Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Piledriver - Vishera / Trinity - Review e questões técnicas


V i X

Posts recomendados

Mesmo bin, mesmo preço... O problema do undervolt é não saber as especificações exatas, além de que o turbo complica tudo.

Quem quiser economizar energia de verdade desativa o turbo. Ele ajuda, mas não faz milagres no desempenho. No caso do Bulldozer ele até atrapalhava, pelo que eu me lembre. Não sei como o Vishera está nesse ponto. Para os que curtem brincar com os ajustes, é um prato cheio para testar e retestar o turbo (uma opção interessante abaixar bastante o clock "normal" e fazer um turbo agressivo, deixando-o com as especificações padrões, por exemplo, ou até um pouco mais alto, quem sabe). Eu fiz overclock no Phenom II X6 e desativei o turbo. Não me faz falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que em desktops o ponto não é energia, se for ver a economia no fim do mês desativando o turbo não paga os segundos a mais que as tarefas demoram para terminar, o ponto é a refrigeração, dissipar 125W é complicado, mesmo com o turbo desativado eventualmente a CPU pode chegar nisso então precisa ter capacidade para dissipar, se limitar em 95W pode ter um cooler menor, mais barato e mais silencioso, esse seria o benefício.

E sem comprometer o desempenho single-thread desativando o turbo.

Talvez o que a AMD poderia fazer é, ao invés de lançar duas SKUs da a opção de limitar a TDP na BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Talvez o que a AMD poderia fazer é, ao invés de lançar duas SKUs da a opção de limitar a TDP na BIOS.

Nao era para isso que serviria o clock ressonant? Mesh, sei lá como se chamaria rss.

E outra, para usuário final nao interessa tanto o consumo de energia, mas para usuários profissionais que deixam máquinas como servidores, ou para datacenters sim faz muito mais sentido economia de alguns poucos watts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Nao era para isso que serviria o clock ressonant? Mesh, sei lá como se chamaria rss.

Não, o RCM serve para redurir o consumo na propagação do clock/propagar o clock mais rápido.

mas para usuários profissionais que deixam máquinas como servidores, ou para datacenters sim faz muito mais sentido economia de alguns poucos watts.

Em servidores a questão é bem diferente, além do que a maquina gasta existe o custo do ar condicionado, ai sim faz sentido desligar o turbo.

Exceto se a licença do software for mais cara que os ervidor em si, o que também é muito comum, ai você vai querer extrair o máximo possível da maquina independente do consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não, o RCM serve para redurir o consumo na propagação do clock/propagar o clock mais rápido.

Em servidores a questão é bem diferente, além do que a maquina gasta existe o custo do ar condicionado, ai sim faz sentido desligar o turbo.

Exceto se a licença do software for mais cara que os ervidor em si, o que também é muito comum, ai você vai querer extrair o máximo possível da maquina independente do consumo.

Falando em servidores, então esse RCM é diferente da "fixacao manual do TDP" que existe nos Opteron BDZ?

E sim, de fato, me esqueci do Ar Condicionado e mais detalhes que influem na conta, e sim, em casos que os programas sao mais caros que o servidor, sai mais barato se resignar e pagar a conta de luz. E isso é comum mesmo, pois já vi licenca de software da MS que custava mais de 1 mi reais, e tem muito datacenter mais barato que isso.

E sei que o negócio de servidores ainda é mais embaixo, pois na época do Windows 2000, li que se o teu hardware fosse incompatível com software, dependendo do valor do contrato, a MS se disponia a renovar o parque essencial instalado para ser compatível com o Win 2000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eriberto, o RCM diminui bastante a energia gasta para fazer o sinal de clock chegar a todas partes do chip, mas não tem nada a ver com o Turbo/TDP.

Agora, para fazer um FX desses de 8 núcleos com TDP de 95w são necessários chips de melhor qualidade, por isso são mais caros apesar de serem mais lentos (que os de 125w).

Lembra dos Athlon XP-M ? É a mesma coisa, um FX de 95w deve ser melhor de overclock que um de 125w.

O recurso de "TDP configurável" já existe nos servidores, não sei porque não está disponível no desktop...

Teoricamente bastaria fazer um underclock para usar um FX 8350 ou 8320 numa placa que só suporta processadores de 95w, mas normalmente ou o BIOS não reconhece ou recusa o processador, por segurança.

Lembro que uma vez eu explodi uma plaquinha da Jetway rodando folding com um Phenom I X4 9850 em underclock (estava a 2.2GHz com 1.2v, a mesma configuração de um Phenom I X4 9550 de 95w, mas morreu depois de 2 dias rodando direto).

Operando à mesma frequência com o mesmo vcore um chip pior consome mais.

Aquele 9850 era o coisa ruim em forma de processador, matou umas 3 placas...

BTW, saiu um review do A10-5700 (65w):

http://hexus.net/tech/reviews/cpu/47257-amd-a10-5700/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
pois já vi licenca de software da MS que custava mais de 1 mi reais

:lol:

Falando de MS o Windows Server Standard custa $1000, o Enterprise $4000 e o Datacenter $3000 por processador, no SQL Server acho que o Standard custa $1500 por núcleo e o Datacenter $7500 por núcleo.

Mas a MS ainda cobra pouco, se olhar o Oracle Enterprise com RAC e não sei mais o que vai para mais de $100.000 por núcleo, alguns programas mais específicos chegam a um milhão de obamas por servidor.

E geralmente os servidores em si custam uns $5000 por soquete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BTW, saiu um review do A10-5700 (65w):

http://hexus.net/tech/reviews/cpu/47257-amd-a10-5700/

Fantastico resultado em jogos Dirt Showdown com mais de 50 frames de media e Batman Arkan City com media de 35 frames ambos em 720P no video interno e ainda andou junto com o i3 de terceira geração com placa off-board, e com um cosumo muito baixo ;) , pelo visto a AMD está apostando alto nos Fusion e ta acertando a mão!!!

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantastico resultado em jogos Dirt Showdown com mais de 50 frames de media e Batman Arkan City com media de 35 frames ambos em 720P no video interno e ainda andou junto com o i3 de terceira geração com placa off-board, e com um cosumo muito baixo ;) , pelo visto a AMD está apostando alto nos Fusion e ta acertando a mão!!!

Abraços,

A de concordar, para um usuario comum que compra Negativos da vida esta é uma otima escolha pena que aqui no brasil o mercado não encherga isso.(_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre onde há boatos, tem fogo: PlayStation 4: vazam possíveis especificações técnicas

http://www.tecmundo.com.br/jogos/32179-playstation-4-vazam-possiveis-especificacoes-tecnicas.htm

Segundo as fontes anônimas do VG247, desenvolvedores de jogos já estão confirmando o recebimento do segundo kit de desenvolvimento do PlayStation 4. De acordo com eles, o principal destaque nele é a sua APU baseada no chip de processamento AMD A10 (em português, “Unidade de Processamento Acelerado”). Uma APU é a união de CPU com GPU, o que deve auxiliar a placa de vídeo a rodar os gráficos da nova geração mais suavemente.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/jogos/32179-playstation-4-vazam-possiveis-especificacoes-tecnicas.htm#ixzz2B0tIZLVB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre onde há boatos, tem fogo: PlayStation 4: vazam possíveis especificações técnicas

http://www.tecmundo.com.br/jogos/32179-playstation-4-vazam-possiveis-especificacoes-tecnicas.htm

Segundo as fontes anônimas do VG247, desenvolvedores de jogos já estão confirmando o recebimento do segundo kit de desenvolvimento do PlayStation 4. De acordo com eles, o principal destaque nele é a sua APU baseada no chip de processamento AMD A10 (em português, “Unidade de Processamento Acelerado”). Uma APU é a união de CPU com GPU, o que deve auxiliar a placa de vídeo a rodar os gráficos da nova geração mais suavemente.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/jogos/32179-playstation-4-vazam-possiveis-especificacoes-tecnicas.htm#ixzz2B0tIZLVB

Então o PS4 pode ser empurrado por um Trinity? Se sim a AMD pode levar uns bons trocados. Só falta fechar o Xbox"720" ai ta feita =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sempre onde há boatos, tem fogo: PlayStation 4: vazam possíveis especificações técnicas

http://www.tecmundo.com.br/jogos/32179-playstation-4-vazam-possiveis-especificacoes-tecnicas.htm

Segundo as fontes anônimas do VG247, desenvolvedores de jogos já estão confirmando o recebimento do segundo kit de desenvolvimento do PlayStation 4. De acordo com eles, o principal destaque nele é a sua APU baseada no chip de processamento AMD A10 (em português, “Unidade de Processamento Acelerado”). Uma APU é a união de CPU com GPU, o que deve auxiliar a placa de vídeo a rodar os gráficos da nova geração mais suavemente.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/jogos/32179-playstation-4-vazam-possiveis-especificacoes-tecnicas.htm#ixzz2B0tIZLVB

Você é mais do que suspeito ao falar isso, não vai perder o emprego por isso. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TODOS os leaks seguem por ai, se não for algo desse jeito vai ser uma surpresa tão grande que cês n fazem nem ideia. :wacko:

Ele nao sabe de nada, ele só especula com a gente, afinal, ele é do marketing e gosta de fóruns.

PS. Unibero, te salvei, me deve uma rsss.

O povo tá fazendo tudo pra o Unibero ficar agradecido e tal, acho que a historia da camisa REALMENTE mexeu com o povo. :lol: Tá todo mundo virando babão. :lol:

PS.: é guerra, eriberto. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tem como saber se for verdade é acordo de bilhões de dólares, o único que pode saber é o Rory Read.

Mas que seria ótimo pra AMD fechar com a Sony, nesse tempos de vendas baixas de Pcs.

É torcer para ser verdade! XD

Aff! Sem Steamroller para 2013??? O.o

Richland ainda baseado em Piledriver? Será que podemos esperar alguma coisa disso?

Seria um atraso do Steamroller ?

É o que parece. ¬¬

AMD sem concorrente para o Haswell vai ser tenso. O Vishera e o Trinity brigam bem com o Sandy Bridge, mas o Sandy Bridge-E e o Ivy Bridge ainda reinam. Será que sai algum Vishera mais forte, pelo menos? 8 cores, 4.4GHz/T4.8GHz e TDP de 125W? Aff! Não boto fé no Steamroller brigando em pé de igualdade com o Broadwell em 2014 não... ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normal. Eu já esperava isso. Em época de lançamento enfiam a faca aqui no Brasil. Depois de uns quatro meses normaliza os preços.

Isso tem nome: "engana bobo", especialmente leigos.

"Jesuis!!! Vi um processador arretado de oitocóris e quatrugigarretiz sendo vendido mais barato que um i7 quédcóri de 3.5GHz!!!"

Brasil :bandeira::naonao:

Por aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!