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Dúvida sobre qual Nobreak Comprar


CDK07

Posts recomendados

Voltando à vaca fria, coloquei sua configuração na régua de cálculo:

http://extreme.outervision.com/PSUEngine

Tive que colocar em um X4 pois não tinha nenhum X6 na tabela.

Cheguei aos 506 W ( com alguma sobrecarga-em 100 %, que não é a condição normal dos processadores multi core) e fator de degradação dos capacitores de 5 %).

Teremos então 506 W+ 60 W ( do monitor )= 566 W

566/0,7= 808 VA

O no breake mais próximo será então de 1.000 VA. Esse de 1.500 VA vai te atender

Só lembre que a tendencia dos equipamentos é aumentar o consumo com o envelhecimento dos componentes, principalmente os capacitores

Poxa amigo, se esse Nobreak da APC me atender, ficarei feliz em comprá-lo, pois de todos os Nobreaks com valores mais acessíveis, apesar desde modelo ser o mais carinho entre eles, é o único que terei ate o momento possibilidade de comprar, porém fica aí a dúvida, você me indicou esse desde a Primeira Página...

mas tem outros companheiros do fórum informando que esse modelo não me atenderia por ser Senoidal Aproximada... Teve um outro camarada, que informou que não sabia se ele era ou não "Online", aí procurei um Link qual tivesse mais informações para tirarmos juntos conclusão e pelo o que vi no link anterior daquela loja qual você me passou que não tinha informações, mas nesse link que passei por ultimo do mesmo modelo qual você me indicou tem si =)

E é aí que entra a dúvida, seria então esse o Nobreak para minha máquina?

Obrigado =D

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Ok. A questão de ser senoidal é para os casos onde o PC tem uma função crítica, por exemplo, servidores de redes ou internet. Normalmente esses tem baterias externas e podem ficar horas sem energia .

Para aplicações não tão críticas como parece ser o seu caso, onde voce apenas que proteger o serviço sendo realizado, uma aproximação da forma da onda já é suficiente, pois manterá o equipamento operando até fechar as aplicações.

Quanto ao impacto na durabilidade equipamento isso vai acontecer, mas bem menos que o liga-desliga de uma queda de tensão abrupta .

Lembrando que um nobreake desse tipo manterá a energia por cerca de 30 minutos em carga total e não mais que isso.

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Ok. A questão de ser senoidal é para os casos onde o PC tem uma função crítica, por exemplo, servidores de redes ou internet. Normalmente esses tem baterias externas e podem ficar horas sem energia .

Para aplicações não tão críticas como parece ser o seu caso, onde voce apenas que proteger o serviço sendo realizado, uma aproximação da forma da onda já é suficiente, pois manterá o equipamento operando até fechar as aplicações.

Quanto ao impacto na durabilidade equipamento isso vai acontecer, mas bem menos que o liga-desliga de uma queda de tensão abrupta .

Lembrando que um nobreake desse tipo manterá a energia por cerca de 30 minutos em carga total e não mais que isso.

Ótimo!!! No caso, sobre a fote ser 850W se eu conseguir trocá-la por uma de 750w, seria mais vantajoso no meu caso? Digo isso porque essa fonte eu consegui praticamente de graça, e a pessoa, qual me passou ela tambem tem de 750, fora que 850 é um certo exagero concorda?

E ter menos W ajudaria com o Nobreak tambem certo?

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Perfeitamente. Mas espero que voce esteja falando do modelo APC de 1.500 VA e não o de 1.000 VA que já passou por esse post.

Sim! Estou falando do APC de 1500VA!

=D

E só mais uma dúvida... Tendo um APC desse, pelo o que eu lí, não seria necessário ter tambem um Protetor Contra Surtos da Clamper correto?

Pelo o que li ele já vem com Protetor contra Surtos, e o interessante é que tem locais nesse nobreak bem separados, por exemplo, tem encaixe de tomada especifico para os equipamentos que você quer que continuem ligado atraves da bateria caso falte energia, e outros encaixes apenas para proteção contra surto.

Não é isso mesmo? Ou estou enganado?

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Oras, o protetor contra surtos é até um contrasenso, pois teóricamente nem deveria haver esses surtos de energia, pelas regras da ANEEL . Mas se quiser colocar será uma segurança a mais . Sua região tem energia elétrica tão ruim assim ?

Uma coisa importante é ter um bom aterramento, o que vai eliminar a grande maioria dos problemas na rede elétrica.

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Oras, o protetor contra surtos é até um contrasenso, pois teóricamente nem deveria haver esses surtos de energia, pelas regras da ANEEL . Mas se quiser colocar será uma segurança a mais . Sua região tem energia elétrica tão ruim assim ?

Uma coisa importante é ter um bom aterramento, o que vai eliminar a grande maioria dos problemas na rede elétrica.

Amigo... Não sei se é isso que afeta como foco principal, mas... Atrás da minha Casa tem um Parque Ecológico, Muitas Arvores e tal.

E quando Chove...

Esquece... porque 90% das vezes a chuva aqui é bruta!

E não so na minha Moradia, mas a dos arredores e tc, sempre acaba ocorrendo algum transtorno ou algo do tipo... E já perdi aparelhos devido a isso, não apenas eu, mas amigos tambem, e o pior, projetos importantes... Mas no caso, pelo o que li alí, esse Nobreak já tem um Protetor Contra Surtos correto?

Seria desnecessário comprar um Separadamente. É isso?

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Amigo... Não sei se é isso que afeta como foco principal, mas... Atrás da minha Casa tem um Parque Ecológico, Muitas Arvores e tal.

E quando Chove...

Esquece... porque 90% das vezes a chuva aqui é bruta!

E não so na minha Moradia, mas a dos arredores e tc, sempre acaba ocorrendo algum transtorno ou algo do tipo... E já perdi aparelhos devido a isso, não apenas eu, mas amigos tambem, e o pior, projetos importantes... Mas no caso, pelo o que li alí, esse Nobreak já tem um Protetor Contra Surtos correto?

Seria desnecessário comprar um Separadamente. É isso?

Mas em caso de chuva forte e com raios, o melhor é desligar e tirar o cabo da tomada (além de retirar o cabo de internet do pc) e esperar passar pelo menos o pior.

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Amigo ignacho...

Como anteriormente citei que já tinha lido por ai indicação de como proceder no dimensionamento de no-break quando se tem uma fonte com PFC ativo, e isso ficou no ar... Botei a cabeça a pensar de onde vinha essa informação citada e resgatei a mesma, a qual posto para análise de quem queira..

Entendo e também concordo com você que no caso específico existe um coeficiente "k", de kagasso, a superdimensionar a fonte, mas isso nem vem ao caso, você já vai entender..

Repare de onde tirei aquela informação. Um Application Note da APC, fabricante idôneo de UPS, de número #147.

Veja ai e principalmente as partes marcadas. Veja que fui até conservador na indicação e dimensionamento, já tentando ponderar algum vício de origem do documento técnico..

RecomendaodaAPCnodimensionamentodeUPSemfontescomPFCativo.jpg

Sei que toda e qualquer notícia técnica em internet deve ter uma ponderação, em sua credibilidade, na inversa proporção do interesse de quem a assina. Sei disso, mas os argumentos usados pela APC são bastante sólidos..

Veja ai o AN na íntegra: http://www.apcmedia.com/salestools/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf

Grande abraço..

Faller,

Eu acho que um PC demandar 850 W desa fonte, sendo que em pico ele só demanda 350 W é um delírio. Mas tem uma coisa que me intrigou nesta nota.

"Because of the way active PFC's operate, they can sometimes overload the UPS with moomentary high inrush current" This can occur when the UPS transfers from online to on-battery operation, creating a momentary loss of power (<8 ms). The PFC supply may respond by temporarily drawing an excessive amount of current. Also some PC's, when awoken from standby (or 'sleep') mode, will draw a momentary high inrush current, potentially overloading the UPS if it happens to be running on battery."

Há algo estranho aí. Ao que me conste, nobreaks online têm tempo zero de comutação. Caso contrário, estaríamos falando de um short-break. Ou eu entendi algo errado aí?

A propósito, seu cálculo não levou em consideração a eficiência da fonte. Se fôssemos fazer o cálculo proposto pela APC, ficaria assim:

850 / 0,85 = 1000 W

1000 + 40 W (monitor) = 1040 W

Eu acho que aqui não faria mais sentido dividir por 0,7 como eu fiz na minha primeira conta. Mas essa história ainda me soa estranha.

Galera, eu nunca havia me cadastrado em algum Fórum antes, sempre fui apenas um observador, que sempre procurava soluções por sites de busca como o Google e sempre essas soluções nas pesquisas eram encontradas em fórums, mas lembro dessas regras agora que você citou, lembrei justamente porque tive lembranças de quando acessava uns Chats. Mas juro que o fato de ter colocado em Negrito e ter Aumentado a Fonte, de toda honestidade da minha parte, não foi na intenção de "gritar", mas sim para deixar bem claro o meu pedido de desculpas não apenas ao Faller mas à todos pelo esforço que estão me dando justamente porque estou entendendo aos poucos mesmo, e talvez algum de vocês podem pensar que estou de sacanagem devido as perguntas que tanto faço... Por exemplo quando perguntei ao Faller algo que ele havia me respondido e me ensinado antes, mas a questão é que fico confuso frente ao que outros tambem postaram, aí acabo por ler novamente tudo e perguntando novamente, para que assim eu venha a obter um conhecimento ainda mais amplo. Fui sincero desde o início, informando que não domino esse assunto. Perdão mais uma vez por demonstrar(não intencionalmente, justamente por não ter pensado em Gritos ou algo do tipo em momento algum) "gritos ou algo do gênero que refere ao estresse ou coisas do tipo", agora que estou esclarecendo isso, releia o que eu disse, sem pensar nessas regras e compreenderá o meu lado! Da mesma forma que a galera daqui é Altruista eu tambem sou uma pessoa que sempre procura ser Altruista, e o principal, a cada dia procuro "não ser" uma pessoa orgulhosa, no entanto, é justamente esse o motivo e o argumento fato que tenho a provar minha sinceridade quando venho pedir desculpas aos amigos do Fórum qual empenham em me ajudar! Faller, não pense dessa forma errônea agora que estou esclarecendo meu ato, (agora que me relembraram, não irei repetir tal feito) e sobre você meu colega Faller, eu tenho apenas que agradecer, pois me ajudou e me deu dicas informando varias questões até fora desse tópico, quando mandei um mensagem privada para você. Simples...

Não sou egocentrico nem nada do tipo, estou aqui para adquirir conhecimento, e sei que a galera daqui por mais radical que alguns possam ser, sabem respeitar muito bem o tempo dos outros.

Apenas quero a ajuda de todos do fórum para encontrar tais equipamentos de forma correta.

Um dos principais motivos que tambem ajudou entre outros fatores a me cadastrar aqui no fórum foi quando acabei de receber a minha Placa de Vídeo e na Caixinha tambem tinha um Selo do Clube do Hardware.

Então é isso.

Procurei ser o mais transparente possível da forma mais sincera que encontrei para entrar nesse assunto do "Negrito e Fonte Aumentada".

Obrigado a todos e mais uma vez "Desculpa".

Aqui tem todos os Dados...

Dêem uma olhada: http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BR1500G-BR&total_watts=800&tab=features

Imagine o problemão que é uma onda senoidal por aproximação para a fonte... Isso aumenta o desgaste dos capacitores de entrada, consequentemente, diminui a vida útil...

Sim! Estou falando do APC de 1500VA!

=D

E só mais uma dúvida... Tendo um APC desse, pelo o que eu lí, não seria necessário ter tambem um Protetor Contra Surtos da Clamper correto?

Pelo o que li ele já vem com Protetor contra Surtos, e o interessante é que tem locais nesse nobreak bem separados, por exemplo, tem encaixe de tomada especifico para os equipamentos que você quer que continuem ligado atraves da bateria caso falte energia, e outros encaixes apenas para proteção contra surto.

Não é isso mesmo? Ou estou enganado?

Eu não veria de todo mal assim. Se vier alguma descarga, quem vai estar correndo o risco é o filtro. Caso alguma coisa queime, vai queimar no filtro, ao invés de queimar no nobreak, cujo conserto pode ser caro e complexo.

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Mas em caso de chuva forte e com raios, o melhor é desligar e tirar o cabo da tomada (além de retirar o cabo de internet do pc) e esperar passar pelo menos o pior.

Sim, mas e quando você é pego desprevenido, e do nada tudo isso vem a acontecer? Como proceder? Compreende? Por isso estou atrás de um Nobreak e Protetor Contra Surtos, e quando acontece simplesmente do nada, da energia acabar, ou por estarem fazendo manutenção na rede ou algo do tipo (é um Exemplo)... E isso justamente quando preciso terminar um trabalho importantíssimo??? E sem ideia de que a energia poderia acabar justamente por nem mesmo estar em tempo de chuva, tudo desliga(por mais que volte a energia daqui a 15 minutos, eu perderia o trabalho compreende?) O Nobreak para mim é muito importante Jorno, infelizmente preciso mesmo de um...

E estou correndo atrás de algo de qualidade e que também caia bem no meu bolso.

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Então voce tem realmente um ambiente hostil aos aparelhos eletroeletronicos.

Quanto aos raios não muito o que fazer . Se sua instalação domiciliar tiver um bom aterramento voce terá uma boa proteção. Se puder, peça a um eletricista e ver se na entrada de sua caixa o aterramento está bem feito ( entram as fases e o aterramento é bem na entrada, junto do relógio de energia ). Isso protegerá sua instalação bem mais que um protetor, pois o raio procura o caminho mais fácil ( menor impendancia) . Uma proteção contra surtos ( na verdade surto é uma grande variação da energia elétrica da rede elétrica e não a corrente de fuga provocado por um raio ) . Outra coisa importante é o pára-raio. Se não tiver na vizinhança ( o alcance é cerca de 100m de raio na média, mas depende da altura ), seria interessante fazer um orçamento e outra vez vai entrar a questão do aterramento, mas dessa vez só para o pára-raio . Pode tentar dividir a despesa pelos vizinhos mais próximos.

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Faller,

Eu acho que um PC demandar 850 W desa fonte, sendo que em pico ele só demanda 350 W é um delírio. Mas tem uma coisa que me intrigou nesta nota.

"Because of the way active PFC's operate, they can sometimes overload the UPS with moomentary high inrush current" This can occur when the UPS transfers from online to on-battery operation, creating a momentary loss of power (<8 ms). The PFC supply may respond by temporarily drawing an excessive amount of current. Also some PC's, when awoken from standby (or 'sleep') mode, will draw a momentary high inrush current, potentially overloading the UPS if it happens to be running on battery."

Há algo estranho aí. Ao que me conste, nobreaks online têm tempo zero de comutação. Caso contrário, estaríamos falando de um short-break. Ou eu entendi algo errado aí?

A propósito, seu cálculo não levou em consideração a eficiência da fonte. Se fôssemos fazer o cálculo proposto pela APC, ficaria assim:

850 / 0,85 = 1000 W

1000 + 40 W (monitor) = 1040 W

Eu acho que aqui não faria mais sentido dividir por 0,7 como eu fiz na minha primeira conta. Mas essa história ainda me soa estranha.

Imagine o problemão que é uma onda senoidal por aproximação para a fonte... Isso aumenta o desgaste dos capacitores de entrada, consequentemente, diminui a vida útil...

Eu não veria de todo mal assim. Se vier alguma descarga, quem vai estar correndo o risco é o filtro. Caso alguma coisa queime, vai queimar no filtro, ao invés de queimar no nobreak, cujo conserto pode ser caro e complexo.

Tudo bem, mas poderia me dar uma ideia então do quanto diminuiria a vida útil da fonte? Seria bruscamente perceptível isso? Ou diminuiria sim de fato, porém nada que viesse a ser tão "gritante"...? Dê-me um exemplo se possível de quanto seria o tempo de vida útil de uma Fonte "Com" e "Sem" esse Nobreak de Onda Senoidal Aproximada...

Peço apenas um Exemplo...

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Tudo bem, mas poderia me dar uma ideia então do quanto diminuiria a vida útil da fonte? Seria bruscamente perceptível isso? Ou diminuiria sim de fato, porém nada que viesse a ser tão "gritante"...? Dê-me um exemplo se possível de quanto seria o tempo de vida útil de uma Fonte "Com" e "Sem" esse Nobreak de Onda Senoidal Aproximada...

Peço apenas um Exemplo...

Isso é muito subjetivo... Depende da distorção da onda, da capacitância dos capacitores do primário,enfim... Uma fonte que poderia durar 5 anos com uso normal por exemplo, poderia durar 3 anos com o uso de um nobreak deste tipo, mas isso é só um exemplo (depende de quantas horas você usa o PC por dia, e além disso eu não disponho de um método para calcular este desgaste), mas o desgaste não é exatamente pequeno, mas seus efeitos costumam ser mais perceptíveis a longo ou até mesmo a médio prazo.

Me parece que você tem um orçammeno limitado... Eu pessoalmente, acho que seria melhor veneder essa fonte e adquirir uma de menor potência, para assim poder adquirir um nobreak de menor potência, o que sairia mais em conta. Mas não tem como não gastar no mínimo, 1000 reais em um bom nobreak (cuidado que exstem nobreaks de mais de 1000 reais que também são ruins). É por isso que neste tipo de situação acho sempre mais benefício / custo um notebook a um PC com nobreak.

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Isso é muito subjetivo... Depende da distorção da onda, da capacitância dos capacitores do primário,enfim... Uma fonte que poderia durar 5 anos com uso normal por exemplo, poderia durar 3 anos com o uso de um nobreak deste tipo, mas isso é só um exemplo (depende de quantas horas você usa o PC por dia, e além disso eu não disponho de um método para calcular este desgaste), mas o desgaste não é exatamente pequeno, mas seus efeitos costumam ser mais perceptíveis a longo ou até mesmo a médio prazo.

Me parece que você tem um orçammeno limitado... Eu pessoalmente, acho que seria melhor veneder essa fonte e adquirir uma de menor potência, para assim poder adquirir um nobreak de menor potência, o que sairia mais em conta. Mas não tem como não gastar no mínimo, 1000 reais em um bom nobreak (cuidado que exstem nobreaks de mais de 1000 reais que também são ruins). É por isso que neste tipo de situação acho sempre mais benefício / custo um notebook a um PC com nobreak.

Sim amigo, meu orçamento é limitado, e como eu disse no meu primeiro Post desse Tópico, eu consegui todas essas peças a um preço bem baixo mesmo, beeem baixo meeesmo, apenas por isso adquiri todos esses produtos, e só me falta um Nobreak e HD que a pessoa qual me vendeu essas peças não tem. A uns posts atrás eu disse que consigo trocar com a mesma pessoa a fonte 850HX por uma 750HX...

Não sei ao certo mas acho que duraria mais que 3 anos, pois "fora da lógica" e "apenas na pratica" ja usei PC por mais de 5 anos com Fonte Generica de 450W bem ferradinha e com um "Estabilizador bem fraco mesmo" por mais de 5 anos numa boa, sem reclamações e apenas depois de tudo isso que ele foi pro saco... E creio firmemente que não foi sorte, pois conheço diversos casos semelhantes mesmo... Não discordo de você em hipótese alguma, apenas estou informando tudo isso Fora da Lógica e Apenas na Prática.

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Sim amigo, meu orçamento é limitado, e como eu disse no meu primeiro Post desse Tópico, eu consegui todas essas peças a um preço bem baixo mesmo, beeem baixo meeesmo, apenas por isso adquiri todos esses produtos, e só me falta um Nobreak e HD que a pessoa qual me vendeu essas peças não tem. A uns posts atrás eu disse que consigo trocar com a mesma pessoa a fonte 850HX por uma 750HX...

Não sei ao certo mas acho que duraria mais que 3 anos, pois "fora da lógica" e "apenas na pratica" ja usei PC por mais de 5 anos com Fonte Generica de 450W bem ferradinha e com um "Estabilizador bem fraco mesmo" por mais de 5 anos numa boa, sem reclamações e apenas depois de tudo isso que ele foi pro saco... E creio firmemente que não foi sorte, pois conheço diversos casos semelhantes mesmo... Não discordo de você em hipótese alguma, apenas estou informando tudo isso Fora da Lógica e Apenas na Prática.

Conta o nobre colega Kayke, que ele tinha um vizinho que durante 7 anos utilizou uma fonte da Fan Hung. E segundo ele, se trata de uma das piores fonte que ele já viu.

Nem por isso o vi indicar fontes da Fan Hung por aí...

Sabe, produtos ruins podem funcionar por muitos anos... Mas nem por isso eles deixam de ser ruins e arriscados. Você mesmo diz que já teve bastante prejuíizo por falta de proteções adequadas em seus equipamentos...

Para facilitar mais as coisas, você poderia informar qual é a tensão da rede elétrica aí?

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Ótimo!!! No caso, sobre a fote ser 850W se eu conseguir trocá-la por uma de 750w, seria mais vantajoso no meu caso? Digo isso porque essa fonte eu consegui praticamente de graça, e a pessoa, qual me passou ela também tem de 750, fora que 850 é um certo exagero concorda?

E ter menos W ajudaria com o Nobreak também certo?

Amigo, pelo contrário, é mais provável que a fonte de 850W seja mais benéfica para o seu nobreak.

Explico.

Se você acompanhar os testes realizados aqui pelo CDH de fontes de alimentação irá reparar que utilizando até metade da potência máxima da fonte a eficiência desta é maior do que acima disso. Isso quer dizer que menos energia é perdida na forma de calor e a maior parte da potência extraída da fonte elétrica (no seu caso será o nobreak) é efetivamente utilizada.

Assim sendo, mesmo as duas fontes fornecendo a mesma potencia, é mais provável (digo isso porque é preciso uma análise mais detalhada das fontes) que a de 850W "consuma" menos energia do nobreak do que a de 750W devido a uma maior eficiencia.

Tentando deixar isso mais claro ainda, digamos que, hipoteticamente, para mandar 400W para as peças do seu PC, a fonte de 850W "puxaria" em torno de 470W do nobreak enquanto que a fonte de 750W em torno de 500W (estou considerando, nestas condições, 85% de eficiencia para a de 850W e 80% para a de 750W).

Portanto, não troque a sua fonte, a não ser que você descubra que ela não possui boa eficiencia (não li tudo, então não sei qual é o modelo da sua fonte).

Agora, obviamente, se fosse no início da montagem, provavelmente a indicação de fonte seria para uma melhor dimensionada a suas necessidades para evitar gastos além do que é preciso. Como você já adquiriu a fonte e a um bom preço, então não há por que mexer.

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Conta o nobre colega Kayke, que ele tinha um vizinho que durante 7 anos utilizou uma fonte da Fan Hung. E segundo ele, se trata de uma das piores fonte que ele já viu.

Nem por isso o vi indicar fontes da Fan Hung por aí...

Sabe, produtos ruins podem funcionar por muitos anos... Mas nem por isso eles deixam de ser ruins e arriscados. Você mesmo diz que já teve bastante prejuíizo por falta de proteções adequadas em seus equipamentos...

Para facilitar mais as coisas, você poderia informar qual é a tensão da rede elétrica aí?

Sim concordo com você tanto que disse que não discordo de você em hipótese alguma, apenas citei um simples exemplo na pratica informando que deve durar um pouco mais, só isso. Sobre os prejuízos, sim, eu tive prejuízos e nunca usei nada para proteger, nada mesmo, nem Protetor Contra Surtos, nem Nobreak...

Aqui a Tensão é 110 =)

Amigo, pelo contrário, é mais provável que a fonte de 850W seja mais benéfica para o seu nobreak.

Explico.

Se você acompanhar os testes realizados aqui pelo CDH de fontes de alimentação irá reparar que utilizando até metade da potência máxima da fonte a eficiência desta é maior do que acima disso. Isso quer dizer que menos energia é perdida na forma de calor e a maior parte da potência extraída da fonte elétrica (no seu caso será o nobreak) é efetivamente utilizada.

Assim sendo, mesmo as duas fontes fornecendo a mesma potencia, é mais provável (digo isso porque é preciso uma análise mais detalhada das fontes) que a de 850W "consuma" menos energia do nobreak do que a de 750W devido a uma maior eficiencia.

Tentando deixar isso mais claro ainda, digamos que, hipoteticamente, para mandar 400W para as peças do seu PC, a fonte de 850W "puxaria" em torno de 470W do nobreak enquanto que a fonte de 750W em torno de 500W (estou considerando, nestas condições, 85% de eficiencia para a de 850W e 80% para a de 750W).

Portanto, não troque a sua fonte, a não ser que você descubra que ela não possui boa eficiencia (não li tudo, então não sei qual é o modelo da sua fonte).

Agora, obviamente, se fosse no início da montagem, provavelmente a indicação de fonte seria para uma melhor dimensionada a suas necessidades para evitar gastos além do que é preciso. Como você já adquiriu a fonte e a um bom preço, então não há por que mexer.

Compreendo, Sobre trocar a Fonte, é um grande amigo da Familia qual me vendeu as peças, grande amigo mesmo... =)

A Fonte qual eu tenho é uma Corsair 850HX, mas sei que ele tem uma Corsair 750HX também e assim poderia trocar numa boa, sobre trocar a Fonte por uma de W menor, é devido ao que um camarada daqui disse, que talvez se a Fonte tivesse menos W seria mais fácil Conseguir um Nobreak de boa qualidade porém mais acessível ao meu orçamento. O meu foco mesmo é a proteção.

Encontrei isso na net...

Existe um alerta de um fabricantes de fontes chamados Silverstone no qual um usuário fez um questionamento se existia alguma restrição em usar fontes com onda senoidal aproximada em fontes com PFC ativo. A resposta da Silverstone foi que nobreaks com saida senoidal aproximada provoca uma tensão DC no capacitor de entrada dessas fontes, de mais de 400V. As fontes com PFC ativo geralmente têm um capacitor de entrada de 400VDC e nesses nobreaks com saida em 220-230V foam medidas tensões passando por esse capacitor de até quase 500VDC. Já num modelo senoidal a tensão baixou pra 329V. A fabricante diz que se o nobreak for de saida 115-120V não há problemas, mas em modelos com saida 220-230V, esses nobreaks podem reduzir e muito a vida desses capacitores 400VDC de entrada ou dois de 200V nas fontes sem PFC ativo. Olhem ai o PDF com os valores medidos:

https://rs306tl3.rapidshare.com/#!download|306tl6|103715940|PSU_and_UPS_Compatibility_Test_Report.pdf|154|R~0|0|0

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Amigo, pelo contrário, é mais provável que a fonte de 850W seja mais benéfica para o seu nobreak.

Explico.

Se você acompanhar os testes realizados aqui pelo CDH de fontes de alimentação irá reparar que utilizando até metade da potência máxima da fonte a eficiência desta é maior do que acima disso. Isso quer dizer que menos energia é perdida na forma de calor e a maior parte da potência extraída da fonte elétrica (no seu caso será o nobreak) é efetivamente utilizada.

Assim sendo, mesmo as duas fontes fornecendo a mesma potencia, é mais provável (digo isso porque é preciso uma análise mais detalhada das fontes) que a de 850W "consuma" menos energia do nobreak do que a de 750W devido a uma maior eficiencia.

Tentando deixar isso mais claro ainda, digamos que, hipoteticamente, para mandar 400W para as peças do seu PC, a fonte de 850W "puxaria" em torno de 470W do nobreak enquanto que a fonte de 750W em torno de 500W (estou considerando, nestas condições, 85% de eficiencia para a de 850W e 80% para a de 750W).

Portanto, não troque a sua fonte, a não ser que você descubra que ela não possui boa eficiencia (não li tudo, então não sei qual é o modelo da sua fonte).

Agora, obviamente, se fosse no início da montagem, provavelmente a indicação de fonte seria para uma melhor dimensionada a suas necessidades para evitar gastos além do que é preciso. Como você já adquiriu a fonte e a um bom preço, então não há por que mexer.

E é exatamente por isso que se perdeu no tópico e acabou cometendo vários deslizes.. Por nao ter lido.

A Corsair HX850 é uma fonte com certificação 80 Plus Gold, mas para ficar mais próximo da realidade, a Corsair resolveu vendê-la com o selo 80 Plus Silver. Isto significa uma eficiência de pelo menos 85% a 20 e 100% de carga, e 88% a 50% de carga.

Você também não verificou qual é a potência exigida pelos componentes do PC dele. Se tivesse lido teria notado que o PC dele não demanda sequer metade da potência da fonte, motsrando o mais completo desperdício. Além disto, estes dadoos são com o PC em full load, ou seja, ele não vai demandar 350 W o tempo inteiro. Vai ser apenas um desperdício ainda maior.

Além disto, também há uma questão se o correto dimensionamentto do nobreak deve ser feito a partir da fonte ou do consumo do PC. Talvez se tivesse lido teria compreendido a questão.

Colocoando que o dimensionamento do nobreak deva ser feito a partir da potência da fonte, dividido por sua eficiência em carga máxima, com certeza há fontes muito mais adequadas . Se a preocupação e tanta assim com a eficiência, o ideal mesmo seria a Enermax Platimax 500 W, a Kingwin Stryker Fanless 500 W, Super Flower Golden King 500 W ou a Super Flower Golden Silent 500 W, que possuem certificação 80 Plus Platinum. Com um pouco menos de eficiência, mas talvez com o preço melhor, uma boa opção seria a SeaSonic X-460. Infelizmente nenhuma dessas fontes pode ser encontrada no Brasil.

Mas há fontes mais próximas da realidade por aqui, e que embora não sejam do mesmo nível destas que mencionei, também são boas.

Sim concordo com você tanto que disse que não discordo de você em hipótese alguma, apenas citei um simples exemplo na pratica informando que deve durar um pouco mais, só isso. Sobre os prejuízos, sim, eu tive prejuízos e nunca usei nada para proteger, nada mesmo, nem Protetor Contra Surtos, nem Nobreak...

Aqui a Tensão é 110 =)

Cédrik, eu vou dar uma pesquisada aqui e vou ver o que eu consigo encontrar de nobreak aqui. Eu ainda conservo de que é melhor diminuir a potência da fonte. As melhores opções aqui no Brasil para o seu caso sao a XFX Core Edition 450 W e a Corsairr CX500 V2.

E é interessante isso que vocêpostou acerca da questão das ondas retangulares. Recordo-me de já ter visto em alguns manuais de fontes da Enermax um alerta sore esta questão também.

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De fato houve uma grande falha minha ao não pesquisar a configuração do colega, mas não creio que cometi deslizes em minhas explicações. Minha intenção foi apenas de explicar o que mudaria no PC caso trocasse a fonte.

O que eu tinha em mente era apenas de que não valeria a pena gastar ainda mais dinheiro trocando a fonte tendo como intenção pegar um nobreak mais barato. Agora, obviamente, se pode simplesmente trocar a fonte pegando uma graninha de volta, aí está tudo bem.

Para fechar esse assunto de fontes:

Veja aqui os testes do CDH da HX750: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-HX750W/1729/7

E aqui os da HX850: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-HX850W/1692/7

Mesmo com um consumo abaixo de 200W a HX850 mostra uma eficiencia superior a 89%, o que é melhor que a da HX750. Repito, o custo a+ da 850 não vale a pena pelas diferenças apresentadas. Se puder resgatar uma grana trocando a fonte, ótimo. Caso contrário, não há por que mexer nisso.

Bem, não acho razoável dimensionar o nobreak puramente baseado na potência da fonte. Me parece muito mais adequado fazer isso conforme o consumo efetivo de tudo o que se vai ligar nele (levando em consideração o máximo consumo de pico).

Digo isso por que a energia requisitada ao nobreak pelo computador não tem relação direta com a potência máxima da fonte de alimentação, mas sim pela eficiência da fonte ao fornecer a potência requisitada pela configuração do PC.

Mudando um pouco o foco para tentar ilustar melhor que o preferível é dimensionar com base no consumo efetivo, peguemos dois cenários:

1) PC que consome 360W com fonte de 360W e 80% de eficiência nesta carga + monitor 40W.

2) Mesmo PC mas com fonte de 850W e 88% de eficiência nesta carga + monitor 40W.

No primeiro caso o consumo efetivo do PC por causa da eficiencia do fonte será de 450W. Portanto, seria definir no limite indicar um nobreak de 490W.

No segundo caso, o consumo efetivo do PC seria de aproximadamente 410W. Neste caso, um nobreak de 490W ainda teria 40W de folga nesta configuração.

Não recomendo nenhuma dessas configurações, só descrevi isso para defender o que escrevi e aproveitar para mostrar que, dependendo do caso, economizar de um lado pode fazer ter que investir mais de outro.

Voltando ao caso do colega, mesmo se fosse alterada a fonte para uma de 500W (pensando numa utilização média de metade dessa potência), ao dimensionar o nobreak baseado nisso iriamos chegar a um de 600W ou mais, sendo que efetivamente o consumo será bem menor que isso e um nobreak de menor potência já atenderia.

Isso tudo não está levando em conta a autonomia que normalmente é maior em modelos de maior potência.

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De fato houve uma grande falha minha ao não pesquisar a configuração do colega, mas não creio que cometi deslizes em minhas explicações. Minha intenção foi apenas de explicar o que mudaria no PC caso trocasse a fonte.

O que eu tinha em mente era apenas de que não valeria a pena gastar ainda mais dinheiro trocando a fonte tendo como intenção pegar um nobreak mais barato. Agora, obviamente, se pode simplesmente trocar a fonte pegando uma graninha de volta, aí está tudo bem.

Para fechar esse assunto de fontes:

Veja aqui os testes do CDH da HX750: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-HX750W/1729/7

E aqui os da HX850: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-HX850W/1692/7

Mesmo com um consumo abaixo de 200W a HX850 mostra uma eficiencia superior a 89%, o que é melhor que a da HX750. Repito, o custo a+ da 850 não vale a pena pelas diferenças apresentadas. Se puder resgatar uma grana trocando a fonte, ótimo. Caso contrário, não há por que mexer nisso.

Bem, não acho razoável dimensionar o nobreak puramente baseado na potência da fonte. Me parece muito mais adequado fazer isso conforme o consumo efetivo de tudo o que se vai ligar nele (levando em consideração o máximo consumo de pico).

Digo isso por que a energia requisitada ao nobreak pelo computador não tem relação direta com a potência máxima da fonte de alimentação, mas sim pela eficiência da fonte ao fornecer a potência requisitada pela configuração do PC.

Mudando um pouco o foco para tentar ilustar melhor que o preferível é dimensionar com base no consumo efetivo, peguemos dois cenários:

1) PC que consome 360W com fonte de 360W e 80% de eficiência nesta carga + monitor 40W.

2) Mesmo PC mas com fonte de 850W e 88% de eficiência nesta carga + monitor 40W.

No primeiro caso o consumo efetivo do PC por causa da eficiencia do fonte será de 450W. Portanto, seria definir no limite indicar um nobreak de 490W.

No segundo caso, o consumo efetivo do PC seria de aproximadamente 410W. Neste caso, um nobreak de 490W ainda teria 40W de folga nesta configuração.

Não recomendo nenhuma dessas configurações, só descrevi isso para defender o que escrevi e aproveitar para mostrar que, dependendo do caso, economizar de um lado pode fazer ter que investir mais de outro.

Voltando ao caso do colega, mesmo se fosse alterada a fonte para uma de 500W (pensando numa utilização média de metade dessa potência), ao dimensionar o nobreak baseado nisso iriamos chegar a um de 600W ou mais, sendo que efetivamente o consumo será bem menor que isso e um nobreak de menor potência já atenderia.

Isso tudo não está levando em conta a autonomia que normalmente é maior em modelos de maior potência.

Galera, no caso eu apenas psso trocar pela Corsair 750HX, ou continuar com a Corsair 850HX ou uma ou outra, não poderei pegar outra, apenas essas pois estão com um preço oferecido a mim brscamente barato, no caso eu ja possuo a 850, devo continuar ou trocar? E o Nobreak? Poderá ser esse mesmo da APC?

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Oras, o protetor contra surtos é até um contrasenso, pois teóricamente nem deveria haver esses surtos de energia, pelas regras da ANEEL ....

Essa é absoluta noviodade para mim...

Acho que se deve a incorreta interpretação da expressão "surto de tensão"

- As manobras das distribuidoras de energia são potenciais geradores de surtos de tensão;

- Descargas atmosféricas são potenciais geradores de surtos de tensão;

- O desligamento de máquinas e motores elétricos também o são..

Negar isso dai é de uma cegueira iluminada...

Dizer que nem deveriam existir surtos de tensão na rede elétrica é equivalente a dizer que a lei da gravidade não vale por aqui, afinal não foi publicada no diário oficial...

Então voce tem realmente um ambiente hostil aos aparelhos eletroeletronicos.

Quanto aos raios não muito o que fazer . Se sua instalação domiciliar tiver um bom aterramento voce terá uma boa proteção. Se puder, peça a um eletricista e ver se na entrada de sua caixa o aterramento está bem feito ( entram as fases e o aterramento é bem na entrada, junto do relógio de energia ). Isso protegerá sua instalação bem mais que um protetor, pois o raio procura o caminho mais fácil ( menor impendancia) . Uma proteção contra surtos ( na verdade surto é uma grande variação da energia elétrica da rede elétrica e não a corrente de fuga provocado por um raio ) .....

Uma boa instalação e aterramento correto de pouco ajuda se não dispuseres dos "caminhos" para a energia induzida pelo raio alcançar esse aterramento.. Se a energia derivada de um raio, induzida na rede elétrica, tiver que encontrar seu próprio caminho.. saia da frente..

Leia: Aterrei a tomada do PC - Ele está seguro agora??? Não!!!

Quanto a raios de incidêncioa direta, ai muito pouca coisa se tem a fazer além de um ótimo sistema de para-raios. Raios diretos não são coisa para supressor de surtos..

Faller,

Eu acho que um PC demandar 850 W desa fonte, sendo que em pico ele só demanda 350 W é um delírio.

Nisso concordei desde que li.. Potencialite aguda com certeza..

Tem uma coisa que me intrigou nesta nota......

....Caso contrário, estaríamos falando de um short-break. Ou eu entendi algo errado aí?

Sim ele está falando de short-breaks..

A propósito, seu cálculo não levou em consideração a eficiência da fonte. Se fôssemos fazer o cálculo proposto pela APC, ficaria assim:

850 / 0,85 = 1000 W

1000 + 40 W (monitor) = 1040 W

Foi por isso que no meu comentário ponderei ter sido conservador no cálculo, não levando em consideração toda a recomendação do fabricante de no-break, principal interessado na venda do mesmo, considerando que ele vende potência, tanto maior, para ele, melhor. Por isso da ponderação...

Ponderei por dois motivos.

Um deles a efetiva potência da config demandante x capacidade da fonte e por outro lado, jamais veria a APC recomendar a menor... Vai sempre recomendar a maior. Em nome da segurança, em nome de vendas..

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Galera, no caso eu apenas psso trocar pela Corsair 750HX, ou continuar com a Corsair 850HX ou uma ou outra, não poderei pegar outra, apenas essas pois estão com um preço oferecido a mim brscamente barato, no caso eu ja possuo a 850, devo continuar ou trocar? E o Nobreak? Poderá ser esse mesmo da APC?

É como eu escrevi, se você economizar grana ao trocar para a 750W, então troque. Agora, se tiver o mesmo gasto, então pode ficar com a de 850W que mal algum ela fará.

Pelo menos na minha opinião, essas duas fontes não farão diferença para a escolha do seu nobreak.

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De fato houve uma grande falha minha ao não pesquisar a configuração do colega, mas não creio que cometi deslizes em minhas explicações. Minha intenção foi apenas de explicar o que mudaria no PC caso trocasse a fonte.

O que eu tinha em mente era apenas de que não valeria a pena gastar ainda mais dinheiro trocando a fonte tendo como intenção pegar um nobreak mais barato. Agora, obviamente, se pode simplesmente trocar a fonte pegando uma graninha de volta, aí está tudo bem.

Para fechar esse assunto de fontes:

Veja aqui os testes do CDH da HX750: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-HX750W/1729/7

E aqui os da HX850: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Corsair-HX850W/1692/7

Mesmo com um consumo abaixo de 200W a HX850 mostra uma eficiencia superior a 89%, o que é melhor que a da HX750. Repito, o custo a+ da 850 não vale a pena pelas diferenças apresentadas. Se puder resgatar uma grana trocando a fonte, ótimo. Caso contrário, não há por que mexer nisso.

Mais embaixo explica-se o porquê...

Bem, não acho razoável dimensionar o nobreak puramente baseado na potência da fonte. Me parece muito mais adequado fazer isso conforme o consumo efetivo de tudo o que se vai ligar nele (levando em consideração o máximo consumo de pico).

Digo isso por que a energia requisitada ao nobreak pelo computador não tem relação direta com a potência máxima da fonte de alimentação, mas sim pela eficiência da fonte ao fornecer a potência requisitada pela configuração do PC.

Mudando um pouco o foco para tentar ilustar melhor que o preferível é dimensionar com base no consumo efetivo, peguemos dois cenários:

1) PC que consome 360W com fonte de 360W e 80% de eficiência nesta carga + monitor 40W.

2) Mesmo PC mas com fonte de 850W e 88% de eficiência nesta carga + monitor 40W.

No primeiro caso o consumo efetivo do PC por causa da eficiencia do fonte será de 450W. Portanto, seria definir no limite indicar um nobreak de 490W.

No segundo caso, o consumo efetivo do PC seria de aproximadamente 410W. Neste caso, um nobreak de 490W ainda teria 40W de folga nesta configuração.

Não recomendo nenhuma dessas configurações, só descrevi isso para defender o que escrevi e aproveitar para mostrar que, dependendo do caso, economizar de um lado pode fazer ter que investir mais de outro.

Voltando ao caso do colega, mesmo se fosse alterada a fonte para uma de 500W (pensando numa utilização média de metade dessa potência), ao dimensionar o nobreak baseado nisso iriamos chegar a um de 600W ou mais, sendo que efetivamente o consumo será bem menor que isso e um nobreak de menor potência já atenderia.

Isso tudo não está levando em conta a autonomia que normalmente é maior em modelos de maior potência.

Eu tenho exatamente a mesma impressão. Se você olhar na primeira página, vai encontrar com um cálculo que eu fiz que propõe mais ou menos isso.

O problema é que há uma recomendação nesta nota da APC sobre o dimensionamento do nobreak para fontes com PFC ativo, que é exatamente a categoria onde as Corsair em questão se encaixam. Aponta-se o modo de operação das fontes com PFC ativo pode em determinados momentos puxar uma carga de pico (não relacionada com a demanda dos componentes do PC) que pode atingir a potência máxima rotulada da fonte. Isso abre até um complicador em fontes que mentem sobre a sua potência, como o caso da C3Tech DSA-500VE, que diz ser de 500 W e na verdade é de 400 W. O caso até daqui é bem parecido com o nque a APC descreve, onde existe uma fonte de 850 W e umm PC que demanda 350 W. É interessante dar uma liada.

http://www.apcmedia.com/salestools/RMUZ-7DTKRC_R1_EN.pdf

EDIT:

parece que a coiisa só vale para shortbreaks, ou nobreaks offline, ou os de linha interativa.

Galera, no caso eu apenas psso trocar pela Corsair 750HX, ou continuar com a Corsair 850HX ou uma ou outra, não poderei pegar outra, apenas essas pois estão com um preço oferecido a mim brscamente barato, no caso eu ja possuo a 850, devo continuar ou trocar? E o Nobreak? Poderá ser esse mesmo da APC?

Utilizando o método a partir da potência da fonte, eu proponho este aqui:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=23031&Promocao=eaton_nobreak_dx_1500va_110v_torre_eaton

Só mais um minuto que eu incluo uma indicação a partir do consumo.

Edit:

Nobreak com base no consumo

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=EDX1000LB

Negar isso dai é de uma cegueira iluminada...

Dizer que nem deveriam existir surtos de tensão na rede elétrica é equivalente a dizer que a lei da gravidade não vale por aqui, afinal não foi publicada no diário oficial...

kkkkkkkkkkkkkkk.... eu ri muito!!!!

Sim ele está falando de short-breaks..

Então toda a argumentação dessa documentação está direcionada a shot-breaks. Se está toda direcionada a short-break, e nós estamos atrás de nobreaks, realmente não vejo que sentido pode fazer indicar um nobreak deste modo, já que aí não haverá intervalo de comutação e por consequência não haverá picos de carga por parte da fonte.

Foi por isso que no meu comentário ponderei ter sido conservador no cálculo, não levando em consideração toda a recomendação do fabricante de no-break, principal interessado na venda do mesmo, considerando que ele vende potência, tanto maior, para ele, melhor. Por isso da ponderação...

Ponderei por dois motivos.

Um deles a efetiva potência da config demandante x capacidade da fonte e por outro lado, jamais veria a APC recomendar a menor... Vai sempre recomendar a maior. Em nome da segurança, em nome de vendas..

É, esrou vendo que a coisa é por aí mesmo.

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Bem, vou aproveitar o tópico para tentar esclarecer algumas dúvidas minhas.

Acabei "caindo" aqui quando estava procurando no forum alguma coisa sobre a Eaton. Minha rede aqui é de 220V e, depois de muito aprender com o amigo faller, comecei uma busca por um nobreak que fosse 220V/220V (seria bom se acabasse essa bobagem de sempre converter para 115V).

Só achei num preço camarada alguns modelos da Eaton, mas não conheço essa marca e gostaria de saber se é confiável.

Essa é minha primeira dúvida.

Outra coisa que pesquisei é se há algum modelo de nobreak interativo no mercado sem estabilizador, sabidamente nocivo aos equipos. Neste link de comparação da APC os modelos "Stay" não possuem AVR: http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=BZ1200-BR&tab=compare

Contudo, neste link http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=STAY14BI115 no 6º item da descrição do produto me parece que há "indícios" de estabilizador. Se não houver, essa será uma opção melhor, mesmo convertendo 220V/115V.

Voltando a questão da Eaton, estou de olho neste modelo: http://www.eatonnobreak.com.br/index.php?page=shop.product_details&flypage=flypage.tpl&product_id=47&category_id=9&option=com_virtuemart&Itemid=128. Ainda preciso confirmar, mas acredito que este não tenha "estabilizador". Se tiver, talvez a saída mais em conta seja este: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=EDX1000HB

Tudo que quero é tempo para salvar e desligar o PC, nada além disso. Por isso não quero "de brinde" um estabilizador para ferrar as coisas.

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Tai um que eu colocaria no meu equipamento sem medo, fosse necessário..

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=EDX1000HB

- Dupla conversão;

- Geração senoidal pura;

- On line;

- Sem o maldito estabilizador, já que gera a energia, o tempo todo, já estável;

- Excelente imunidade ao ruído e surtos de tensão, pois a energia que vai para seu PC é gerada por ele, não é a mesma energia da rede elétrica;

- Numa potência bastante boa e a um preço razoável...

Colega paulohvs.. O outro que citaste tem sim AVR ou estabilizador no velho, arcaico e problemático princípio de ficar, desnecessariamente, trocando taps escolhendo uma tensão pouco melhor...

Quanto a marca, EATON, pode confiar..

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