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Ajuda em solução para problemas com choque e proteção de PC e equipamentos elétricos


Rashid

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Olá amigos,

Estou querendo rever a segurança dos equipamentos elétricos do meu quarto. Recentemente, tenho tomado choque em tudo que está ligado nos estabilizadores do meu quarto. Achei que fosse algum problema nas tomadas, tanto que mandei refazer todas e aterrar, mas o problema persiste.

Tenho dois estabilizadores ligados a um filtro de linha genérico. No Microsol fica ligado o PC, monitor, caixas de som. No outro só ligo quando vou usar, nele fica ligado o teclado (instrumento musical), a impressora e um carregador de 3ds.

O pc e todas as partes metálicas ligadas aos estabilizadores estão a dar choque. Um fato curioso a ser citado é que meu teclado (Instrumento musical), mesmo que seu estabilizador esteja desligado, suas partes metálicas me dão choque.

Aproveitando desse problema estou querendo rever os estabilizadores, aposentá-los. O do pc já tem uns 8 anos de uso e nem saída de aterramento tem. Estou pensando em substitui-lo por um no-break, mas não entendo muito bem como é e qual devo comprar. Quero me livrar desse problema de choques e aumentar a vida útil dos meus equipamentos elétricos. Conto com a colaboração de opinião dos colegas.

PS: Não disponho de muito dinheiro, me deem dicas com bom custo/benefício

EDIT: Estou pensando em comprar um desses para somar ao No-Break. O que me dizem?

http://www.clamperlojavirtual.com.br/clamper-multi-protec-o-preto-25.html

Descrição dos meus equipamentos:

PC: Core 2 Quad 8400

2x DDR3 1333 4gb

Nvidia GTX 465

ASUS P5G41T-M LX2/BR

MAXTOR 160 GB, 7200 RPM,

SAMSUNG 500gb sata;

Fonte Corsair TX650

Monitor 3d LG 23'

Caixas de som Edifier x100

Impressora HP Deskjet D2360

Grato pela atenção

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Em primeiro lugar aposente o estabilizador e dê uma olhada neste tópico para saber o porque: http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

Em segundo lugar um no-break não é o equipamento mais adequado a ser comprado, tendo em vista que é um equipamento caro. Os no-breaks, baratos que você encontra por ai danificam a sua fonte por muitas vezes não oferecerem a energia em forma de onda senoidal pura e dupla conversão e também trabalharem da mesma forma como um estabilizador.

Esses choques podem estar sendo causados por, segundo o usuário Faller, que provavelmente aparecera mais tarde neste tópico:

- Uso de adaptadores que eliminam o pino do aterramento;

- Falta do aterramento na tomada;

- Não equipotencialização das carcaças por desprezar o uso do pino do aterramento, mesmo sem ter esse aterramento na tomada;

- Polarização das tomadas errada, com fase e neutro fora de seu bornes corretos;

Eu não negaria qualquer uma destas suposições, tendo em vista que hoje em dia existem muitos eletricistas - não somente eletricistas, mas profissionais - que atuam da picaretagem. Se o seu eletricista não for de confiança, talvez ele possa ter feito algum trabalho a menos para lucrar mais. Ou por serem mal formados mesmo.

Edit: Esse campler multi-proteção é ótimo se a sua rede for 220V, no caso de redes 110V é aconselhado usar o um Upsai FHT-1200 o modelo de 110V por oferecer proteção a tensão correta.

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Um problema com certeza você tem: usar estabilizadores. Eles só servem pra danificar seus equipamentos eletrônicos. O mesmo vale para nobreaks baratos (conhecidos por shortbrakes). Indico a leitura destes tópicos:

http://forum.clubedohardware.com.br/razoes-pelas-quais/663018

http://forum.clubedohardware.com.br/break-realmente-salvacao-duvida/912800

Quanto à escolha do filtro de linha Clamper Multiproteção, é uma belíssima escolha. Ele está entre os melhores filtros de linha do nosso mercado, atualmente. Ligue seus equipamentos nele, descarte os estabilizadores e shortbreaks e seja feliz com segurança!

Abraços!

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Grato pelas respostas rápidas. Já havia lido esses tópicos, sempre me preocupei com isso, mas infelizmente não tinha outra opção.

O eletricista fez as trocas recentemente, acompanhei tudo, vi ele fazendo o aterramento. Tenho certeza que o problema está nos estabilizadores.

Estou comprando o Clamper nesse momento. Aqui a rede é 220v. Agora quero saber como vou fazer pra ligar o que for 110v nele. Por exemplo, quero que a saída do filtro de linha seja toda em 110v. Qual a solução mais segura e barata para isso? Outra coisa é que vou precisar trocar todos os cabos de energia para o novo padrão de plugues...

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  • Membro VIP
Grato pelas respostas rápidas. Já havia lido esses tópicos, sempre me preocupei com isso, mas infelizmente não tinha outra opção.

O eletricista fez as trocas recentemente, acompanhei tudo, vi ele fazendo o aterramento. Tenho certeza que o problema está nos estabilizadores.

Estou comprando o Clamper nesse momento. Aqui a rede é 220v. Agora quero saber como vou fazer pra ligar o que for 110v nele. Por exemplo, quero que a saída do filtro de linha seja toda em 110v. Qual a solução mais segura e barata para isso? Outra coisa é que vou precisar trocar todos os cabos de energia para o novo padrão de plugues...

Ligar tudo que puder em 220 Volts sempre foi e será a melhor solução...

Não entendo porque queres todo um filtro (8 tomadas) em 110 Volts... tens tantos equipamentos assim que só opera em 110 Volts???

Cite-os por favor... Sim tem solução para teu caso só antes gostaria de entender essa sua filosofia..

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Ligar tudo que puder em 220 Volts sempre foi e será a melhor solução...

Não entendo porque queres todo um filtro (8 tomadas) em 110 Volts... tens tantos equipamentos assim que só opera em 110 Volts???

Cite-os por favor... Sim tem solução para teu caso só antes gostaria de entender essa sua filosofia..

Todos os meus equipamentos são bivolt, exceto a impressora, meu carregador de 3DS e a caixa de som, portanto facilitaria bem mais se a saída do filtro fosse 110v.

EDIT: além de proteger-me de uma possível leseira de ligar algo 110v numa rede de 220v.

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Todos os meus equipamentos são bivolt, exceto a impressora, meu carregador de 3DS e a caixa de som, portanto facilitaria bem mais se a saída do filtro fosse 110v.

EDIT: além de proteger-me de uma possível leseira de ligar algo 110v numa rede de 220v.

Como eu faria..

Em primeiro lugar verificaria se todas as tomadas da parede, as quais vou usar para ligar esses equipmentos são tripolares. Fase-Neutro e terra...

Se não trocaria imediatamente e colocaria as mesmas tripolares..

Em segundo lugar verificaria se os fios fase estão corretamente dispostos nessas tomadas segundo a correta polarização que devem ter, que pode ser vista ai, imaginando a tomada vista de frente, pelo lado da inserção do plugue..

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

Em terceiro lugar colocaria aterramento nessas tomadas, caso não tenha ainda;

Em quarto lugar colocaria um bom filtro de linha, ligado nessa tomada de 220 Volts..

Nesse filtro de linha plugaria todos os equipamentos que pudesses ser comutados para 220 Volts. Note que atualmente a maioria dos equipamentos são Full Range, isso pode ser verificado em suas etiquetas aonde tem geralmente escrito Input 100-240 VAC

Isso significa que os mesmos podem operar desde 90 VAC até 265 VAC pois essa faixa de 100 a 240 VAC aceita uma variação de +-10%..

Como já vai existir, junto a tomada, um bom filtro/proteção contra surtos, não mais seria necessário outro filtro ou proteção. Desse modo, partiria para a quinta ação...

Em quinto lugar eu colocaria ligado ao filtro de linha um autotransformador, ou até mesmo seu estabilizador atual, e, caso seja o estabilizador, já estaria tudo ok. Na saída dele 110 Volts para os equipamentos que operam só em 110 Volts..

Caso seja um autotransformador, ligue na saída dele uma dessas extensões de tomada ou filtro de linha barato, pois só vai ter de operar como extensão de tomadas e ai estabileceria uma regua de 110 Volts com 3 ou no máximo 4 tomadas. O autotransformador deverá ter potência suficiente para tocar esses equipamentos 110 Volts.

Disse poder usar o estabilizador pois o mesmo não haverá de alimentar o PC nem nada mais pesado.. Só

Colocaria um filtro de linha, 220 Volts na tomada 220 Volts. Nesse filtro de linha ligaria só a impressora, que imagino seja uma jato de tinta, a caixa de som e o carregador. Tudo, imagino, nem passar de 70 Watts, mas como nem chegaste a dizer quais são, some você a a demanda de todos...

Um autotransformador de 100 Watts da e sobra..

Em sexto lugar procuraria nunca usar adaptadores, pois o mercado tem por ai adaptadores que invertem o fase pelo neutro, botando abaixo todo o teu trabalho de corretamente polarizar a tua rede elétrica...

Em último lugar e com o uso de uma chave de teste, checaria todas as tomadas, começando pela da parede e chegando até a última, mais próxima dos equipamentos para verificar se a chave de teste acusa a presença do fase somente no local correto da tomada..

Investimento total: algo como R$ 2,00 que é o custo de uma chave de teste...

Chave de teste (só como referência.. Compre por ai em qq loja de elétrica ou ferragem etc) :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445036667-chave-de-teste-eletrico-black-bull-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443838130-chave-de-fenda-com-teste-de-polaridade-_JM

Um recado: Para prevenir a errônea inserção de equipamentos que só operam em 110 Vlts em uma tomada de 220 Volts, faça o seguinte:

1) Nunca compre equipamentos 110 se você mora em local onde é 220 Volts (não me diga que determinados equipamentos só tem em 110 Volts) Se todos exigissem equipamentos 220 quando a rede é 220, os vendedores iriam arrumar um modo de só oferecer os mesmos em 220 Volts ou no mínimo bivolt, pois encalhariam, micariam com equipametos 110 Volts ai em fortaleza, por exemplo... Então, use a cabeça e faça com que os outros também a usem...

2) A maioria dos equipametos modernos já é Full Range.Prefira os mesmos ai pode vcolocar em qualquer tensão que ela vai operar, pois nem chave seletora tem...

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Como eu faria..

Em primeiro lugar verificaria se todas as tomadas da parede, as quais vou usar para ligar esses equipmentos são tripolares. Fase-Neutro e terra...

Se não trocaria imediatamente e colocaria as mesmas tripolares..

Em segundo lugar verificaria se os fios fase estão corretamente dispostos nessas tomadas segundo a correta polarização que devem ter, que pode ser vista ai, imaginando a tomada vista de frente, pelo lado da inserção do plugue..

Polarizaodetomadaseltricas-1.jpg

Em terceiro lugar colocaria aterramento nessas tomadas, caso não tenha ainda;

Em quarto lugar colocaria um bom filtro de linha, ligado nessa tomada de 220 Volts..

Nesse filtro de linha plugaria todos os equipamentos que pudesses ser comutados para 220 Volts. Note que atualmente a maioria dos equipamentos são Full Range, isso pode ser verificado em suas etiquetas aonde tem geralmente escrito Input 100-240 VAC

Isso significa que os mesmos podem operar desde 90 VAC até 265 VAC pois essa faixa de 100 a 240 VAC aceita uma variação de +-10%..

Como já vai existir, junto a tomada, um bom filtro/proteção contra surtos, não mais seria necessário outro filtro ou proteção. Desse modo, partiria para a quinta ação...

Em quinto lugar eu colocaria ligado ao filtro de linha um autotransformador, ou até mesmo seu estabilizador atual, e, caso seja o estabilizador, já estaria tudo ok. Na saída dele 110 Volts para os equipamentos que operam só em 110 Volts..

Caso seja um autotransformador, ligue na saída dele uma dessas extensões de tomada ou filtro de linha barato, pois só vai ter de operar como extensão de tomadas e ai estabileceria uma regua de 110 Volts com 3 ou no máximo 4 tomadas. O autotransformador deverá ter potência suficiente para tocar esses equipamentos 110 Volts.

Disse poder usar o estabilizador pois o mesmo não haverá de alimentar o PC nem nada mais pesado.. Só

Colocaria um filtro de linha, 220 Volts na tomada 220 Volts. Nesse filtro de linha ligaria só a impressora, que imagino seja uma jato de tinta, a caixa de som e o carregador. Tudo, imagino, nem passar de 70 Watts, mas como nem chegaste a dizer quais são, some você a a demanda de todos...

Um autotransformador de 100 Watts da e sobra..

Em sexto lugar procuraria nunca usar adaptadores, pois o mercado tem por ai adaptadores que invertem o fase pelo neutro, botando abaixo todo o teu trabalho de corretamente polarizar a tua rede elétrica...

Em último lugar e com o uso de uma chave de teste, checaria todas as tomadas, começando pela da parede e chegando até a última, mais próxima dos equipamentos para verificar se a chave de teste acusa a presença do fase somente no local correto da tomada..

Investimento total: algo como R$ 2,00 que é o custo de uma chave de teste...

Chave de teste (só como referência.. Compre por ai em qq loja de elétrica ou ferragem etc) :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-445036667-chave-de-teste-eletrico-black-bull-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443838130-chave-de-fenda-com-teste-de-polaridade-_JM

Um recado: Para prevenir a errônea inserção de equipamentos que só operam em 110 Vlts em uma tomada de 220 Volts, faça o seguinte:

1) Nunca compre equipamentos 110 se você mora em local onde é 220 Volts (não me diga que determinados equipamentos só tem em 110 Volts) Se todos exigissem equipamentos 220 quando a rede é 220, os vendedores iriam arrumar um modo de só oferecer os mesmos em 220 Volts ou no mínimo bivolt, pois encalhariam, micariam com equipametos 110 Volts ai em fortaleza, por exemplo... Então, use a cabeça e faça com que os outros também a usem...

2) A maioria dos equipametos modernos já é Full Range.Prefira os mesmos ai pode vcolocar em qualquer tensão que ela vai operar, pois nem chave seletora tem...

Prezado faller,

Primeiramente agradeço pelo nível de detalhamento de seu comentário, o que nos deixa nítido o seu interesse em ajudar as pessoas desse fórum. Muito obrigado.

Então vamos às respostas

1) 2) e 3) Todas as tomadas são do novo padrão, estão com fiação nova, ligação correta de neutro/terra/fase e aterradas. A única coisa que não tenho certeza é se o aterramento é funcional, embora creio que sim, pois, como moro no 1º Andar, ficaria difícil ligar um bastão de cobre no chão até o meu quarto, então a solução mais viável foi ligarmos um fio 4mm diretamente à virga da casa. Estou esperando o filtro que comprei chegar, pois pelo que vi, me parece que ele testa a eficiência do aterramento. O serviço está na garantia, caso o aterramento não esteja adequado eu vou chamar novamente o eletricista, que é de minha confiança, para refaze-lo.

4) comprei um CLAMPER MULTI ENERGIA de 8 tomadas (Link: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=77)

Acredito que, de acordo com as pesquisas que fiz no fórum e inclusive nos seus posts, se trata de um produto funcional e de qualidade, que vai suprir minhas necessidades.

5) realmente, a ideia de manter um estabilizador para Impressora a jato e carregador é interessante, pois poderia ligar o estabilizador apenas ao utilizar, mas o problema é a caixa de som que é 110v e que eu gosto sempre ligada e que eu gostaria que fosse ligada independente do estabilizador. Esse é o único empecilho. Outro

6 o grande problema, ao meu ver, vai ser trocar todos os cabos de alimentação para o novo padrão, quero comprar cabos seguros. Eu não confio na qualidade dos que são vendidos aqui na cidade. Você pode me indicar um site que os tenham para vender. Ou então me dizer uma marca ou se isso não faz diferença. Me preocupo bastante com fios de má qualidade.

Em último lugar Cara, tenho trauma de eletricidade desde os 5 anos, a chance de eu comprar um teste desse e colocar dentro da tomada, mesmo sabendo que é seguro, são nulas. Eu vi ele testando cada tomada com um desses. Mas quando eu for ligar tudo no filtro eu vou ver se compro um desses e criar MUITA coragem para testar.

Sempre prefiro os full range, mas infelizmente algumas oportunidades aparecem, como foi o caso da caixa de som e do carregador de 3ds, e que não dá pra passar batido.

Novamente agradeço pela atenção e aguardo suas últimas sugestões sobre o que foi discorrido ao longo do tópico.

Abraços

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O teu sistema realmente pode estar aterrado e o circuito estar interrompido em algum ponto, ocorreu comigo ao comprar esse apto que moro até hoje, dava choque no registro do chuveiro mesmo havendo circuito no apto inteiro e também nos painéis do edificio.

Só resolvi a questão fazendo outro circuito terra com a instalação da barra fincada no solo já que a geografia do prédio facilitava isso, e nunca mais levei choques.

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Prezado faller,

Primeiramente agradeço pelo nível de detalhamento de seu comentário, o que nos deixa nítido o seu interesse em ajudar as pessoas desse fórum. Muito obrigado.

Então vamos às respostas

1) 2) e 3) Todas as tomadas são do novo padrão, estão com fiação nova, ligação correta de neutro/terra/fase e aterradas. A única coisa que não tenho certeza é se o aterramento é funcional, embora creio que sim, pois, como moro no 1º Andar, ficaria difícil ligar um bastão de cobre no chão até o meu quarto, então a solução mais viável foi ligarmos um fio 4mm diretamente à virga da casa. Estou esperando o filtro que comprei chegar, pois pelo que vi, me parece que ele testa a eficiência do aterramento. O serviço está na garantia, caso o aterramento não esteja adequado eu vou chamar novamente o eletricista, que é de minha confiança, para refaze-lo.

Uma terramento na viga pode ser eficiente ou nem um pouco eficiente.

Um teste muito simples é o seguinte. Se ligares uma lâmpada de 100 Watts, incandescente (não pode ser eletrônica) desde um fase qualquer e o terra, ela deverá acender com o mesmo brilho que se ligada entre fase e neutro... Teste..

Quando se fala em aterramento todo mundo pensa em três bastões de 3 metros cada, fincados no pátio.. Imagine se tivesse realmente que ser assim, em um prédio de 23 andares, com 10 apartamentos por andar..

Não ia ter mais pátio. Iria virar um boneco de Voodoo, cheio de estacas...

Te informe acerca de aterramentos dos tipos:

TN-S

TN-C

TN-C-S

5) realmente, a ideia de manter um estabilizador para Impressora a jato e carregador é interessante, pois poderia ligar o estabilizador apenas ao utilizar, mas o problema é a caixa de som que é 110v e que eu gosto sempre ligada e que eu gostaria que fosse ligada independente do estabilizador. Esse é o único empecilho.

Podes comprar um pequeno autotrafo, somente para a caixa, coisa de 30 ou 40 Watts, como esses dai, e estará resolvido. A caixa ficaria independente..

Só como referência: http://www.eletronicasantana.com.br/Auto-Transformador-de-40W-ForceLine-220-110V-05601/p

Em último lugar Cara, tenho trauma de eletricidade desde os 5 anos, a chance de eu comprar um teste desse e colocar dentro da tomada, mesmo sabendo que é seguro, são nulas. Eu vi ele testando cada tomada com um desses. Mas quando eu for ligar tudo no filtro eu vou ver se compro um desses e criar MUITA coragem para testar.

Melhor testares ou pedir para alguem testar do que ficar levando choque, ou com a sensação de choque ao tocar em qualquer canto metálico de seu PC... Com a chave não tem como dar choque. Uma mão, uma chave, um dos contatos somente, por vez...

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