Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre pasta térmica.


ricadobh

Posts recomendados

Pessoal, é o seguinte, trabalho em uma loja de video-games e poussuo um Playstation 3 da mesma, eu o comprei usado e por isso preciso fazer uma limpeza e trocar a pasta térmica do processador, o técnico da loja disse que preciso comprar a pasta para ele fazer a manutenção sem custo, e disse para eu comprar a pasta que é baseada em prata, trabalho também com manutenção de computadores, e por isso vou comprar a pasta e aproveitar para usa-la nos computadores que eu for arrumar, PORÉM, quando entrei no site para comprar a pasta li uma coisa que me deixou um pouco preocupado, foi o seguinte:

"Características: Adesivo térmico permanente (não deve ser usada em processadores) Alta resistência à condutividade elétrica"

As minhas perguntas são, qual a diferença entre um adesivo térmico e uma pasta térmica?

Esse "adesivo" realmente não deve ser usado em processadores? (nunca ouvi falar de pasta térmica que não deve ser usada em processadores.)

A pasta térmica baseada em cerâmica é melhor ou pior que a baseada em prata?

A pasta em questão é: "Adesivo Termico Arctic Silver - 7g - ASTA-7G - Bulk" ( http://www.waz.com.br/_produtos/?p=87972 ). Posso compra-la sem preocupação.

Amigos muito obrigado pela atenção e espero respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, mas ainda estou com o "pé atrás" com essa observação da loja no site, será que foi um erro da loja ao colocar isso no site???

Obrigado.

Esta pasta térmica adesiva não deve ser usada em processadores.

Ela foi feita para colar permanentemente dissipadores em chips de memórias e coisas do tipo.

Se usar isso no processador, nunca mais conseguirá tirar o cooler.

Fizeram um teste e uma cabeça de parafuso colada com essa pasta térmica adesiva em um gabinete conseguiu erguer o gabinete de aprox 5kg sem quebrar.

Se não me engano o parafuso só soltou com mais de 10Kg.... agora compara a área do processador com a área da cabeça de um parafuso. Só rachando ao meio para tirar ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta pasta térmica adesiva não deve ser usada em processadores.

Ela foi feita para colar permanentemente dissipadores em chips de memórias e coisas do tipo.

Se usar isso no processador, nunca mais conseguirá tirar o cooler.

Fizeram um teste e uma cabeça de parafuso colada com essa pasta térmica adesiva em um gabinete conseguiu erguer o gabinete de aprox 5kg sem quebrar.

Se não me engano o parafuso só soltou com mais de 10Kg.... agora compara a área do processador com a área da cabeça de um parafuso. Só rachando ao meio para tirar ^_^

Tem alguma pasta que possa indicar?? Preciso de uma dessa mesma qualidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguma pasta que possa indicar?? Preciso de uma dessa mesma qualidade

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Fevereiro-2012/2472/5

Ai é só ver a melhor que você encontra no brasil e também ver se alguma outra com desempenho similar não está custando muito menos ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Pessoal, muito obrigado pela ajuda, já comprei a pasta, comprei a Artic Silver 5 mesmo (75 pilas, furou meus olhos!!!) mas tudo bem... Obrigado a todos!

R$75?

Caro, muito caro... pelo que me lembro ela custava R$25 ~ 35

Você pegou a bisnaga de 3.5g ou uma de tamanho maior? (não lembro o tamanho da maior)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R$75?

Caro, muito caro... pelo que me lembro ela custava R$25 ~ 35

Você pegou a bisnaga de 3.5g ou uma de tamanho maior? (não lembro o tamanho da maior)

Peguei a bisnaga de 12g a de 3,5g estava 39 mas estava indisponivel, e eu estava sem tempo para esperar chegar.

o pequeno tá em alguns sites até 60 reais, seguramente ele comprou só a pasta e teve que pagar o frete ainda né..

amigo, não paguei frete não, fui direto na WAZ comprar, mas peguei a de 12g, a de 3,5estava 39 mas indisponivel no caso!!

Absurdo de caro, vou ver se compro isso no ebay ou coisa do tipo, vale a pena a espera!! abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como disseram, o adesivo térmico não pode de forma alguma ser colocado em processador, pois este componente esquenta muito e a pasta precisa ser renovada periodicamente.

O adesivo térmico serve somente para colar dissipadores em chipsets. Isso porque eles não esquentam tanto e precisam de algo firme para não cairem, em especial os dissipadores mais pesados. Então a durabilidade dele é grande seguindo estes fatores, mas fora dele, não deve ser usado de forma alguma, pois para tirar é quase impossível depois, tendo de comprar produtos especiais e muitas vezes corrosivos, que acabam prejudicando outros componentes depois.

O ideal é uma pasta térmica comum mesmo. Eu não recomendaria uma a base de prata pois se ela "fugir" um pouco que seja da área do processador e pegar nos circuitos fora dele, pode acabar dando curto nos demais componentes devido a condutividade elétrica da pasta.

Uma que não tem prata e é de altíssima qualidade é a arctic cooling mx4. Pode ser usada em dissipadores com parafusos, vga's, processadores, em tudo! E caso ela vaze um pouco durante a pressão e pegar em outros componentes, não tem risco de queimar, pois sua condutividade elétrica é zero, sendo muito mais segura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero criar outro tópico então vou perguntar aqui mesmo.

Por que ninguém recomenda a Artic Silver Céramique??

Nos testes ela teve o mesmo desempenho da Artic Silver e estou pensando em comprá-la,mas não vejo ninguém falar nada sobre ela.

Provavelmente isso é porque a sua evolução (Artic Silver Céramique 2) teve um desempenho inferior a sua antecessora. No mínimo deveria ter desempenho igual ou superior, além de que, a primeira versão saiu de linha e não é mais produzinda, só vende quem a tem em estoque ainda. Então, com isso, naturalmente sua reputação caiu e ela foi esquecida. Além de que ela tem exigência de tempo de cura, coisa que a maioria das pastas não tem, e também a cerâmica é um material relativamente antigo comparado com a prata e o outros componentes térmicos mais novos (como o que tem na AC MX4) que não lembro agora os nomes.

E por fim, eu acho (essa é somente um ACHO) que a cerâmica tem uma durabilidade inferior aos materiais mais novos, ou seja, tem de trocar com mais frequência para que sua perfomance continue de acordo com o prometido.

É isso, falou! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente isso é porque a sua evolução (Artic Silver Céramique 2) teve um desempenho inferior a sua antecessora. No mínimo deveria ter desempenho igual ou superior, além de que, a primeira versão saiu de linha e não é mais produzinda, só vende quem a tem em estoque ainda. Então, com isso, naturalmente sua reputação caiu e ela foi esquecida. Além de que ela tem exigência de tempo de cura, coisa que a maioria das pastas não tem, e também a cerâmica é um material relativamente antigo comparado com a prata e o outros componentes térmicos mais novos (como o que tem na AC MX4) que não lembro agora os nomes.

E por fim, eu acho (essa é somente um ACHO) que a cerâmica tem uma durabilidade inferior aos materiais mais novos, ou seja, tem de trocar com mais frequência para que sua perfomance continue de acordo com o prometido.

É isso, falou! ;)

Eu pensei que poderia ser por esse motivo também.

Só agora reparei no teste a Ceramique que tem o mesmo desempenho da Silver5 é a 1 e não a 2(que estava na minha lista de compras) hehe que falta de atenção eu ia levar gato por lebre.

Vou ter que ver uma pasta boa para comprar que não seja a AS5,andei lendo que se a pasta derramar nos outros componentes ja era.

Vou ver se encontro a TX-3,Enermax ou Thermaltake.

Obrigado pela ajuda acfaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pensei que poderia ser por esse motivo também.

Só agora reparei no teste a Ceramique que tem o mesmo desempenho da Silver5 é a 1 e não a 2(que estava na minha lista de compras) hehe que falta de atenção eu ia levar gato por lebre.

Vou ter que ver uma pasta boa para comprar que não seja a AS5,andei lendo que se a pasta derramar nos outros componentes ja era.

Vou ver se encontro a TX-3,Enermax ou Thermaltake.

Obrigado pela ajuda acfaria.

Imagina, participamos aqui do fórum para ajudar uns aos outros! ;)

A AS5 tem esse problema mesmo, tem de ter muito cuidado para não ir um pouquinh que seja fora da área de aplicação, pois, como ela tem muita prata, é bastante condutora de eletricidade também.

Atualmente prefiro pastas que não são a base de prata, mas que tem perfomance tão boas ou superior a elas, pois assim se evita este grande problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagina, participamos aqui do fórum para ajudar uns aos outros! ;)

A AS5 tem esse problema mesmo, tem de ter muito cuidado para não ir um pouquinh que seja fora da área de aplicação, pois, como ela tem muita prata, é bastante condutora de eletricidade também.

Atualmente prefiro pastas que não são a base de prata, mas que tem perfomance tão boas ou superior a elas, pois assim se evita este grande problema.

ae acfaria, otima resposta aquela anterior, sobre como o marketing pode afetar e tal...

mas a solução com o AS5 seria mesmo usar muitooo pouco, pois em si, quanto menos pasta termica melhor ne.. o ideal é que a pasta termica nem chegue as bordas do processador ne..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagina, participamos aqui do fórum para ajudar uns aos outros! ;)

A AS5 tem esse problema mesmo, tem de ter muito cuidado para não ir um pouquinh que seja fora da área de aplicação, pois, como ela tem muita prata, é bastante condutora de eletricidade também.

Atualmente prefiro pastas que não são a base de prata, mas que tem perfomance tão boas ou superior a elas, pois assim se evita este grande problema.

A primeira vez que eu apliquei pasta térmica no processador foi em agora em dezembro quando eu e meu pai montamos o PC.

Como não tenho perícia no assunto vou fugir dessas pastas a base de prata porque 90% de chance de sair coisa errada hehehe

Se alguma dessas 3 que eu citei for a base de prata vou descartar e pegar uma que tenha se saído bem nos testes do CdH mas que não tenha essa preocupação a mais.

Mais uma vez obrigado pela ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ae acfaria, otima resposta aquela anterior, sobre como o marketing pode afetar e tal...

mas a solução com o AS5 seria mesmo usar muitooo pouco, pois em si, quanto menos pasta termica melhor ne.. o ideal é que a pasta termica nem chegue as bordas do processador ne..

Obrigado!

O marketing sempre diz que o sucessor de seus produtos é superior, mas temos muitas provas de que isso não é verdade, então para contornar isso se usa a estratégia contrária da publicidade, que é a ausênsia dela. Assim o produto sucessor leva, ao menos, a fama do seu antecessor, e as vendas continuam razoáveis.

Sobre a quantidade, não é bem assim, só não pode lambuzar demais, mas tem de ficar inteiramente coberto com uma fina camada. O que diminuiu a permance é quando esta camada fica grossa, daí além de desperdício de pasta, a utilidade desta (que é impedir que o ar passe no contato do dissipador e do processador por exemplo) se torna injustificável.

Para entender melhor isso basta ler os dois artigos que o próprio CDH publicou: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291 e https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-2/2376

A primeira vez que eu apliquei pasta térmica no processador foi em agora em dezembro quando eu e meu pai montamos o PC.

Como não tenho perícia no assunto vou fugir dessas pastas a base de prata porque 90% de chance de sair coisa errada hehehe

Se alguma dessas 3 que eu citei for a base de prata vou descartar e pegar uma que tenha se saído bem nos testes do CdH mas que não tenha essa preocupação a mais.

Mais uma vez obrigado pela ajuda

O negócio é entrar no site do fabricante de cada uma e olhar com atenção as especificações da pasta. Uma que eu usei, que é excelente e não tem o menor perigo caso pegue um pouco em algum componente fora do local de aplicação é esta aqui: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=99847

É o último lançamento de pasta da Arctic Cooling, e pode ser aplicado em qualquer item mesmo. O G1 da Thermaltake também é muito boa, porém, ela apresenta, ainda que pouco, uma certa condutividade elétrica, diferentemente da MX-4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, exatamente, a pasta termica está para manter o maior contato possivel entre dissipador e o processador

muita pasta termica nao adianta pelo fato de que o propio dissipador tem uma maior condutividade termica, não necesariamente na teoria, mas na prática, muitos calculos quimicos e principalmente fisicos influem..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

santon, me conta como voce aplicou a pasta termica...

quanto voce colocou? quanto mais, pior o desempenho!

Marcos eu colocquei pouca pasta mais ou menos do tamanho de um grão de arroz e com o dedo espalhei por toda superficie do processador mas vi que esse jeito está errado.

Pelo que eu vi depois o certo é colocar essa quantidade do tamanho de um graão de arroz no centro do processador e do jeito que está fixar o cooler.

O negócio é entrar no site do fabricante de cada uma e olhar com atenção as especificações da pasta. Uma que eu usei, que é excelente e não tem o menor perigo caso pegue um pouco em algum componente fora do local de aplicação é esta aqui: http://www.waz.com.br/_produtos/?p=99847

É o último lançamento de pasta da Arctic Cooling, e pode ser aplicado em qualquer item mesmo. O G1 da Thermaltake também é muito boa, porém, ela apresenta, ainda que pouco, uma certa condutividade elétrica, diferentemente da MX-4.

Você usa a MX-4??Ela é boa mesmo??Dura bastante??

Me perdoe o interrogatório mas estou em dúvida em qual pasta escolher ahuasahuas.Tava crente que a AS Céramique que se saiu bem no teste é a que eu ia comprar mas depois que você falou reparei que tem Céramique 1 e Céramique 2 mesmo.

Eu tenho a spire Bluefrost mas não gostei dessa pasta não sei por que além dela não ter tido um desempenho muito bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você usa a MX-4??Ela é boa mesmo??Dura bastante??

Me perdoe o interrogatório mas estou em dúvida em qual pasta escolher ahuasahuas.Tava crente que a AS Céramique que se saiu bem no teste é a que eu ia comprar mas depois que você falou reparei que tem Céramique 1 e Céramique 2 mesmo.

Eu tenho a spire Bluefrost mas não gostei dessa pasta não sei por que além dela não ter tido um desempenho muito bom

Uso ela, considero excelente!

As pastas térmicas não são uma graaande preocupação na verdade, é algo que interfere até pouco na temperatura geral do pc, pois tem vários outros fatores importantes que influem muito no desempenho.

A questão de comprar uma boa pasta térmica é a sua diferença bruta que se dá na temperatura (que aliás, entre as melhores, são sempre mínimas entre uma e outra), a sua viscosidade que tem relação de performance dependendo do cooler, seus componentes químicos (sempre evite passar as com base de prata em GPU's), e sua durabilidade e queda de desempenho com o tempo.

Como você tem um certo receio de que escorra um pouco dela na pós aplicação, compre uma como a MX-4, é de excelente qualidade e não tem esse risco, e você ainda pode aplicar em outros componentes com segurança como chipsets e gpu's.

Não se esqueça de instalar fans no seu gabinete e que deixar elas na posição correta. Além, é claro, de limpar a poeira que junta dentro dele periodicamente.

Sim, exatamente, a pasta termica está para manter o maior contato possivel entre dissipador e o processador

muita pasta termica não adianta pelo fato de que o propio dissipador tem uma maior condutividade termica, não necesariamente na teoria, mas na prática, muitos calculos quimicos e principalmente fisicos influem..

Já li em artigos confiáveis o seguinte: "Se não houvesse lacunas entre a base do dissipador e o processador, não haveria necessidade de pasta térmica". Isso é quase impossível, já que sempre vai haver pequenas "falhas" nos contatos, e isso prejudica absurdamente a perfomance.

Por isso todo componente que tem função de dissipar calor de outro, tem que ter um agente térmico que transfira esse calor. Daí entra a qualidade desse agente, pois se fosse apenas preencher lacunas e imperfeições qualquer "pasta" serviria, no entanto as pastas com componentes de melhor qualidade fazem essa transferência com mais facilidade, e duram mais.

Um detalhe: os coolers com base irregular necessitam de mais pasta térmica que os de base lisa, pois contêm mais lacunas entre o dissipador e o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!