Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Haswell


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

PC vai ficar mais descartável do que é, assim como quase todo eletrodoméstico atual.. não se troca um capacitor estufado de uma placa por R$ 5, se troca a placa toda (ou todo o módulo da injeção eletrônica) por 4000.

Irrul ! (_(

Isso porque ecologia tá na moda..

Maas, acho que vai ser duro de dar problema, especialmente porque a Intel está simplificando as placas-mãe cada vez mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Realmente a ideia da Intel é verticalizar.

Não tem nada a ver com verticalização, é integração mesmo, cada vez mais coisas vão no mesmo chip, depois do Haswell provavelmente vem um SoC tirando a ponte sul da placa mãe, o que sobrou na placa mãe? Ela passa a ser só um PCB.

Alguém reclama do fato dos processadores gráficos serem soldados nas placas gráficas?

Já dá para ver isso na forma que ela controla toda a iniciativa dos ultrabooks e tal.

Também não tem nada a ver com verticalização, a Intel quer vender e quer o cliente satisfeito para comprar um novo, o OEM quer cortar custos e quer que o cliente culpe a Intel se não ficar bom, sem a iniciativa dos ultrabooks não saia nada por parte dos OEM, a própria AMD tenta fazer o mesmo com o "VISION", mas claro, sem ter o mesmo peso que a Intel.

Até a MS entrou nessa com o Surface, a ideia do Surface não é competir com os OEM, é estabelecer um padrão mínimo, se dependesse dos OEM os tablets com Windows 8 seriam outro Zune.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que?????:o

se isso realmente acontecer eu mudo pra AMD sem pensar muito, seria uma pu-ta sacanagem por parte da intel vender processador soldado na MB.

ja pensaram se der um problema na cpu o resto da MB vai pro saco, e se der um problema na MB q seja em uma entrada qualquer ou em uma conexao o cpu vai ficar inutilizado.

se a AMD falir (o q nao acontece) a intel iria monopolizar o mercado de processadores e ai nos consumidores estariamos ferrados, porque certeza q os preços vão pra alturas, só sendo uma pessoa bem burra pra quere uma coisa dessas

Eu pensei mais nisso do que na questão de upgrades... Vai ficar bem tenso investir em PC high end daqui para frente... Eu estava pensando em mudar para o lado azul da força quando fosse trocar de PC (isso vai demorar). Mas se isso ocorrer, continuo no lado vermelho (ou seria verde?) da força mesmo!

PC vai ficar mais descartável do que é, assim como quase todo eletrodoméstico atual.. não se troca um capacitor estufado de uma placa por R$ 5, se troca a placa toda (ou todo o módulo da injeção eletrônica) por 4000.

Irrul ! (_(

Isso porque ecologia tá na moda..

Maas, acho que vai ser duro de dar problema, especialmente porque a Intel está simplificando as placas-mãe cada vez mais.

Problemas sempre existirão! O risco sempre vai existir! Retrocesso imenso isso! Fala sério! Realmente muito "green" essa política da Intel (ironic mode on).

Não tem nada a ver com verticalização, é integração mesmo, cada vez mais coisas vão no mesmo chip, depois do Haswell provavelmente vem um SoC tirando a ponte sul da placa mãe, o que sobrou na placa mãe? Ela passa a ser só um PCB.

Alguém reclama do fato dos processadores gráficos serem soldados nas placas gráficas?

Quero ver o preço. Se tiver apenas preço de placa-mãe ficará ótimo! Mas se tiver preço de placa-mãe mais processador, zanga a coisa... (E duvido que ocorra a primeira hipótese.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Vazam supostas especificações de alguns modelos do Intel Haswell, que aparentemente continuará com a nomenclatura atual (Core i3/Core i5/Core i7), provavelmente chamados de "processadores Intel Core de quarta geração":

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/14871/supostas-especificacoes-do-intel-haswell-ci7-4700-ci5-4500-aparecem-na-web.html

Sinceramente eu achei brochante ter os mesmo clocks e cache do Ivy Bridge, mas parece ser uma previsão realista essa... Não vai ser dessa vez que vamos ver processadores Intel na casa dos 4.0GHz (bem que podia subir nem que seja 100MHz, igual foi da na transição Sandy-Ivy).

Curiosidade: reparem que supostamente mudou a nomenclatura do IGP, sendo que ao invés de vir um GT1/GT2/GT3, me apareceu um tal de HD Graphics 4600, o que também me parece ser uma previsão realista.

O que vocês me dizem sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pits, o HD Graphics muda bem pouco entre Haswell e Ivy-Bridge, portanto não tem porquê nomea-las para HD 5000, exceto a GT3 que não tem ai, e que certamente será nomeada assim.

Lembrando que esse CPUs relacionados, são os tops da linha.

E o TDP sofreu aumento, Ivy é 77W

Eu achei que o IGP seria duas vezes mais forte (e chegaram a anunciar três vezes mais forte uns tempos atrás). A TDP deve ter aumentado por causa desse "emparrudamento" do IGP... Eu sinceramente queria algo mais na CPU... Ter as mesmas especificações dos Ivy atuais eu achei brochante e sem graça (tudo bem: o que mais conta é a arquitetura, não clock e cache, mas mesmo assim nem que fosse 100MHz de diferença devia ter vindo na minha opinião).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, falta de concorrência dá nisso... Mas eu acho que eles também devem estar cortando um dobrado com esta história de encolher a arquitetura, TDP, gerenciar o calor... Mas o que me preocupa mesmo é se eles vão dar um jeito e não seguir a tendência de aquecer dos Ivy Bridge. Se vier 10% melhor do que os Ivy Bridge já vai ser um baita processador, com ou sem clock alto. E o mesmo IGP para todos é uma jogada legal.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sinceramente eu achei brochante ter os mesmo clocks e cache do Ivy Bridge, mas parece ser uma previsão realista essa... Não vai ser dessa vez que vamos ver processadores Intel na casa dos 4.0GHz (bem que podia subir nem que seja 100MHz, igual foi da na transição Sandy-Ivy).

O Haswell terá mais portas de execução que o Ivy Bridge e buffers mais longos, por conta desses dois aspectos a aposta geral era que os clocks seriam menores que da dupla Sandy/Ivy.

O TDP aumentou por conta dessas portas a mais, não por causa do IGP, a performance também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Haswell terá mais portas de execução que o Ivy Bridge e buffers mais longos, por conta desses dois aspectos a aposta geral era que os clocks seriam menores que da dupla Sandy/Ivy.

O TDP aumentou por conta dessas portas a mais, não por causa do IGP, a performance também.

Isso quer dizer que teremos menos margem para overclock no Haswell? Isso não seria uma faca de dois gumes não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Isso quer dizer que teremos menos margem para overclock no Haswell? Isso não seria uma faca de dois gumes não?

Não acho que a Intel deixa margens de bobeira, acho que o clock no Haswell não diminuiu porque a Intel achou gordura para queimar, ai não afeta a mergem de overclock.

Isso quer dizer que teremos IPC maior, ou seja, mesmo com clocks = / >, o desempenho será aumentado.

Posso está sendo otimista, mas pelo menos 10% de IPC.

Quanto eu não sei, mas o ganho deve ser maior com HT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso quer dizer que teremos IPC maior, ou seja, mesmo com clocks = / >, o desempenho será aumentado.

Posso está sendo otimista, mas pelo menos 10% de IPC.

Não acho que a Intel deixa margens de bobeira, acho que o clock no Haswell não diminuiu porque a Intel achou gordura para queimar, ai não afeta a mergem de overclock.

Quanto eu não sei, mas o ganho deve ser maior com HT.

Entendo... Quero só ver o desempenho real que isso vai ter... A impressão que passa é de despreocupação por parte da Intel, por conta de a AMD não estar numa fase muito boa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entendo... Quero só ver o desempenho real que isso vai ter... A impressão que passa é de despreocupação por parte da Intel, por conta de a AMD não estar numa fase muito boa...

Tvez a Intel corte investimentos no futuro (apesar de que isso permitiria que um concorrente passasse enquanto que mantendo o investimento a Intel pode cobrar margens de lucro maiores em seus processadores), mas não foi o caso do Haswell, talvez ela até abuse dos preços no Haswell, mas o ganho modesto nele não foi por conta da falta de competição.

Os clocks não aumentam muito desde o Nehalem que no turbo chegava a 3.6GHz, e toda a indústria ta com dificuldade para aumentar clocks, alguns lutando para não ter que reduzir os clocks, talvez simplesmente, não seja mais possível aumentar os clocks, existe limite para tudo.

E IPC também não é infinito, existe um limite até onde da para ir, quanto amis próximo desse limite mais difícil o avanço, é basicamente esse mesmo motivo que a AMD não consegue lançar um processador melhor que a Intel, é muito difícil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tvez a Intel corte investimentos no futuro (apesar de que isso permitiria que um concorrente passasse enquanto que mantendo o investimento a Intel pode cobrar margens de lucro maiores em seus processadores), mas não foi o caso do Haswell, talvez ela até abuse dos preços no Haswell, mas o ganho modesto nele não foi por conta da falta de competição.

Os clocks não aumentam muito desde o Nehalem que no turbo chegava a 3.6GHz, e toda a indústria ta com dificuldade para aumentar clocks, alguns lutando para não ter que reduzir os clocks, talvez simplesmente, não seja mais possível aumentar os clocks, existe limite para tudo.

E IPC também não é infinito, existe um limite até onde da para ir, quanto amis próximo desse limite mais difícil o avanço, é basicamente esse mesmo motivo que a AMD não consegue lançar um processador melhor que a Intel, é muito difícil.

Não tenho dúvidas quanto a isso, mas os caras são ninjas... Mesmo que demore um pouco eles descobrem alguma forma de melhorar a performance ou eficiência energética...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Adrenaline saiu essa noticia: http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/14801/intel-garante-que-continuara-produzindo-processadores-com-sockets.html onde um portal-voz disse que foram só rumores. :D Será ? :(

Eu vi lá e estou torcendo para ser verdade! Poxa! Os caras pararam de soldar processador de desktop após o 386 (exceção: Atom) e agora vão retroceder mais de 20 anos??? O.o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se a AMD não fizer um processador bom a Intel Vai ENROLAR de novo igual fez com os IVY onde colocou um material termico inferior para não deixar o overclock muito alto e portanto sempre justificar a troca do processador para um de 20% mais forte.

É! E o tenso é que há rumores de atraso no AMD Steamroller para 2014...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu mais especificações: http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/14952/especificacoes-de-mais-processadores-da-proxima-geração-haswell-da-intel-sao-reveladas.html&cp=2

Nos comentáros estão dizendo que a Intel está correndo atrás no quesito gpu, pois os cpus já são bons. Também estão dizendo que se a Intel alcançar a performance que as gpus da AMD têm a coisa vai ficar preta para o lado vermelho!

O que vocês acham desses comentários conspiratórios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!