Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel i5 Chegando a 98º! Heeelp!


Posts recomendados

Galerê, Bom dia!

Estou com um problemão, montei um computador como sempre monto, porém o fornecedor colou um adesivo de garantia EM CIMA do processador (nem vamos comentar isso (_( ) então eu tirei porque estava chegando a 99º fácil, coloquei pasta térmica de volta, e fechei bem o cooler, porém ainda fica chegando a 80º se começa a pensar mais.. O gabinete tem um cooler injetor na frente, porém o cooler do processador é box, e fica sempre em 1,200~1,500 rpm (normal essa velocidade em intel? :confused: ) , não consegui aumentar isso nem a pau.. achei o cooler box do meu Phenon x6 muito mais eficaz, chega a 7000 rpm!

Segue as configurações do pc:

Core i5 2310 S1155 2.9 GHZ 6MB

8GB DDr3 - Corsair

Placa mãe INTEL DH61CRB3 (eita bios complicada heim)

Fonte 600W Reais sentey.

e não tem VGA.

Help-me!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, as rotações do cooler por minuto estão muito baixas, baixas demais.:eek:

pegue um cooler como esse que chega a 7000 RPM.

e depois veja como fica a CPU depois.

Pois é, eu também achei baixo, mas eu não consegui aumentar na placa mãe, e está como automático, não gostei da placa-mãe intel, de verdade. tem alguma noção aonde aumenta, ou é só trocando o cooler mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu também achei baixo, mas eu não consegui aumentar na placa mãe, e está como automático, não gostei da placa-mãe intel, de verdade. tem alguma noção aonde aumenta, ou é só trocando o cooler mesmo?

Na BIOS, mas algumas não tem essa opção. (mas é bom nem mexer na BIOS)

É Só trocando pois o cooler é ligado diretamente na Fonte do PC.

isso porque um tipo de cooler pode gerar RPMs de diferentes rotação com a mesmo tensão elétrica.

é bom pegar um desses só emprestado para verificar se ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo que voce utilize mais de um cooler no Cabinete do seu PC.

um para refrigerar e dissipar o calor da CPU e outro para retirar todo o calor quente que está presente em todo o gabinete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Troca a fonte.

Sua fonte antes estava boa e depois estragou. pega nem que seja uma fonte genérica e testa(sem a placa de vídeo é claro).

Seu problema é fonte.

Pai da Chiquinha

Para evitar polemicas, será que você pode fazer a gentileza de fundamentar

suas afirmações??

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera isso de rotação baixa é totalmente falso , os coolers da AMD no caso dos Phenom II X4/X6 e FX tops precisam de uma rotação absurda pra se manter na temperatura recomendada , coisa entre 5-7mil RPM jogando , já os da Intel na linha ixx conseguem se manter em temperaturas recomendadas com rotação entre 1.5-3mil RPM , não que um seja melhor que o outro , mas todo mundo sabe que os coolers stock da AMD precisam girar muito mais para manter uma temperatura ideal.

Eu tenho varios amigos com AMD Phenom II e FX que precisaram trocar o cooler pois não aguentavam o barulho absurdo das ventoinhas no Full.

Quanto ao seu problema , pode ser N coisas , fonte , placa mãe com BIOS zuada , cooler com defeito , pasta termica demais ou de menos , enfim muitas coisas , teria que tentar isolar o problema.

O jeito mais pratico e rápido para arrumar isso é comprar um cooler bom , hoje em dia tem otimos coolers como o Hyper 212 EVO ou A50 por R$50-100 , mas claro que não era para você precisar de um cooler novo , já que o box deveria segurar a temperatura tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pai da Chiquinha

Para evitar polemicas, será que você pode fazer a gentileza de fundamentar

suas afirmações??

adcarvalho

Isso mesmo, não queremos respostas inuteis e inesperadas sem antes saber o que acontecer. devemos informar detalhes que nos levam a conclusão de que seja a fonte, mesmo que seja é preciso ter certeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao seu problema , pode ser N coisas , fonte , placa mãe com BIOS zuada , cooler com defeito , pasta termica demais ou de menos , enfim muitas coisas , teria que tentar isolar o problema.

Como o amigo já disse pode ser um dentre vários motivos que está causando o superaquecimento. Um amigo meu teve o mesmo problema depois de uma manutenção rotineira no pc para tirar a poeira, uma das pernas do dissipador não estava bem presa ao back plate, fazendo que não tivesse contato suficiente com a superfície do processador.

Existe o caso do camarada caligu321> http://forum.clubedohardware.com.br/i7-100-c/1047243 No qual foi resolvido reposicionando um fan como exaustor na traseira/alto do gabinete.

você substituiu a pasta térmica por qual? Qual é o modelo do seu gabinete? Ele está completamente fechado? Se deixar a lateral aberta ele diminui essa temperatura? Pela Bios também apresenta esses valores elevados na temperatura?

--Aliás, você mencionou que veio um adesivo no processador, eu recomendo você limpar com alcool isopropílico para retirar qualquer resquício de cola que este adesivo possa ter deixado.--

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dou manutenção em PCs.

Estou aqui para ensinar. Eu sou a Fonte.

A série "I" apresenta sobre aquecimento quando alguma das voltagens da fonte estão acima do ideal.

Daí, ou o problema é fonte com defeito, ou placa mãe com defeito ou processador com defeito. Não tem outro caminho, quem entende um pouco de informática sabe que o 1º passo nesse caso é trocar a fonte.

O cara pediu ajuda e eu tê dizendo que é fonte. Se minha ajuda é útil ou não cabe ao dono do tópico testar e me dizer se meu parecer foi útil ou não.

OBS: em alguns casos setar manualmente as voltagens na bios ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joohnjoohn

Cara, troca o cooler e testa a temperatura, é muito mais simples diagnosticar o problema e depois você tentar resolver, do que buscar a solução de algo que ainda não foi confirmado!

Aí fica recebendo uma série de soluções inúteis.

Troca o cooler e se resolver peça ajuda para alterar a RPM do cooler, se não for possível você saberá que a solução é trocar o cooler!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera! Muito obrigado a todos vocês pelo tempo disposto para ajudar a solucionar o problema, eu resolvi, comprei uma boa pasta térmica (akasa, pois a que estava lá era uma de baixa qualidade) e comprei um bom cooler master (R$80,00).

Aparentemente em Full (testando pelo Aida antigo everest) agora não passa de 51º

Grato a todos vocês, e como fecha o tópico? o moderador faz isso? Tnks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera! Muito obrigado a todos vocês pelo tempo disposto para ajudar a solucionar o problema, eu resolvi, comprei uma boa pasta térmica (akasa, pois a que estava lá era uma de baixa qualidade) e comprei um bom cooler master (R$80,00).

Aparentemente em Full (testando pelo Aida antigo everest) agora não passa de 51º

Grato a todos vocês, e como fecha o tópico? o moderador faz isso? Tnks

Fonte e Pasta térmica...

foi bom que esse problema esteja resolvido graças aos dois itens.

com isso poderemos indicar para outras pessoas com problemas semelhantes.

portanto.. não era a fonte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera! Muito obrigado a todos vocês pelo tempo disposto para ajudar a solucionar o problema, eu resolvi, comprei uma boa pasta térmica (akasa, pois a que estava lá era uma de baixa qualidade) e comprei um bom cooler master (R$80,00).

Aparentemente em Full (testando pelo Aida antigo everest) agora não passa de 51º

Grato a todos vocês, e como fecha o tópico? o moderador faz isso? Tnks

O problema de temperatura máxima suportada pelo processador foi resolvido.

O problema que fica é o do motivo do processador estar esquentado tanto.

Faça o teste com outra fonte. Se não pode ser placa mãe ou ou defeito no próprio processador mesmo.

51º com pasta térmica de primeira e cooler pra overclock em um processador que dissipa menos de 70W? Inaceitável.

Aqui meu processador desbloqueado e em overclock, usando um vortex 752 fuleiro com pasta térmica de 3ª num chega a essa temperatura aí de 51º.

Boa sorte com a vída útil de sua máquina.

51º é temperatura normal de cooler Box com aquela terrível pasta térmica que vem de fábrica.

Será que tô doido ou ninguém vê isso.:eek:

Será que o nível de conhecimento da qui tá caindo tanto assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que a temperatura está aquém do esperado, principalmente pelo potencial adicionado pelas novas aquisições (pastá térmica e um bom cooler).

No início do tópico foi relatado que o gabinete possui apenas um fan auxiliar (configurado como injetor). Nem o mais gabaritado Air Cooler dará conta da refrigeração se o gabinete possui uma pobre configuração de refrigeração auxiliar (fans para exaustão e injeção) instalada.

Procure sempre solucionar o problema pela causa mais simplista; evolua gradualmente às causas mais complexas (exemplificadas pelo colega pai da chiquinha). Recentemente, um colega de fórum conseguiu reduzir 10º na temperatura do processador, com a simples adição de um fan exaustor no painel traseiro.

Se procedeu o stress test utilizando a ferramenta disponibilizada pela Aida64, eu sugiro que utilize o Prime95, Lynx ou outro software potente, com intuito de "verdadeiramente estressar" o sistema. O stress test oferecido pelo Aida64 apenas "faz cócegas" no seu hardware.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!