Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Steamroller - Kaveri - Tópico oficial


Torrente

Posts recomendados

Bom, isso apenas confirma que a minha movimentação na direção da intel, infelizmente estava correto. Conforme previsto e anunciado, a AMD está, pelo menos por enquanto, abandonando explicitamente o mercado de altíssimo desempenho. Isso pra mim ficou legível desde os primeiros anúncios do Red, focando em cloud.

O que eu não consigo ler claramente ainda é o que será dos opteron: processadorzinho pra cloud, vão tentar usar as super-fabrics pra se sustentar no mercado de alto-desempenho... não sei. Mas, sinceramente: tô vendo os opteron isolados, apenas como processadores solitos, perdendo cada vez mais margem... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que eu não consigo ler claramente ainda é o que será dos opteron: processadorzinho pra cloud, vão tentar usar as super-fabrics pra se sustentar no mercado de alto-desempenho... não sei. Mas, sinceramente: tô vendo os opteron isolados, apenas como processadores solitos, perdendo cada vez mais margem... :(

Depende, SE eles conseguirem parcerias para desenvolvimento de programas que usam bem o potencial das APUs, eles terão um mercado interessante.

Mas, esse SE já vem capengando faz tempo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eles poderiam não ter perdido esse round pro Kelper(digo quanto a eficiência energética) nas VGAs. O suporte pra opencl vai muito mal em termos de aceitação de mercado e eles perderam tempo de R&D demais pra desenvolver as VGAs focadas em GPGPU. Se eles conseguirem VGAs mais eficientes - neste próximo round em outubro - mantendo a boa performance em coprocessamento seria muito bom. Mesmo assim, outubro é meio tarde demais pra uma geração de VGAs com poucas mudanças em relação a série anterior. Junho do ano que vem os 20nm estarão aí pra quem quiser, e o Maxwell estará na área. As GTX 500 vieram seis meses depois das GTX 400...

Eles podiam focar em drivers melhores pra melhorar o suporte em Multi-GPU(que esteve inexplicavelmente bem pior do que na geração anterior de VGAs). A 7990 tem uma performance inexplicavelmente horrível pra uma VGA que extrapola os 300W de TDP.

Eles não tem alguma resposta pra competir com a 650Ti Boost, GTX 760 e 770 em termos de custo/benefício.

Não sei se algum dia o uso do GPGPU traria ganhos ao usuário e com a mesma praticidade de uso dos nossos PCs de hoje. Quero dizer que até agora, não fez sentido algum o uso do co-processador acoplado nas CPUs, exceto pra que entreguem uma melhor performance de vídeo integrado(e pra nós isso foi muito bom). Mas, por hoje, GPGPU de verdade só mesmo pra Teslas e olha lá...

Tomara que eles consigam colocar um produto interessante(e principalmente competitivo) com o opertron ARM do ano que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas os FX podem voltar na geração seguinte(Excavator).

Foi um mal que vai vir pro bem.

As vendas de CPUs sem vga integrada da AMD vão muito mal por hora(Os FX+Phenom somaram 5-10% das vendas de cpus no ano passado). É melhor que eles parem com os FX - por hora - pra lhes poupar recursos de R&D e focar na performance das APUs, que estão vendendo bem. Ultimamente eles também estão concentrados no marketing(com a campanha Gaming Evolved) e ainda bem ocupados com as APUs dos consoles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas os FX podem voltar na geração seguinte(Excavator).

Foi um mal que vai vir pro bem.

Não crie expectativas. ;)

Crie galinhas, ao menos elas botam ovos. :D

--

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20130807231051_AMD_Confirms_Delay_of_Kaveri_Chip_to_Early_2014.html

Kaveri tem atraso confirmado para o começo de 2014.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Placa mãe da Gigabyte para FM2+. Isso não deve sair barato, mas que é show de bola:

http://www.baboo.com.br/hardware/placa-mãe-gaming-amd-g1-sniper-a88x-e-anunciada-pela-gigabyte/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=placa-mãe-gaming-amd-g1-sniper-a88x-e-anunciada-pela-gigabyte

Mas os FX podem voltar na geração seguinte(Excavator).

Foi um mal que vai vir pro bem.

Concordo, mas veja este artigo:

http://www.zdnet.com/amd-unveils-new-multi-core-r-series-cpus-7000019679/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São trintys com clock baixo/baixo consumo, a amd tá mirando outros mercados com esse processador.

Não crie expectativas. ;)

Crie galinhas, ao menos elas botam ovos. :D

Se tratando da divisão de CPUs da AMD, é melhor criar galinhas mesmo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Que GIGABYTE linda, hein? Parece ser muito top! Só falta um processador à altura da placa, pois enfiar um A10-6800K numa placa cara assim dá até dó. Fala sério!

Se tratando da divisão de CPUs da AMD, é melhor criar galinhas mesmo :D

Ô, maldade! KKK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forte sinal de que os FX Steamroller só vão ser vendidos na Ilha da Fantasia... Mas será que eles vão lançar pelo menos uma APU six core (A12?)? Mas se eles conseguirem 30% de aumento de desempenho, o A10 vai ficar na casa de um quad-core Sandy Bridge. Já vai incomodar, porque a Intel está uma vergonha com os seus lançamentos. Quem sabe assim eles não dão um gás?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forte sinal de que os FX Steamroller só vão ser vendidos na Ilha da Fantasia... Mas será que eles vão lançar pelo menos uma APU six core (A12?)? Mas se eles conseguirem 30% de aumento de desempenho, o A10 vai ficar na casa de um quad-core Sandy Bridge. Já vai incomodar, porque a Intel está uma vergonha com os seus lançamentos. Quem sabe assim eles não dão um gás?

Eu acho que se a AMD conseguir lançar uma APU parruda octa-core, de clock alto, bom desempenho, com um cooler box decente e boa relação custo x benefício, os FX já vão tarde. Tem só que continuar aprimorando o IGP, pois não demora a Intel vai começar a incomodar nesse quesito também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu já não acompanho os processadores AMD já tem um tempo, e estou perdido com as nomenclaturas! rsrs Ainda estou nos Bulldozer/Llano/Bobcat e nem entendo direito a qual faixa de mercado se referem esse Steamroller, Kaveri, Jaguar e Trinity, achando eu que o Jaguar é o sucessor do Bobcat, Kaveri sucessor do Trinity, que é o sucessor do Llano e Steamroller seria a nova arquitetura sucessora da Piledriver.

Mas, essa história de que a AMD só se focaria nas APUs, pelo o que o pessoal vem falando, até que pode não ser algo ruim. A Intel vêm com um número mais enxuto, ao meu ver, de séries de CPU, onde todas são APUs. Tendo um modelo FX que não é APU pode ser uma desvantagem, e os processadores A-series nem estão muito distante dos FX. Assim sendo, eu vejo como positiva a manutenção somente dos modelos A-series, e que eles passem a tentar ver essas APUs como processadores high-end, da mesma forma que a Intel trata todos os seus processadores APUs. Assim, quem sabe, veremos APUs octa-core na AMD, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FX Steamroller? Ele não tinha morrido antes mesmo de nascer ou estou falando besteira?

Eu já não acompanho os processadores AMD já tem um tempo, e estou perdido com as nomenclaturas! rsrs Ainda estou nos Bulldozer/Llano/Bobcat e nem entendo direito a qual faixa de mercado se referem esse Steamroller, Kaveri, Jaguar e Trinity, achando eu que o Jaguar é o sucessor do Bobcat, Kaveri sucessor do Trinity, que é o sucessor do Llano e Steamroller seria a nova arquitetura sucessora da Piledriver.

Mas, essa história de que a AMD só se focaria nas APUs, pelo o que o pessoal vem falando, até que pode não ser algo ruim. A Intel vêm com um número mais enxuto, ao meu ver, de séries de CPU, onde todas são APUs. Tendo um modelo FX que não é APU pode ser uma desvantagem, e os processadores A-series nem estão muito distante dos FX. Assim sendo, eu vejo como positiva a manutenção somente dos modelos A-series, e que eles passem a tentar ver essas APUs como processadores high-end, da mesma forma que a Intel trata todos os seus processadores APUs. Assim, quem sabe, veremos APUs octa-core na AMD, né?

Sim. Focando num só tipo de produto poderá depositar todos os investimentos para aprimorar ainda mais esse tipo de produto. Só acho que para "matar" os FX ela tem que suprir esse mercado com APUs octa-core parrudas (mesmo que sejam mais caras que as quad-core atuais, o que é perfeitamente compreensível, desde que o preço seja condizente com o produto) e com soluções de refrigeração decentes, pois as APUs vêm com cooler box de Sempron, o que acho um absurdo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha lá! Primeiro bench da iGPU do kaveri aponta 832Sps(7790 com 64Sps desativados) na iGPU do garoto! Mais rápido do que a Iris 5200 da Intel! http://amdfx.blogspot.com.br/2013/09/kaveri-benchmarks-revealed-amd-kaveris.html

Mais rápido? MUITO MAIS RÁPIDO!!! Até quase 5x mais rápido, em alguns pontos!

Uma HD 7790 capada? Acho ótimo pra um IGP. Se vacilar, faz páreo com a minha HD 5850!! O mercado de APU parece caminhar pra, pelo menos, acabar tanto com as low-end quanto com as mid-end, ou parte delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iaew, galera bom dia!!

Sei que o tópico tá meio desatualizado, mas eu quero deixar aqui minha opinião nesse duelo AMD Vs INTEL.

Primeiro, sempre simpatizei melhor com o lado verde da força, mas nem por isso deixei de usar intel; portanto não me tratem como fanboy por favor...

Minha opinião é a seguinte, acho que a AMD está se reservando demais nesse ramo de CPU-APU o que for, pois enquanto que a INTEL está muuuito avançada (isso é indiscutível) a AMD está mais focada em amadurecimento, eu acho que a reviravolta vai acontecer quando a lei de Moore chegar junto e bates às portas da INTEL, como já estamos vivenciando isso, enquanto a AMD está mais lenta, porém tem ainda muito mercado pra AMD explorar, quando a INTEL não puder fazer mais nada com seus produtos, a AMD estará sozinha no mercado para apresentar todas as suas esperanças, e como o mercado consumista de hoje se foca nas novidades, acho que a AMD se segurará bastante nos dias que virão...

Entendam, enquanto a INTEL já está planejanto 14nm a AMD ainda está entrando no segmento de 28nm, porém a AMD sempre foi revolucionária no mercado, a AMD foi a primeira empresa a estourar a marca de 1GHz, foi a primeira a apresentar a arquitetura x64 nativa, foi a primeira empresa a lançar CPU multicore, a primeira empresa a apresentar CPU com GPU embarcada, entre outras, como o desenvolvimento da arquitetura 3D NOW (que por sinal, ainda se usa até hoje).

Claro que não é proposital essa defasagem, no mercado da AMD, porém acho que estamos próximos a presenciar uma verdadeira revolução na computação...

Ela inclusive já está com projetos pra desenvolver o <<J.A.R.V.I.S>> o.O...

bem, essa é minha opinião, galera e vamos nos aprofundar mais, estou aprendendo bastante acompanhando os tópicos de batalhas CPUscóricas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, quanto a essa coisa de litografia, embora eu julgue importante, parece não significar, necessariamente, alguma coisa no que tange poder bruto, pois vai depender da política de cada empresa sobre como irá conceber seu bichinho, pois a Intel lança processadores com litografia de 22nm e eles não aproveitam todo o seu potencial pra lançar APUs com clocks em stock acima dos 4 GHz, além de colocar chiclete como dissipador de calor, mas pode ser que podemos colocar isso na conta da AMD, talvez.

Litografia baixa só tem servido pra essa onda de ecochatos pra equipamentos serem de menor consumo pra contribuir com a natureza e quetais. Não que não seja importante a gente ter um produto que consuma pouco e nos entregue uma potência crescente, mas a Intel vem não se preocupando muito com a questão potência mas, mais uma vez, podemos colocar isso na conta da AMD. Ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, mas como eu falei no tópico acima, a AMD sempre foi pioneira em tecnologias que ainda são usadas até hoje, e no que diz respeito ao refinamento da litografia, quanto menor, mais transistores cabem no DIE do chip, certo ?

Então vejamos, a intel, já trabalhando em 22nm, chegando já nos 18(segundo a promessa da 5º geração CORE)suas CPU's HIGH END estratosféricas, posso estar enganado, mas apenas possuem 6 cores, já a AMD, ainda em 32nm já utiliza-se de 8 cores num único DIE, agora imagine a AMD utilizando refinamento de 28nm, transistores menores, menos espaço entre cada um deles, modelos de transistores 3D, MAIS transistores dentro do DIE, tipo, acho que deve vir coisa boa por aí...

Partindo do princípio da adaptação, antigamente se tinha a ideia de que o software tinha poder ilimitado, já hoje a mesa virou, o software precisa de uma total otimização para multithread(onde nesse quesito a AMD ganha de lavada da INTEL), já soube de rumores que o próximo SO da M$ vai ser otimizado para multithread, ou seja, se isso for verdade, teremos ótimos sistemas operacionais e vai ser aquela guerra quanto mais núcleo, melhor, acho que a AMD se supera nessa...

E juntamente com as APU's de vídeo onboard monstruoso que a AMd está fazendo, teremos uma boa competição por aí, onde só teremos a ganhar, menores preços, produtos melhores e mais oferta pra nóis... \o/ ansioso pra batalha de mercado começar de verdade!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!