Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de corrente independente de variações na carga


0bscur3

Posts recomendados

Senhores, estou com um pequeno problema e gostaria de solicitar o auxilio de quem tem mais conhecimento e experiência do que eu no assunto (vocês, ou no caso de eletrônica, 99% da humanidade :lol:).

Meu conhecimento de eletrônica resume-se a lei de ohm e alguns poucos experimentos. Entendo algo de lógica digital (ninguém faz um led piscar com um 555 como eu), sei usar multímetro e sei também que não devo colocar os dedos na tomada, o básico mesmo.

Preciso de um circuito que me garanta em sua saída, independente da carga (na prática, supor que a carga vai ter uma variação de alguns k ohms, no máximo) um determinado valor de corrente (ajustável entre 0 e 4ma).

Ou seja, eu teria uma chave (poderia ser um potenciômetro, por exemplo) que regularia a corrente de saída (entre 0 e 4ma) e mesmo que haja variações na resistência da carga, a corrente se mantém constante.

Estive dando uma olhada no datasheet do LM358 (http://www.datasheetcatalog.org/datasheet2/d/0krxqjyrr14uhy7yk1if661zzqwy.pdf) e me parece que o circuito chamado "Fixed Current Sources", página 12, faz o que eu quero (exceto a parte do ajuste, mas isso não deve ser muito complicado) - mas não tenho certeza.

Outra coisa que eu gostaria é ser capaz de monitorar esta corrente em tempo real, sem uso do multímetro. Existe algum componente que faça isso? A ideia seria inclui-lo para que conforme eu ajuste o potenciômetro, possa ver em um display a corrente real de saída (poderia até ser 8 leds indicando aumento de 0,5ma onde 1 led significa saída de 0,5ma e os 8 acessos 4ma, por exemplo)

Algum dos senhores já fez algo assim, conhece algum componente mágico, poderia me dar uma dica ou me apontar a direção correta?

Obrigado,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que nem um multimetro digital consegue ler esse valor.

um multimetro lê até 200uA mas esse negocio ai que o amigo quer fazer é meio difícil cara exatamente pra que quer um circuito desse tipo???necessita fazer alguma coisa e imaginou que desse modo daria podemos dar outras ideias de como fazer esse algo falo porque não vejo muita função num circuito desse tipo

onde quer usar esse circuito??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rafael e Mister, obrigado por responder.

Rafael, como o mister falou, acho que dá sim, meu multímetro baratinho tem fundo mínimo de escala em 200uA (embora provavelmente não seja muito preciso nesta escala).

Sobre a intenção do projeto, eu tentei intencionalmente evitar (e explico porque, abaixo), mas vamos lá:

Esta minha questão (pelo mesmo motivo) já achei em outros fóruns de eletrônica (em inglês) e sempre acabam sem respostas ou o cara que fez a pergunta é taxado de maluco. Em um deles o moderador até trancou o tópico porque as pessoas se assustam com a coisa (infelizmente, eu acho fascinante).

A ideia é simples e vem ganhando muito espaço na medicina moderna: tDCS (http://en.wikipedia.org/wiki/Transcranial_direct-current_stimulation)

Há várias pesquisas com resultados bastante promissores e alguns artigos mencionando a técnica, alguns exemplos:

http://www.newscientist.com/article/mg21328501.600-zap-your-brain-into-the-zone-fast-track-to-pure-focus.html?full=true

http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/13428

http://www.biomedcentral.com/1471-2202/9/103

Aqui tem um YahooGroup (bem recente, porque embora a técnica seja antiga, só recentemente voltaram a se interessar por ela e a descobrir novas utilidades): http://health.groups.yahoo.com/group/tDCStim/

E aqui um subreddit: http://www.reddit.com/r/tdcs

Caso alguém tenha interesse, eu tenho mais vários arquivo com pesquisas científicas publicadas em diferentes áreas com resultados bem interessantes que apontam alguns benefícios deste tipo de tratamento.

O conceito básico é isso, aplicando dois eletrodos em certas regiões da cabeça (a área vai depender do que se deseja estimular) pelos quais deve percorrer uma corrente máxima de 2ma, certas áreas do cérebro vão ficar mais ou menos polarizadas, permitindo que os neurônios disparem com mais intensidade (ou menos) - o que pode ajudar na memória, hiperatividade, fluência verbal, melhoria no reconhecimento visual/espacial, depressão e até em problemas motores de pacientes de mal de parkinson ou ataxias. Os efeitos não são permanentes mas de longa duração (2 semanas de tratamento podem durar 6 meses).

Desculpem-me o "offtopic" mas acho que a explicação é necessária para vocês entenderem que não é uma "ideia maluca" minha - é um conceito amplamente pesquisado e em grande espansão nos últimos meses. O que se sabe hoje é que a técnica é considerada segura e o modo que funciona (ou melhor, como o tDCS promove as mudanças).

Quem ainda não fechou o navegador, pensando "esse cara é maluco" deve ter entendido que a segurança de um dispositivo destes é fundamental. O mais importante, no momento é ter um circuito básico que gere 2ma independente da resistência. Eu não sei qual a resistência da cabeça (considerando 2 eletrodos embebidos em solução salina), mas suponho que as diferentes posições vão afetar a resistência, e portanto, a corrente do circuito.

Ter uma leitura imediata em tempo real eu acho que seria importante, mas não fundamental (posso usar um multimetro, de início).

Já li sobre pessoas simplesmente pegando uma bateria de 9V e ligando direto aos eletrodos. Isso pode causar um certo desconforto, mas nenhum mal permanente - só que também não gera nenhum benefício e é, no mínimo... digamos, precário.

A coisa tem que ter controle e ser séria, é isso que estou procurando :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes perguntas, Faller.

A tensão máxima de trabalho seria limitada pela alimentação, idealmente uma bateria de 9v mas suponho que não é possível regular/manter a corrente de saída com tão pouca tensão. Neste caso, poderia utilizar 2 baterias, totalizando 18v. A tensão não tem efeito direto algum então idealmente, esta deveria ser a mínima necessária para manter a corrente especificada pelo usuário (que deve variar entre 0 e 4ma)

São baterias de 9v então a segunda pergunta está respondida também: a corrente necessária é continua (é daí que vem o DC de tDCS).

Li que o que um dos produtos comerciais vendidos atualmente para este tipo de fim custa 4000 dólares e o que ele faz é variar automaticamente a tensão baseado na resistência da carga - assim consegue obter a corrente de saída estável. No entanto, se a resistência sobe demais, ele simplesmente corta o circuito, como medida de segurança.

Isso não me parece mesmo muito complicado mas posso estar enganado. Você deu uma olhada no circuito que indiquei no primeiro post, usando o LM358? Tenho a impressão de que ele faz o que quero, mas minha falta de conhecimento não permite ter certeza :(

Agradeço qualquer dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse circuito ai, com alteração de valores (do resistor de 8k2) pode perfazer a função desejada..

Ele ai está para exercitar um led, mas se tomares como eletrodos onde o led está ligado, é a conta..

Em vez de calcular, monte o circuito e meça a corrente. Mude os valores para alterar a faixa.. Tanto maior o resistor de 8k2, menor será a corrente máxima..

Ajusteecorrentedoled.jpg

Em vez da fonte de 12 Volts coloque a fonte que desejares, 9, 18, 27 Volts, o que seja.. Se aumentar a tensão deve aumentar o valor do resistor de 8k2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller, obrigado mais uma vez pela ajuda... este circuito compensa mudanças na carga? Isso seria um dos pontos mais importantes... caso a resistência de carga varie, o circuito deve manter a mesma corrente (ajustando automaticamente a tensão, por exemplo).

Sim, é justamente esse o princípio da fonte de corrente..

Esse diagrama que postei, uma vez ajustadao para 10 mA, por exemplo, tanto faz se colocares como carga 1 led, ou uma série (ligação de led's em série) 2 led's, 3 led's ou até mesmo um curtro no lugar do led, deixará passar somente os 10 mA setados..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...

Boa tarde senhores... eu sei que esse tópico já esta fechado a anos, mas eu estou precisando de um circuito que faça exatamente o mesmo que nosso amigo precisava, e que o Faller sugeriu um circuito, porém em escala muito maior.

O que eu preciso é ter o controle de uma corrente na faixa de 1 a 30 amperes, a tensão não é muito relevante... vou tentar explicar o motivo...

 

Eu preciso fazer um banho químico (tipo eletrolise), onde a corrente deve ser constante de acordo com a química ou produto usado.

O problema é que durante o processo a resistência da química varia de acordo com a temperatura e/ou tamanho da pç metálica imersa no banho. E isso faz com que a corrente do circuito suba demais.

Eu tentei usar um controlador PWM no começo a corrente estava em 12 Amp e depois de umas 2 horas a corrente subiu para 28 Amperes.

Eu encontrei uma fonte desse tipo na internet, que tem regulagem de corrente, de uma empresa Francesa, mas o valor passa dos R$ 5.000,00.

Eu já tenho uma fonte com saída de 12V x 60Amp.

Será que seria possível eu montar uma fonte de corrente constante com essas características? 

 

Desde já agradeço imensamente aos que puderem colaborar.

 

Boa sorte a todos...

adicionado 6 minutos depois

@faller Boa tarde... eu postei uma pergunta, mas não sei se estou fazendo certo, pois apenas acompanho o fórum, e não me lembro de ter feito ou respondido alguma pergunta.

A minha questão esta no tópico abaixo:

 

Acredito que o sr possa entender o que eu preciso.

 

Gostaria muito da sua opinião sobre esse assunto. ( se possível, pois não quero lhe incomodar)

 

Muito obrigado

 

Leandro

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda a fonte é feita em função da carga que será servida. É necessário que você nos informe o valor Ohmico máximo que irá ter entre os eletrodos. Isso definirá a tensão máxima de saida e a potencia total do circuito. Assim sendo, a tensão de saída máxima é e muito relevante para a construção do circuito mesmo sendo ela em função de uma carga inconstante..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sérgio Lembo penso que na condição do amigo @Leandro Gomes Santos ele deve ter alguma dificuldade em medir este valor pois devido às características do líquido pode haver variações. Mas nada impede de se estimar. P.ex. tente nos falar qual a tensão que é aplicada quando estava com 12A e com 28A.

 

Como você já fez com pwm com relativo sucesso, penso que está a um passo do sucesso total. Sua fonte, ao invés de pegar amostra da tensão pra  estabilizar a saída, deve pegar amostra da corrente. A essência é algo como: tensão dum resistor shunt (bem baixo claro) em série (claro) e um ampop diferencial e um de erro ou comparador cuja saída baseada numa referência constante (claro) controla o dutty cycle. O que vai ocorrer: o sistema vai tentar deixar a tensão constante em cima do shunt que (claro) também é constante resultando em corrente constante.

Ficou ... claro?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Bom dia, @Isadora Ferraz Bom dia,

Quanto a questão, realmente acabei não informando esse dado...

Eu efetuei medidas da resistência com um multímetro onde eu obtive uma leitura inicial de aproximadamente 200R, só que, como o multímetro possui uma pequena tensão o valor obtido começa a subir e a variar muito. Exatamente como previu nossa colega @Isadora Ferraz devido as propriedades químicas da solução, onde que, para testes estou usando um pouco de soda caustica diluída em água.

A tensão de saída ficou constante em 12~14 Vcc, obtida da saída do alternador/bateria de um automóvel. (Obs. estou usando essa alimentação porque a intenção é montar um sistema de banho móvel, montado na traseira de um veiculo comum)

Outra coisa... eu andei pesquisando em um site do Newton Braga e achei um circuito que "faria" o que eu necessito, porém no projeto disponibilizado, o controle da corrente só chega a 3 Amp. 

Se quiserem dar um olhada,  segue abaixo o link da materia:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/816-fonte-de-corrente-constante-para-banhos-quimicos-art105.html

Enviei um e-mail para o Sr Newton Braga, solicitando algumas informações, assim que ele responder eu posto aqui para vocês acompanharem...pode ser?

Novamente, agradeço a atenção de todos... estão me ajudando bastante!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok.

Numa análise matemática digamos bem "infantil" dos seus dados dos 2 tópicos, você precisaria de 6000V pra conseguir 30A constantes em 200R. Claro que isso penso não ser muito viável.

No caso de circuito simples linear e de baixa potência (corrente x tensão) basta quase menos de um clique no google imagens "fonte de corrente constante" que você deve se iluminar e divertir  por horas a fio. Pra algo mais complexo e com 12V e resistência mais baixa que 200R, você pode optar por regulador step up ou até mesmo destes inversores de 12 pra 127/220 com algum circuito adicional pro controle. Acho que o google imagens não deve ajudar muito. Vai ter que apelar pro velho método da imaginação mesmo. E com alguma criatividade técnica, claro.

 

Dica: se conhecer/tiver/conhecer que tem, dá uma olhadela no circuito do cara pra se inspirar melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessente sua ideia de usar um inversor de tensão!

Vou me aprofundar mais e ver se consigo ter alguma ideia...

Outra coisa que pensei também foi usar algum circuito parecido com o do newton Braga para controlar um relê de estado solido... é só uma ideia e ainda não tive tempo de analisar direto se é possível... mas também vou estudar essa ideia.

Continuo na luta, rsrsr

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazer leituras de resistencia nessas soluções realmente não deve ser algo fácil, mas o fato de já ter tido alguma experiencia vai nos ajudar bastante.No início disse que por PWM teve um valor inicial e que depois ele subiu sozinho e bastante. Todos esses dados, mesmo que tenham resultado num fracasso da intenção regulatória nos dá importantes subsídios para o entendimento do processo e  controle a ser aplicado.

Algumas perguntas:

- Com a tensão automotiva, conseguiste ter a corrente necessária ao processo? Se sim, eliminamos a necessidade de ter um elevador de tensão, redução de 50% no custo da fonte.

-

19 horas atrás, Leandro Gomes Santos disse:

Eu tentei usar um controlador PWM no começo a corrente estava em 12 Amp e depois de umas 2 horas a corrente subiu para 28 Amperes.

- Todas as observações são importantes para se conhecer a carga. Devo supor que a resistencia da carga varia lentamente ao longo do processo? 2 horas é um tempo imenso quando se fala de regulação.

- Nesse circuito em que tentaste fazer a regulação, preciso saber melhor sobre esse PWM. O seu processo só precisa de corrente  média ou a corrente instantânea é importante? Quando se faz um PWM de tensão numa carga resistiva ou de baixa indutância, o que se tem no momento do chaveamento é corrente máxima. Ou havia um indutor na saida do chaveamento para limitar súbitas variações de corrente?

- Ainda sobre a corrente. Com o método tentado o resultado foi satisfatório? Somente a corrente média é o que importa, pode haver grandes picos de corrente?

Todas as respostas estão contidas nessa experiência que teve nesse controlador de PWM. Quando se está fazendo uma pesquisa, não se joga um experimento no lixo porque deu errado. Seus resultados nos mostram o caminho e muitas vezes revelam características do processo que até então não haviam sido percebidas.

Uma notícia que irá gostar: Se o controlador de PWM que construiste funcionou bem e precisa apenas ser refinado para manter a saida regulada ao longo do tempo, já tem 80% do circuito pronto e 90% do custo realizado. O refinamento do controle é barato.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @Sérgio Lembo , desculpe a demora para responder suas questões, (é que eu estive fora a trabalho), como são varias perguntas eu irei citar cada uma delas e comenta-las em seguida...ok?

1a 

Em 2017-6-30 às 13:55, Sérgio Lembo disse:

- Com a tensão automotiva, conseguiste ter a corrente necessária ao processo? Se sim, eliminamos a necessidade de ter um elevador de tensão, redução de 50% no custo da fonte.

Sim a corrente disponível é mais do que o suficiente

2a

Em 2017-6-30 às 13:55, Sérgio Lembo disse:

Devo supor que a resistencia da carga varia lentamente ao longo do processo?

Sim, a resistência da carga varia muito, devido ao processo de eletrolise, quando a corrente passa pelo liquido existe um aquecimento e esse aquecimento  faz com que a resistência do liquido diminuia fazendo com que a corrente suba.

3a

Em 2017-6-30 às 13:55, Sérgio Lembo disse:

- Nesse circuito em que tentaste fazer a regulação, preciso saber melhor sobre esse PWM. O seu processo só precisa de corrente  média ou a corrente instantânea é importante?

Não, a corrente não precisa ser instantânea, uma corrente media com variação de +/- 10% já me traria excelente resultado, o motivo de eu necessitar de uma corrente constante é pelo fato de eu ter que manter o sistema sempre com uma temperatura constante, sem variação de resistência.

4a

Em 2017-6-30 às 13:55, Sérgio Lembo disse:

Quando se faz um PWM de tensão numa carga resistiva ou de baixa indutância, o que se tem no momento do chaveamento é corrente máxima. Ou havia um indutor na saida do chaveamento para limitar súbitas variações de corrente?

Quanto ao PWM... eu fiz testes usando um modelo comercial (emprestado) de 60 Amp. Quanto ao momento de chaveamento (realmente é feito usando a corrente máxima oferecida pelo sistema), porém no meu caso acredito que o problema seja esse.... pois a carga estará com a corrente no "minimo" e ela só aumenta depois de começar a "conduzir"

Sobre o indutor... não sei informar, eu liguei o sistema direto na saída do PWM, e também não entendo muito sobre isso.

5a

Em 2017-6-30 às 13:55, Sérgio Lembo disse:

- Ainda sobre a corrente. Com o método tentado o resultado foi satisfatório? Somente a corrente média é o que importa, pode haver grandes picos de corrente?

O resultado não foi satisfatório pelo único fato de a corrente subir depois do aquecimento do liquido.

Sim a corrente media é o que importa, quanto aos picos de corrente... se forem rápidos acredito que não seja um problema, a meta é tentar manter o sistema estável com uma temperatura também estável, que consequentemente ira manter a resistência do sistema também estável...

6a

Em 2017-6-30 às 13:55, Sérgio Lembo disse:

Todas as respostas estão contidas nessa experiência que teve nesse controlador de PWM. Quando se está fazendo uma pesquisa, não se joga um experimento no lixo porque deu errado. Seus resultados nos mostram o caminho e muitas vezes revelam características do processo que até então não haviam sido percebidas.

Concordo plenamente, e acredito também que nos erros e nos insucessos também existem respostas.

Em 2017-6-30 às 13:55, Sérgio Lembo disse:

Uma notícia que irá gostar: Se o controlador de PWM que construiste funcionou bem e precisa apenas ser refinado para manter a saida regulada ao longo do tempo, já tem 80% do circuito pronto e 90% do custo realizado. O refinamento do controle é barato.

Sobre o PWM, eu não construí ele não... eu peguei um emprestado para fazer testes... e como eu tive parte do sucesso eu resolvi tentar desenvolver um PWM que também faça esse controle de corrente... ou talvez montar um circuito para ser ligado entre a carga e o PWM... sei lá.. estou divagando.

 

Espero ter respondido todas as questões, mas se ficou com alguma duvida é só me falar, ok?

Novamente agradeço o interesse em me ajudar, e me desculpe por demorar a responder.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você precisa a @Isadora Ferraz já citou lá em cima. 

 

1- A fonte que você precisa, tem que ser aquela com tensão suficiente para prover corrente máxima em qualquer solução, caso necessário.

 

2- em seguida precisa de resistor Shunt para monitorar a corrente a realimentar no sistema. 

É aqui que está a mágica. 

 

Teria que ter um trimpot de ajustes, do tipo: 

Hoje eu só quero 15A.... Aí eu ajusto para 15A e a fonte só enviará 15A para a carga. 

Hoje eu quero 30A..... Daí a fonte só enviará 30A para a carga. 

 

Para fazer isso com PWM puro e seco, precisa do seguinte:

1-  necessário ter um CI que seja capaz de fazer controle por largura de pulsos. 

2-Teria que ter o resistor Shunt para mensurar corrente.

3- teria que ter algum circuito capaz de extrair o valor RMS dos pulos PWM no resistor Shunt, para enviar isso ao CI de controle.

4- Teria que ter uma fonte de tensão, que pode ser feita com transformador retificador e capacitores, ou uma fonte chaveada pronta do mercado. 

 

Dito isso, vamos por partes: 

 

adicionado 4 minutos depois

Eu por exemplo, conheço bem os integrados UC3843 e SG3525.

Eu seria capaz de fazer algo com um destes circuitos integrados. 

 

adicionado 7 minutos depois

Com circuito linear isso seria bem mais fácil de ser feito. 

Contudo nesta faixa de corrente, o circuito se transformaria em fogareiro elétrico

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi no ML um shunt  75mV x 50A com amperímetro. R$ 30,00

Um amplificador de shunt que suporte alta frequência  modelo INA218 = R$ 32,20 cada. O modelo INA214, bem mais barato, degrada muito a partir de 1kHz.

o restante do circuito de controle vai custar menos que R$ 100,00

Se for por corrente média (sem indutor) a parte de potencia sai por máximo de R$60,00

Com indutor para se ter uma corrente mais filtrada, só ele + R$ 60,00

Mesmo com outras despesas não pensadas, dá para fazer essa fonte com máximo de R$ 400,00. Para quem estava fugindo de uma fonte de R$ 5.000,00 tá ótimo.

adicionado 30 minutos depois

Tá difícil de dimensionar os componentes sem determinadas informações. Com os 12V automotivos se alcança os 30A? Citaste um circuito de PWM que depois de 2 horas estava com 28A. Qual a tensão que ele estava chaveando? Pergunto isso porque quanto mais baixa a tensão mais simples e barato fica.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite senhores....

Acredito que consegui explicar direto o que eu estou precisando, visto que as respostas do @Sérgio Lembo  ,do @albert_emule e da @Isadora Ferraz me pareceram bem viáveis e funcionais. porém como eu não entendo a fundo o que os senhores estão dizendo eu acabo ficando meio perdido.

Sendo assim me surgiram novas perguntas....

- O que é mais viável? Eu usar um controlador comercial e tentar fazer modificações, ou eu fazer um já com essa função adicional?

- Quanto a solução citada pelo amigo @albert_emule ... o funcionamento que eu preciso é exatamente o que o Sr disse... acertou na mosca... porém meus conhecimentos nesse campo da eletrônica não me permite projetar algo do tipo... o curso no SENAI que eu fiz foi a mais de 27 anos e tem muita coisa que ja caiu no esquecimento, seria possível o senhor (quando , e se, tiver algum tempo livre) me fazer em esquema para eu poder montar esse circuito?

@Sérgio Lembo , pelo que eu entendi a sua solução vai de encontro com a do @albert_emule , e me parece que o senhor também tem alguma coisa em mente visto as pesquisas feitas... e o valor máximo citado eu estou disposto a pagar para tentar montar esse circuito. porém não tenho nenhuma ideia de como projetar isso... como dito acima. Seria possível ... (também não querendo incomodar) o Sr me enviar algum projeto que eu possa seguir para montar o sistema?

 

Quanto as questão feitas... novamente irei citas as perguntas e abaixo colocarei meus comentários, acho que devido ao tando de assunto assim seja mais fácil...

1a 

5 horas atrás, albert_emule disse:

1- A fonte que você precisa, tem que ser aquela com tensão suficiente para prover corrente máxima em qualquer solução, caso necessário.

Sim, a fonte de energia é suficiente para alimentar o circuito na carga máxima, ela vem do alternador do carro, tendo 12~14,3Vcc com corrente de até 60 Amp, mas não posso usar toda a corrente, pois isso prejudicaria os sistemas elétricos do carro e talvez não sobre carga para carregar a bateria. se eu conseguir um circuito que controle até 30 Amp já esta ótimo... o que não pode acontecer é ultrapassar esse limite. Por exemplo... se eu ligar o sistema direto na bateria SEM PWM (com o carro ligado) eu já tive medidas de ate 45 Amperes, dependendo do tempo ligado, ou seja, começa com algo próximo de 20 Amp e vai subindo até  alcançar o máximo, porém eu nunca deixei passar dos 45 Amp devido ao alto aquecimento 

2a

5 horas atrás, albert_emule disse:

2- em seguida precisa de resistor Shunt para monitorar a corrente a realimentar no sistema. 

É aqui que está a mágica. 

 

Teria que ter um trimpot de ajustes, do tipo: 

Hoje eu só quero 15A.... Aí eu ajusto para 15A e a fonte só enviará 15A para a carga. 

Hoje eu quero 30A..... Daí a fonte só enviará 30A para a carga. 

Isso é exatamente o que eu estou tentando achar!!! Um circuito que aceite uma informação de corrente máxima e que não ultrapasse o valor predeterminado.

 

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Vi no ML um shunt  75mV x 50A com amperímetro. R$ 30,00

Um amplificador de shunt que suporte alta frequência  modelo INA218 = R$ 32,20 cada. O modelo INA214, bem mais barato, degrada muito a partir de 1kHz.

Quanto a esse shunt,... infelizmente eu não entendo do assunto e não tenho o que mencionar, (desculpe a minha ignorância, rsrsr) eu só sei que ele serve para ser ligado junto com medidores de corrente para mudar fundo de escala, mas eu nunca nem peguei um na mão.

3a

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Tá difícil de dimensionar os componentes sem determinadas informações. Com os 12V automotivos se alcança os 30A? Citaste um circuito de PWM que depois de 2 horas estava com 28A. Qual a tensão que ele estava chaveando? Pergunto isso porque quanto mais baixa a tensão mais simples e barato fica.

- Sim, com os 12 Vcc eu consigo até 60 Amp vindo do alternador do carro.

- Sobre o PWM que eu testei, ele estava sendo alimentado com 12Vcc, mas infelizmente eu não medi a tensão que estava saindo do PWM... foi um erro grave, mas no momento eu só estava monitorando a corrente. Caso o Sr ache necessário eu posso comprar um PWM na Santa Efigênia (SP) ou no Mercado Livre e refazer os testes. Realmente eu perdi a oportunidade de colher essas informações.

 

 

Novamente fico extremamente agradecido pelos comentários e ideias de todos, e se alguém conseguir me arrumar um projeto dimensionado para minha finalidade, seria muito bom mesmo, não quero abusar dos senhores, mas acho que se eu tentar projetar um circuito desse, a chance de eu fazer algo errado devido a minha falta de conhecimento é muito grande.

 

Boa noite e boa sorte a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pra chover tecnicamente no molhado, pra 30A em 12V a resistência da sua química teria de ser 0.4ohms ou seja praticamente um ácido. Se for, seus problemas são menores. Mas se for maior (que 0.4), considere aumentar a tensão como já lhe foi dito

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte de potência do circuito será essa daqui. Para transdutor do shunt será usado o INA128 pela resposta de frequência. A frequência será de 80kHz. Aos pouco desenho o comando.

desenho 2.png

adicionado 5 minutos depois

A potencia foi dividida em 2 partes porque fazer uma boa regulação de 30:1 é osso. Com o indutor necessário para se ter um baixo ripple a 1A quando chegasse nos 30A a energia seria demasiada, o indutor ficaria monstruoso. A passagem de um sistema para outro será feita de forma automática, para o usuário apenas o potenciometro de controle.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

pra chover tecnicamente no molhado, pra 30A em 12V a resistência da sua química teria de ser 0.4ohms ou seja praticamente um ácido. Se for, seus problemas são menores. Mas se for maior (que 0.4), considere aumentar a tensão como já lhe foi dito

Isadora, realmente a senhora tem  tem razão... A química é acida sim, eu estou fazendo testes usando água e soda caustica (que imagino ser a pior condição), quando a química esta quente ela tem algo em torno de 0.2.

adicionado 6 minutos depois

@Sérgio Lembo gostei muito do seu trabalho! acho que esse deva ser o caminho, obrigado mesmo!

Quanto aos seus comentários técnicos, eu não tenho muito a dizer, pois não entendo nada de transdutores, indutores e etc..., infelizmente não posso posso comentar sobre o assunto.

 

Mas agradeço muito seu empenho em me ajudar. Vou aguardar ansioso !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!