Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ativar HUB USB na TV LG LW5700


Flavio Soares

Posts recomendados

  • Membro VIP

Há alguns meses adquiri uma TV LG LW5700 42". Gostei muito da TV e suas funções. Mas uma coisa que me decepcionou bastante foi a quantidade de entradas USB que a TV possui (duas entradas). Como ela vem com um adaptador Wireless USB, utilizo dois HDs externos USBs nela (1 para gravação de programas e 1 para reproduzir filmagens ou fotos) e tenho o Magic Control, me incomodava muito ficar trocando os cabos conforme fosse utilizando cada acessório.

Comprei um HUB USB desses baratinhos (custou 15 reais) pensando que funcionaria e nada. Entrei em contato com a assistência e me informaram que não havia como utilizar mais de dois acessórios USB's simultâneamente.

Bom, não me conformei com isto e fui pesquisar. Encontrei um vídeo no youtube ensinando a acessar o menu de serviço (Service Menu / Mode) através de um controle remoto universal. Achei o processo complicado então fui atrás de outro método. Depois de muito procurar, encontrei uma maneira de acessar o menu de serviço via software. Um procedimento relativamente fácil de ser feito.

Gostaria de esclarecer que testei no modelo LW5700 de 32" e de 42" e funcionou perfeitamente. Fica por conta e risco de cada um. Não me responsabilizo por resultados indesejáveis.

Vamos ao que interessa:

Requisitos:

Um PC conectado na mesma rede que a TV.

Programa Python que pode ser baixado aqui.

O script abaixo:


import http.client
from tkinter import *
import xml.etree.ElementTree as etree
import socket
import re
import sys
lgtv = {}
dialogMsg =""
headers = {"Content-Type": "application/atom+xml"}
lgtv["pairingKey"] = "DDGWAF"


class MyDialog:
def __init__(self, parent, dialogMsg):
top = self.top = Toplevel(parent)
Label(top, text = dialogMsg, justify="left").pack()
self.e = Entry(top)
self.e.pack(padx=5)
self.e.focus_set()
b = Button(top, text="Ok", command=self.ok)
b.pack(pady=5)
top.bind("<Return>", self.ok)
top.title("Lg Commander")
top.geometry("410x280+10+10")
def ok(self,dummy=None):
global result
result = self.e.get()
self.top.destroy()




def getip():
strngtoXmit = 'M-SEARCH * HTTP/1.1' + '\r\n' + \
'HOST: 239.255.255.250:1900' + '\r\n' + \
'MAN: "ssdp:discover"' + '\r\n' + \
'MX: 2' + '\r\n' + \
'ST: urn:schemas-upnp-org:device:MediaRenderer:1' + '\r\n' + '\r\n'


bytestoXmit = strngtoXmit.encode()
sock = socket.socket( socket.AF_INET, socket.SOCK_DGRAM )
sock.settimeout(3)
found = False
gotstr = 'notyet'
i = 0
ipaddress = None
sock.sendto( bytestoXmit, ('239.255.255.250', 1900 ) )
while not found and i <= 5 and gotstr == 'notyet':
try:
gotbytes, addressport = sock.recvfrom(512)
gotstr = gotbytes.decode()
except:
i += 1
sock.sendto( bytestoXmit, ( '239.255.255.250', 1900 ) )
if re.search('LGE', gotstr):
ipaddress, _ = addressport
found = True
else:
gotstr = 'notyet'
i += 1
sock.close()
if not found : sys.exit("Lg TV not found")
return ipaddress




def displayKey():
conn = http.client.HTTPConnection( lgtv["ipaddress"], port=8080)
reqKey = "<?xml version=\"1.0\" encoding=\"utf-8\"?><auth><type>AuthKeyReq</type></auth>"
conn.request("POST", "/hdcp/api/auth", reqKey, headers=headers)
httpResponse = conn.getresponse()
if httpResponse.reason != "OK" : sys.exit("Network error")
return httpResponse.reason




def getSessionid():
conn = http.client.HTTPConnection( lgtv["ipaddress"], port=8080)
pairCmd = "<?xml version=\"1.0\" encoding=\"utf-8\"?><auth><type>AuthReq</type><value>" \
+ lgtv["pairingKey"] + "</value></auth>"
conn.request("POST", "/hdcp/api/auth", pairCmd, headers=headers)
httpResponse = conn.getresponse()
if httpResponse.reason != "OK" : return httpResponse.reason
tree = etree.XML(httpResponse.read())
return tree.find('session').text




def getPairingKey():
displayKey()
root = Tk()
root.withdraw()
dialogMsg = "Please enter the pairing key\nyou see on your TV screen\n"
d = MyDialog(root, dialogMsg)
root.wait_window(d.top)
lgtv["pairingKey"] = result
d.top.destroy()


def handleCommand(cmdcode):
conn = http.client.HTTPConnection( lgtv["ipaddress"], port=8080)
cmdText = "<?xml version=\"1.0\" encoding=\"utf-8\"?><command><session>" \
+ lgtv["session"] \
+ "</session><type>HandleKeyInput</type><value>" \
+ cmdcode \
+ "</value></command>"
conn.request("POST", "/hdcp/api/dtv_wifirc", cmdText, headers=headers)
httpResponse = conn.getresponse()




#main()


lgtv["ipaddress"] = getip()
theSessionid = getSessionid()
while theSessionid == "Unauthorized" :
getPairingKey()
theSessionid = getSessionid()


if len(theSessionid) < 8 : sys.exit("Could not get Session Id: " + theSessionid)


lgtv["session"] = theSessionid




dialogMsg =""
for lgkey in lgtv :
dialogMsg += lgkey + ": " + lgtv[lgkey] + "\n"


dialogMsg += "Success in establishing command session\n"
dialogMsg += "=" * 28 + "\n"
dialogMsg += "Enter command code i.e. a number between 0 and 255\n"
dialogMsg += "Enter a number greater than 255 to quit.\n"
dialogMsg += "Some useful codes:\n"
dialogMsg += "for EZ_ADJUST menu enter 255 \n"
dialogMsg += "for IN START menu enter 251 \n"
dialogMsg += "for Installation menu enter 207 \n"
dialogMsg += "for POWER_ONLY mode enter 254 \n"
dialogMsg += "Warning: do not enter 254 if you \ndo not know what POWER_ONLY mode is. "




result = "91"
while int(result) <= 255:
root = Tk()
root.withdraw()
d = MyDialog(root, dialogMsg)
root.wait_window(d.top)
handleCommand(result)

Passo a passo:

1º - Baixar e instalar o programa Python 3.x

2º - Copiar TODO o script acima para o bloco de notas e salvar no arquivo TESTE.PY (pode ser qualquer outro nome desde que seja com a extensão .PY)

3º - Abrir o icone Python GUI dentro da pasta criada pelo programa durante a instalação.

4º - Com o GUI aberto, vá no menu File, Opção Open e abra o arquivo do script salvo previamente.

5º - Na janela que se abriu, clique no menu RUN e depois em RUN MODULE (Ou pressione F5).

6º - Ele irá tentar conectar a TV, para isto, você vai precisar parear a TV com o Micro. Vai surgir um código na tela da TV e este deve ser digitado na tela que abriu no computador.

7º - Na próxima tela no micro, digite 255 e dê enter. Assim você vai acessar a opção EZ_ADJUST. Pronto, na sua TV já irá aparecer a solicitação de senha de 4 dígitos para acessar o menu de serviço.

8º - Utilize a senha 0413 ou 0000 para acessar o menu na TV

9º - Desça com a seta do controle remoto até a opção Tool Option6 e dê enter.

10º - Na tela que se abrir, vá até a opção USB HUB COUNT, coloque para o lado para ficar o número 1, tecle OK e depois EXIT.

11º - Desligue e ligue seu televisor.

Pronto, agora seu HUB USB está funcionando e você vai poder utilizar todos os seus acessórios sem ter que ficar trocando cabos atrás da TV.

Existem várias outras opções que podem ser acessadas através deste menu, mas não recomendo alterações pois seu televisor pode parar de funcionar caso altere algo que não devia ser alterado.

Qualquer dúvida que tiverem, é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou perfeitamente na minha 47 LW5700.

Porém como eu tenho o controle Magic Motion, deparei-me que após aplicar a modificação o mesmo perdia suas funcionalidades de navegação. Tão somente ele ficou servindo para ligar e desligar. Reverti o processo e o mesmo voltou a ter suas funcionalidades restauradas. Agora com um poquinho mais de paciencia e estudo vou ver o que pode ser feito.

Mesmo assim, grato ao autor do tópico pela solução encontrada para acesso ao menu "secreto" da LG.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Funcionou perfeitamente na minha 47 LW5700.

Porém como eu tenho o controle Magic Motion, deparei-me que após aplicar a modificação o mesmo perdia suas funcionalidades de navegação. Tão somente ele ficou servindo para ligar e desligar. Reverti o processo e o mesmo voltou a ter suas funcionalidades restauradas. Agora com um poquinho mais de paciencia e estudo vou ver o que pode ser feito.

Mesmo assim, grato ao autor do tópico pela solução encontrada para acesso ao menu "secreto" da LG.

Seria interessante testar o Hub no PC para ver se todas as entradas estão ok. Hoje estou utilizando uma usb para conexão Wireless e na outra um HUB. Nas 4 USBs do HUB simultaneamente (Magic Control, 1 HD para gravação da TV, 1 HD para ver filmes (PC x TV), e 1 pendrive (ver fotos, filmagens, etc que amigos trazem....).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite. Este é meu primeiro post no CH e venho dizer que tentarei o procedimento do Flávio Soares na minha LG 42lv3700. Postarei o resultado do teste assim que possível. Agradeço a todos.

Após efetuar passo a passo o procedimento de Flávio Soares, consegui com que o controle magic motion funcionasse juntamente com um HD externo. Só não consegui conectar mais um pendrive, pois a tv não o reconhece. O hub é um Leadership 4 portas 2.0 mod:0260. Testei o mesmo no PC e todas as portas estão funcionando. Peço desculpas se não criei um tópico, pois como disse, é meu primeiro post no CH. Mesmo assim, me senti na obrigação de divulgar o resultado do teste. Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Funcionou perfeitamente na minha 47 LW5700.

Porém como eu tenho o controle Magic Motion, deparei-me que após aplicar a modificação o mesmo perdia suas funcionalidades de navegação. Tão somente ele ficou servindo para ligar e desligar. Reverti o processo e o mesmo voltou a ter suas funcionalidades restauradas. Agora com um poquinho mais de paciencia e estudo vou ver o que pode ser feito.

Mesmo assim, grato ao autor do tópico pela solução encontrada para acesso ao menu "secreto" da LG.

Na minha tv o Hub até funcionou....mas como o colega acima, o Magic Motion para de funcionar toda vez que se liga a tv....ai é necessário desligar o fio dele da porta USB e reconectar...ai ele é reconhecido.

detalhe: ele não é reconhcido inicialmente em qualquer das portas USB, seja nas originais da tv, seja nas do HUB. Portanto, a ahbilitação do "USB HUB COUNT" no menu de serviço é que impede o funcionamento do MAgic Motion.

Ainda não consegui que fncionasse perfeitamente....uma pena.

De qualquer forma.....muito agradecido pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala andygarciario,

Que bom que funcionou (ao menos parcialmente). Você tentou colocar o Magic control na outra porta do HUB para ver se funciona?

Caro Flávio Soares, após executar mais alguns testes de portas, consegui fazer funcionar o magic motion e somente mais um dispositivo externo por vez, como anteriormente. Se eu desligar esse dispositivo pela tv e conectar um outro, tudo bem. O problema em não reconhecer mais de um dispositivo externo persiste, sem mencionar que o controle também para de funcionar quando se tenta desconectar mais de um dispositivo, somente volta a funcionar depois de reiniciar a tv, desligando a mesma da tomada. Como minha tv está ligada à rede via cabo, acho que por enquanto dá pra conviver com isso. Se souber de algo novo, estarei pronto para aprender. Agradeço mais uma vez por sua atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Na minha tv o Hub até funcionou....mas como o colega acima, o Magic Motion para de funcionar toda vez que se liga a tv....ai é necessário desligar o fio dele da porta USB e reconectar...ai ele é reconhecido.

detalhe: ele não é reconhcido inicialmente em qualquer das portas USB, seja nas originais da tv, seja nas do HUB. Portanto, a ahbilitação do "USB HUB COUNT" no menu de serviço é que impede o funcionamento do MAgic Motion.

Ainda não consegui que fncionasse perfeitamente....uma pena.

De qualquer forma.....muito agradecido pela dica.

Caro Flávio Soares, após executar mais alguns testes de portas, consegui fazer funcionar o magic motion e somente mais um dispositivo externo por vez, como anteriormente. Se eu desligar esse dispositivo pela tv e conectar um outro, tudo bem. O problema em não reconhecer mais de um dispositivo externo persiste, sem mencionar que o controle também para de funcionar quando se tenta desconectar mais de um dispositivo, somente volta a funcionar depois de reiniciar a tv, desligando a mesma da tomada. Como minha tv está ligada à rede via cabo, acho que por enquanto dá pra conviver com isso. Se souber de algo novo, estarei pronto para aprender. Agradeço mais uma vez por sua atenção.

Aqui estou utilizando normalmente. Qual a versão do software que vocês estão utilizando? Hoje a minha TV pediu mais uma atualização.....

Veja a tela em anexo de minha TV. Uma USB está com o Magic Control, Uma comHD, uma com pen drive e uma com o Adaptador Wireless... Ficou somente uma entrada USB sobrando que é para o dispositivo skype.

post-568-1388496276919_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui estou utilizando normalmente. Qual a versão do software que vocês estão utilizando? Hoje a minha TV pediu mais uma atualização.....

Veja a tela em anexo de minha TV. Uma USB está com o Magic Control, Uma comHD, uma com pen drive e uma com o Adaptador Wireless... Ficou somente uma entrada USB sobrando que é para o dispositivo skype.

A versão atual é 04.03.02 Esta é a versão mais recente. Notei também que quando desligo o estabilizador, no qual a tv está, e volto a ligá-lo, o controle MM não é reconhecido. Tenho que desconectar o cabo do hub e reconectá-lo, a fim de fazer o MM funcionar, como menciona israelleitao. Para mim, a coisa continua misteriosa, tentei todos os testes por você sugeridos e mesmo assim não obtenho o resultado esperado. Bem, eu só tenho a agradecer, pelo menos consigo utilizar o MM e mais um dispositivo ao mesmo tempo, recurso bem-vindo quando só se tem uma usb. Obrigado pela força Flávio e se tiver mais alguma dica, também é muito bem-vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Aqui estou utilizando normalmente. Qual a versão do software que vocês estão utilizando? Hoje a minha TV pediu mais uma atualização.....

Veja a tela em anexo de minha TV. Uma USB está com o Magic Control, Uma comHD, uma com pen drive e uma com o Adaptador Wireless... Ficou somente uma entrada USB sobrando que é para o dispositivo skype.

Ví que você não usa HDMI e sim component video. Será que seu Hub funciona por este motivo. Vou fazer o procedimento usando a entrada componente video para ver se funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Grande post, Flavio!

Como muitos colaboraram com novas informações, tb faço minha parte.

Tenho uma 32lv3700 com uma única porta USB, comprei um HUB USB NewLink (HB201) de 18 contos e não funcionou por default.

Após a execução do procedimento, estou utilizando um HD, um pendrive e uma câmera de video skype (AN-V C300). Não testei com o Magic Motion porque ainda não tenho, minha prioridade era a câmera Skype.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Grande post, Flavio!

Como muitos colaboraram com novas informações, tb faço minha parte.

Tenho uma 32lv3700 com uma única porta USB, comprei um HUB USB NewLink (HB201) de 18 contos e não funcionou por default.

Após a execução do procedimento, estou utilizando um HD, um pendrive e uma câmera de video skype (AN-V C300). Não testei com o Magic Motion porque ainda não tenho, minha prioridade era a câmera Skype.

Abraços.

Você conseguiu com os mesmos passos acima? Em caso de positivo, podemos deduzir que o processo pode ser utilizado em vários modelos de TV LG! Se for isto, show de bola!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Segui os procedimentos acima, mas sempre me retorna o erro:

>>>

Traceback (most recent call last):

File "C:\teste.py", line 120, in <module>

lgtv["ipaddress"] = getip()

File "C:\teste.py", line 63, in getip

if not found : sys.exit("Lg TV not found")

SystemExit: Lg TV not found

>>>

Obs: Ja testei com o roteador e liogado direto o notebook a tv, a comunicação esta ok (teste de ping no ip ta tv), alguém pode me dar uma mão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto acontece também quando eu tento pelo meu notebook via Wireless. Ligado direto no roteador funciona normal. Não sei dizer porque isto. Vou testar aqui para ver se encontro a solução.

Resolvi o problema anterior colocando ip automatico no note e na tv, mas agora abre a tela pedindo o codigo, mas na tv nao abre nada. lg_online.html?

Veja na imagem: http://www.4shared.com/photo/k3yksguj/lg_online.html?

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Sensacional, as dicas são muito boas e se aplicam provavelmente para outros modelos de TVs da LG, a minha, por exemplo, é uma 42LV3700.

O modelo da minha TV tem só uma entrada USB, mas como comprei o Magic Motiom, recebi o dongle da LG para wireless e uso pendrive e disco externo USB, tinha que ficar trocando o tempo todo.

Para ajudar a resolver isto, forneço algumas explicações extras, além das dicas já passadas:

1 – A versão do Python deve ser o adequado para a CPU do seu micro,

O link para todas as versões é este: http://www.python.org/download/, eu utilizei uma versão para Intel, esta: http://www.python.org/ftp/python/3.2.3/python-3.2.3.msi ;

2 – A conexão requer que a TV e o PC que estiver rodando o script em Python, estejam em um mesmo segmento da rede local, isto é, eles devem estar no mesmo espaço de endereçamento IP da rede, senão dará um erro indicando que o programa não encontrou o endereço IP da TV LG.

3 – Após alterar os parâmetros a TV deve ser desligada/ligada, no meu caso só deu certo quando desliguei a TV da tomada.

4 – Utilizei um Hub baratinho da Multilaser, com quatro portas e entrada para alimentação de 5 Volts, o que é importante, pois se for usado um disco externo e mais o Mágic Motion, a capacidade de fornecimento de corrente da USB da TV pode ser insuficiente, gerando instabilidade.

5 - Cuidado com a ordem das portas no hub. Percebi a existência de uma Hierarquia entre elas.

O controle Magic Motion tem que ficar na primeira porta, senão ele pode deixar de operar, só funcionando o liga/desliga. Também não houve o reconhecimento de dois discos do mesmo modelo/fabricante simultaneamente no hub, pode ser porque eles tenham o mesmo ID.

6 – Para habilitar o uso de mais interfaces simultaneamente, no menu 6 eu usei USB Count = 2, USB Hub Count = 1 e USB Swap = 1.

7 – Para habilitar na TV a função DVR (Time-Machine Ready): No menu Opção 3 colocar o DVR Ready = 1. O disco para DVR deve ter tamanho superior a 40 GB e ser colocado na porta 3 do hub. Grava em HD na TV Digital aberta.

post-1004084-13884964037581_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...