Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte genérica suporta R5 3500X e RX 590 8GB temporariamente?


Posts recomendados

Galera, comprei um pc gamer no inicio de março, porém, recentemente minha fonte deu curto, pegou fogo na parte interna e queimou. O motivo, pelo contexto, aparenta ser erro de fabricação. Até que aconteça todo o processo de ativação da garantia da fonte, é possível que demore ai umas 2 semanas pra que eu receba a fonte nova na minha porta, SE eu receber kkk. Nesse meio tempo, para não ficar sem usar o pc (quase td que eu faço no meu dia a dia tá no pc, inclusive estudar, além de jogar, claro) pensei em comprar uma fonte genérica de 500w pra suprir o pc nesse meio tempo e também para possíveis problemas futuros que eu tiver com a minha fonte principal, caso ocorra de novo. O ponto principal é: Caso eu compre uma fonte genérica, ela consegue aguentar meu pc e os games que eu jogo (nem que seja pra jogar no baixo) sem explodir, superaquecer ou até mesmo danificar o pc durante essas estimadas 2 semanas e possivelmente no futuro?

Segue as configurações do pc

Placa de vídeo: RX 590 8GB

Processador: Ryzen 5 3500x

Memória RAM: 1x8GB T-Force Vulkan 2666mhz

placa-mãe: AsRock A320M-HD 

 

Segue os games que tenho jogado ultimamente:

LOL

Forza Horizon 4

Sea of thieves

Kingdom Come: Deliverance

Destiny 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Bressan Tá querendo arriscar seu investimento com fonte vagabunda.

 

É mais fácil ainda danificar seu pc usando uma fonte ruim do que usando uma boa.

 

Não faça besteira, comprar um pc novo demora mais tempo do que só comprar uma fonte boa ou esperar a garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Bressan @Davi Bressan Não faça isso pelo amor de Deus. Talvez essa fonte genérica, não tem nem 70% do que promete. Daí você usa a bomba nessa configuração relativamente "pesada", e nem ligue. E, se ligar, tem altas chances de queimar alguma componente. Depois todo o seu investimento nesse PC top vai ser jogado pelo ralo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Qual a fonte de 500w mais barata, mas que ainda seja boa que você pode me recomendar?

 

7 minutos atrás, I9ty disse:

@Davi Bressan @Davi Bressan Não faça isso pelo amor de Deus. Talvez essa fonte genérica, não tem nem 70% do que promete. Daí você usa a bomba nessa configuração relativamente "pesada", e nem ligue. E, se ligar, tem altas chances de queimar alguma componente. Depois todo o seu investimento nesse PC top vai ser jogado pelo ralo

 

adicionado 1 minuto depois

@I9ty Qual a fonte de 500w mais barata, mas que ainda seja boa que você pode me recomendar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Aproveitar que você mencionou a Nidus 500. Ela é a fonte que pegou fogo por supostamente problema de fábrica. Era de madrugada e o pc tava ligado o dia inteiro, quando ela pegou fogo não havia problema nenhum com luz ou energia. Fico imaginando se ela superaqueceu e explodiu pelo tempo de uso, apesar de eu não achar que tenha sido por uso contínuo. Detalhe: ela veio com o pc pronto. Acha que pode ter sido pelo meu uso durante todo o dia?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Bressan  Se você achar certo colocar gasolina adulterada em Ferrari, compre fonte vagabunda para seu PC. Fonte genérica ou de qualidade razoável representará o começo do fim do seu PC quando menos você esperar.

 

@Elder Nauvirth  Módulos isoladores estabilizados, no caso. O primeiro módulo não vinha estabilizador, ou seja, só a isolação galvânica. Esse pode.

 download.jpg.9f2d23d02301b7b614db03d99af24897.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a comunidade que me perdoe quanto à isto mas eu nunca vi uma fonte genérica danificar componentes, usei fonte genérica num pc mid-end (pra época) por muitos anos (pelo menos 15) e os únicos danos elétricos que houveram foi da placa de rede por causa de uma descarga atmosférica agravado pela instalação do cabo de rede em questão (que era um "varal" que ligava duas casas distanciadas em aproximadamente 80 metros). Fora isso só a fonte que queimava mesmo e devo ter trocado ela umas 3 vezes neste período todo. Todas as que coloquei eram "as mais baratas da loja" com potencia nem sempre compatível (passei muito perrengue de desempenho com a segunda fonte até descobrir que era fraca pro pc).

Eu sempre gosto de basear minhas opiniões em fatos e experiências, e até então tudo que vi que uma fonte genérica pode fazer é não entregar a potencia desejada e acabar trabalhando em tensão reduzida que gerará problemas de desempenho, mas nunca vi problemas de danos ao equipamento, salvo em descargas atmosféricas ou Swell de rede que mesmo fontes de renome apresentarão problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Davi Bressan Sua fonte que deu problema é Corsair CX? Aparentemente há um lote com defeito de fabricação:

 

 

No mais, como mencionado pelos colegas, ligar uma fonte genérica nessa máquina seria como alimentar um carro esportivo com a cachaça feita no bar da esquina... Não faça isso, é roleta russa, ainda mais considerando que essa máquina tem um consumo maior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Davi Bressan eu uso uma régua de tomadas convencional onde compartilho com um ar condicionado, um televisor (meu monitor), um minisystem do tempo do vô (minhas caxinha de som), dois amplificadores de guitarra (um do tempo do vô também), um abajur (que uso pra iluminar a bancada quando to realizando algum conserto eletrônico) e a tomada pro meu ferro de solda.

a unica coisa que fiz por precaução, porque aqui em casa tem muita incidência de descargas atmosfericas e não confio muito no SPCDA, foi instalar um (apenas um) desses  entre fase e neutro. O resto deixo para o fusível. faz 3 anos que eu não tiro da tomada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu to considerando uma fonte que atende a potência que meu pc exige, claro! Eu já escutei direto que uma fonte genérica pode desligar o pc caso ela não aguente, ou até mesmo queimar. Mas é a primeira vez que escuto que uma fonte genérica que atende os requisitos de potência do meu pc e não use no breaks e estabilizadores chegue a danificar o computador. N existe fonte genérica que eu ligue ela direto na tomada não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Davi Bressan E como você vai confiar que a fonte genérica entrega a potência que seu computador exige? A maioria delas mente - e muito - sobre a capacidade. Tem muita fonte de "500W" por aí que mal consegue entregar 200W. Além disso, mesmo que seja o caso de entregar, nada garante que a energia será limpa, sem ripple excessivo, e que existem sistemas de proteção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Herbet Queiroz disse:

 

@Elder Nauvirth  Módulos isoladores estabilizados, no caso. O primeiro módulo não vinha estabilizador, ou seja, só a isolação galvânica. Esse pode.

 download.jpg.9f2d23d02301b7b614db03d99af24897.jpg

O difícil seria achar um desses.

 

Tudo que é antigo era bom, ai com o passar do tempo foi ficando ruim, igual aos estabilizadores se não me engano, os antigos poderia ser usados.

 

Mesmo que ache um desses módulos isoladores antigos, não é mais recomendado o uso, o aparelho tem anos já.

 

 

3 horas atrás, Davi Bressan disse:

@Elder Nauvirth Eu ligo meu pc direto na tomada. N uso isso.

Já faz certo em usar direto na tomada.

 

7 minutos atrás, I9ty disse:

Fonte genérico One Power 600w - R$ 170

Kcas 400w PFC Ativo, 80 Plus White - R$ 189

Diferença de 19 reais a mais, vale a pena pager mais do que pegar uma bomba e pagar caro por conta de fonte ruim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Davi Bressan Você não pode "considerar um nível mínimo de qualidade" porque a realidade não funciona assim... É preciso ter uma referência. E com uma fonte genérica você não tem referência. Basicamente, é brincar de roleta russa com sua placa de vídeo (e outros componentes).

 

@I9ty A One Power é mega bomba.

 

A KCAS pode sim ser usada (é o mínimo que podemos indicar).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth  Transformador tem vida útil bem longa. A vida útil técnica estimada de um transformador operando em plena carga é de 20 anos, mas quando opera em sub carga, a sua vida útil técnica passa a ser superior a 20 anos e, quando opera em sobrecarga, a sua vida útil técnica torna-se inferior a 20 anos. Ele aguenta muita "pancada", por sinal. Se aqueles transformadores pendurados em poste largados ao tempo duram décadas, não faz sentido um transformador que fica protegido do tempo estragar tão rápido.

 

Além disso, dá pra comprar esses módulos isoladores estabilizados mais novos (acha no ML "MIE com defeito") e remover a placa que joga lixo na energia elétrica (a parte estabilizadora) e pronto! Um transformador isolador novo em folha por anos!! E mais, ainda dá pra fazer um filtro, embutir no lugar da placa e ligá-lo no secundário antes das tomadas.

 

Alimenta o PC da assinatura e uma impressora laser um transformador isolador de 2,5KVA. 

 

@Eder Neumann Eu também nunca vi gasolina adulterada destruir motor. Vou usar isso porque é mais barato? Não!

 

adicionado 33 minutos depois

TRANSFORMADOR ISOLADOR

 

O transformador convencional para baixas frequências (núcleo de aço laminado e fios de cobre) não pode transportar energia entre seus enrolamentos em altas frequências. Se isso é um fator limitante por um lado, por outro é conveniente.

 

Ora, uma vez que o trafo isolador não pode induzir sinais na faixa de frequências das harmônicas, todo ruído gerado no seu primário não é levado à carga. A recíproca é verdadeira, ou seja, todo ruído gerado pela carga não é “jogado” para a rede.

 

O transformador isolador, portanto, funciona como um filtro. Outra razão para se utilizar o transformador isolador é a segurança. Quando isolamos uma carga da rede via “trafo”, qualquer problema com essa carga (um curto-circuito, por exemplo) terá sua magnitude limitada na potência do transformador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sabes que gasolina aditivada é a mesma gasolina comum com um produto (detergente e corante) para diminuir os resíduos dentro da câmara de combustão né?

o aditivo seria mais ou menos o que os capacitores da placa-mãe fazem quando recebem a energia da fonte, eles filtram (grosso modo de dizer) boa parte dos ruídos e oscilações advindas da fonte.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!