Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual CI usar? (Hallmeter)


Posts recomendados

32 minutos atrás, Renato.88 disse:

Eu tenho dois desses e também não sei o que fazer com eles... Kkkk 

Temos um Fusca e acabei trocando o dínamo por um alternador. 

Com tensão acima de 10V ele fecha o contato e quando passa de 14V o segundo relé fecha o contato NF. E permanece abrindo e fechando rapidamente mantendo a tensão em 14V. 

Também existe outro contato nesse relé que controla a corrente no estator do dínamo, diminuindo quando a demanda de corrente é pouca. 

 

Acertei kkkkk

esse que eu tenho estava em uma brasilia, acho que vou desmontar com cuidado para olhar dentro e ver como é, depois eu monto de novo, olha a curiosidade kkkkk

 

Falando nisso aqui no fundo do sitio tem um rio, sou doido na ideia de colocar uma roda dagua com alternador ou dinamo pra gerar energia, só para acender uns leds e iluminar a propriedade sem usar energia da rede, ai esse regulador pode ser interessante, só me falta o dinamo pra fazer kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

colocar uma roda dagua com alternador ou dinamo pra gerar energia, só para acender uns leds e iluminar a propriedade

... e não fez ainda porquê ...? ...😑 (to com inveja kk)... Este regulador ndv pra energia verde. Crie outro tópico ou agregue num dos que o amigo @albert_emule criou...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

... e não fez ainda porquê ...? ...😑 (to com inveja kk)... Este regulador ndv pra energia verde. Crie outro tópico ou agregue num dos que o amigo @albert_emule criou...

não fiz porque achei que teria que rebobinar algum alternador dinamo ou imantar um eixo de motor, não sabia que dava pra fazer com motor trifásico usando capacitores, descobri isso hoje através de uma postagem do albert_emule essa aqui pra ser mais exato:

 

Vou dar uma averiguada por lá, mas não se preocupe aqui vai continuar sendo o tópico para construção do hallmeter, comprei os componentes e estou ansioso para eles chegarem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Falando nisso aqui no fundo do sitio tem um rio, sou doido na ideia de colocar uma roda dagua com alternador ou dinamo pra gerar energia, só para acender uns leds e iluminar a propriedade sem usar energia da rede, ai esse regulador pode ser interessante, só me falta o dinamo pra fazer kkkkkkk

 

Tem muita vazão? 

Corre muita água com velocidade? 

Pois dependendo, pode gerar até a energia da casa toda.

 

Se for capaz de gerar força de 20Kg a 60 RPM numa roda d'água com raio de 1 metro, vai gerar pelo menos uns 700 watts.

Daria 500kwh mês 

adicionado 13 minutos depois
7 minutos atrás, albert_emule disse:

 

Se for capaz de gerar força de 20Kg a 60 RPM numa roda d'água com raio de 1 metro, vai gerar pelo menos uns 700 watts.

Daria 500kwh mês 

 

Na verdade fazer uma roda d'água girar sendo empurrada por 20 quilos de água numa velocidade de 60 RPM equivale a uns 1200 watts.

Mas tem uns 5% de perdas das correias de multiplicação de velocidade.

Depois tem mais 20% de perdas do gerador. 

Pode sobrar de potência de 700 a uns 900 watts para usar. 

 

O gerador pode ser qualquer um destes que vende em lojas de produtos agropecuários.

Pode até usar um motor de indução para funcionar como gerador. 

 

A multiplicação tem que fazer os 60 RPM aumentar para 1800 RPM para um gerador de 4 polos 

Ou 3600 RPM para um gerador de 2 polos. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, albert_emule disse:

Tem muita vazão? 

Corre muita água com velocidade? 

Pois dependendo, pode gerar até a energia da casa toda.

Mais ou menos, antigamente tinha uma barragem aqui ela tinha uns 2 metros de altura e alimentava 3 bombas carneiro e mandavam água para o clube de campo aqui perto, mas teve um dia que choveu muito e a barragem foi pro beleléu junto com as bombas, mas sobrou uma broca de concreto no chão com 4 parafusos, dá pra prender algo ali é fácil, mas acho que se não represar de novo não vai render muito tem uma bomba carneiro aqui ainda dessas que nao usam energia, tinha pensando em usar ela também para poder mandar água para um reservatório mais alto e do reservatório mandar a água para a roda d'gua, mas ai nesse caso acho que seria melhor uma turbina do que uma roda d'gua, curiosamente tenho um turbo compressor aqui e acho que daria pra usar ele como turbina hidraulica ein kkkkkk...

 

7 horas atrás, albert_emule disse:

Na verdade fazer uma roda d'água girar sendo empurrada por 20 quilos de água numa velocidade de 60 RPM equivale a uns 1200 watts.

Mas tem uns 5% de perdas das correias de multiplicação de velocidade.

Depois tem mais 20% de perdas do gerador. 

Pode sobrar de potência de 700 a uns 900 watts para usar. 

Minha ideia é usar engrenagens, eu fiz uma cnc com arduino e já fiz engrenagens de acrilico e madeira para testes, e a de madeira teve um resultado muito bom, consigo fazer engrenagens com até 50cm de diâmetro, então é só fazer o cálculo pra multiplicar a RPM.

 

 

Tenho um motor trifásico aqui de 1/4 ou 1/2cv preciso confirmar, pensei em usar ele com tres capacitores pra ele virar um gerador... (na verdade achei que pra gerar energia teria que ser um eixo imantado, não sabia que com capacitores dava pra transformar motor em gerador)

 

amanhã eu gravo um video do rio pra vocês darem uma olhada, mas acho melhor criar outro tópico ou a @Isadora Ferraz vai fazer picadinho da gente kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Tenho um motor trifásico aqui de 1/4 ou 1/2cv preciso confirmar, pensei em usar ele com tres capacitores pra ele virar um gerador..

 

Estes aí vai ser ruim de gerar 

Tem que ser um motor maior.

Por exemplo: 2 CV trifásico. 

https://www.youtube.com/watch?v=zufKY3MK0r8

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=tqy4nJ4cZ5A&

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule bem interessante a ideia, o problema no meu caso seria construir toda a estrutura no rio...

 

Bom eu criei um novo tópico e filmei o riacho aqui de casa, ia postar ontem mas o forum estava fora do ar...

 

Então vamos falar sobre a roda d'água neste tópico:

 

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1450899-dá-pra-colocar-uma-roda-dágua-aqui/

 

E este tópico deixamos para o Hallmeter que estou fazendo rsrs assim não misturamos os tópicos e pode ajudar outras pessoas futuramente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 os componentes e a sonda chegou hoje, vou montar tudo, mas uma dúvida, a sonda veio com 3 fios, um deve ser sinal e os outros 2 devem ser a resistência que faz ela esquentar pra ter uma leitura mais precisa.

 

Nesse caso como descobrir qual é o fio de sinal e qual é o resistor?

Dois fios são brancos e um preto, será que os dois brancos são os fios do resistor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2020 às 17:57, ComandateGustavo disse:

Nesse caso como descobrir qual é o fio de sinal e qual é o resistor?

Dois fios são brancos e um preto, será que os dois brancos são os fios do resistor?

Não respondi antes porque eu não conheço o sensor em questão. 

Um chute é, se tem um resistor pra aquecer ele deve ter um valor baixo. 

Então é só procurar com o multímetro, deve dar o mesmo valor dos dois lados. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Não respondi antes porque eu não conheço o sensor em questão. 

Um chute é, se tem um resistor pra aquecer ele deve ter um valor baixo. 

Então é só procurar com o multímetro, deve dar o mesmo valor dos dois lados. 

 

certo obrigado pela resposta, então achei essa imagem aqui:

 

Nova%20Imagem%20de%20Bitmap1.jpg

 

Ai dá pra ter uma noção, eu creio que seja igual a segunda foto, mas achei que a sonda precisava de 12v também, acho que só usa os 12v para ligar a resistencia mesmo então...

 

Vou montar o circuito e fazer um teste com esqueiro, acho que dá pra ter uma ideia mais ou menos assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Ai dá pra ter uma noção, eu creio que seja igual a segunda foto, mas achei que a sonda precisava de 12v também, acho que só usa os 12v para ligar a resistencia mesmo então...

Presta atenção que o outro fio da sonda é a carcaça, é o terra. 

Logo, são 4 fios. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

certo obrigado pela resposta, então achei essa imagem aqui:

 

Nova%20Imagem%20de%20Bitmap1.jpg

 

Ai dá pra ter uma noção, eu creio que seja igual a segunda foto, mas achei que a sonda precisava de 12v também, acho que só usa os 12v para ligar a resistencia mesmo então...

 

Vou montar o circuito e fazer um teste com esqueiro, acho que dá pra ter uma ideia mais ou menos assim...

Olá te aconselho a comprar pronto, já passei por isso, depois gostei tanto que comprei banda larga:

https://lista.mercadolivre.com.br/acessorios-veiculos/hallmeter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Olá te aconselho a comprar pronto, já passei por isso, depois gostei tanto que comprei banda larga:

https://lista.mercadolivre.com.br/acessorios-veiculos/hallmeter

Valeu por responder também, então eu quero fazer porque além de ficar mais barato eu posso fazer bem pequeno, a ideia é colocar no painel no mesmo encaixe entre o velocimetro e o conta giros.

 

No seu caso voce já o circuito fez alguma vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ComandateGustavo disse:

Valeu por responder também, então eu quero fazer porque além de ficar mais barato eu posso fazer bem pequeno, a ideia é colocar no painel no mesmo encaixe entre o velocimetro e o conta giros.

 

No seu caso voce já o circuito fez alguma vez?

Opa fiz sim mas para rotação do motor, mas faz muito tempo, vi que funcionou e parei por ali mesmo, não tive coragem de adaptar no painel da moto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2020 às 00:08, Marcelotronic disse:

Sim usei 2 lm 3914, vou ver se acho o video do funcionamento. O circuito era parecido com esse seu só que duplo.

não sei porque mas no meu PC o forum ficou fora do ar um tempinho... Mas voltando vou começar a montagem do circuito, e pelo jeito o LM 3914 tem várias aplicações já vi umas coisas que dá pra fazer até indicador de nível de caixa d'água com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88  finalmente tive um tempinho e montei o circuito do LM3914, e pra variar não funcionou, coloquei o positivo de uma pilha de 1v no fio que está ligado ao pino de sinal e o negativo da pilha liguei junto com o negativo da fonte de alimentação de 12v e alimentei o CI com 12v dessa mesma fonte e nada aconteceu nem girando o trimpot...

 

O que acham que pode ser? Os pinos dos leds soldei direto no soquete do CI, usei leds quadrados será que foi por isso que não funcionou ou não tem nada a ver?

IMG_20200530_193147.jpg

IMG_20200530_193128.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 mas então o que pode ser?  olhando nesse outro forum tem o mesmo projeto, mas nesse caso tem algumas diferenças, o resistor em série com o trimpot não é de 1K é de 330ohms, e os leds estão polarizados ao contrário do que está mostrado nesse circuito, será que tem algum erro no diagrama desse circuito que copiei?  

 

 

A imagem que estou mandando é exatamente o circuito que eu fiz, só que nos outros circuitos e no próprio datasheet do 3914 os leds estão invertidos e não tem um resistor de 100K, tem um capacitor de 2,2uF que não sei bem qual a função mas está ali, será que quem desenhou esse circuito que fiz acabou se enrrolando e desenhou com os leds invertidos?

 

Aqui o link do outro Hallmeter que usa o mesmo CI, se puder dar uma olhada eu ficarei muito grato, estou pensando em desmontar tudo e montar como no outro circuito...

 

https://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=65803

hallmeter.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 alterei o circuito fiz como no datasheet do LM, inverti os leds alterei o resistor em série com o trimpot de 1k para 330R e coloquei o capacitor de 2,2uF aí os leds começaram a acender, mas tem algo errado, fazendo o esquema do divisor de tensão do potenciômetro que a @Isadora Ferraz  mandou na mensagem acima  deu certo dá pra ajustar a tensão de entrada certinho, mas no modo ponto a ponto o primeiro led fica aceso direto só apaga se a tensão de entrada chegar a zero e no modo bargraph ele simplesmente acende o penúltimo led e não faz mais nada fica travado, sabe o que pode ser?

 

Não tem problema só o ponto a ponto funcionar é melhor pra ver do que o bargraph, mas o primeiro led ficar sempre aceso é ruim se ele apagar e funcionar apenas o ponto a ponto pra mim tá ótimo.

Pelo jeito sou mais pior em eletrônica do que eu pensava, um circuito simples desse e tô apanhando feio pra fazer funcionar...

Tirei algumas fotos para mostrar, o led vermelho fica sempre aceso

 

1590948781685541850882113512901.jpg

15909488257896119125842270058286.jpg

15909488865108103562123557418283.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!