Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R1100, Radeon R* 2*0. "Sea Islands", tópico oficial de discussão


Posts recomendados

  • Membro VIP
Eu uso :(

1600x900** quero comprar um monitor full mas sempre empaco .

Eu também uso, mas somos minoria, a maioria do pessoal em países desenvolvidos já migrou pra 1080p ou superior, e até aqui isso não está impraticável atualmente. ^_^

Money que é good nóis num have !

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O VR-Zone postou um artigo que fala um pouco das SI tal como isso aqui

Manufactured in 28nm process, AMD engineers worked hard on optimizing transistor libraries at TSMC in order to increase transistor efficiency, paying the price with an increased die size. This is the same path NVIDIA followed for years, sacrificing smaller die size for improved yields.

However, performance will take second place to the amount of architectural changes Sea Islands bring. First and foremost, Sea Islands will bring Unified Address Space between the GPU and the CPU. Furthermore, GPU will be able to page system memory using CPU pointers, bringing full memory coherency between the two. This is something even Intel doesn't have planned for its Xeon Phi (Larrabee / Knights' Corner / Knights' Ferry).

Sea Islands will spend better part of the year without the real competitor, as NVIDIA will only offer refreshed Kepler until Maxwell comes along.

e trás também uma espécie de preview do que podemos esperar para as futuras gerações de GPUs da AMD. O nomes na minha opinião são um show a parte :D

Bring on 2014: Volcanic Islands

After Sea Islands reaches the end of the line, AMD will introduce perhaps the most important GPU family of them all - Volcanic Islands. Volcanic Islands (VI) will go head to head against NVIDIA Maxwell and second-gen Xeon Phi architecture.

Manufactured at 20nm Gate-Last process, this will be the first GPU family which AMD should be able to manufacture in Common Platform Alliance as well as its long-standing foundry partner, TSMC. Thus, AMD will have the choice between TSMC GigaFab Hsinchu/Taichung, IBM East Fishkill, GlobalFoundries in New York and Dresden or Samsung in Austin. The manufacturing flexibility will be of paramount importance, for Volcanic Islands GPU architecture will represent the pinnacle of system integration between the CPU and GPU. In terms of Fusion/FirePro APUs, which will replace the current FX/Opteron CPUs, Volcanic Islands bring silicon-level system integration. APU will extend to the Discrete GPU and treat it as one, as well as VI silicon treating the CPU as an integral part.

2015: Pirates of… Graphics?

Perhaps one of most interesting codenames is coming down the pipe in 2015: Pirates Islands. Yes, you've read it correctly. Bringing a tribute to legendary pirates such as the Blackbeard, Captain Hook or well, Captain Jack Sparrow, AMD's imaginative engineers are targeting the 20nm process with 14nm APUs in mind. The real work on this GPU architecture only started recently (GPUs are being designed 2-4 years in advance) and guessing what lies on cards is a bit too unpredictable. We know feature set, but performance… your guess is as good as ours.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu li alguns artigos, mas nunca vi um exemplo onde isso pode ser percebido pelo usuario comum. Sim, poder gráfico com preço acessíveis e consumindo menos, mas como vai se diferenciar das APUs atuais? Diminuir ainda mais o consumo? Facilitar a programação (bom indiretamente)? A tanto tempo leio que sai noticia sobre o HSA que já ta na hora de sair algo poxa:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns dizem que o Tahiti gargala em resoluções pequenas por "falta de ROP" e por isso apenas em resoluções maiores ela consegue se diferenciar de um chip ou outro da nvidia.

Aumentar um pouco poderia ajudar nesse quesito, melhoraria os reviews e no mindshare.

Mas isso era só um "achismo" meu.

E realmente deu uma subida boa nas texturas, mas pode ser simplesmente que as TMUs aumentaram na mesma razão dos CUs. Espero que tenham melhorado a eficiência.

Mesmo "gargalando" tem poder-de-fogo suficiente para rodar jogos em baixas resoluções, pois resoluções baixas pesam muito menos que as altas. A placa fica é desperdiçada. De qualquer forma quem compra uma Radeon HD 7970 GHz Edition não usa monitor de 1024:768...

Mas quem usa resolução baixa hoje em dia ? ;)

Até tem quem use, mas não com uma placa tão parruda e cara assim... ;)

Eu também uso, mas somos minoria, a maioria do pessoal em países desenvolvidos já migrou pra 1920p ou superior, e até aqui isso não está impraticável atualmente. ^_^

Money que é good nóis num have !

KKK! Tive que rir! Curiosidade: seu kit Athlon 64 4000+ mais GeForce 7900GS continua firme e em uso? Quando eu trocar meu kit atual espero que ele esteja lendário como o seu kit é hoje. Ainda vou mofar com meu hardware... (Se o vício permitir, é claro, pois apesar de não ser rico esse treco de upgrade nos força a cometer loucuras!) KKK!

Pois é' date=' eu li alguns artigos, mas nunca vi um exemplo onde isso pode ser percebido pelo usuario comum. Sim, poder gráfico com preço acessíveis e consumindo menos, mas como vai se diferenciar das APUs atuais? Diminuir ainda mais o consumo? Facilitar a programação (bom indiretamente)? A tanto tempo leio que sai noticia sobre o HSA que já ta na hora de sair algo poxa:mellow:[/quote']

Concordo! Eu acredito o verdadeiro Fusion terá um desempenho de IGP ainda mais surpreendente que as APUs atuais. Tudo isso com boa eficiência energética. Será que vão conseguir implantar o "zero core" (recurso de economia de energia) das Radeon HD 7xx0 nesses chips?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Afinal' date=' como esse HSA funciona? Qual a importancia para nós meros usuários?[/quote']
Pois é' date=' eu li alguns artigos, mas nunca vi um exemplo onde isso pode ser percebido pelo usuario comum. Sim, poder gráfico com preço acessíveis e consumindo menos, mas como vai se diferenciar das APUs atuais? Diminuir ainda mais o consumo? Facilitar a programação (bom indiretamente)? A tanto tempo leio que sai noticia sobre o HSA que já ta na hora de sair algo poxa:mellow:[/quote']

Rapaz, resumindo. HSA é uma "arquitetura" heterogênea. Se trata em fornecer algumas funcionalidades que sirvam para facilitar programação heterogênea e também facilitar a integração de componentes diversos. HSA não é apenas CPU+GPU, mas CPU+qualquer acelerador.

Algumas funcionalidades são a integração (coerência) entre a memória do CPU e do GPU, a outra é um novo "interconnect padrão" que ainda nem foi anunciado.

O HSA vai trabalhar em cima do HSAIL, que é uma "ISA virtual", todo mundo vai poder teoricamente programar para essa HSAIL e então o "finalizer" vai compilar automaticamente o código para qualquer ISA que efetivamente existir no hardware do dispositivo. Assim o código vai teoricamente poder ser portátil, utilizar praticamente qualquer unidade computacional disponivel e tudo de forma otimizada, pelo menos bem mais do que seria sem essa facilidade na programação.

Mesmo "gargalando" tem poder-de-fogo suficiente para rodar jogos em baixas resoluções, pois resoluções baixas pesam muito menos que as altas. A placa fica é desperdiçada. De qualquer forma quem compra uma Radeon HD 7970 GHz Edition não usa monitor de 1024:768...

Bem, tem gente que reclama porque não joga a 300fps em jogos de alta competitividade.

Concordo! Eu acredito o verdadeiro Fusion terá um desempenho de IGP ainda mais surpreendente que as APUs atuais. Tudo isso com boa eficiência energética. Será que vão conseguir implantar o "zero core" (recurso de economia de energia) das Radeon HD 7xx0 nesses chips?

O zerocore VEIO das gpus integradas. Só que como as metodologias de análises de consumo das GPUs discretas estão melhor que as de mobile (ou pelo menos TODO review tem e SEMPRE tem o idle separadinho) e como as discretas gastam naturalmente mais energia (então a diferença entre antes/depois é mais marcante) parece que isso é uma "novidade", mas não é.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, tem gente que reclama porque não joga a 300fps em jogos de alta competitividade.

Para que 300FPS? 120FPS até entendo, pois há monitores de 120Hz. Mas 300FPS? KKK! Besteira!

O zerocore VEIO das gpus integradas. Só que como as metodologias de análises de consumo das GPUs discretas estão melhor que as de mobile (ou pelo menos TODO review tem e SEMPRE tem o idle separadinho) e como as discretas gastam naturalmente mais energia (então a diferença entre antes/depois é mais marcante) parece que isso é uma "novidade", mas não é.

Ah, sim! Não sabia! Achei que fosse novidade da série Radeon HD 7xx0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para comemorar milzinho, segue alguns rumores sobre as prováveis especificações da série HD8900 a.k.a Venus

The Venus lineup would consist of two GPU’s, the Venus XTX based Radeon HD 8970 and Venus XT/Pro (Still to be confirmed) Radeon HD 8950.

Aqui os detalhes mais importantes

While Oland has a die size of around 270mm2 featuring 3.4 Billion transistors, Venus would feature a die size of around 420mm2 with a transistor count of 5.1 Billion. The GPUs would still be manufactured on TSMC 28nm fabrication process.

The Venus XTX (HD 8970)core would pack 2560 Stream processors compared to 2048 on Tahiti XT (HD7970), 160 Texture Units and 32-48 raster operation units. The Venus XT/Pro (HD 8950) would pack a core count of 2304 Stream Processors, 144 Texture Units but 32 ROPs.

Fonte: Wccftech

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para comemorar milzinho, segue alguns rumores sobre as prováveis especificações da série HD8900 a.k.a Venus

Aqui os detalhes mais importantes

Fonte: Wccftech

Se isso for verdade, parece que serão bem fortinhas as placas... Mas sei lá se isso vai ser o suficiente para brigar com a GeForce GTX 780. Ao meu ver a NVIDIA atualmente tem mais "espaço" para aprimorar arquitetura do que a AMD. Pois a GeForce GTX 680 veio forte, mesmo sendo um chip "mais simples", com barramento de "apenas" 256 bits. Se a GeForce GTX 780 vier parrudona, com 384 bits e mais cuda processors, a AMD vai ter que rebolar para conseguir entrar na dança. A Radeon HD 7970 veio bem bruta, mas já usando quase todo o poder-de-fogo da arquitetura (exceto pelos clocks, que foram aprimorados com a versão GHz Edition).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se isso for verdade, parece que serão bem fortinhas as placas... Mas sei lá se isso vai ser o suficiente para brigar com a GeForce GTX 780. Ao meu ver a NVIDIA atualmente tem mais "espaço" para aprimorar arquitetura do que a AMD. Pois a GeForce GTX 680 veio forte, mesmo sendo um chip "mais simples", com barramento de "apenas" 256 bits. Se a GeForce GTX 780 vier parrudona, com 384 bits e mais cuda processors, a AMD vai ter que rebolar para conseguir entrar na dança. A Radeon HD 7970 veio bem bruta, mas já usando quase todo o poder-de-fogo da arquitetura (exceto pelos clocks, que foram aprimorados com a versão GHz Edition).

Não acho que seja exatamente assim. A AMD tem mais "espaço" para aprimorar a arquitetura porque a nvidia vai ter que gastar mais do chip para fornecer a capacidade de GPGPU que foi capada do GK106, enquanto a AMD já fez isso. Ou seja, a nvidia vai ter que fazer mais coisa "de uma vez só" (embora ela já tenha uma boa experiência nisso tudo).

Mas no fim das contas não dá para saber como vai ser, é esperar para ver.

PS.: AH-HA! Mais ROPs! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tabela do KitGuru trás algumas poucas informações sobre a futura série HD8k, entre elas na última linha uma HD8990, que pode ver a luz do dia. Outro detalhe curioso é que já mostram também, uma HD8930. Bom a veracidade disso não da para comprovar, mas... já que estamos na época dos rumores, segue esse aí :)

AMD-Radeon-8000-8950-8970-KitGuru-launch-CeBIT-2013.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

KKK! Tive que rir! Curiosidade: seu kit Athlon 64 4000+ mais GeForce 7900GS continua firme e em uso? Quando eu trocar meu kit atual espero que ele esteja lendário como o seu kit é hoje. Ainda vou mofar com meu hardware... (Se o vício permitir, é claro, pois apesar de não ser rico esse treco de upgrade nos força a cometer loucuras!) KKK!

Não exagere, é um 3200+, 400 MHz abaixo do 4000+, e sim, ainda é ele ou fazer faxina em casa.. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Eu fiquei triste quando li a listagem de apresentações na AFDS, n deve sair nada sobre as R1100 nesse ano y.y

Que tenso. Tomara que isso não se concretize. Estou ansioso por novidades das Radeon HD 8xx0, pois estou com vontade de pegar umas Radeon HD 7xx0 da MSi com preços já reduzidos... rsrsrs...

http://www.fudzilla.com/home/item/27897-sea-islands-amd-supports-directx-111

Sea Islands será DX 11.1 e promete até 15 GFlops / Watt em dupla precisão, coisa de 3 x mais do que o Kepler consegue.

Será??? O.o

Finalmente estão soltando dados sobre a nova série da AMD, quando li a primeira vez pensei, pow, vai ser comparável á GTX 680? estão ferrados, só depois, percebi que trata-se da série 8800.

adicionando uma tabelinha do Adrenaline para facilitar a compreensão

hd_8800_specs.jpg

edit: parece que deram uma melhorada considerável no desempenho em Ponto Flutuante e em Precisão Simples

Puts! Isso parece promissor demais! O.o

Janeiro? Isso para logo então! Cadê as Radeon HD 89x0? Sairão depois, ao estilo Radeon HD 6xx0? (onde as 68x0 saíram antes das 69x0) Essas placas parecer ser muito boas. E com uma carinha de econômicas...

Gostei mais da parte dos preços, por que o dolar como está, + taxas de import. dai fica osso.

Sim. Custo x benefício. As Radeon HD 7xx0 e principalmente as GeForce GTX 6x0 estão com preços proibitivos ainda, apesar de os mesmos já terem dado uma trégua considerável.

Tabela do KitGuru trás algumas poucas informações sobre a futura série HD8k, entre elas na última linha uma HD8990, que pode ver a luz do dia. Outro detalhe curioso é que já mostram também, uma HD8930. Bom a veracidade disso não da para comprovar, mas... já que estamos na época dos rumores, segue esse aí :)

AMD-Radeon-8000-8950-8970-KitGuru-launch-CeBIT-2013.jpg

Até hoje não vi a Radeon HD 7930 sendo vendida em nenhuma loja, e me lembro que ela foi anunciada. Acho que essa Radeon HD 8930 vai ser um elefante branco também.

Não exagere, é um 3200+, 400 MHz abaixo do 4000+, e sim, ainda é ele ou fazer faxina em casa.. :D

KKK!!! Eu jurava que era o 4000+...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Post mais ou menos enigmático o dave bauman

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1683002&postcount=527

Se referindo a esse post

http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1682859&postcount=517

Acho que ele deve estar se referindo ao "GCN 2.0 ≠ Enhanced GCN", mas não sei o que fazer dessa informação.

Ou ele pode estar falando do kaveri, mas ele não é do setor x86 então acho mais difícil ser isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aff!!! "Another Major Delay"?

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/14757/amd-pode-lancar-placas-radeon-hd-8000-sea-islands-no-segundo-trimestre-de-2013.html

Tomara que sejam falsos rumores, mas sei lá... Janeiro já está quase aí, então está com cara de ser verdade... Infelizmente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aff!!! "Another Major Delay"?

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/14757/amd-pode-lancar-placas-radeon-hd-8000-sea-islands-no-segundo-trimestre-de-2013.html

Tomara que sejam falsos rumores, mas sei lá... Janeiro já está quase aí, então está com cara de ser verdade... Infelizmente!

Lembrando que as 7900 foram disponibilizadas apenas no Q1 desse ano o Q2 2013 parece normal. Na verdade podem me corrigir mas o padrão tá sendo esse mesmo, 12~15 meses entre as gerações, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que as 7900 foram disponibilizadas apenas no Q1 desse ano o Q2 2013 parece normal. Na verdade podem me corrigir mas o padrão tá sendo esse mesmo, 12~15 meses entre as gerações, não?

É que a previsão era janeiro, então Q2 já seria um "Anothet Major Delay"... Fora que as Radeon HD 8xx0 têm que sair antes das GeForce GTX 7x0, que prometem ser destruidoras!!!

=========================================

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/14778/supostas-especificacoes-das-radeons-hd-8900-surgem-na-web.html

Possíveis especificações das placas... Se forem reais essas especificações, podemos esperar placas bem brutas para a próxima geração... Só não sei se isso será suficiente para as GeForce GTX 7x0...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que a previsão era janeiro, então Q2 já seria um "Anothet Major Delay"... Fora que as Radeon HD 8xx0 têm que sair antes das GeForce GTX 7x0, que prometem ser destruidoras!!!

Sendo mais claro, as gerações estão saindo no trimestre depois da série anterior completar um ano. Tirando um mês ou outro para organização do mercado e outras frescuragens, sair de Q1 2013 para Q2 2013 (abril~maio) tá mais para "confirmar que está dentro do esperado" do que atrasar.

Até porque se eles tivessem algum problema seria +3 meses (pelo menos) para sair um respin, entrando em meados do Q3 (junho~julho).

http://adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/14778/supostas-especificacoes-das-radeons-hd-8900-surgem-na-web.html

Possíveis especificações das placas... Se forem reais essas especificações, podemos esperar placas bem brutas para a próxima geração... Só não sei se isso será suficiente para as GeForce GTX 7x0...

Mas vocês n tão achando estranha a relação entre SP/DP das 8900? (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!