Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i5-9600k e GTX 1060 com muito lag


Posts recomendados

Bom dia, fiz um upgrade no meu computador e tenho tido alguns problemas, antes, vou explicar o que foi feito:

 

Anteriormente, tinha a seguinte configuração:

i5-3470

GTX 1060 6GB

HD Seagate 1TB

Fonte 500W

16GB de RAM DDR3

Placa-mãe DH61WW

 

Sexta troquei placa-mãe, processador e memória RAM, passei a ter a seguinte configuração:

i5-9600k

GTX 1060 6GB

HD Seagate 1TB

Fonte 500W

16GB de RAM DDR4

placa-mãe PRIME Z390M-PLUS

 

Meu computador parece que piorou depois do upgrade, antes estava rodando BF5 em mais ou menos 30/40 fps no mínimo, depois do upgrade rodo ele tanto no ultra e como no mínimo em 10 fps, já fiz atualização da BIOS e dos drivers da placa de vídeo, a propósito, o PC foi formatado quando o upgrade foi feito. O que acho estranho é que a temperatura está normal (por volta de 30°) em todos os componentes, e o uso também é bem baixo...

 

Gostaria de saber o que pode estar acontecendo, recebi na sexta-feira e ainda posso devolver os produtos se houver algum problema com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Angern disse:

@Arthur Gomes Barreto você formatou o hd? qual o modelo exato desta fonte?

 

Sim, já foi formatado. quanto a fonte é uma da C3TECH, creio que seja essa:

https://www.amazon.com.br/Fonte-C3-TECH-DSA-500VE-Video/dp/B0754DL532

 

1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Arthur Gomes Barreto Bom dia

 

Além do modelo marca da fonte, e o fato de formação do HD faz toda diferença, e instalar todos os driver.

Qual resolução de tela.

Está na hora de por um SSD nessa configuração.

 

A resolução é 2560x1080, mas creio que isso não interfira, sempre utilizei a mesma resolução, mesmo na antiga configuração. Quanto ao SSD, já pretendo comprar um de 960GB essa semana, se conseguir resolver esses problemas. Sobre formatação, já foi formatado e atualizei os drivers.

 

A propósito, o que achei estranho foi o clock do processador estar em 824mhz no HWMonitor, seria isso? Se sim, como posso fazer pra alterá-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Angern disse:

@Arthur Gomes Barreto pode ser a questão da fonte, pois como ela n é de qualidade n deve tá entregando a energia necessaria para o sistema, n tem nenhuma ooutra que você possa usar ae n ? utiliza estabilizador ?

 

Boa tarde, eu infelizmente não tenho outra fonte... Não uso estabilizador, uso filtro de linha.

 

A proposito, a frequência do processador não deveria estar 3700MHz?

img.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito, estou desde ontem fazendo testes, reiniciando o computador e mudando configuração na bios, lá no "ez mode", e duas vezes o BattleField abriu em frequência normal, porém, fiz tantos testes que não sei o que foi feito quando houve melhoria... Depois que houve melhoria, reiniciei o computador e quando iniciei novamente, estava do mesmo jeito.

 

@Atretador, estou usando meu cooler "antigo", é um coolerbox da DeepCool (no processador), eu não tenho pasta térmica aqui, está usando o restinho que ainda tem da que já veio nele, fiquei de comprar amanhã a pasta térmica (hoje não há nada aberto por aqui), quando rodou "normal", ele estava batendo os 98°, daí desliguei logo o PC. São 3 coolers frontais, 1 no processador e 1 na traseira. Temperatura aqui estava por volta de 22°, no ar cond.

 

Quanto a fonte, comprei quando tive problemas com outra pior que queimou na primeira vez que liguei meu PC antigo, daí comprei com urgência e ainda paguei caro (dava pra comprar uma Corsair de 750W), foi um péssimo negócio... Pretendo comprar uma nova em breve, junto de um SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Atretador disse:

@Arthur Gomes Barreto  Coolerbox??

 

Nossa, tu gastou uma grana desgraçada nessa configuração e nao pegou um cooler bom? :V

 

 

 

Hahaha, eu esqueci do cooler e da pasta térmica no upgrade, o cooler atual é esse:

https://www.kabum.com.br/produto/49776/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-300-para-intel-amd-12cm-dp-mch3-gmx300

 

Vale a pena comprar esse?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/6643/cooler-master-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1-intelamd

 

Acha que o cooler deve resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador comprei o cooler que informei na última resposta, coloquei pasta térmica, mas ainda assim continuo com o problema... Porém, já descobri que o problema está ligado a temperatura, mas não entendo o motivo, uma vez que agora a temperatura está em 29°~30°, contra quase 40° que estava antes.

 

Quando desativo a função "Thermal Monitor" na bios ele inicia normalmente, mas eu realmente não vejo motivo pra estar acontecendo isso... O que me indicam a fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, fredblaster disse:

Vai na opção de energia mo painel de controle e põe o processador na configuração de energia no minimo em 100% e no máximo em 100% e testa. Se melhorar OK. porém tente trocar a sua fonte.

 

Boa Sorte. 

 

O que fiz pra "resolver", foi baixar o ThrottleStop e desativar a opção "BD PROCHOT", porém, queria saber se há alguma alternativa nativa da placa-mãe...

 

Quanto a fonte, ainda é necessário? Mesmo com a alteração acima e estando certo? A temperatura do processador está em 35°, clock em 4.6GHz, utilizando somente pra atividades normais (Chrome, etc...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/07/2019 às 11:35, Arthur Gomes Barreto disse:

O que fiz pra "resolver", foi baixar o ThrottleStop e desativar a opção "BD PROCHOT", porém, queria saber se há alguma alternativa nativa da placa-mãe...

 

Quanto a fonte, ainda é necessário? Mesmo com a alteração acima e estando certo? A temperatura do processador está em 35°, clock em 4.6GHz, utilizando somente pra atividades normais (Chrome, etc...).

O que você fez foi desligar o controle térmico da CPU.. Ele só deveria ser ativado, no caso da CPU bater 95ºC pra cima.. Se essa função tá acionada em temperatura baixa, tem algum defeito aí.. Se a compra é recente, faria o RMA..

 

Até porque, se você realmente tiver um problema de super-aquecimento na CPU, no futuro, não teria essa proteção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

O que você fez foi desligar o controle térmico da CPU.. Ele só deveria ser ativado, no caso da CPU bater 95ºC pra cima.. Se essa função tá acionada em temperatura baixa, tem algum defeito aí.. Se a compra é recente, faria o RMA..

 

Até porque, se você realmente tiver um problema de super-aquecimento na CPU, no futuro, não teria essa proteção...

 

A compra é recente, comprei a placa-mãe na semana passada. Comprei no Kabum, entrei em contato com a Asus e estou aguardando retorno, se não houver alguma correção da parte deles, solicitarei troca da parte do Kabum.

 

Como hoje é feriado em SP, eles não estão atendendo, amanhã entro em contato.

 

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, RS Faria disse:

O que você fez foi desligar o controle térmico da CPU.. Ele só deveria ser ativado, no caso da CPU bater 95ºC pra cima.. Se essa função tá acionada em temperatura baixa, tem algum defeito aí.. Se a compra é recente, faria o RMA..

 

Até porque, se você realmente tiver um problema de super-aquecimento na CPU, no futuro, não teria essa proteção...

 

Essa função que desativei poderia ser um bug na bios? Ou não há chances?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Gomes Barreto

 

Dei uma olhada no site do desenvolvedor do programa

 

http://forum.notebookreview.com/threads/the-throttlestop-guide.531329/

 

Citação

BD PROCHOT stands for bi-directional prochot. PROCHOT stands for processor hot which is the signal that is activated within the CPU when it reaches approximately 100C to 105C depending on the model number. This signal is what initiates thermal throttling so the CPU can slow down and keep from over heating.

O que você desativou, na verdade, foi um controle externo, ou seja, a placa-mãe forçar um clock menor na CPU.. No caso de notebook, que era o alvo desse programa, poderia ser pra controlar o aquecimento do laptop, por causa de outro componente esquentando muito.. Aí, cortava o clock da CPU pra compensar..

 

Num desktop, pode ser a placa-mãe fazendo isso, de modo desnecessário.. Ao contrário do que disse antes, o BD PROCHOT NÃO desabilita a proteção por super-aquecimento do processador.. Eu já usei esse programa, num PC antigo com Pentium 4.. Mas já se fazem uns 10, 12 anos já.. Minha confusão deve ser por isso..

 

Por via das dúvidas, veja se, sem a placa de vídeo, o mesmo ocorre.. Não deve ter nada a ver, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

@Arthur Gomes Barreto

 

Dei uma olhada no site do desenvolvedor do programa

 

http://forum.notebookreview.com/threads/the-throttlestop-guide.531329/

 

O que você desativou, na verdade, foi um controle externo, ou seja, a placa-mãe forçar um clock menor na CPU.. No caso de notebook, que era o alvo desse programa, poderia ser pra controlar o aquecimento do laptop, por causa de outro componente esquentando muito.. Aí, cortava o clock da CPU pra compensar..

 

Num desktop, pode ser a placa-mãe fazendo isso, de modo desnecessário.. Ao contrário do que disse antes, o BD PROCHOT NÃO desabilita a proteção por super-aquecimento do processador.. Eu já usei esse programa, num PC antigo com Pentium 4.. Mas já se fazem uns 10, 12 anos já.. Minha confusão deve ser por isso..

 

Por via das dúvidas, veja se, sem a placa de vídeo, o mesmo ocorre.. Não deve ter nada a ver, mas...

 

Tudo bem, farei um teste quando acabar meu expediente e atualizo aqui com o resultado. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal do Kabum me solicitou umas fotos da placa-mãe e tal, desmontei todo o PC pra enviar as fotos e fiz os seguintes procedimentos quando fui montá-lo novamente:

 

- Como havia retirado o processador pra enviar foto do socket da placa-mãe, o coloquei novamente, e aproveitei pra colocar mais pasta térmica.

- Mudei a placa de vídeo de slot, estava no 2° slot.

 

Isso foi suficiente pra que o problema fosse resolvido, desconfio ter sido causado por ter colocado pouca pasta térmica, mas creio que não, foi uma quantidade suficiente pra cobrir o processador sem excesso, também desconfio de não ter encaixado o processador da forma que deveria (acredito que não, encaixei ele sem dificuldades) e a última coisa que poderia ser, é o slot da placa de vídeo, que mudei do 2° slot pra o 1° e passou a funcionar.

 

Enfim, fica aí pra quem tiver o mesmo problema. Inclusive, se souberem/desconfiarem do que pode ter ocorrido, considerando o que disse acima, sinta-se a vontade pra isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!