Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor da esteira nao funciona


Phpiorsk

Posts recomendados

Pessoal tenho uma esteira Athletic advanced 2 ela esta com problemas no placa, liguei o motor sozinho por fora, em uma fonte de 12v, o motor roda

mas, devagar, claro devido a tensão, tentei colocar uma tensão maior, porém o mesmo nao funciona, comprei um dimmer para usar o motor por fora, sem a placa, só que o mesmo nao aceita uma tensão maior, motor-de-esteira-athletic-advanced-serve-em-outra-tbm_MLB-F-2699433568_052012.jpg Sera que o motor esta com defeito tambem? ou nao tem como usar por fora da placa?:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você aplicar tensão diretamente no motor teria de funcionar. Qual tensão você aplicou nos terminais? Tente não aplicar uma tensão muito alta direto no motor, pois a corrente de partida pode ser muito alta e danificar o motor.

a formula da corrente é

Ia=(Vs-E)/R

E=uma tensão gerada reversamente por causa da rotação do motor, quanto maior a rotação no motor maior será a parcela E.

R é constante e supomos que seja 2ohms (normal para um motor)

E você aplica uma tensão direta de 50v

quando você liga o motor o E = 0 pois ainda não tem rotação no motor, então a corrente será 50/2=25A.

Note que a corrente de partida é muito maior que a máxima permitida pelo motor que é 17A.

Então teste o motor aumentando a tensão aos poucos, se a rotação não aumentar praticamente linearmente o motor deve estar danificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse motor de tensão DC, será que você não aplicou uma tensão alternada nele?

Coloquei uma fonte de 12volts e ele esta rodando perfeitamente, no entanto

nao é uma velocidade boa para ''caminhar'' :mellow:, um pouco mais de velocidade resolveria, pensei então em aumentar a tensão, coloquei 19volts

e ele nao roda, ele da um empulso e a fonte para, coloquei 15 volts e acontece a mesma coisa, só quer funcionar em 12v, começo a pensar que esse motor esta com problemas. :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tipo de fonte você esta ligando ele?, essa fonte pode fornecer pelo menos uns 17 amperes nas tensões superiores aos 12V?

Estou ligando em uma fonte de CPU aquelas ATX, liguei mesmo só pra ver se

o motor dava sinal de vida, e o mesmo funcionou, e tem uma força consideravel

então, liguei ele em uma fonte do not de 19volts e ele da um tranco e desliga, liguei em outra fonte de 15v e tambem nao deu, muito estranho ele ligar só em 12 volts:cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou contactar o fabricante da esteira? Ou o fabricante do motor? Não sei se é o mesmo.

Na etiqueta do motor tem a informação do fabricante(não sei se é do motor ou se é da esteira). A força desse motor é de 2 HP. A tensão de alimentação dele, como o silvio notou e eu também, é de 90 volts DC e o consumo dele é de 17 amperes. Uma fonte para alimentar um bicho desses tem que ser específica para o mesmo e só quem pode dar mais informações sobre essa alimentação é o fabricante. Construir uma fonte para esse motor não basta apenas ter um transformador que entre 110 ou 220 e saia uma alimentação AC apropriada com capacidade apropriada de corrente e depois será retificada e "filtrada". Um transformador para esse tipo de trabalho seria um monstro. É mais certo que a fonte dessa esteira seja uma fonte chaveada e condizente para alimentar esse motor.

Tente contactar o fabricante. Tente contactar pessoal técnico que conheça o motor dessa esteira. Só dessa maneira é que terás condições de adquirir tal produto para fazer o motor dessa esteira funcionar.

Óbvio que se algum membro do forum, conhece esse motor ou conhece motores pode informar sobre uma fonte adequada, já pronta para alimentar esse bicho. Projetar e montar uma fonte dessas já é uma outra estória e quem montá-la tem que ter conhecimentos de eletricidade e eletrônica assim como normas de segurança para a montagem da mesma.

Difícil dizer se compensa a compra(da fonte). Se a compra da fonte for quase o mesmo preço da esteira completa, melhor adquirir ela(a esteira) completa. Achar no ML? Só se soubesses qual o nome da fonte apropriada para alimentar esse motor. E mesmo assim, terias que saber se compensas ou não a compra, fazendo comparação entre o preço da fonte com o preço de uma esteira completa. Claro que se aparecesse uma "galinha morta" sem sinal de putrefação, aí sim, valeria a pena. Mas comprar pelo ML sem saber do estado real da "galinha morta" é complicado.

Galinha morta a que me refiro é se aparecesse no ML uma fonte de alimentação desse motor (se soubesses o nome do modelo dessa fonte) e que fosse vendida por um preço bem baixo. Digamos umas 20 ou 30 Dilmas. É isso que chamo de "galinha morta"

Abração

.

.

Um cálculo para se ter ideia da "wattagem" dessa fonte...

P = E x I

P = 90 x 17

P = 1530 watts

Claro que essa fonte, e é uma fonte específica, tem que ser de uma capacidade muito maior porque o dispositivo a ser alimentado é um componente indutivo, no caso, o motor. Consequentemente, essa fonte para alimentar esse bicho, tem que ser muito maior que 1530 watts.

Se estou errado, me corrijam por favor! Ou complementem a minha informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca uma ou duas fotos da placa de potência na tela.

Agricio

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sxtCnJ4VLs41rH_lVli3WeTwn_FQehqg4a0_8kLFCoFrFNkQpqTJx_oJodYzCm1X1Jgnsio0s5iyThXu27OIAYAJtU9VDZM-ZK6AoA1j-Q_2YfxfEH9fxdMw.jpg

esteira athletic advanced 2 Modelo da Placa 17054, no item destacado

falta um dente kkk quando ligo a placa faz um pequeno barulho:D porém o motor nao aciona:rolleyes: Sera que tem como comprar uma placa dessas:cool:

sera que vale a pena?:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modêlo dessa placa é AGC17054. Eu já desenhei o esquema da mesma e já postei na NET. É só procurar.

É uma das placas mais simples e fáceis de serem reparadas e altamente eficiente.

quando ligo a placa faz um pequeno barulho

É o relê que sofre um retardo para evitar que o Mosfet queime e também aquele COICE indesejável no motor quando alimentação e PWM chegam ao mesmo tempo no circuito de saída na primeira ligada.

Sera que tem como comprar uma placa dessas

sera que vale a pena?

Não tem que comprar placa nenhuma, é só arrumar essa mesma.

Estarei muito ocupado nesse final de semana, antivespera de NATAL, mas, vou ajuda-lo na medida do possível.

Agricio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modêlo dessa placa é AGC17054. Eu já desenhei o esquema da mesma e já postei na NET. É só procurar.

É uma das placas mais simples e fáceis de serem reparadas e altamente eficiente.

É o relê que sofre um retardo para evitar que o Mosfet queime e também aquele COICE indesejável no motor quando alimentação e PWM chegam ao mesmo tempo no circuito de saída na primeira ligada.

Não tem que comprar placa nenhuma, é só arrumar essa mesma.

Estarei muito ocupado nesse final de semana, antivespera de NATAL, mas, vou ajuda-lo na medida do possível.

Agricio

Não, se tu já desenhou posta o desenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a ajuda de todos..

Nao acredito que tenha como consertar a mesma, visto que tem varios componentes danificados, por isso pergunto aos amigos, aonde consigo encontrar uma placa dessas? qual a faixa de preço?

Amigo Agricio, muito obrigado por ter ajudado, mais acho que essa placa nao tem mais jeito, de qualquer forma muito obrigado a todos:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Eu jamais comprei uma placa dessas nova. Sempre consertei todas elas. Inclusive quando queima o COP8xxxx eu adapto o PIC16F628 com programas que eu mesmo desenvolví a gosto do cliente.

Agricio

O Problema foi resolvido, coloquei uma fonte de 30 volts no motor e ele funciona perfeitamente, da pra fazer caminhada tranquilo.:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...