Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que o transistor liga e desliga constantemente


Ir à solução Resolvido por rjjj,

Posts recomendados

Bom Dia

Eu estava vendo um vídeo sobre como fazer uma bobina de tesla e a o método usado fazer duas bobinas atuando como transformador, e para a alimentação um circuitinho bem básico, no vídeo o cara explica que o que permite o transformador funcionar mesmo com alimentação de corrente continua é que com o transistor da forma que estava ficava ligando e desligando rapidamente. Daí eu fui fazer uns testes no simulador, o circuito é o seguinte (nesse caso eu removi as bobinas porque meu interesse era só o transistor): image.thumb.png.aeb332d23a16c596c0ace3f291a79144.png

 

eu fiz as medições de corrente de base e de coletor, no gráfico do osciloscópio, como foi dito no vídeo, a corrente tem rapidas interrupções. Até ai tudo bem mas o que me deixa com muita duvida é que isso é um circuito extremamente simples que eu vi varias vezes nas aulas de eletrônica do curso técnico e superior, mas os professores nunca falaram ou mostraram isso. Esse comportamento de "liga e desliga" dos transistores é normal? sempre acontece nos transistores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Primeiro, cursos de transistores são focados em amplificadores AC lineares. Você deve ter visto circuitos de polarização DC e aplicações de amplificação AC, mas não as operações do transistor em si spacer.png:

 

 

spacer.png

 

 

O transistor de junção bipolar pode operar em três regiões gráficas de operação: região ativa (linear), região de corte (chave desligada) e região de saturação (chave ligada). A primeira é utilizada em amplificadores analógicos, enquanto as últimas são usadas para circuitos digitais e de potência.

 

 

 

Considere agora um circuito com indutor de coletor como o de entrada para a bobina de Tesla. O transistor com carga indutiva no coletor sofrerá deslizamentos no ponto de operação devido à carga e à descarga do indutor. Assim, ele possivelmente funcionará com toda a curva corrente-tensão do transistor, ou seja, todas as regiões spacer.png:

 

 

spacer.png

 

 

Por fim, para alimentar o conjunto de indutores da bobina de Tesla é necessária uma tensão contínua pulsante ou alternada (uma tensão não-constante). Isso é alcançado com um oscilador acionando o transistor ou com uma realimentação entre o segundo indutor e o transistor para que este oscile sozinho.

 

 

 

Espero ter ajudado spacer.png.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Danilo Namitala disse:

Daí eu fui fazer uns testes no simulador, o circuito é o seguinte (nesse caso eu removi as bobinas porque meu interesse era só o transistor): 

Se remover as bobinas não funciona, são elas que fazem o transistor ligar e desligar. 

 

O esquema que você fez, na prática só causa um curto circuito. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!