Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CrossFire / SLI - Review técnico.


Posts recomendados

Não... Pelo o que sei, se você utilizar uma VGA de 1GB e outra de 2GB você terá no total apenas 1GB de memória. É meio complicado de explicar isso, mas vou tentar.

Repare abaixo um Crossfire/SLI(a teoria para os dois é a mesma) de 4 placas juntas:

MOHW2012-10-2401-43-19-90.jpg:original

Digamos que cada uma delas tivessem 2GB, isso daria um total de 8GB(4x2GB de cada placa). Porém repare que não é isso que acontece, o jogo em questão ocupa 1632MB de cada VGA ou seja ele está ocupando memória de cada placa separadamente, Nesse caso ele está ocupando 1,6GB/2GB por placa e não 1,6GB/8GB Geral.

Agora retomando seu caso.... Digamos que você irá jogar um jogo que consuma 800MB de memória, esses 800 iriam para cada placa ou seja a sua Placa 1 vai receber 800MB e a sua Placa 2 irá receber também 800MB.

Porém como você irá colocar placas de memórias diferentes, a de memoria maior irá reduzir o seu tamanho para se igualar a outra. Então tomando o exemplo anterior você estaria ocupando 800MB/1GB nas duas placas.

Enfim até onde sei funciona assim, se mudaram alguma coisa nos últimos tempos dai não sei.

Se ainda não compreendeu pode perguntar.

Abraço

agora entendi.... mas o uso diminuirá comparado a antes certo?

EX, um jogo aqui usando 1000mb de mem, com o crossfire fica 500mb por placa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, o Crossfire / SLI não soma a quantidade de memória (se forem duas placas de 1GB, você continuará tendo 1GB de memória) e nem divide a memória, ela vai ocupar a mesma quantidade de memória que ocuparia em apenas uma VGA.

Leia ao menos o início desse tópico para entender melhor como funciona o Crossfire / SLI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora entendi.... mas o uso diminuirá comparado a antes certo?

EX, um jogo aqui usando 1000mb de mem, com o crossfire fica 500mb por placa ?

Não... Se você tiver um jogo usando 1000MB, com o Crossfire ainda continuará 1000MB por placa. Se o jogo tiver 2000MB continuará 2000MB por placa e assim por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Sei que ja possui muitos topicos sobre crossfire aqui , mais estou em duvidas no meu especificamente.

Tenho o seguinte equipamento aqui:

Processador : AMD Bulldozer FX8120 3.1

Mobo: M5A88-M Asus

Video: ATI Radeon Sapphire HD7850 1GB

Duas Memorias DDR3 4Gb Cada uma

Um HD Sata 500GB

6 Fans Ligados no Gabinete e um Thermaltake FRio Advanced

Fonte Corsair cx-550 80 Bronze Plus

-------------------------

Gostaria de Saber se com meu Equipamento Atual é possivel Executar um Crossfire com outra HD 7850.

Não sei se minha placa Mãe aceita Crossfire , nela estão dizendo 2 Slot PCI

Se alguem puder me tirar essa Duvida , e me falar se vale a pena !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Sei que ja possui muitos topicos sobre crossfire aqui , mais estou em duvidas no meu especificamente.

Tenho o seguinte equipamento aqui:

Processador : AMD Bulldozer FX8120 3.1

Mobo: M5A88-M Asus

Video: ATI Radeon Sapphire HD7850 1GB

Duas Memorias DDR3 4Gb Cada uma

Um HD Sata 500GB

6 Fans Ligados no Gabinete e um Thermaltake FRio Advanced

Fonte Corsair cx-550 80 Bronze Plus

-------------------------

Gostaria de Saber se com meu Equipamento Atual é possivel Executar um Crossfire com outra HD 7850.

Não sei se minha placa Mãe aceita Crossfire , nela estão dizendo 2 Slot PCI

Se alguem puder me tirar essa Duvida , e me falar se vale a pena !!!

Olá Luanmark,

Segundo as especificações da fabricante de sua Placa Mãe, que pode ser encontrado Nesse link M5A88-M, sua placa não possui suporte para Crossfire nem SLI. Ela possui apenas suporte para Hybrid Crossfire, que é um crossfire onde a placa de video off board e o video on-board trabalham juntos em paralelo.

Além disso sua placa possui apenas um PCI x16 e dois PCI de x1. Para poder utilizar o Crossfire a placa necessita de pelo menos um PCI x16 e de um PCI x4. Sendo que o ideal seriam dois PCI de x16 para obter um melhor desempenho.

Para entender mais sobre o Crossfire leia esse post do link ao lado, que poderia ser encontrado nesse mesmo tópico; Entenda o Crossfire

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

As placa são gtx 660 e hd 7870, pelo que eu tenho lido não existe nenhum aumento de performance usando as duas ao mesmo tempo, minha placa mãe é a asrock z77 pro 3, acho que ela só tem um pci-e 16x, se eu instalasse a outra no outro barramento pci, eu poderia pelo menos usar monitores adicionais? Há alguma vantagem em usar as duas ao mesmo tempo?

COnfiguração completa

i7 3770

12gb ram 4gb-kingston 1333/8gb-corsair vengeance 1660

placa mãe z77 pro3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá possuo uma máquina gamer com a configuração

CPU: FX 8150

MB: Gigabyte GA990fx UD3 Rev1.1

Ram: 16gb GSkill 1866mhz

Video: Sapphire Radeon hd 6870

Fonte: Cougar CMX 700w Rev2

Comprei uma segunda placa de vídeo idêntica da mesma marca, já tentei de tudo e não consegui fazer o crossfirex já troquei 3 vezes de Bridge e não consegui achar nenhuma opção na bios da MB que ajudasse. Simplesmente o drive não disponibiliza a opção para habilitar o Crossfirex é como se não existisse ele reconhece a segunda placa porém ela aparece como desativada. Alguém pode me ajudar?

1312979474_5.jpg

sapphire_radeon_hd_6870_v2_1gb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FernandoooM,

Elas não funcionam ao mesmo tempo por serem de marcas e fabricantes e modelos diferentes....

Se ligasse duas 660 ou duas 7870 sim teria aumento de performance... Na NVIDIA você poderia ligar duas diferentes e usar a mais forte pra gráficos e a outra pra PhysX (só alguns jogos usam isso), na AMD voce pode ligar uma 7850 e 7870 juntas ou 7950 e 7970 ou idênticas... essas são as possibilidades....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elas não funcionam ao mesmo tempo por serem de marcas e fabricantes e modelos diferentes....

Se ligasse duas 660 ou duas 7870 sim teria aumento de performance... Na NVIDIA você poderia ligar duas diferentes e usar a mais forte pra gráficos e a outra pra PhysX (só alguns jogos usam isso), na AMD voce pode ligar uma 7850 e 7870 juntas ou 7950 e 7970 ou idênticas... essas são as possibilidades....

valeu pela resposta (y)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um SLI de GTX560, uma Zotac e outra EVGA :wub:, ate ai beleza *-*

elas funcionam 100% o único problema é quando eu tento atualizar o driver, qualquer versão acima da 314.22, da problema quando eu tento ligar o SLI, as vezes (bem raro) com o SLI desligado mesmo.

Aparece aquela mensagem que o driver de video parou de funcionar, aparece tela azul, as vezes não aparece nada mais o vídeo fica travado, a única solução e resetar a maquina.

é problema com o driver mesmo ????

vou tentar colocar o windows 8 aqui pra ver se muda alguma coisa.

enquanto isso eu tenho que ficar com o driver 314.22 mesmo =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um SLI de GTX560, uma Zotac e outra EVGA :wub:, ate ai beleza *-*

elas funcionam 100% o único problema é quando eu tento atualizar o driver, qualquer versão acima da 314.22, da problema quando eu tento ligar o SLI, as vezes (bem raro) com o SLI desligado mesmo.

Aparece aquela mensagem que o driver de video parou de funcionar, aparece tela azul, as vezes não aparece nada mais o vídeo fica travado, a única solução e resetar a maquina.

é problema com o driver mesmo ????

vou tentar colocar o windows 8 aqui pra ver se muda alguma coisa.

enquanto isso eu tenho que ficar com o driver 314.22 mesmo =(

Poxa Irmão, ta dando zica =z

Bom você já tentou formatar o pc e instalar o driver do zero???

Bom eu nem tenho como te dizer se isso ocorre com meu sli porque já foi pro espaço ehehhe....

Bom boa sorte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Poxa Irmão, ta dando zica =z

Bom você já tentou formatar o pc e instalar o driver do zero???

Bom eu nem tenho como te dizer se isso ocorre com meu sli porque já foi pro espaço ehehhe....

Bom boa sorte.

desculpa a demora pra responder

sim ja formatei o PC todo do zero, inclusive duas vezes, na primeira reintalei o windows 7, na segunda eu instalei o windows 8.1, sem sucesso, ambos os casos dao problema, inclusive com o beta que lançaram algumas semanas atras, só fica estavel com o 314.22 =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa a demora pra responder

sim ja formatei o PC todo do zero, inclusive duas vezes, na primeira reintalei o windows 7, na segunda eu instalei o windows 8.1, sem sucesso, ambos os casos dao problema, inclusive com o beta que lançaram algumas semanas atras, só fica estavel com o 314.22 =(

Situação chata essa... Pelo o que ja vi a nossa amiga nvidia tem um jeitinho carinhoso de tentar forçar você a fazer um upgrade....

Me lembro que ha um tempo atras todo mundo com a serie 400 reclamava pra burro sobre os drivers com problemas....

Olha o caso da gtx480, é uma placa vem parruda, mas de um tempo pra cá por abandono de sua dona tem tido uma performance pem aquém do desejado... Prova disso é o número de placas dessa q você encontra a venda...

Pelo o que percebi os novos drivers não tem nenhuma melhoria pra série 500, isso é um completo descaso mesmo. Vamos esperar pra sair um novo whql pra ver se melhora, mas acho q vão te forçar a ficar com um driver só por um bom tempo....

Boa sorte ai amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.

Estou tendo problemas com o pc do meu namorado.

A configuração é a seguinte:

Fonte: Corsair VX550W

Processador: AMD A10-6800K 4.1GHz

Memória: Corsair Vengeance 8GB 1.600MHz

Placa de vídeo: Radeon HD7750 2GB

Placa mãe: Gigabyte F2A85X-UP4

O caso é:

Venderam essa configuração para ele prometendo que haveria um crossfire entre o A10 e a HD7750.

Nem eu, nem ele sabíamos nada sobre isso, e assim que a configuração foi instalada nosso decepção foi a seguinte:

os gráficos não melhoraram o suficiente, não houve um upgrade

em questão de desempenho e fps pra configuração antiga dele (bem velha e obsoleta). O prometido seria rodar jogos

como World of Warcraft (que não exige tanto) com uma ótima qualidade,

e isso não está ocorrendo.

Segundo meu namorado, ele seguiu o passo-a-passo para habilitar o Dual Graphics com o programa da AMD,

mas isso não resolveu. Há algo que se possa fazer? É necessário apenas habilitar a opção e reiniciar o pc? Tem algo a mais a ser feito?

Obrigada pelas informações, e desculpe qualquer engano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações apos dar uma pesquisada ainda fiquei na dúvida. Pretendo fazer um 2 way SLI de uma EVGA GTX 660 TI 3GB e uma MSI GTX 660 TI 3GB minha dúvida é sobre o uso das pontes SLI vi que existe uma ponte simples onde eu encaixo na placa mas fica sobrando outra ponte e ha espaço para colocar esta outra e vi também que existe uma ponte para 3 way sli que pode ser usada para dual SLI no meu caso tenho duas pontes simples ligo as duas ou so uma? faz diferença usar uma ponte ou duas ou uma ponte para 3 way sli?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.

Estou tendo problemas com o pc do meu namorado.

A configuração é a seguinte:

Fonte: Corsair VX550W

Processador: AMD A10-6800K 4.1GHz

Memória: Corsair Vengeance 8GB 1.600MHz

Placa de vídeo: Radeon HD7750 2GB

Placa mãe: Gigabyte F2A85X-UP4

O caso é:

Venderam essa configuração para ele prometendo que haveria um crossfire entre o A10 e a HD7750.

Nem eu, nem ele sabíamos nada sobre isso, e assim que a configuração foi instalada nosso decepção foi a seguinte:

os gráficos não melhoraram o suficiente, não houve um upgrade

em questão de desempenho e fps pra configuração antiga dele (bem velha e obsoleta). O prometido seria rodar jogos

como World of Warcraft (que não exige tanto) com uma ótima qualidade,

e isso não está ocorrendo.

Segundo meu namorado, ele seguiu o passo-a-passo para habilitar o Dual Graphics com o programa da AMD,

mas isso não resolveu. Há algo que se possa fazer? É necessário apenas habilitar a opção e reiniciar o pc? Tem algo a mais a ser feito?

Obrigada pelas informações, e desculpe qualquer engano.

Colega, o suporte oficial de CrossFire com o vídeo onboard do A10 6800K é até a Radeon HD 6670. Algumas pessoas estão ativando o CrossFire com a Radeon HD 7750 na base da gambiarra, sendo que nem a AMD recomenda isso. Fora que CrossFire com vídeo onboard não faz milagres. O vídeo onboard do A10 6800K é o melhor do mercado, mas para quem deseja soluções gráficas fortes o ideal é adquirir placas-de-vídeo fortes avulsas e não fazer CrossFire com vídeo onboard. Infelizmente não há nada que você possa fazer, a não ser testar se a performance fica melhor com ou sem o CrossFire ativado. (Sinceramente acho que a Radeon HD 7750 roda melhor sem esse CrossFire, pois ela é de uma arquitetura mais nova e incompatível com a presente no vídeo onboard do A10 6800K - que apesar de ter nomenclatura "Radeon HD 8670D", tem arquitetura parecida com a presente nas Radeon HD 69x0, que é bem diferente da arquitetura das Radeon HD 7xx0, sendo assim incompatível para CrossFire).

Boa sorte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, o suporte oficial de CrossFire com o vídeo onboard do A10 6800K é até a Radeon HD 6670. Algumas pessoas estão ativando o CrossFire com a Radeon HD 7750 na base da gambiarra, sendo que nem a AMD recomenda isso. Fora que CrossFire com vídeo onboard não faz milagres. O vídeo onboard do A10 6800K é o melhor do mercado, mas para quem deseja soluções gráficas fortes o ideal é adquirir placas-de-vídeo fortes avulsas e não fazer CrossFire com vídeo onboard. Infelizmente não há nada que você possa fazer, a não ser testar se a performance fica melhor com ou sem o CrossFire ativado. (Sinceramente acho que a Radeon HD 7750 roda melhor sem esse CrossFire, pois ela é de uma arquitetura mais nova e incompatível com a presente no vídeo onboard do A10 6800K - que apesar de ter nomenclatura "Radeon HD 8670D", tem arquitetura parecida com a presente nas Radeon HD 69x0, que é bem diferente da arquitetura das Radeon HD 7xx0, sendo assim incompatível para CrossFire).

Boa sorte.

Obrigada por responder!

Na verdade, o desempenho dela foi beeem insatisfatório, com e sem Crossfire. Muito aquém do que nós esperávamos. Mas obrigada por esclarecer, ele já decidiu que vai trocar a configuração na loja em que comprou. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

galera boa noite.

to com uma grande duvida e preciso de ajuda possuo agora uma sapphire 6870 e me apareceu um negocio em outra placa igual a minha minha duvida é se um cross com duas 6870 seria melhor ou não do que uma das atuas R9 da amd por ser de tecnologia diferente no que me renderia mais? uma R9 um um cross?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera boa noite.

to com uma grande duvida e preciso de ajuda possuo agora uma sapphire 6870 e me apareceu um negocio em outra placa igual a minha minha duvida é se um cross com duas 6870 seria melhor ou não do que uma das atuas R9 da amd por ser de tecnologia diferente no que me renderia mais? uma R9 um um cross?

tambem estou com a mesma duvida.

Tenho uma 6870 e me apareceu uma oportunidade de pegar uma igualzinha a minha, nao sei se faço cross ou vou de r9 270x

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tambem estou com a mesma duvida.

Tenho uma 6870 e me apareceu uma oportunidade de pegar uma igualzinha a minha, nao sei se faço cross ou vou de r9 270x

Valeu

Vale mais a pena fazer o CF de 6870 sem dúvidas se você pensa em custoxbenefício. Fonte: http://www.game-debate.com/gpu/index.php?gid=1863&gid2=1568&compare=radeon-r9-270x-vs-radeon-hd-6870-crossfire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera boa noite.

to com uma grande duvida e preciso de ajuda possuo agora uma sapphire 6870 e me apareceu um negocio em outra placa igual a minha minha duvida é se um cross com duas 6870 seria melhor ou não do que uma das atuas R9 da amd por ser de tecnologia diferente no que me renderia mais? uma R9 um um cross?

Depende de qual R9 você está falando. A R9 280X dependendo do jogo tem o desempenho muito parecido com o Cross de 6870, Da uma olhada.

crysis_1920_1200.gif

crysis_1920_1080.gif

crysis_2560_1600.gif

crysis_2560_1600.gif

Sem sombra de dúvidas entre um cross de 6870 e uma R9 280X, eu ficaria com a R9. Pois consome menos e tem o desempenho proximo ou superior dependendo do jogo, fora que adotando apenas uma única placa evitaria problemas de incompatibilidade com alguns jogos por ser apenas Single GPU.

Além de que a R9 terá suporte a drives mais recentes por mais tempo e estará compatível com a API mantle futuramente. Coisa que a 6870 não terá, pois não pertence a arquitetura GCN.

Abraço

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha preciso de uma ajuda .

Montei um Pc "novo" ate ai tudo bem porém a minha SLI não ativa de forma alguma gostaria de saber se alguém já passou por isso e conseguiu resolver.

Placa mãe :EVGA P55 FTW200

Processador : 1156 i7 850k

Vídeo : 2 EVGA GTX460

Memoria : Corsair 2x4GB

Fonte :Corsair TX850W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!