Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Estou montando um PC Gamer para eu e meu filho e gostaria da sugestão de vocês. 

A última vez que montei um PC tive muitos problemas com incompatibilidade de alguns hardwares, atualização de drivers, espaço de gabinete, entre outros e me deu muita dor de cabeça pra conseguir montar. Dessa vez, queria ouvir a opinião de quem conhece os materiais, antes de comprar tudo, até porque alguma parte eu já tenho.

Mas vamos lá, o principal objetivo desse PC gamer é para jogar COD MW e Warzone.

A configuração é a seguinte:

 

Placa-mãe: Asus ROG STRIX X299-E Gaming
Processador: Core i7 2066
Memória: Corsair Vengeance 4x8gb 3.600mhz
SSD: SSD WD Black 1TB
Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1660 SUPER 6GB
Watercooler: Watercooler - Fractal Design Celsius S36 - 360MM
Fonte: Fonte Corsair RM650, 650W, 80 Plus Gold, Modular
Gabinete: Gabinete ATX - InWin 309 BLACK
Monitor: Monitor Gamer Samsung LED 27" Full HD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silas Neto Já comprei SSD, Vídeo, Watercooler, Fonte, Gabinete e Monitor. Queria aproveitar minha placa-mãe antiga, que era uma ASUS Rampage IV Extreme socket 2011, com processador Core i7 e 32gb de memória DDR3, mas como já vi que alguns componentes dela não estão funcionando bem (várias portas USB, entrada de rede, etc), decidi comprar também uma placa-mãe e como não estou achando processador socket 2011, aproveitei pra atualizar também, junto com a memória pra DDR4.

Não queria gastar mais de R$ 8.000. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@George Cabral

 

Não tem sentido usar plataforma X299, num PC Gamer.. 3500 numa placa-mãe?? Daria pra pegar CPU e placa-mãe, numa plataforma mainstream, como um R7 3700X + MOBO AM4 ou até algum Intel de 10ª Geração, tipo Core i7 10700 + B460..

 

Pra um PC nesse nível de orçamento, uma 1660 Super foi uma compra, aparentemente, meio equivocada.. Pandemia e preços malucos à parte..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silas Neto @Silas NetoDe toda forma continua defasado kkkkk

 

@George Cabral a 1660 leva de boa nesse monitor de 60hz, mas caso pegue um de 144hz, a 1660 já vai ter um pouco de dificuldade. O processador poderia pegar o Ryzen 7 3700x ou ate o Ryzen 7 3800x (que está na promoção na kabum hoje). 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@George Cabral

adicionado 2 minutos depois

@Lucasinacior Defasado seria uma palavra um pouco forte, talvez tanto quanto o equivoco de dizer que seria um i7 de 2ª geração. Atualmente ainda atende boa parte do público, mas claro, se é colocado em comparação com os ryzen realmente dá uma diferença boa.

De todo modo, não é um processador ruim ou ""defasado""

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silas Neto o uso da palavra defasado pode ter sido equivocada, mas não deixa de ser uma opção completamente inviável nesse caso em questão, pagar 1700 (ultimo preço praticado na pichau) por um processador de 3 anos, com um soquete que já foi descontinuado, sendo que pode pegar um R5 3600 por 1300~1400. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, George Cabral disse:

Placa-mãe: Asus ROG STRIX X299-E Gaming
Processador: Core i7 2066
Memória: Corsair Vengeance 4x8gb 3.600mhz
SSD: SSD WD Black 1TB
Vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1660 SUPER 6GB
Watercooler: Watercooler - Fractal Design Celsius S36 - 360MM
Fonte: Fonte Corsair RM650, 650W, 80 Plus Gold, Modular
Gabinete: Gabinete ATX - InWin 309 BLACK
Monitor: Monitor Gamer Samsung LED 27" Full HD

Algumas coisas superdimensionadas, outras subdimensionadas.

Minhas recomendações são:

 

  • Mude de i7 2066 para Ryzen 5 3600. É uma CPU de bom desempenho que leva hoje qualquer jogo sem dificuldades, mesmo quando em streaming. Alternativamente, a 3700X seria o topo do que se poderia desejar em um PC gamer.
  • placa-mãe recomendo uma placa-mãe B450 como a tomahawk, ou a B450 Aorus M.
  • Memória pode ser Corsair, mas se for investir muito nesse modelo recomendo que pesquise os testes dele antes, pois a frequência nem sempre é determinante no desempenho e só através de testes pode-se ter certeza. Há modelos com menor frequência e maior desempenho e vice-versa.
  • SSD é um bom modelo. Um tanto exagerado pelo custo, mas vai de cada um. O SN500 costuma ser mais barato, com desempenho efetivo identico (tempo de carregamento).
  • Placa de vídeo é justamente o único lugar que a configuração está subdimensionada. Entenda que o que vai determinar o desempenho em jogos, sobre todo o resto, é a GPU. Para um PC com esse orçamento, recomendaria uma RTX 2070 Super ou 2080 Super.
  • Water Cooler não recomendo a menos que seja open loop. AIO é caro para o desempenho e muito sujeito a defeitos prematuros. Um bom Air Cooler fará o mesmo trabalho ou até melhor, durando até o dia que acabar sem necessitar de manutenção regular. Recomendo Hyper 212 Turbo ou Black Edition, ou MA410P ou MA620P.
  • Fonte você escolheu bem, mas tem de similar qualidade custando menos. Recomendo a XFX XTR2 550W 80+ gold full modular. Custa bem menos e é considerada Tier A assim como esta corsair. 550 W são muito mais do que o necessário para esta máquina mesmo tendo em vista upgrades futuros.
  • Gabinete, recomendo um desses abaixo, de preferência os mais robustos. Observe que todos tem boa ventilação, são filtrados e tem boa estética. Pessoalmente, se o orçamento é alto, eu recomendo os Thermaltake linhas Commander e Core X31
  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One Frost
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Cougar MX330-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Commander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24
     
adicionado 0 minutos depois
41 minutos atrás, George Cabral disse:

@Silas Neto Já comprei SSD, Vídeo, Watercooler, Fonte, Gabinete e Monitor. Queria aproveitar minha placa-mãe antiga, que era uma ASUS Rampage IV Extreme socket 2011, com processador Core i7 e 32gb de memória DDR3, mas como já vi que alguns componentes dela não estão funcionando bem (várias portas USB, entrada de rede, etc), decidi comprar também uma placa-mãe e como não estou achando processador socket 2011, aproveitei pra atualizar também, junto com a memória pra DDR4.

Não queria gastar mais de R$ 8.000. 

Comecei a escrever antes desse post. Que pena que já comprou tudo isso. Poderia ter gasto melhor em vários aspectos para ter algo mais equilibrado.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@George Cabral

Então meu caro, realmente há muito que ser considerado nas suas escolhas de componentes para tentar equilibrar esta configuração. Li as colaborações dos colegas e parece que todos perceberam que há tantos gargalos e desperdícios de orçamento importantes nas escolhas de componentes quanto eu.

adicionado 0 minutos depois

@Silas Neto Eu tento ajudar, mas a mão nervosa não para.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendi. Agradeço a todos pelas opiniões.

Vou tentar seguir as dicas de vocês na medida do possível e viável.

Quanto ao processador, o 3700 ficou bem próximo do valor que eu tinha orçado no i7.

Já a placa-mãe ficou MUITO mais barata, cerca de 799,00 no Kabum. É essa mesmo a referência? Vi que tem alguns outros modelos, porém não estão disponiveis no Kabum (Pro, Elite, Pro Wifi). Sendo isso mesmo, acho que posso ate pensar em tentar vender minha 1660 e investir na gpu indicada.

Memória, como ainda não comprei, posso fazer essa pesquisa sugerida. Você tem alguma outra sugestão de marca, ou a indicação da pesquisa foi dentro de outros modelos da própria Corsair?

O SSD eu comprei WD pois é uma marca de HD e SSD que já uso a bastante tempo e nunca me deu problema e duraram bastante com um desempenho acredito que satisfatório. E como já comprei, acredito que a opinião positiva no aspecto qualidade, correto?

Watercooler tem funcionado bem também. Acho que da pra manter. 

Fonte pelo menos 01 coisa eu acertei né.. rsrsrs

Gabinete é uma coisa bem pessoal pra mim. Moro numa região onde tenho muito problema com oxidação, o único modelo de toda minha vida que foi muito resistente aos intempéries que passo aqui foi um da Fractal Design, que é bem robusto da linha Define. Perfis bem grossos, bem protegido, e que foi fundamental na conservação dos componentes do meu ultimo PC. Tentei encontrar, mas não encontrei em nenhum lugar. O que achei mais parecido foi esse da InWin. Aparentemente é um pouco inferior, mas achei pessoalmente achei mais robusto que os indicados (não vi todos, mas vi alguns).  

 

Considerando essa placa de vídeo indicada, acreditam que um monitor de 240hz valeria a pena? (RTX 2070 ou 2080).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@George Cabral

  • O 3700 é bem acima do que um PC gamer precisa hoje. Na verdade já está no que eu categorizaria como nível profissional de desempenho. O 3600 já seria mais que suficiente.
  • As placas mãe sugeridas tem bom custo/benefício. Você pode escolher outros modelos se desejar, mas qualquer coisa acima dessas terá mais funcionalidades do que se utiliza em PCs gamer ou domésticos. Mais capacidade de expansão que isso só se usa em servidores ou PCs de edição profissionais. Detalhe, tem ainda a opção da Gigabyte B450M DS3H que tem preço mais em conta ainda.
  • Sua 1660 ainda segura bem jogos atuais com bom desempenho. Só recomendo upgrade se realmente necessário. Vocês poderiam, por exemplo, aguardar a saída da próxima série de GPUs da Nvidia e AMD (ainda esse ano) para comprar algo mais atual e preço similar. Enquanto isso a 1660 segura jogos atuais com ótimo desempenho.
  • Memória pode ser das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG, sendo que a regra geral é que tenham dissipador de calor e velocidade acima de 3000 MHz para aproveitar todo o desempenho da CPU. Gastar muito nesse componente específico pode ser desperdício pelo que falei antes, que o impacto não é tão certo com velocidades superiores. Priorize a qualidade e não tem como errar.
  • SSD, se já adquiriu, não tem erro. Só observei que poderia ter sido um modelo de custo menor, mesmo que da própria WD (os SN500 por exemplo tem bom custo/benefício), sem perda de desempenho efetivo.
  • O WC pode se tornar um ponto de contenda. Primeiramente ele precisa ser compatível com AM4, ou pelo menos ter um kit de instalação à venda por preço bom. A questão de ter desempenho questionável e baixa durabilidade permanece e é uma indicação que deixo para sua próxima aquisição de coolers. AIOs duram até o dia que engasgam ou a bomba falha. Não há reparo, não há sobrevida. Um bom air cooler dura a vida inteira do PC, dependendo mais de um, pois a única peça que podem falhar são as ventoinhas e ele continua funcionando mesmo sem elas, sendo que podem ser substituídas por preços módicos.
  • Fonte acertou, mas se quiser economizar, recomendo a XFX XTR2. Excelente fonte, bom C/B, especialmente com os preços loucos pós alta do dólar.
  • 20 minutos atrás, George Cabral disse:

    Gabinete é uma coisa bem pessoal pra mim. Moro numa região onde tenho muito problema com oxidação, o único modelo de toda minha vida que foi muito resistente aos intempéries que passo aqui foi um da Fractal Design, que é bem robusto da linha Define. Perfis bem grossos, bem protegido, e que foi fundamental na conservação dos componentes do meu ultimo PC. Tentei encontrar, mas não encontrei em nenhum lugar. O que achei mais parecido foi esse da InWin. Aparentemente é um pouco inferior, mas achei pessoalmente achei mais robusto que os indicados (não vi todos, mas vi alguns).  

    Os modelos todos que eu lhe passei são bem vedados e tem bom acabamento. Painel frontal e tampo superior com filtragem, sendo que a maioria tem filtragem extra no painel frontal. Uso hoje um Core X31 em meu PC principal e te falo que mais robusto que isso é raro de se ver. Lembre-se de que o bom fluxo de ar é imprescindível e que todos esses modelos que passei tem isso em mente.

  • 240 Hz é mais um recurso opcional do que necessário em qualquer cenário. Hoje se você ver vídeos comparativos, feitos com gamers profissionais, para ver se o desempenho deles aumenta com a maior taxa de frequência, verá que de 60 Hz para 120 ou 144 há um ganho substancial, mas não tanto acima disso. Veja o vídeo do canal LTT no youtube sobre o assunto e tire sua própria conclusão. Pessoalmente eu não investiria hoje em resoluções acima de 2K, tampouco em frequências muito altas, a menos que saísse por um preço que não descompensasse um investimento puramente opcional.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendi todos os pontos e considerarei. Depois volto aqui pra informar como ficou meu setup.

Vou só da uma pesquisada nessas placas mãe pra entender de fato o que elas oferecem de melhor pra justificar essa diferença toda.

Vi alguns vídeos nesse canal que você indicou e realmente cheguei a conclusão que entre 60hz e 144hz há uma diferença relevante, mas de 144hz pra 240hz não é tão considerável. Notei também que mais importante que a frequência é você conseguir aumentar o fps. Em alguns testes, monitores de 60hz com fps de 300 tiveram resultados semelhantes a monitores com 240hz. Porém, imaginava que pra chegar a fps maiores precisaria de um monitor com uma frequencia alta e fiquei na dúvida, como chego a um fps desse exemplo (300fps) com um monitor de 60hz por exemplo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@George Cabral lembra que mencionei que o mais importante para o desempenho em jogos é a GPU? Ela é quem determina o desempenho final. Não é à toa que é o componente mais caro (ou deveria ser) em qualquer setup gamer. Outros componentes podem criar gargalos (termo usado em erro com muita frequência), mas se tudo for do bom e do melhor, mas a GPU for fraca, o desempenho final será muito inferior a tudo mediano com uma GPU potente.

adicionado 1 minuto depois

Por isso que quando vi o que estava gastando com CPU, MB, memória, fonte, até SSD (que aumenta zero o desempenho por sinal, só reduz tempo de carregamento), sugeri que mudasse a GPU para uma top de linha e reduzisse o restante. Assim que se equilibra o setup para o objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!