Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 não está esquentando demais?


Posts recomendados

Se eu achar a matéria coloco aqui, mas a rigor, você pode colocar uma fonte no mínimo igual a potência do seu equipamento e com a mesma tensão, mas nada impede de colocar uma com 10 vezes mais potência, desde que mantenha a tensão do seu equipamento, isso se dá em virtude de que o equipamento irá absorver somente a carga necessária para a sua utilização, agora em informática não sei dizer....a princípio não vejo o porque não poder usar com risco a não ser  de gastar mais com a compra e com a energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei isso já faz tempo, por isso estou relutando em condenar o wc e gastar com outro, preciso chegar a uma conclusão primeiro, eu estava fazendo a mesma coisa que estou agora, abri o Core Temp e bateu nos 74ºC e depois vai abaixando por exemplo agora está em 58ºC, (o mesmo valor encontrado pelo Ryzen Master) ainda alta mas razoável já que no ambiente em que me encontro marca 30,6ºC  por volta de 12:10 hs, horário da tomada inicial, mas é sempre assim, ele abre com um número alto e depois vai descendo.

OBS: Há de se considerar que estou em um ambiente pequeno, sem ventilação porque janela e porta estão na mesma parede, e um ventilador de teto.

 

4fw2s6c.jpg

 

mIimMnp.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Faz o teste simples do CPU-Z e vê quanto ele chega, ultima aba da pra fazer o teste e pegar a pontiação.

 

Compara com a pontuação de outros ryzen 9 e vê a temperatura se ficar abaixo de 85ºC em dia quente está ótimo não com o que se preocupar.

 

MAS se quiser levar ao EXTREMO, CORRE O RISCO DE QUEIMAR SEU EQUIPAMENTO, tem um jogo que queimou minha placa-mãe e meu processador num dia quente.

Compra e Instala o jogo Stellaris com as seguintes DLCs (estas colocam muita coisa no jogo e o deixa mais pesado ainda) Stellaris: Utopia + Stellaris: Apocalypse, Configura o jogo assim, é aconfiguração que vai matar seu processador, vai jogar todos os núcleos a 100% no máximo do clock. Coloca Galáxia Gigante (a maior que tem) coloca mínimo de 10 impérios sendo 3 impérios caídos, Tecnologia coloca só um pouco mais rápido assim todos os impérios terão mais naves mais cedo no jogo, no ano da crise de fim de jogo quando as mais de 2 mil naves invasoras de galáxia chegarem + as naves dos impérios caídos + suas naves + naves dos outros impérios tiverem lutando para sobreviver seu FPS vai ir para 1FPS e seu processador vai estar a 100% o tempo todo e saberás a temperatura máxima dele.

OBS: não coloque mais de 15 impérios nesse jogo ou ele pode nem chegar a crise de fim de jogo e apresentar problemas.

 

Se seu processador rodar na configuração que disse desse jogo ... ele roda tudo sem problemas e se com essa configuração não bater o limite de temperatura não precisa compra outro cooler.

Mas se quiser tem o teste do AIDA 64 que também estressa seu processador, mas o jogo é melhor porque se diverte enquanto joga, e o tempo do jogo é bem maior também, ou seja vai jogar por umas 8 horas com o processador no máximo.

adicionado 1 minuto depois

https://store.steampowered.com/app/281990/Stellaris/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro jogo "cpu bound", como falei anteriormente, é o Flight Simulator X.

 

Os testes de estresse e todo o restante, não elevavam a temperatura do meu 4790 como o jogo.

 

Bateu em 95° um dia.

Com o Noctua, não passa de 60°, 65°. Grande trunfo do Noctua é aquele monte de ferro dissipando calor. 

Refrigeração de PC é algo que parou um pouco no tempo...

 

Se puder, faz um teste...

 

Acho que testes sintéticos possuem validade, mas, nada como o uso diário.

Abre várias abas no navegador, vídeo no YT, programas, jogo, e veja como o "rei do multitarefa" se comporta.

 

Sobre a questão de temperatura ambiente, MINHA experiência mostra não haver diferenças. 

Vivo em uma cidade que faz 30, 32 graus no verão e média de 6 a 9 graus nas madrugadas de inverno. 

Temperatura do PC? Oscilando em uma margem de 1 a 3 graus em idle.

Isso, eu não considero como diferença. 

Mas, é a minha experiência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To rodando o teste do CPU-Z, o core temp tá marcando 95ºC, to aqui no fórum, baixando e-mails, navegando em outros sites super normal, não deveria estar lento e até travando??? Será que esses valores são reais mesmo, vou radicalizar, rodar um vídeo 4 k e ver se trava essa bagaça....

Coloquei para rodar um filme de 52 Gb, 4 K, no notebook com um i5 ele não roda, fica dando solavancos, aqui está funcionando como nada houvesse, isso é normal? 

sh3NBZR.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fokas disse:

Não sei exatamente o que falar.

Estamos diante de um processador novo, nova litografia, um TDP alto...

95° nos Intel era caso de polícia.

Pode ser que aqui seja um novo padrão. 

Acho que vale enviar esses prints para AMD e tentar obter informações no suporte, não?

 

É uma boa ideia, mas eu cancelei o teste do cpu-z, tá demorando muito e eu continuei navegando a vontade como se nada estivesse rodando..creio que as temperaturas sejam reais porque foi só parar o cpu-z e ja caiu par 40ºC é mole?

 

Eto0SLg.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique PP disse:

@misterjohn abra um ticket na AMD reclamando disso. Não é normal bater o limite.

Ai irão culpar a placa-mãe, o mouse, o teclado, a impressora...kkkk..brincadeira à parte, isso implica em enviar o processador aos EUA e aguardar uma eternidade, e arriscar a mandar e ficar do mesmo jeito ou então quando colocar de volta a placa dar pau por inatividade...vou pensar se compensa, consultar como é o processo porque nunca usei rma para itens fora do país, não tenho NF, apenas "pedido", apesar da loja existir fisicamente, e não é um "boxginho" na Santa Ifigênia, mas se precisar peço a NF, eles tem que emitir mesmo notas, talvez não façam isso de tudo, mas de algumas coisas para justificar, até lojas grandes de calhar te dão o cupom, aquele "tira" igual super mercado.

 

https://www.ciapc.com.br/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reitero pela décima vez: THERMAL THROTTLING. Não é problema do processador e sim do cooler (que poderia ser problema do cooler ou de alguma configuração). Do seu print eu vejo:

 

- VID 1,0812v
Vid é a tensão que o processador está solicitando da placa-mãe. Ele tá solicitando menos porque está no limite de 95 e se autolimitando

 

- clocks 3666,72mhz

Base do 3900x é 3800mhz, seu clock está menor do que o base porque o processador está se autolimitando

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Brc disse:

Reitero pela décima vez: THERMAL THROTTLING. Não é problema do processador e sim do cooler (que poderia ser problema do cooler ou de alguma configuração). Do seu print eu vejo:

 

- VID 1,0812v
Vid é a tensão que o processador está solicitando da placa-mãe. Ele tá solicitando menos porque está no limite de 95 e se autolimitando

 

- clocks 3666,72mhz

Base do 3900x é 3800mhz, seu clock está menor do que o base porque o processador está se autolimitando

 

Um pouco longo mas muito explicativo.

 

Cara pode acreditar, na moral, as tuas participações aqui são importantíssimas, não tem essa de ignorar, menosprezar, eu leio todas, apenas estou levando isso a exaustão para não fazer gastos em vão, principamente porque meus problemas iniciais praticamente foram contornados, as temperaturas ficavam sempre alta, com a instalação do Corsair Link, e o ajuste que fiz, fez com que as temperaturas aparentemente flutuassem ao ritmo normal ou pelo menos bem diferentes do inicial, se eu pesquisando e vejo alguém com equipamento igual ao meu e informa resultados muito mais satisfatórios qeu os meus, vou batalhar para ficar pelo menos parecido, não é primeira vez que tenho problemas e o culpado era aquela famosa peça que tem entre o computador e a cadeira.

Não sou pesquisador por excelencia, so o faço quando vou comprar algo para não fazer uma má aquisição, depois esqueço, por isso nem sei o que é THERMAL THROTTLING, mas vou procurar saber se for parte da solução do meu problema, eu coloco os prints para quem conhece opinar, na maioria eu não compreendo pelos motivos já citados, se a tensão, o clock,os mhz, estão certos ou errados eu não sei, não mexo nisso  a não ser que alguém oriente um passo a passo,fora isso, nem toco.

Tive problemas para reconhecer as memórias, depois de tanto bater a cabeça consegui, pensei em defeito e não era, cheguei a devolver uma compra que fiz de memorias certificadas por não ter sabido configurar.

Sobre o water cooler, eu tenho ele desde 2016 em um i7, já troquei a pasta várias vezes, trabalho com ferramentas, sei que tudo que é fixado por parafusos, como bloco de motor para citar o mais importante, tem que apertar aos poucos, primeiro encostar as partes e depois ir exercendo pressão por igual, controlada por torquímetro, no caso do processador isso não é necessário, apenas o aperto aos poucos e sempre por igual para permitir que as faces se toquem por igual...isso não quer dizer que não falho, apenas que não sou leigo, usei pasta se não da melhor qualidade pelo menos de ótima, uma mangueira apresenta aquecimento a outra não, o bloco está frio, apesar de acelerar as ventoinhas, o ar não está quente como ficava quando eu editava vídeos com o i7, e nesses casos elas chegavam a bem menos do que isso, tenho um post vou procurar e colocar aqui, então como posso pensar em cooler com defeito? Estou mais propenso a achar que as informações de temperatura geradas não estão correspondendo a realidade.

 

Ocorrências semelhantes com aqueciento com meus processadores da Intel:

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1359852-outra-vez-a-neura-do-aquecimento-será-wc-com-defeito/

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um marca uma coisa, o Ryzen Master e o Core temp abre com a temperatura alta e vai abaixando, toda hora é assim, já o Aida Extreme abre direto com a temperatura, será erro dos programas, do processador, da placa-mãe, ou deles que não são muito fieis a realidade?

 

lBGlzDd.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não há muito mais o que pensar.

Trocar o sistema de refrigeração, ou, chamar a AMD.

 

Não havia me atentado à velocidade do processador. Está abaixo por conta da temperatura.

 

Sendo assim, das duas uma, problema no WC (defeito ou eficiência mesmo), ou, algo no seu processador.

 

Eu fico com o problema no WC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fokas disse:

Acho que não há muito mais o que pensar.

Trocar o sistema de refrigeração, ou, chamar a AMD.

 

Não havia me atentado à velocidade do processador. Está abaixo por conta da temperatura.

 

Sendo assim, das duas uma, problema no WC (defeito ou eficiência mesmo), ou, algo no seu processador.

 

Eu fico com o problema no WC.

Eu tenho o cooler in box que a amd forneceu e disse que segura a onda, posso até retornar com ele antes de condenar o wc e repetir o mesmo para ver se mantém os resultados. A p****** é que não posso por o pé no chão e o gabinete pesa mais de 20 Kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, misterjohn disse:

Eu tenho o cooler in box que a amd forneceu e disse que segura a onda, posso até retornar com ele antes de condenar o wc e repetir o mesmo para ver se mantém os resultados. A p****** é que não posso por o pé no chão e o gabinete pesa mais de 20 Kg.

 

Faça isso e fala o resultado.

Espero que o resultado seja melhor, pois, matará a questão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi criar esse post, com o mesmo título porém com um diferencial,o original ou primeiro, tem quase 3.000 vistas e mas de 110 participações e ninguém vai ler uma a uma,  para formar uma opinião, muitos irão até sugerir as mesmas coisas e acaba ficando um tópico desinteressante a todos.

 

Resumo do post original:

 

Comprei um Ryzen 9 3900x com cooler inbox, mas como tenho o wc Corsair h115i instalei ele, e as temperaturas não ficaram de acordo com o equipamento envolvido, no caso o wc. Seguindo sugestões, tirei o wc e instalei o air cooler e vou colocar algumas imagens aqui com uma descrição da situação para facilitar o entendimento, então os pequenos textos explicativos estarão acima da imagem, e peço também que quem puder opinar, mesmo que seja sem uma base técnica ou ter fundamento em alguma literatura pode expor sem problemas, não será criticado pelo menos por mim, as vezes a solução de algo vem de onde menos se espera.

 

Algumas observações importantes:

 

1)  Parece que o processador está com pouca pasta, mas se observar o bloco verá que se formaram quantidades razoáveis de material ao lado de fora da área de contato, praticamente todas iguais ou muito semelhante, o que prova que não houve falta, e foi fixado correto, porque a pasta foi afastada pela pressão dos parafusos de maneira correta, se não teria um "tucho" de pasta de  um lado e nada de outro:

2) Sempre aplico  a pasta do mesmo modo, principalmente essa,  MX 4 que é muito densa, já aquela "vagaba" branquinha, espalho com um cotonete porque não tem a mesma densidade:

3) No momento aqui está 27,9ºC com apenas o ventilador de teto na velocidade mínima, lembrando que é um cubículo de 6m² com janela e porta na mesma parede o que impede a circulação de ar e o gabinetes  está sem a tampa lateral devido o wc estar amarrado;

4) Alguns testes feitos anteriormente foram executados à noite (temperatura ambiente menor) e com ar condicionado ligado setado em 22ºC embora o termômetro do ambiente não registrou esse valor mas próximo dele lembrando que tem eu, o pc, o notebook a lâmpada como fonte térmica:

5) Podem pedir o que quiserem mas expliquem como realizar o procedimento, não sou muito avesso a esse tipo de coisas e nem  tenho muito conhecimento dessas coisas tipo teste de stress ou outras coisas correlatas, mas explicando eu faço;

6) Repito que qualquer sugestão será bem vinda;

7) Para instalar o ai com o cabo de alimentação já do mesmo lado, só com a placa fora do gabinete, não tem espaço de manobra para encaixar e acinar a alavanca de fixação da presilha;

 

Resíduos de pasta térmica no processador após retirada do bloco do wc:

 

THhCBN8.jpg

 

Resídos de pasta térmica no bloco do wc após desmontagem:

 

CBog8td.jpg

 

Aplicação de pasta no processador para instalar o ac:

 

7hS825m.jpg

 

Cooler instalado do lado contrário do soquete de alimentação porque é impossível acionar a presilha com a placa no lugar:

 

np4pzJB.jpg

 

 

 

Instalação do ac concluida e wc pendurado porque não sei se irei tirar definitivo:

 

RxwpEWq.jpg

 

 

Temperatura na bios e placa-mãe imediatamente após ligar o pc:

 

nhnhKoK.jpg

 

 

Várias medições para comparação:

 

aVxNF52.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Shaman93 disse:

E botando um Prime95 pra rodar, vai a quanto a temperatura com o cooler stock? Pra idle está normal.

Desculpe não soube usar o prime, abri ele e surgiu um monte de janelas dele abertas, creio que é uma pra cada núcleo, seria isso, mas pode fazer a gentileza de me informar o procedimento, raramente lido com esses programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não abriu uma janela assim?
image.png.9813a86a62276746b7311a66ff2fbd7d.png

Recomendo que rode primeiro o de smallest FFTs, que gera um pouco menos de calor. Acho que é o programa que mais puxa os Ryzen em termos de estresse térmico, vai na calma. Começa botando umas 20 threads, se ver que a temperatura fica legal vai a 24. Se ainda assim estiver boa você passa pro Small FFTs.


Pra parar, se a temperatura ficar muito alta ou quando você já estiver satisfeito, é só ir em Test > Stop e dar um ok. A tendência é que leve algo como uns 5 minutos pra atingir a temperatura máxima e estagnar, mas nos primeiros 30 segundos já chega quase lá.
image.png.73851dcc0b539823b8746a93997768e4.png
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu instalei a 95v25.11 mas tenho outras versões, disseram que essa é a que mais exige, continuo sem saber usar:

 

Fica assim após abrir:

 

7nRXCWd.jpg

 

Ai fui em opções escolhi a primeira como você falou e marquei 20 a temperatura segundo o Core Tempo ficou em 81:

Mas pelo que parece o programa roda em back ground porque essa tela de opções não aparece mais, até aparece mas sem as marcações que fiz:

 

Ht4M15q.jpg

 

 

Não estou familiarizado com esses tipos de testes.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o panorama não mudou muito para o processasor, porque essas medições foram feitas de dia com um calor dos infernos,apenas o ventilador de teto no mínimo e parece que as temperaturas estão semelhante.

 

aVxNF52.jpg&key=3ba9f58c8deccee01c33345a

 

 

Agora à noite fiz novas medições mas desta vez à noite, com o ar condicionado ligado já fazem horas, a tampa aberta por causa do bloco, e as temperaturas são essas, apenas o Core Temp parece "discordar" dos demais, mas não era para estar mais baixa em virtude do ar condicionado?

Então o culpado é o wc mesmo, pode retornar como ele ou manter o air cooler da AMD?

 

vKlBxxz.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou começando a pensar que o problema está nos programas de medição, isso porque mesmo indicando altas temperaturas, o bloco do water cooler ficava frio, o ar que sai no topo do gabinete também frio.

No momento estou com o air cooler inbox, estou convertendo um arquivo de vídeo mkv com cerca de 26 Gb para gerar um blu ray padrão e gravar em midia BD-25 Gb na real 22 e poucas gb, o Aida marca uma temperatura que fica fixa e ao mesmo tempo o Core temp marca outra bem mais alta e variável:

 

Obs: Essa operação gera aumento de temperatura, quando era o i7 o mesmo processo beirava os 80ºC ou mais, agora quero ver a diferença de tempo para saber se compensou esse gasto ou se troquei 6 por meia dúzia....

 

nZoPX9F.jpg

 

Para ter outra avaliação, acionei o Ryzen Master, por ser exclusivo AMD Ryzen, deve ter mais confiabilidade:

 

CLbiOqk.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bloco do water cooler ficava frio porque não estava havendo a transmissão de calor do processador pra ele por algum motivo que não sabemos. Posso dizer que te disse mil vezes que havia algo errado com o watercooler? 😁

 

Se tiver na garantia, solicite o RMA do watercooler. Senão, entra no site da waz e aproveita que alguns Noctua tão em promoção...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Acho que a bomba do seu WC pode estar falhando, ora funciona hora não, tipo HD com defeito.

 

Por isso esses picos de temperatura, ela pode estar agarrando de vez enquanto, o rolamento da bomba esquenta porque agarrou expande com o calor e ai volta a funcionar.

 

Se for compra um WC novo recomendo os da marca Cooler Master nunca me deram problema está comigo a 6 anos. O Meu seidon comprei começo de 2014.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei com essa novela, aproveitei uma promoção nas americanas e comprei um Noctua NH-D15 e um kit de adaptador para AM4, até saiu mais caro do que se eu comprasse o modelo especifico para o soquete AM4 que seria o modelo NH-D15 SE-AM4, isso porque o outro modelo já vem com os kits para vários soquetes tanto AMD como Intel, ao passo que se eu comprasse o exclusivo se amanhã quiser usar em outro processador não dará, inclusive dificultaria até para a venda.

Não parece tão grande nem tão pesado ao vivo, e creio que não irá estragar a placa nem provocar mal contato, penso que o sistema que usam de fixar primeiro um suporte para depois fixar o bloco de dissipador que ainda tem  molas, garante que isso não aconteça,  além do mais, está fixado no back plate na placa-mãe e esta por sua vez é fixada no gabinete por 6 parafusos sendo 4 nas extremidades e dois no meio, então com isso não deve haver problemas.

 

Suporte para fixar o bloco de dissipador, com parafusos com mola:

 

wV1orQv.jpg

 

Espaço de sobra ainda no gabinete:

 

cxczGsi.jpg

 


Depois de instalado não assustou deitado:

 

dMvhbKe.jpg
 

 

Depois de instalado não assustou em pé:

NvZqTe3.jpg
 

 

Temperatura ambiente no momento 27,6ºC:

 

7nMSsWq.jpg
 

Temperatura obtida com o AIDA 64, lembrando que estou em um quarto de 6m², com porta e vitrô na mesma parede, portanto não circula ar como deveria, e um ventilador de teto e também a tampa do gabinete fechada, as últimas medidas foram feitas com gabinete aberto e outra com o ar condicionado ligado, não podem misturar valores:

 

9tKcqtF.jpg

 

Medição feita com o Ryzen Master, teve um usuário que não lembro qual, qeu reparou que algo estava indevido não sei se era a tensão, e nem sei onde isso fica, então quem souber, verifique essa tal tensão ou anormalidade:

 

odOnueK.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!