Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BF3DONORDESTE

Membro Pleno
  • Posts

    54
  • Cadastrado em

  • Última visita

posts postados por BF3DONORDESTE

  1. @Eder Neumann @LucasMachadoID

     

    Citação

    os piores roteadores com 5GHz vão lhe entregar os mesmos 600mbs de um "roteador gamer"

    Também não compraria um roteador que se diz gamer. Acho que é jogar dinheiro fora. Optaria por um comum mesmo 2,4 ghz ou 5ghz.  E jogar por cabo sempre vai ser mais estável que por wifi, mesmo que o roteador seja gamer não haverá milagre no ping caso onde você more tenha muitas redes wifi por perto (poluição de sinal wifi) e paredes para o sinal atravessar. 

     

     

     

     

  2. @wagner2029  Eu entendi seu ponto de vista. Porém aqui não é empresa e nem comércio. É uma residência mesmo.

    @arfneto Olá!

     

    Obrigado pela explicação! 

     

     

     

    Citação

     

    É claro que as mesmas VLAN sem o V poderiam estar presentes usando... roteadores


     

     

     

    Citação

    Considerando o custo relativamente baixo desses aparelhos, provavelmente o mais simples é segmentar a rede e usar roteadores como tal

     

     Como eu faço isso para uma residência usando apenas roteadores? 

     

    Citação

    Um ponto prático a considerar é usar roteadores que permitam preencher o endereço do gateway no serviço DHCP, porque assim se pode usar vários segmentos de rede separados mas compartilhando o mesmo gateway, uma "mão na roda administrativa". 

    Será que esses roteadores residências tem essa função? 

     

     

    Por isso eu perguntei se já existe algum roteador que faça isso. Apenas provê internet mas impeça que a comunicação entre eles internamente.

     

    Vi aqui na internet a função Vlan Fixa de Switchs https://under-linux.org/showthread.php?t=189671  o cara lá no fórum diz:

     

     

    Citação

    É para uso em prédios com cascateamento para isolar cada cliente que conecte no prédio.  É precisoso é que tenha 1 porta uplink e que somente ela enxergue as outras 7 portas, e que as outras 7 portas só enxerguem a uplink.

     

    A ideia dele é parecida com a minha, porém aqui não é um prédio, é uma residência normal mesmo e queria isolar tudo que estiver ligado por cabo sem tráfego entre eles. E também isolar quem estiver por cabo de quem estiver no wifi.

     

    Alguns  Switch que dizem fazer isso:

    https://www.multilaser.com.br/switch-8-portas-vlan-fixa-re118/p

     

    https://www.tkth.com.br/switch-giga/

     

    Será que existe algum roteador que já faça tudo isso tanto no cabo quanto no wifi?

  3. Citação

    Como eu descobriria o IP dos servidores desses jogos? Se puder me explicar ficaria agradecido!!

    @NIGHT FALL @Dias_sz.11

     

    Eu uso o monitor de recursos do Windows mesmo para saber qual o IP do servidor no qual estou conectado, mas isso tem que ser durante a partida:

     

    Abra  gerenciador de tarefas> monitor de recursos (fica na parte inferior esquerda).

    No monitor de recursos vá na aba rede (parte superior)

    Expanda a setinha que mostra atividade de rede. Aí nessa parte você tem as colunas (processo, pid, endereço, envio, recebimento e total). Clique na coluna envio para colocar na ordem decrescente o endereço que mais envia dados para internet. Na coluna processos, você vai ver que vai aparecer o nome do processo do jogo seu aberto e na parte endereço vai ter o IP do servidor no qual você está conectado.

     

    Em atividade de rede pode ter muitos IPs caso vocês tenha muitas conexões, e isso vai dificultar em você saber qual o IP do seu servidor do jogo durante a partida. Por isso tem que redefinir a coluna para Envio B/S. Assimdurante a partida, eu recomendo que você feche os navegadores de internet, não abra nada que use muito a internet além do seu jogo e feche outras lojas de games que você não estiver usando como epic games, origin etc, porque quanto mais coisa aberta, mais ip vai aparece na lista  e isso pode te deixar confuso.

     

    Outra forma de saber o ip  do servidor é usando o Wirehark (sniffer de rede), ele captura os pacotes que  mostra todo trafego de rede do seu computador com a internet e com a rede local. Aí é só observar o ip de destino do pacote que é mais gerado (jogos que eu saibam usam udp)

     

     

    Durante as minhas partidas eu costumo ficar pingando o servidor do jogo no qual estou conectado, porém só uso o wireshark para saber o IP do servidor quando no monitor de recursos ele não resolve o IP do servidor, porque as vezes aparece um nome ao invés de IP tipo: locaterhost100.com.br e se eu pegar só esse nome e pingar ele não responde as vezes e se eu pesquisar na internet, as vezes não acho nada sobre locaterhost100.com.br, mas no wireshark ele resolve esse nome e me mostra  o ip. Não sei porque o windows nao mostra sempre o ip.

     

     

     

  4. @Kael71 @VICTORHUGOBRAZIL @Bruno_sdo

     

    Olá!

     

    Como é a conexão de vocês? Vocês tem IP público na internet? Usam somente IPV4 ou IPV6? Sabem dizer se estão atrás de um NAT? Vocês não usam roteadores em casa? Como o Firewall do antivirus acusou um escaneamento de porta sendo que ( bem provável) vocês estão através de um roteador? As portas que eles iriam escanear num primeiro momento seria dos equipamentos de rede do provedor  ou no máximo do roteador de vocês. 

     

    Alguém com conhecimento em redes poderia explicar melhor isso?

  5. @WOZ Dods Entendi.  E no aspecto de segurança e dos recursos do roteador? E sobre a transparência da empresa? você considera a DLINK uma empresa de confiança? Em termos de segurança qual roteador você confia mais?

     

    Você acredita que alguma empresa de roteador possa colocar propositalmente backdoors em seus roteadores? Qual a sua opinião sobre os roteadores ou equipamentos de rede  huawei?

  6. @Dias_sz.11

    Citação

    O meu ping fica sempre em 40 a 50, e isso me incomoda, pois eu sinto lags e não é de queda de FPS, mas sim da internet. Eu não sei qual é a minha latência!

    esse 40ms e 50ms é sua latência medida em milissegundos.  Latência é o ping. 

     

    Mas como você sabe que sua latência com os servidores do jogos ficam entre 40 e 50? Eles informam para você? Ou você abre um prompt de comando e fica lá pingando algum IPqualquer na internet?

     

     

  7. Gostaria de saber como o Windows faz para saber que o disco ( HD ou SSD) está no seu máximo de leitura ou escrita. 

     

    Ele reconhece a velocidade máxima pelo marca, modelo e tipo? Ou ele vai usando aprendendo quando o dispositivo esta no limite dele? Ou tem mais coisas envolvidas? 

     

     

    Pergunto isso porque o  máximo de HD antigo é +-( 30–150 Mb/s), SSD SATA  é outro ( 500 MB/s) e um sdd m2. NVme  é pode ser muito superior +- 500 a 3.500MB/s.

     

    Então o windows já sabe esses valores para dizer se o dispositivo está no seu limite máximo de escrita e leitura?

     

     

     

     

     

     

    Alguém sabe explicar isso? 

     

  8. @Samuel Rojas Romero O fortinite a cada dia fica mais pesado eeheheh o joguinho pesado viu! Só o laucher deles já está roubando uma parte considerável de processamento! 

     

    Eu já testei alguns jogos em máquinas virtuais e só roda melhorzinho jogos bem simples e leves (alguns jogos antigos tive sucesso melhor). Fortinite é um monstro devorador de processamento. Agora eu testei no Vmware e VirtualBox.

     

    @GusGraf Será que na máquina virtual do próprio windows 10 pro ele não rode melhor? Nunca testei a VM  do Windows 10. Ou ainda assim vai ser bem próximo do Vmware? No passado eu testei  o VirtualPC e achei melhor  que Virtualbox.

  9. @Tavaares00 @Vaperx

     

    Olá a todos! Eu prefiro sempre conexão por cabo para jogar. A conexão por cabo não sofre as interferências que o wifi sofre.  Se você ficar monitorando com o ping o seu roteador por cabo vai perceber que o ping é menor e oscila menos que ficar pingando por wifi.  OU seja, se quer diminuir seu ping (latência) com os servidores de jogos eu recomendo conectar por cabo.

    • Obrigado 1
  10. @gustavoomt Entendi e sei como é complicado isso. Uso internet a muito tempo, fui usuário de linha discada, internet a rádio, internet de operadora de celular, ADSL, FibraOptica e a cabo (das empresa que vendia planos de tv antigamente também como NET, o nome era essa cabo eheh o sinal que vinha internet era o mesmo que vinha o sinal dos canais).

     

    Sobre os atendentes, pode até saber  menos, mas mesmo que eles saibam mais, a empresa naquela ligação ali, no momento, duvido eles reconhecerem o problema. Nesse tempo que uso internet eles nunca reconhecem nada. Apenas quando a internet não está funcionando mesmo e eles falam que estão com problemas técnicos na região e quem em breve voltará a funcionar.

     

    A minha dica é relate o problema com clareza e demostrando o conhecimento técnico do assunto, mas nunca ofenda ou desmereça o funcionário.  Ele foi treinado, como eu disse, para em muitas situações não reconhecer o problema e te enrolar. 

     

    Se tiver concorrete, mude de provedor, caso não, vai ligando, conversando com eles, quem sabe eles não compram equipamentos novos, mais banda etc. 

    • Curtir 1
  11. @Bruno Botero Olá!

     

    A internet que chega na sua casa é por cabo ou via rádio? Se for por cabo, sabe dizer o nome da empresa e se é fibra optica já? E qual é a velocidade contratada? 

     

    Você acessa a internet somente pelo celular ou tem acesso por computador também? Pergunto isso porque minha dica para saber se sua internet é que está ruim ( ping alto) você tem que abrir um prompt de comando e pingar vários sites no Brasil pelo computador  e testar por cabo direto no roteador. Wifi costuma aumentar mais ainda o ping. 

     

     

    • Curtir 1
  12. @joquinhhas Notebook não costuma ser tão rápido quanto os computadores, ainda mais se o seu usa HD ao invés de SSD.  Quando você vai jogar, já notou se tem algum processo rodando junto com windows que fica usando muito o DISCO ou PROCESSADOR? Tipo o antivirus quando ligamos o pc ele costuma usar um pouquinho de processamento, ele costuma fazer algumas verificações rapidinhas, etc, e o próprio windows costuma fazer algumas coisas também quando fica muito tempo sem ligar o pc (ele processa um tanto de informação, baixa atualização, instala essas atualizações). 

     

    Minha dica é deixar o note ligado, abrir o gerenciador de tarefas e deixar ele parado, sozinho por uns 10 minutos e olha se sobre o uso do processador e hd. Monitore isso, e só vai jogar depois que tiver atualizado tudo. 

     

    Jogos online hj atualizam de mais, tempo todo tem atualização, caso você tenha marcado para atualizar os jogos automaticamente, é o windows ligar que os jogos tentar atualizar e ao fazer isso ele pode deixar o computador lento no jogo que você abriu.

     

    Outra coisa também que temos que ficar de olho é na temperatura. Se estiver alta pode ser que o sistema corte o desempenho automaticamente para a temperatura não continuar subindo muito.

     

    Então tem que ficar de olho nessas questões todas também.

  13. @Mikael Mendes @gustavoomt

     

    Minha opinião: não vale. Nem mesmo se for barato. Sacanagem dos provedores não conseguirem manter uma rede decente no horário de pico. Penso que é obrigação deles manterem a qualidade da rede. Não existe isso de internet só para acessar site, stream ou jogos. Vocês estão pagando, liguem e cobrem deles isso. Reclamem na ANATEL, procon e no reclameaqui.

     

    Mesmo com a explicação técnica do problema do  @gabrielsants sobre o assunto, ainda assim não  não acho justo pagar mais caro para jogar.

     

    E também acredito que esse é um problema do ping alto, outros podem ser provedor que tem mais cliente que banda mesmo, e no horário de pico, a rede não aguenta e o ping sobe.

     

    Problema que a maioria dos clientes não sabem nada disso e só querem acessar a internet para ver sites, youtube e stream em geral. E muitos que jogam ainda assim fazem pelo celular, e no wifi o ping já é mais alto mesmo, então muitos não sabem monitorar isso e não cobram do provedor uma conexão de qualidade.

     

    Então no meu ponto de vista é ligar para o provedor e relatar o problema. Eles que deem conta de manter o ping normal no horário de pico. 

    • Curtir 1
  14. @wagner2029 Por questões de segurança e privacidade. Um hacker pode atacar/ invadindo um aparelho (celular, computador, tv ou outro ligado ao roteador) comprometendo seus sistema operacional. Por exemplo:  se você executar um vírus no seu pc, pode ser que você abre uma porta para seu computador ficar sempre visível e disponível  para o hacker controlá-lo de fora (pela internet). Com esse acesso remoto ao seu pc, o hacker pode começar a vasculhar a rede da sua casa em busca de aparelhos vulneráveis conectado ao seu para atacá-los da mesma forma e, assim, ter mais dispositivos comprometidos fazer mais ataques internos ou ataque na internet, escondendo o IP dele. Há malweres que fazem isso automaticamente, eles recebem o nome de worms (infectam pela rede bastando estar ligado a ela ou estar visivel ao worm)

     

    Porém comprometer diretamente os aparelhos é uma forma de ataque, existe outras como interceptar o tráfego da rede Ataque Man-in-the-Middle ( homem no meio) : https://www.kaspersky.com.br/blog/what-is-a-man-in-the-middle-attack/462/  e  IPipofing 

    https://www.kaspersky.com.br/resource-center/definitions/ip-and-email-spoofing  e outros.

     

    O problema hoje é que tudo se liga a internet ou a rede local (roteador), como as câmeras de segurança, assistente (acho maior besteira isso), TV , aparelho de canais via ( piratas ou não, mas o pirata é o menos confiável, esse pode ser um backdor da sua rede interna!). E tudo pode ser invadido e comprometido ou já vir comprometido  (trojan ou backdoor).  Então a quantidade de de aparelhos ligados ao roteador é grande e isso pode ser um problema de privacidade e segurança na minha opinião.

     

    Se eu liguei meu sistema de câmeras de monitoramento da minha casa (dvr) no roteador onde está todos os aparelhos da minha casa como objetivo de ver as câmeras apenas da minha casa (localmente e não pela internet), e se um aparelho ligado no mesmo roteador  não for segurou ou se for comprometido, eles podem tentar ficar acessando as câmeras (quebrar a senha por força bruta ou alguma vulnerabilidade ou backdoor mesmo), e como tudo não existe garantia 100% de segurança, o risco existe. Com isso um sistema que que seria apenas para você monitorar internamente,  passar a ser visível para hacker na internet!!

     

    Então no meu ponto de vista, hoje, isolar os aparelhos ligados no roteador, sejam eles por wifi ou cabo, é uma questão de necessidade e segurança já! 

     

    Existe o rercurso Vlan, mas ele é chato de configurar e sei pouco sobre ele, E pelo que eu entendi é mais complexo que simplesmente ter um roteador que não permita comunicação entre os aparelhos ligados.

     

     

    Respodendo a sua pergunta "por que você quer isso?" eu lhe respondo com outra pergunta: porque eu deveria deixar meus dispositivos ficarem se enxergando? A não ser que você queria acessar sua tv, acessar suas cameras de segurança ou outra coisa na rede interna, mas daí não é o meu caso!

     

    • Curtir 1
  15. @Edvaldo J. Frederico Mas até hoje nunca vi um roteador que faça isso por cabo, somente por wifi. Essa função que você me mostrou no seu roteador, rede convidado  (Guest), o isolamento só ocorre entre quem estiver ligado pela rede wifi. E a a caixa "permitir que os convidados acessem a minha rede local" ela não funciona 100% não... fiz muitos testes com wireshark e alguns roteadores, vamos dizer assim, "vazaram" informação de quem estava na rede através do broadcast. Quem estava no cabo, obetve algumas informações de quem estava no wifi, analisando os pacotes arp pelo wireshar. Penso que se a função e isolar, ele deveria fazer 100%, de forma que os aparelhos nem façam ideia que exista outro na rede.

     

    Você conhece o Wireshark? Ja fez o teste de conectividade entres os aparelhos ligados a rede por wifi com wifi e wifi com cabo, com a função habilitada e desligada?

  16. Olá!

     

    Existe roteadores que isolam os clientes conectados por cabo? No wifi, sei que existe, e alguns fabricantes chama a função de AP ISOLATION. Apesar que em alguns testes que fiz  com wireshark em alguns roteadores, percebi que alguns modelos a função não funcionava direito, pois filtrando e pesquisando apenas pelo protocolo arp, dava para saber todos os dispositivos conectado no roteador. 

     

    Assim, existe algum roteador que tenha essa função de AP ISOLATION para não haver comunicação entre os aparelhos  ligados por cabo e também também isolar de quem estiver por cabo e wifi?

     

     

  17. Em 12/03/2021 às 22:58, gabrielsants disse:

    @9z Felipe Chagas .

    A solução definitiva pra esse tipo de problema é o IPv6 porque ele não passa no CGNAT só q os jogos por enquanto ainda usam o IPv4 que passa (menos o IPv4 fixo).

     

    Todos os jogos usam somente o IPv4 mesmo? Nenum jogo usa ipv6 ou até existe e são raros? Interessante isso. Porque será? Não sabia disso e pensava se windows funcionasse com IPV6, qualquer programa rodaria com IPv6. Então o programa ou jogo tem se programado para funcionar com IPv6? Caso não então ele funciona só com ipv4? Dai então os provedores que ja tem ipv6  e entregam esse tipo de conexão para o cliente são obirgados a manter o ipv4? Então o ipv4 vai coexistir por muito tempo com IPV6?

    @gabrielsants

  18. 2 horas atrás, gabrielsants disse:

    @BF3DONORDESTE a Asus tem poucas vulnerabilidades (mais difícil de ser hackeado via WAN). Alguns modelos tem o AiProtection que tá sendo o melhor sistema de segurança para roteadores domésticos.

    Mas via wan? Mas quem está atrás de outros roteadores já do provedor essa função fica inútil, não? Só seria útil em IPV6? E se o provedor não tem ipv6 e só ipv4 e ficar atrás do nat do provedor? Ainda assim é válido? Achei que ataques vindo da wan era problema do passado quando ainda existia muito IPv4 disponível e o cliente ficava visível direto na internet... Como sabe que asus tem poucas vulnerabilidades? 

     

    O que é AiProtection?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!