.org/image/69kkn8aqt/

http://postimg.org/image/csvu6kswt/

http://postimg.org/image/4xq490xdt/

http://postimg.org/image/676945rb1/

OBS: não sei se é a fonte ou algo do genero mas minhas config abaixo:

Intel Sandy Bridge Core I7 2600K 3.40GHz Quad Box

Asus (Sandy-Bridge) | Maximus IV Extreme

Kingston 4X 4GB DDR3 1333MHz

SSD: OCZ SSD 120GB Sata3 OCZ Agility 3

Placa De Vídeo: Nvidia GeForce GTX 580 1.5GB GDDR5 384-bit

Zalman 750W | ZM-750-HP

Aerocool XPredator Black

Corsair WaterCooler Corsair Hydro H60

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aparentemente sua nova VGA está com defeito.

Retire a mesma do PC e passe uma borracha branca escolar nos seus contatos PCI-E, afim de remover possíveis impurezas. Conecte apenas ela no PC e teste.

Remova o cooler e com o auxílio de uma escova de dentes macios e um pouco de álcool isopropílico, dê um banho na mesma. Espere secar, aplique pasta térmica, recoloque o cooler e teste apenas ela no PC.

Apenas pra confirmar, pois sua fonte tem potência, só não sei como é a divisão dela na linha de 12v, poste sua configuração completa em: http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-x-configuração/p5992833#post5992833. Pergunte se a fonte dá conta com qualidade da demanda do PC por energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, estou com uma HD6870 e 6850 aqui pra fazer CF.

Como a HD6850 é mais silenciosa, vale a pena usar ela como 'principal' ?

Tem diferença eu colocar a HD6870 no slot x4 e a HD6850 no x16?

Se eu plugar o cabo de vídeo na HD6850, o pc vai fazer uso somente dela quando não necessitar de maior processamento?

Como a HD6870 vai ser limitada e vai trabalhar igual a HD6850, compensa deixar ela como secundária?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com modelos que citou não é possivel usar em SLI... Somente modelos iguais, podem alterar clocks, memória e marca, mas o modelo tem que ser o mesmo...

Sim, a AMD dispoe dessa proeza... mas só é possivel em chips de mesma familia como

6850+6870

7870+7850

7950+7970

mas as placas tem que pertencerem a mesma familia, ou seja, os dois primeiros números tem que serem identicos

Amigo, bom dia!

Conforme informei já tenho uma EVGA GTX 550TI de 2GB.

Qual seria o ganho de eu colcoar em SLI uma GTX 550TI de 1GB?? Pois estive lendo que se houver duas placas identicas porém com clocks ou memórias diferentes o SLI funcionaria com o desempenho da placa inferiror.

Caso não tenha ganho nenhum você acha que seria interessante eu colocar mais uma GTX 550TI de 2GB da Zogbi?

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Galera, estou com uma HD6870 e 6850 aqui pra fazer CF.

Como a HD6850 é mais silenciosa, vale a pena usar ela como 'principal' ?

Tem diferença eu colocar a HD6870 no slot x4 e a HD6850 no x16?

Se eu plugar o cabo de vídeo na HD6850, o pc vai fazer uso somente dela quando não necessitar de maior processamento?

Como a HD6870 vai ser limitada e vai trabalhar igual a HD6850, compensa deixar ela como secundária?

valeu

Dizem por aí que a melhor VGA deve ficar como VGA principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 2 gtx 460 mas elas não funcionam em SLI,Com a opção de SLI Desativada tudo roda normal mas quando eu ativo começa o erro "driver parou de funcionar" mas isso só em jogos um pouco+pesados como RE 6,dota 2 e Tera online =/ já jogos mais leves eles rodam "normal" apenas alguns bugs.

Placa mãe: Bloodrage (foxconn)

Memoria: DDR3,1x Corsair Vengeance 2x adata gaming

Placa de video: 1x EVGA 460 GTX,1x Esla Gladiac 460 GTX

PSU: Enermax Galaxy evo 1250w

Obs: Usava uma ROG (Maximus IV gen-z 3) e a SLI funcionava,por ter caido sorvete nela tive que trocar :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Os drivers da placa-mãe estão instalados e atualizados?

Teste com outra ponte SLI;

Leia todo esse tópico (pois há informações a respeito espalhadas por todo o tópico) e teste os procedimentos nele informados: http://forum.clubedohardware.com.br/nvidia-driver-parou/1093313

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 2 gtx 460 mas elas não funcionam em SLI,Com a opção de SLI Desativada tudo roda normal mas quando eu ativo começa o erro "driver parou de funcionar" mas isso só em jogos um pouco+pesados como RE 6,dota 2 e Tera online =/ já jogos mais leves eles rodam "normal" apenas alguns bugs.

Placa mãe: Bloodrage (foxconn)

Memoria: DDR3,1x Corsair Vengeance 2x adata gaming

Placa de video: 1x EVGA 460 GTX,1x Esla Gladiac 460 GTX

PSU: Enermax Galaxy evo 1250w

Obs: Usava uma ROG (Maximus IV gen-z 3) e a SLI funcionava,por ter caido sorvete nela tive que trocar :unsure:

só por curiosidade, como caiu sorvete na mobo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só por curiosidade, como caiu sorvete na mobo?

o pc ficava ao lado da mesa,tinha acabado o sorvete mas eu tava jogando e sem querer bati no copo e caiu uns 3 pingo(a parte de cima é cheia de furinho) =( n deu nem tempo de desligar e já veio o cheiro de queimado kkkkkk,sorte que a fonte desligou logo quando começou a sair o cheiro e só queimou a placa-mãe

Os drivers da placa-mãe estão instalados e atualizados?

Teste com outra ponte SLI;

Leia todo esse tópico (pois há informações a respeito espalhadas por todo o tópico) e teste os procedimentos nele informados: http://forum.clubedohardware.com.br/nvidia-driver-parou/1093313

eu tenho a ponte da foxconn nunca usada e da ROG as duas dao o mesmo problema =/ bios já tá atualizada,troquei os slots,limpei,rezei 3 ave maria e nada ainda,quando chegar em ksa eu testo o resto das soluçoes.

Obs:tentei deixar o clock das 2 iguais mas ai invés do driver parar de funcionar o pc freezava (esla gladiac é inferior a EVGA),com SLI ativo aparentemente fica +lento o lobby do dota 2 mas uma vez que entra no jogo fica 100% até dar erro no driver e fechar o jogo =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Amigo, bom dia!

Conforme informei já tenho uma EVGA GTX 550TI de 2GB.

Qual seria o ganho de eu colcoar em SLI uma GTX 550TI de 1GB?? Pois estive lendo que se houver duas placas identicas porém com clocks ou memórias diferentes o SLI funcionaria com o desempenho da placa inferiror.

Caso não tenha ganho nenhum você acha que seria interessante eu colocar mais uma GTX 550TI de 2GB da Zogbi?

Att.

O SLI funcionará, porém, limitado ao 1GB da placa "mais fraca". Segundo lí, o desempenho desse SLI fica entre uma GTX 560Ti e uma GTX 570, ou seja, escala bem. Apenas tem a questão de quando o uso de memória ultrapassa 768MB a taxa de transferência cai bastante. Isso é discutido na primeira página do tópico oficial da GTX 550Ti: http://forum.clubedohardware.com.br/geforce-gtx-550ti/913444.

Have fun. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia.

Recentemente adquiri uma segunda GPU MSI GeForce MSI GTX 680 N680GTX Twin Frozr 2GD5/OC, estou tendo problema de quedas repentinas no uso das Gpus de 98~85 para 80~50 em jogos e alguns benchmarks, ja testei alguns outros driver e o problema persiste.

DRIVERS UTILIZADOS - 314.22, 314.07, 320.46

Configuração:

Placa Mãe: Asus P8Z77-V PRO

Processador: Core I7 3770K @ 4.2GHz

Memoria: Corsair Vengeance 2x4GB DDR3 1600MHz

HD - SSD : Corsair Force GT 120GB _ Seagate 1TB

Placa de video: MSI GTX 680 Lighting _ MSI GTX 680 Twin Frozr

Fonte: Corsair TX850W

Monitor: Benq LED 24´ XL2420T

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

opa, galera, vim aqui tirar uma duvida... comprei uma HD7850 de 1Gb, consigo jogar todos os games tranquilos em 3D também e FullHD (com AA 2x maximo) incluindo Crysis 3... tem algumas partes que ficava em 19Fps... nao gostei muito e pensei em comprar outra 7850....mas ta difícil achar uma de 1Gb da gigabyte, agora ta fácil a de 2Gb... queria saber se é possivel fazer crossfire entre uma 7850 de 1GB e outra de 2Gb sendo da gigabyte as duas! placa-mãe é ASUS FX990 com FX8150

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, galera, vim aqui tirar uma duvida... comprei uma HD7850 de 1Gb, consigo jogar todos os games tranquilos em 3D também e FullHD (com AA 2x maximo) incluindo Crysis 3... tem algumas partes que ficava em 19Fps... nao gostei muito e pensei em comprar outra 7850....mas ta difícil achar uma de 1Gb da gigabyte, agora ta fácil a de 2Gb... queria saber se é possivel fazer crossfire entre uma 7850 de 1GB e outra de 2Gb sendo da gigabyte as duas! placa-mãe é ASUS FX990 com FX8150

Sim, pode fazer independente da memória ou da marca. Na verdade, poderia fazer até entre HD7870 e HD7850(porém, seria um desperdício de desempenho). Para o crossfire o que importa é o processador gráfico.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, pode fazer independente da memória ou da marca. Na verdade, poderia fazer até entre HD7870 e HD7850(porém, seria um desperdício de desempenho). Para o crossfire o que importa é o processador gráfico.

Como eu posso fazer isso? mas se eu botar uma de 2Gb ela vai ficar por exemplo, 3GB? O que devo fazer na hora da instalação

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu posso fazer isso? mas se eu botar uma de 2Gb ela vai ficar por exemplo, 3GB? O que devo fazer na hora da instalação

Para conectar as duas placas em Crossfire você precisará de uma "Ponte CrossFire Nativa" essa da imagem abaixo, com ela você poderá conectar as duas placas como se fossem uma Só.

ponte_crossfire_nativo.jpg

Além disso sua placa mãe precisará ter suporte para Crossfire e que também tenha no minimo um PCI Express de pelo menos 4x sobrando para utilizar a outra placa. O ideal seria dois Pcie de 16x sobrando, para assim obter um melhor desempenho. Para saber se sua placa tem suporte ao Crossfire/SLI confira nas informações do fabricante.

As memorias de um Crossfire nunca são somadas, cada placa terá a sua capacidade de memória fixa. No seu caso por exemplo se você jogar algum jogo que consuma 500MB cada placa irá consumir esses 500MB de memória separadamente. Em resumo a memória da sua primeira placa de 1GB terá 500MB livres e a segunda de 2GB terá 1,5GB livres.

Por isso o ideal seria duas placas com a mesma capacidade de Memória, pois caso contrario a de maior se limitaria a de menor capacidade.

Vale lembrar também que você precisará de um bom processador para empurrar as duas placas juntas para não haver gargalo.

Para entender mais sobre Crossfire de uma lida nesse tópico ao lado; Crossfire/SLI

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para conectar as duas placas em Crossfire você precisará de uma "Ponte CrossFire Nativa" essa da imagem abaixo, com ela você poderá conectar as duas placas como se fossem uma Só.

ponte_crossfire_nativo.jpg

Além disso sua placa mãe precisará ter suporte para Crossfire e que também tenha no minimo um PCI Express de pelo menos 4x sobrando para utilizar a outra placa. O ideal seria dois Pcie de 16x sobrando, para assim obter um melhor desempenho. Para saber se sua placa tem suporte ao Crossfire/SLI confira nas informações do fabricante.

As memorias de um Crossfire nunca são somadas, cada placa terá a sua capacidade de memória fixa. No seu caso por exemplo se você jogar algum jogo que consuma 500MB cada placa irá consumir esses 500MB de memória separadamente. Em resumo a memória da sua primeira placa de 1GB terá 500MB livres e a segunda de 2GB terá 1,5GB livres.

Por isso o ideal seria duas placas com a mesma capacidade de Memória, pois caso contrario a de maior se limitaria a de menor capacidade.

Vale lembrar também que você precisará de um bom processador para empurrar as duas placas juntas para não haver gargalo.

Para entender mais sobre Crossfire de uma lida nesse tópico ao lado; Crossfire/SLI

então no caso, se eu instalar uma 7850 de 2Gb, eu so terei na pratica 2Gb de memoria? meu PC está na minha descriçao amigo :D é uma Asus Sabertooth 990FX com a bios mais atualizada (eu mesmo atualizei) e um FX8150 e por ai vai .... pode ser de fabricantes diferentes? pois a minha é O.C edition 900Mhz de GPU, onde eu ja consegui 1.1Ghz de overclock sem problemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então no caso, se eu instalar uma 7850 de 2Gb, eu so terei na pratica 2Gb de memoria? meu PC está na minha descriçao amigo :D é uma Asus Sabertooth 990FX com a bios mais atualizada (eu mesmo atualizei) e um FX8150 e por ai vai .... pode ser de fabricantes diferentes? pois a minha é O.C edition 900Mhz de GPU, onde eu ja consegui 1.1Ghz de overclock sem problemas!

A configuração roda de boa, e a fabricante pode ser diferente. A única coisa que importa neste caso é que seja da mesma "família", que tenha o mesmo processador gráfico. Porém, uma placa sempre estará limitada a outra (memória, clocks, strem processors, etc...). Mas essas coisas é melhor você perguntar lá no tópico que o Ne0n passou que vão poder te ajudar melhor nessa questão do Crossfire.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então no caso, se eu instalar uma 7850 de 2Gb, eu so terei na pratica 2Gb de memoria? meu PC está na minha descriçao amigo :D é uma Asus Sabertooth 990FX com a bios mais atualizada (eu mesmo atualizei) e um FX8150 e por ai vai .... pode ser de fabricantes diferentes? pois a minha é O.C edition 900Mhz de GPU, onde eu ja consegui 1.1Ghz de overclock sem problemas!

Não... Pelo o que sei, se você utilizar uma VGA de 1GB e outra de 2GB você terá no total apenas 1GB de memória. É meio complicado de explicar isso, mas vou tentar.

Repare abaixo um Crossfire/SLI(a teoria para os dois é a mesma) de 4 placas juntas:

MOHW2012-10-2401-43-19-90.jpg:original

Digamos que cada uma delas tivessem 2GB, isso daria um total de 8GB(4x2GB de cada placa). Porém repare que não é isso que acontece, o jogo em questão ocupa 1632MB de cada VGA ou seja ele está ocupando memória de cada placa separadamente, Nesse caso ele está ocupando 1,6GB/2GB por placa e não 1,6GB/8GB Geral.

Agora retomando seu caso.... Digamos que você irá jogar um jogo que consuma 800MB de memória, esses 800 iriam para cada placa ou seja a sua Placa 1 vai receber 800MB e a sua Placa 2 irá receber também 800MB.

Porém como você irá colocar placas de memórias diferentes, a de memoria maior irá reduzir o seu tamanho para se igualar a outra. Então tomando o exemplo anterior você estaria ocupando 800MB/1GB nas duas placas.

Enfim até onde sei funciona assim, se mudaram alguma coisa nos últimos tempos dai não sei.

Se ainda não compreendeu pode perguntar.

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!