Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

As 10 vantagens de se adotar um bom filtro de linha.


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Muito já li por esses fóruns de informática, da total imbecilidade de se adotar um filtro de linha. Essas afirmativas vem geralmente de pessoas que jamais viram um desses, os bons pelo menos, por dentro e jamais imaginaram o que os mesmos, se bem feitos, podem aportar de vantagens para seu usuário.. Vem também da pessoa achar que um filtro de linha porcaria, desses de pouco mais de dez reais, poderia ajudar em alguma coisa...

Por isso resolvi escrever esse pequeno apanhado, pautando 10 vantagens de se adotar um bom filtro de linha..

Vantagens de se adotar um bom filtro de linha:

1) Agrega cerca de 1,5 metros de fio, levando a tomada pouco mais adiante;

2) Oferece maior número de tomadas, ideal para quem tenha de ligar muitos equipamentos;

3) Oferece chave liga/desliga que num só elemento corta a energia de todos os equipamentos nele ligados, se isso for necessário;

4) Garante a correta polarização dos equipamentos nele ligados pois se inserido em tomada apropriada, fase neutro + terra, garantirá que esses elementos aportem de modo correto em todos os equipamentos que nele se liguem, também a três pinos;

5) Garante a equipotencialização (interligação das carcaças de todos os equipamentos nele ligados, a 3 pinos). Isso evita diferenças de potencial, ou choque, ou faísca ao interligar dois equipamentos, CPU e monitor por exemplo.. E isso tudo independentemente de você ter ou não aterramemto em sua tomada da parede;

6) Oferece proteção contra sobrecorrente, quer com um simples fusível quer com os modernos "circuit breakers" que são na verdade disjuntores que se desarmam, no excesso de corrente, bastando resetar os mesmos, nesses casos;

7) Oferece filtragem da rede elétrica eliminando ou atenuando ruidos elétricos como aqueles causados por motores, liquidificadores e atenuando indução de radio-frequência;

8) Oferecem proteção contra surtos para as linhas telefônica e do cable, se sua internet é via ADSL ou cabo. É comum raios entrar em seu PC vindo pela conexão rede telefônica ou cabo, passando pelo cabo da rede Lan e botando a perder sua placa de rede ou placa-mãe;

9) Oferece proteção contra surtos de tensão, se equipados com varistores adequados tanto em número quanto em especificações, protegendo seus equipamentos, inclusive de raios nas tempestades elétricas;

10) Não interfere na energia de boa qualidade, não a comuta, não a liga/desliga (os famosos tlecs) como faz os estabilizadores e nobreaks interativos...

Se 10 boas razões não bastam, então me desculpe o incomodo da leitura...;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola faller espero que esteja tudo bem com você, mas tem uma discussão neste tópico:http://forum.clubedohardware.com.br/existe-risco-ligar/1066380

se o filtro de linha oferece proteção mesmo com a chave desligada e que mesmo leigo no assunto mas atencioso às suas explicações, concluo que o filtro de linha protege os equipamentos estando ligado ou desligado até o limite de sua contrução ou de seus dipositivos de proteção. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi algunns dos meus problemas de instabilidades aqui trocando fontes e um Nobreak por bons filtros de linha.

Agora, convenci a direção da escola em que trabalho em fazer um investimento em fontes de melhor qualidadee Filtros de Linha para as máquinas principais.

No entanto, não é fácil convencer as pessoas a tirar um estabilizador da tomana. Tem uma empresa de xérox que aluga uma impressora Brother para a escola, o funcionário chegou na escola e viu que tinha tirado o estabilizador. O cara pitou comigo e, por mais que eu tentasse explicar, ele não entendia. Disse que se a impressora queimasse eu teria culpa. Resumindo: eu voltei e coloquei um belo "módulo isolador" na impressora dele e deixei lá.

Nos últimos tempos eu tenho me impressionado com a relação afetiva que as pessoas tem com estabilizadores (lembro de um texto do próprio faller falando disso).

Já convenci amigos a usarem bons filtros. Já comecei a convencer no ambiente de trabalho a comprarem esses equipamentos. No entanto, sempre chega algum "gênio" e tenta jogar todo o meu "discurso" a favor dos filtros de linha por água abaixo. Como o cara é um "técnico de informática' as pessoas tendem a levar a sério o que ele diz.

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, veja o primeiro link postado pelo Kayke, e observe o comentário de um user :

"Não, isso é besteira.

no pior caso, quando ocorre desligamento total, e se a primeira onda de tensão entra na linha no exato momento de pico, a tensão sobe para o dobro do nominal por menos que 1 ciclo da rede, ou 1/60 segundos, nunca que isso seria suficiente pra causar isso que aconteceu no filtro.

Eu aposto que isso aí foi causado pelo próprio filtro, provavelmente tinha muita coisa puxando potência pra ele, aí derreteu um pedaço do PVC de algum dos cabos dentro dele... aí o cabo desencapado encostou em algo e ja era.... curto....

acho que a chance disso aí ter acontecido por culpa da concessionária de energia elétrica é muito pequena....

até porque os sintomas que foram descritos pelo tópico apontam diretamente pra isso que estou falando."

Ele estava se referindo a possibilidade de ter sido o próprio filtro da APC o causador do seu estrago interno, argumentando que provavelmente houve um consumo acima do limite por parte do mesmo. Confirma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo Hell_Forever... Aquilo que alí aconteceu é típico do estouro, da explosão de um varistor. O porque dele ter explodido, vai ficar difícil de te dizer. Um surto de tensão com maior energia, o fim de vida do varistor, fica difícil de dizer a razão, mas que foi o varistor foi. É típico, muita fulígem, sujeira para todo o lado. Você até pode ver a mesma, pelo lado de fora, no filmete, bem no final do vídeo, a proteção tendo seu varistor explodindo. A coisa é realmente feia..

Veja ai como fica o varistor e a redondeza do mesmo: Filtrocomvaristorexplodido.jpg

Tenho foto desse tipo de proteção dai, quando inteira.. Veja que o varistor que explodiu foi aquele do sanduiche de dois varistores e um fusível térmico, ai abaixo, a esquerda: ProteoefiltrodaAPC.jpg

Note que ao final o varistor ficou mais fino. Exatamente a metade do disco, a outra metade evaporou, mas segurou o surto de tensão e protegeu o equipamento... Essa é a função do varistor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá Faller, tudo bem? Vi um post seu onde explica sobre bons filtros contra surtos de energia, e nele você recomendava um ótimo filtro da Clamper, com oito tomadas, eu encontrei um protetor de surto de energia com uma tomada e com proteção também para cabo coaxial. O nome é "Plug E-Clamper DPS Protetor de Surto Cabo Coaxial/Energia Bivolt". Queria saber se é igual ao Clamper multi proteção com oito tomadas (Se oferece a mesma proteção e se é somente no número de tomadas que difere). Vou usar para proteger a TV e Decodificador. Quero uma proteção boa, o que você acha deste modelo? Segue abaixo o link com a foto deste Clamper.

 

Foto do Clamper com cabo coaxial.

 

 

Fico no aguardo.

 

Obrigado.

 

post-716310-0-28670400-1394129658_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Faller, tudo bem? Vi um post seu onde explica sobre bons filtros contra surtos de energia, e nele você recomendava um ótimo filtro da Clamper, com oito tomadas, eu encontrei um protetor de surto de energia com uma tomada e com proteção também para cabo coaxial. O nome é "Plug E-Clamper DPS Protetor de Surto Cabo Coaxial/Energia Bivolt". Queria saber se é igual ao Clamper multi proteção com oito tomadas (Se oferece a mesma proteção e se é somente no número de tomadas que difere). Vou usar para proteger a TV e Decodificador. Quero uma proteção boa, o que você acha deste modelo? Segue abaixo o link com a foto deste Clamper.

 

Foto do Clamper com cabo coaxial.

 

 

Fico no aguardo.

 

Obrigado.

Igual evidentemente que não e, basta que observes a placa de circuito impresso de um e de outro. Te ajudo postando a placa da proteção do filtro de 8 tomadas:

ClamperMultiProteoContadorSurto-Visointe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola Faller. tudo bem?

 

seguinte. nao sei se voce trabalha no ramo, mas percebi em alguns topicos que voce entende bem de componentes e protetores para rede eletrica.
no momento estou montando um esquema no quarto, mas me surgiu uma pequena duvida.
vou ligar alguns equipamentos a um filtro de linha de boa qualidade. ja estou ciente de que liga-lo a uma tomada sem aterramento ira limitar sua total funcao de protecao e recomendacao, mas a duvida é - a energia eletroestatica proveniente de fugas de tensão dos equipamentos poderá prejudicar de alguma forma os proprios equipamentos ou componentes internos do filtro, uma vez que esse excesso nao teria por onde ser anulado se nao houver o aterramento da tomada do filtro como dito anteriormente? ou seja... o que de fato estarei comprometendo em nao ter esse aterramento, sendo bem especifico e especulativo, ja que estou gastando muito dinheiro com esse sistema e filtro.

desde ja, obrigado pela atencao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ola Faller. tudo bem?

 

seguinte. nao sei se voce trabalha no ramo, mas percebi em alguns topicos que voce entende bem de componentes e protetores para rede eletrica.

no momento estou montando um esquema no quarto, mas me surgiu uma pequena duvida.

vou ligar alguns equipamentos a um filtro de linha de boa qualidade. ja estou ciente de que liga-lo a uma tomada sem aterramento ira limitar sua total funcao de protecao e recomendacao, mas a duvida é - a energia eletroestatica proveniente de fugas de tensão dos equipamentos poderá prejudicar de alguma forma os proprios equipamentos ou componentes internos do filtro, uma vez que esse excesso nao teria por onde ser anulado se nao houver o aterramento da tomada do filtro como dito anteriormente? ou seja... o que de fato estarei comprometendo em nao ter esse aterramento, sendo bem especifico e especulativo, ja que estou gastando muito dinheiro com esse sistema e filtro.

desde ja, obrigado pela atencao.

A função primeira de um aterramento e cuidar do operador do equipamento elétrico. Numa eventual fuga de energia para a massa do equipamento o aterramento derivaria essa energia a massa protegendo o operador de levar choque.. Uma segunda utilidade de um bom aterramento e a criação de um caminho para descargas atmosféricas (raios) ou indução das mesmas.

 

A maior parte dos surtos de tensão existentes na rede elétrica e derivada da ação do Homem..  Contatoras (chaves liga/desliga) de motores sem a devida manutenção nas bombas nos elevadores nas mais diferentes maquinas, na parafernália de equipamentos elétricos que o mundo moderno oferece. Esses dai podem muito bem ser eliminados pelos filtros de linha sem a necessidade de um terra pois ocorrem em modo diferencial, entre o fio fase e o fio neutro... O filtro de linha vai ajudar a resolver essa maioria dos problemas sem a necessidade de um fio terra...

Quanto a eletricidade estática os equipamentos elétricos não a geram, de modo geral... Não se preocupe com ela. Eletricidade estática é gerada pelo atrito de dois corpos de natureza diferente e geralmente isolantes. Uma maquina de lustrar sapato potencialmente poderia gerar muito mais estática que todos os equipamentos elétricos ai de sua casa...

 

Use o filtro de linha decente e não se preocupe. Se algum dia puderes colocar o aterramento faca, caso contrario deixe como esta mas com filtro de linha que si  atua, (de modo diverso) mesmo sem o aterramento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

devo ter me expressado mal... estou falando exatamente dessa fuga de energia para a massa do equipamento que voce citou. pois me parece que todos os aparelhos eletricos apresentam esses pequenos vazamentos que apesar de insignificantes podem no longo prazo reduzir a qualidade de funcionamento dos componentes internos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Protege até sobre aquelas oscilações?

Se você tem uma boa fonte em seu PC nada necessita proteger sua fonte contra oscilação de tensão.. Fontes modernas podem operar desde 90 Volts ate 265 Volts sem que tenhas de sequer trocar chave seletora nem nada.. Se a tensão de sua casa estiver oscilando entre 90 e 265 Volts preocupe-se sim, mas com todos os outros equipamentos elétricos que la operem menos com seu PC que vai estar operando numa boa...

 

Veja ai um filmete que fiz mostrando uma boa fonte com PFC ativo.. A sua ainda não assim?????  Se tiveres duvidas poste ai a marca e modelo de sua fonte e lhe mostro..

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem uma boa fonte em seu PC nada necessita proteger sua fonte contra oscilação de tensão

Não. Minha fonte é uma Leadershi.t gamer atx 500w que comprei na época desconhecendo a qualidade dela, mas vou trocar quando sobrar alguma graninha.

fonte-leadership-atx-500w-com-cooler-de-

Se a tensão de sua casa estiver oscilando entre 90 e 265 Volts preocupe-se sim

Aí precisaria de um multímetro né? Não tenho.

mas com todos os outros equipamentos elétricos que la operem menos com seu PC que vai estar operando numa boa...

As oscilações que as vezes dá é por causa de geladeira, microondas ou chuveiro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não. Minha fonte é uma Leadershi.t gamer atx 500w que comprei na época desconhecendo a qualidade dela, mas vou trocar quando sobrar alguma graninha.

Aí precisaria de um multímetro né? Não tenho.

As oscilações que as vezes dá é por causa de geladeira, microondas ou chuveiro.

Essa sua fonte para ser ruim ainda necessita melhorar muito

 

Multímetro custa menos de R$ 10,00 no ML

 

Esse tipo de equipamento em uma boa instalação provoca quedas de no máximo 10 Volts. Fontes tiram isso dai de letra..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!