Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como habilitar o modo de segurança para iniciar o windows?


misterjohn

Posts recomendados

A muito tempo, o modo de segurança, era acessado clicando o F8, mas também faz tempo que essa tecla hoje pelo menos nas placas Asus, acessa o menu de boot.
Então para acessar o modo de segurança nos últimos Windows, tem que acessar o Msconfig> Configuração do sistema> Inicialização do sistema> iniciação segura.
Ocorre que quando é necessário esse recurso, é porque algum driver ou outra coisa está impedindo o windows de iniciar.
Se para acionar o modo de segurança é preciso entrar no windows, mas se os drivers indevidos não deixam o windows iniciar, como faz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Se a inicialização do windows for interrompida três vezes, ele inicia no modo de segurança automaticamente. Tem muitos métodos difíceis de reproduzir, onde dizem que segurar shift ou outra tecla antes do PC ser iniciado faz entrar no modo seguro, mas nunca consegui reproduzir nenhum deles. Quando preciso iniciar assim, que é bem raro já que tenho um PC auxiliar e prefiro reinstalar o sistema do que repará-lo, simplesmente interrompo a inicialização três vezes e pronto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arsego.mm Bacana a tua dica, vou testar mais tarde, agora não posso reinicializar.

adicionado 2 minutos depois

@WOZ Dods Também sou adepto ao método radical, tá dando dificuldade? Format C já era, mas às vezes eu pego o computador de alguém que não pode perder os dados, só tem um disco, salva tudo nele, tá cheio de gente assim.

Mas é um fato curioso e vem de encontro sobre o que sempre falo: mexer no que está quieto, mas sabe como é, os caras do desenvolvimento ganham muito e tem que apresentar novidades, nem que seja mudar coisas do lugar...kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn cara, eu considerei uma evolução a remoção do acesso fácil a esta tela, acredita? A quantidade de vezes que vi PCs darem pau porque uma criança ou usuário sem noção acessou essa tela sem querer... Já vi casos escabrosos! Esconder a tela foi bom, mas exageraram um pouco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um comando que voce digita no prompt de comando, e que voce volta a ativar a tecla F8 para isso...

Eu fiz isso aqui e deu certo, basta ligar o computador e pressionar a tecla F8 que voce já entra numa tela perguntando se quer iniciar em modo seguro ou em outras opções...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Então nos passe esse comando, mas ele irá tirar a opção de escolher o boot? Teremos que acessar a bios e mudar a prioridade a cada vez que necessitar algo nesse sentido?

A bios antigas do tempo da PcChips principalmente, a gente colocava o dikquete como primeiro, o cd rom como segunda e o hd como terceira, assim não precisava alterar a bios a cada necessidade e isso não atrasava tanto o boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn É só acessar o prompt de comando como administrador e digitar o seguinte comando:

bcdedit /set bootmenupolicy Legacy 

 

Basta ligar o computador e ficar pressionando a tecla F8(em alguns computadores tem que manter ela pressiona) e entao depois daquela tela inicial da BIOS vai aparecer uma outra tela para voce escolher se quer iniciar em modo de segurança. 

Nao precisa mudar nenhuma opção de boot na BIOS. E se voce não apertar F8 o computador vai iniciar normalmente...

 

Se voce quiser desativar a tecla F8 para o modo de segurança, basta digitar esse outro comando no prompt:

bcdedit /set {default} bootmenupolicy standard

 

 

adicionado 6 minutos depois

 

Agora que eu entendi a sua pergunta de opções de boot. No seu computador a tecla F8 funciona como um "atalho" para escolher o boot? Assim quando voce quer mudar a prioridade do boot não precisa entrar na BIOS e mudar isso, basta pressionar F8 que ele vai te dar as opções, correto?

No meu computador é a tecla F12 que tem essa função...

Ai no seu caso eu realmente não sei o que aconteceria se voce usasse esse comando do prompt. Talvez voce perdesse esse atalho das opções de boot.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gutopereira Esse é o problema, vai botar com acesso ao modo de segurança mas vou perder o menu de boot, isso de F8 não acessar mais já é antigo e não vi nada até hoje a respeito desse assunto, creio que isso é algo estipulado pelo fabricante da bios e não da placa-mãe...mas te agradeço do mesmo jeito, mas se você usa o F12 como menu de boot, o que acontece com o F8 caso não mexa em nada, ou seja, não aplica isso que você citou acima?

adicionado 10 minutos depois

@arsego.mm Achei esse sistema ai muito complicado, tem que ter outro pc para seguir a instrução, eu até tenho um notebook e posso fazer isso, mas o beneficio não compensa porque é muito raro necessitar esse expediente, mesmo assim, muito obrigado pelo interesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

 mas se você usa o F12 como menu de boot, o que acontece com o F8 caso não mexa em nada, ou seja, não aplica isso que você citou acima?

 

Não sei se entendi bem a sua pergunta. Mas se eu não usar aquele comando do prompt que eu descrevi ai em cima, então a tecla F8 não vai ter função nenhuma...

Em todos os meus computadores eu sempre ativo essa função, pois ela não altera em nada o tempo de boot, e nunca se sabe quando vamos precisar do modo de segurança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Sério, você inventou termos nesse último post. Toda MB vai energizar os componentes que estiverem habilitados para tanto na BIOS. No caso de teclados e mouses, mesmo com fast boot ligado eles serão energizados e funcionarão desde antes do post. Se não fosse assim, sequer poderíamos entrar na BIOS. 

 

Em resumo, apertou F8 antes ou durante o post, então vai para o menu da MB. Apertou depois do post, vai para o menu do OS. Exatamente como era há 20 anos atrás, sem tirar nem por.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu não inventei nada, a útlima placa Asus, tinha as configurações de habilitar usb no boot, habilitar parcial ou não habilitar...tem até um post sobre isso, basta pesquisar, e pior, se você colocasse habilitar parcial na bios, perdia por completo o acessoa mesma, ai tinha que resetar tirarando a bateria (a não ser que houvesse outros meios que desconheço), e nessa habilitação parcial não havia como usar teclado, mouse, etc, usb porque eles só eram energizados depois do inicio da carga do windows, não inventei nada, inclusive isso pode ser comprovado verificando o led que se acende ao energizar o teclado...isso é fato....agora se existe algum meio eu desconheço.

adicionado 45 minutos depois

@f_neto Isso é um  tutorial gringo feito para gringos, precisa ver se o windows de lá é igual ao de cá, se o que o cara usou lá já é modificado, então só seguir o tutorial às vezes não dá certo, isso porque você começa o procedimento e em uma próxima etapa pode não coincidir com o que aconteceu no tutorial, já aconteceu, como já começou o processo não dá para reverter sob pena de deixar o windows "quadrado", é complicado, eu tenho disco D, E, F, etc., acabei de formatar agora depois de 6 meses, não quero fazer tudo de novo, agora se alguém se habilita a tentar fazer e depois indicar para nós, para começar eu nem falo inglês...😁..e eu não sei porque esses caras que fazem  esses vídeos, não colocam em "mostrar mais" o passo a passo escrito, isso porque o cara vai precisar ter dois pcs para fazer isso ai, então quem consegue fazer tudo bem, mas tem quem prefere tipo imprimir as instruções e ir fazendo sem susto, esse até tem mas não parece completo.

Abaixo tem algo sobre o bcdedit, tudo em PT-BR:

 

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/administration/windows-commands/bcdedit

 

https://www.reneelab.biz/comando-bcdedit.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, misterjohn disse:

Eu não inventei nada, a útlima placa Asus, tinha as configurações de habilitar usb no boot, habilitar parcial ou não habilitar...tem até um post sobre isso, basta pesquisar, e pior, se você colocasse habilitar parcial na bios, perdia por completo o acessoa mesma, ai tinha que resetar tirarando a bateria (a não ser que houvesse outros meios que desconheço), e nessa habilitação parcial não havia como usar teclado, mouse, etc, usb porque eles só eram energizados depois do inicio da carga do windows, não inventei nada, inclusive isso pode ser comprovado verificando o led que se acende ao energizar o teclado...isso é fato....agora se existe algum meio eu desconheço.

Algumas placas mãe, especialmente as antigas, realmente tinham a opção de habilitar ou não USB Keyboard antes do post. Se não ligava ficava preso fora da BIOS a menos que tivesse um teclado PS2... Mas é isso mesmo, resetando a BIOS ela era forçada a iniciar com F1 prompt para entrar nela. Só precisava ligar o USB na BIOS para resolver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Você fala em resetar a bios com a maior facilidade....😆...imagine alguém com hérnia de disco (como eu) erquer o gabinete com quase 25 kilos, isso depois de desconectar tudo, arrastar ele em cima de um "carrinho" até a cozinha, erquer e por na mesa da cozinha para tirar a bateria e refazer tudo de novo, complicado né...e a placa que me refiro não era antiga, se bem que em informática isso é relativo...imaginou??? Na boa, to zoando, mas é real, agora dizem que tem método de resetar a bios durante a inicialização já ouvi dizer que é teclando "esc", "end" e isso faz muito tempo, mas nunca tentei.

Obs: Não lembro se era na Z-170 ou na B85M-E/BR que isso acontecia, mas sabendo disso nunca mais mexi.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@misterjohn Resetar BIOS por bateria... Sério que você faz isso? Uma chave de fenda ou philips geralmente é o bastante e seu único trabalho vai ser remover os parafusos do tampo lateral se já souber onde o jumper CLR_CMOS está. Isso se sua MB não tiver botão para isso como a minha tem (muitas tem). Larga isso de bateria!!! 😆

Tinha placas mãe que dava para fazer o bypass de senha de BIOS usando atalho de teclado, mas reset pelo teclado nunca vi. PS.: Tem placas mãe voltadas para OC que tem botão de reset no painel traseiro também.

 
 
6 horas atrás, misterjohn disse:

gabinete com quase 25 kilos

Pra quê isso tudo moço! O meu é uma cepa de gabinete, com uma fonte pesada pacas e ainda sim não passa de 10!!!!

 
 

Minto, pesei aqui e chega quase a 20 Kg... 😕 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o reset, já que tenho que abrir o gabinete, prefiro tirar a bateria, sei que tem umas micro chaves na placa-mãe, parece que tem algo voltado a memória se não estou enganado, e o jump costuma ser o nº 5 e fica ao lado da bateria, fora os demais que haviam antes nas placas.

Estou falando do gabinete Corsair Obsidian 750D, com 6 hds mecânicos, 1 ssd, 3 driver óticos, video off, controladora off, fans, fonte, water cooler (H115i), tudo isso dava quase 25 kg.

Tenho balança de banheiro, subi nela anotei o valor, voltei a subir segurando o gabinete anotei o valor, subtrai o primeiro valor do segundo, conclui-se que a diferença é o gabinete.

O atual eu não medi ainda, mas diminuiu, isso porque mantive "o recheio", na próxima oportunidade irei pesa-lo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!