Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

por senha é bom contra o Windows 7 ser invadido?


Posts recomendados

@kifirefox não ajuda.

agora, Matheus Dutra disse:

@kifirefox não ajuda.

o que envolve senha, que pode te ajudar, é colocar auntenticador em todas suas senhas, ai assim, mesmo que o hacker ou virus consiga seus dados, ele nao vai poder entrar por causa do autenticador

ao não ser que voce faça login e dowload em sites duvidosos, abra qualquer link que voce ve por ai, não tem mt o que se preocupar com virus

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kifirefox A menos que o Hacker entre na sua casa e sente na frente do seu computador, a senha não vai ajudar nada. Por sinal, se o hacker sentar na frente do seu PC ele quebra a senha do windows em poucos minutos (segundos se ele tiver alguma ferramenta especial).

Se quer segurança, use o windows 10, jamais o 7, mantenha ele atualizado, use um bom firewall e um bom antivirus (os do windows 10, hoje, se atualizados, são muito bons) e evite entrar em sites suspeitos, não baixe nada de sites de download (superdownloads, baixaqui, etc.). Baixe tudo de sites oficiais, de preferência dos sites que produzem o software. Nunca abra e-mails que não solicitou ou se cadastrou para receber. Fora isso, não use pendrives no seu PC com a função de auto-execução de pendrives ativada, sempre desative essa opção do windows.

Mais segurança do que tudo isso só tirando o PC da tomada.

 

Ah, e não quebre muito a cabeça com VPN. Temos tido um número enorme de vazamentos de provedores de VPN. A menos que a aplicação seja específica, simplesmente acho desperdício de dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kifirefox Senha na hora do login? Isso é só pra  caso você não queira que alguma pessoa de casa mexa no seu computador..

20 minutos atrás, kifirefox disse:

Porque o Linux mint tem senha e o Windows 7 ou 10 não precisa? O Linux é mais seguro contra invasão hacker por isso ou por outro motivo?

se o linux tem senha, e porque o windows não? e ajuda a segurança contra invasão? etc.

O Linux é mais seguro pois, para qualquer modificação no sistema, seja baixar algum programa, editar arquivos.. ele vai pedir uma senha ( só nisso já reduz drasticamente a chance de instalarem um virus/modificarem de seu computador). Já no Windows, é um simples " Sim" ou "Não".

Além disso, em algumas distro Linux tem repositorios oficiais. Ai é só baixar por lá. É por isso que o Linux é tão seguro,entre outras coisas..

@kifirefox Aconselho FORTEMENTE a sair desse Windows 7.. cheio de brechas, sem atualização.. teste uma distro Linux ( Aconselho o Ubuntu, mas isso é pessoal), você vai poder personalizar tudo a bel prazer.. e ainda estar mais seguro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 17/11/2020 às 19:46, kifirefox disse:

Porque o Linux mint tem senha e o Windows 7 ou 10 não precisa?

Em 17/11/2020 às 20:06, Shanks. disse:

O Linux é mais seguro pois, para qualquer modificação no sistema, seja baixar algum programa, editar arquivos.. ele vai pedir uma senha, já no Windows, é um simples " Sim" ou "Não".

O Windows também possui essa funcionalidade (estou utilizando-a nesse exato momento), a única diferença é que no Linux é obrigatório coloca-la, enquanto que no Windows é opcional.

 

image.png

 

Em 17/11/2020 às 19:46, kifirefox disse:

Aproveitando o tópico de novo

Porque o Linux mint tem senha e o Windows 7 ou 10 não precisa? O Linux é mais seguro contra invasão hacker por isso ou por outro motivo?

se o linux tem senha, e porque o windows não? e ajuda a segurança contra invasão? etc.

É importante você entender a diferença entre ser hackeado e ser infectado.

 

Ser hackeado é quando um usuário consegue por determinados meios invadir suas contas (e-mail, redes sociais, banco, etc.), enquanto que ser infectado é caso você baixe algum software na internet que porventura esteja com algum malware, sendo que esse malware pode executar as mais diversas funções (como monitorar o que você digita, tirar prints da sua tela, usar seu computador como bot para botnets, dentre outros casos).

 

Você colocar senha no Linux (ou Windows) irá sim aumentar sua segurança, pois reduz as chances de você (ou algum usuário do seu computador) instalar algum programa malicioso, os quais muitas vezes necessitam de privilégios de administrador (ou seja, o usuário executar o arquivo como root ou como administrador), mas isso não vai impedir que um "hacker" te hackeie se você se descuidar na internet.

Também é importante notar que a realidade do mundo da segurança digital é TOTALMENTE diferente daquilo que é retratado nos filmes, um hacker para te hackear precisaria ter acesso a sua rede, e para isso ele teria que realizar alguns procedimentos que muito provavelmente não darão certo, dentre eles: invadir sua casa e usar o seu computador.

 

Um relatório do site BeyondTrust listou cerca de 900 vulnerabilidades encontradas no Windows 10 em 2019, sendo que cerca de 80% delas não causariam nenhum problema se os usuários não estivessem logados como administrador.

https://www.beyondtrust.com/resources/whitepapers/microsoft-vulnerability-report-2019

 

Resumindo: Colocar uma senha tanto no Linux, Windows ou até mesmo Mac irá fazer com que você reduza drasticamente as chances de você ser infectado (mas isso NÃO É algo que aumentará 100% sua segurança, pelo contrário, é somente um de vários procedimentos que você deve seguir para se manter seguro na internet), mas isso não muda o fato de você necessitar de um antivírus e de ser um usuário cuidadoso, não sair clicando nem baixando tudo o que você vê pela frente e seguir outras dicas, como as citadas pelos colegas acima.

 

E novamente, não confunda ser infectado com ser hackeado. Os malwares são nada menos do que ferramentas criadas por hackers para automatizar a tarefa deles, ou seja, seja um usuário cuidadoso e você nunca precisará se preocupar com seu computador ser infectado (e consequentemente evitar ser hackeado, pois se você for infectado com um keylogger por exemplo, o criador desse malware poderá visualizar as senhas que você digitou e hackear suas contas).

 

PS: Caso queira colocar uma senha de administrador no Windows, vá em Iniciar > Configurações > Contas > Familia e outros usuários > Adicionar outra pessoa a esse computador > Não tenho as informações dessa pessoa > Adicionar um novo usuário sem uma conta Microsoft > Coloque o nome e a senha > Avançar > Clique na conta que você acabou de criar > Alterar o tipo de conta > Mude para Administrador.

 

Reinicie o PC e pronto, a partir dai, sempre que você for executar alguma coisa como administrador, o Windows irá solicitar a senha do administrador.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Shanks. disse:

@GabrielLVQue bacana, é uma função nova ou já tinha? Não sabia..

Até onde eu sei, ela existe desde o Windows Vista (versão essa que introduziu o UAC), mas ela é extremamente desconhecida pelos usuários (infelizmente, pois assim como no Linux é obrigatório, na minha opinião deveria ser obrigatório no Windows também, visto que isso aumenta bastante a segurança do usuário).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Matheus Dutra disse:

@GabrielLV então, essa função de senha para entrar como administrador, é só se o cara sentar na sua cadeira do pc, ou usar um programa tipo o teamviwer pra mexer no seu pc ? e no caso ele só conseguiria fazer isso enquanto voce nao estivesse vendo o pc?  

Não entendi sua pergunta.

 

E o Team Viewer é um software para conexões remotas, sendo que para alguém conseguir acessar seu PC a partir dele, é necessário que você passe para ele o ID e a senha informadas no próprio programa (sendo que a senha muda a cada vez que você abre e fecha o software), fora que você pode ver tudo o que o outro usuário está fazendo no seu PC e cancelar a conexão a hora que quiser.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV UAC é meio enganoso. Tem tantas formas de burlar que eu nem consigo contar. Não confio e não recomendo. Além de atrapalhar o usuário, dificilmente protege de verdade, especialmente se o usuário for relapso. Para quem é cuidadoso é ótimo, mas para essas pessoas nem precisa do recurso, pois as precauções o precedem. 

Penso que a maior parte dos recursos de segurança do windows são só visuais, pouco eficazes. O maior recurso de segurança de qualquer usuário de windows é o conhecimento e perspicácia do usuário. Sem esses, todos são presas fáceis.

Linux é mais seguro, sim, mas se o usuário não se aprofundar também fica vulnerável... No final penso que a segurança é sempre mais dependente do usuário do que do sistema em si.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@WOZ Dods A pessoa quando quer fazer bobagem no computador é sempre muito boa em conseguir, a ponto de não adiantar instalar um antivírus por exemplo pois o usuário será o primeiro a desativa-lo para instalar algum software pirata, então de fato não adianta nada seguir todos os protocolos de segurança sendo que o dono do PC sempre irá desativa-los para fazer alguma bobagem.

 

Ser precavido é somente um dos vários procedimentos de segurança para se manter seguro na internet, mas assim como todos os outros, ele por si só não garantirá 100% de segurança, um exemplo perfeito disso foi o caso do CCleaner, onde o site oficial foi invadido e os arquivos originais foram substituídos por arquivos maliciosos, comprometendo os milhões de usuários que baixaram esse software do site original. Considerando o raro caso de um usuário ser extremamente precavido, não ter antivírus instalado por achar desnecessário porém gosta de utilizar esse software (seja lá por qual motivo), nesse caso ele teria sido infectado.

 

O ponto é, novamente, segurança na internet não é questão de uma ou outra atitude individual, mas sim um conjunto de atitudes (dai chamo de protocolo), uma coisa não elimina a outra. O caso do CCleaner é bastante raro de ocorrer pois sabemos que invadir um site não é algo fácil de fazer (diferente do que os filmes retratam), mas é algo para sempre se ficar atento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV Você tem razão em tudo que falou meu caro. Eu apenas quero advertir os desavisados que UAC da microsoft é um engodo, como tantos outros que a empresa propõe. O volume de usuários que se acostuma e se torna complacente em clicar no "SIM" quando aparece uma mensagem, sem sequer ler o seu conteúdo, é enorme. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV é possivel eu saber se um arquivo tem virus extraindo ele e olhando pasta por pasta?

agora, Matheus Dutra disse:

@GabrielLV é possivel eu saber se um arquivo tem virus extraindo ele e olhando pasta por pasta?

no caso estudo e entendo um pouco de progamação, ai eu poderia olhar até os algoritmo dos arquivo, é claro que isso daria muito trabalho, mas se eu puder evitar um virus ou malware fazendo isso eu nao me importo de reservar tempo pra isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
32 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

@GabrielLV é possivel eu saber se um arquivo tem virus extraindo ele e olhando pasta por pasta?

no caso estudo e entendo um pouco de progamação, ai eu poderia olhar até os algoritmo dos arquivo, é claro que isso daria muito trabalho, mas se eu puder evitar um virus ou malware fazendo isso eu nao me importo de reservar tempo pra isso 

Não sei dizer com certeza pois essa não é minha área, e também isso irá depender do malware em específico, pois não são todos que ficam "dando sopa" ali em uma pasta para serem removidos a qualquer hora.

 

E é muito mais prático você simplesmente instalar e fazer uma verificação com um antivírus, pois ele faz esse procedimento de maneira totalmente automática, sendo que se fosse fazer manualmente, você perderia longa e longas horas explorando cada pasta do Windows (por existirem diferentes tipos de malware com as mais variadas funções, tenha certeza de que cada um foi programado para agir de um jeito, ou seja, eles podem muito bem se esconder em diversos locais diferentes, e não em uma única pasta).

 

E também, "vírus" é um tipo de malware que "infecta" outros arquivos, esse pode ser removido sem a exclusão do arquivo, agora quando estamos falando de cavalos de troia por exemplo, estamos falando de um arquivo original que possui códigos maliciosos em sua programação, sendo que não é possível desinfeta-lo e por isso os antivírus simplesmente o apagam,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV entendi, é que pra mim, que tenho 16 anos, e tenho um pai conservador, que jamais me deixa gastar com coisas virtuais, só me resta a opção de pegar os que ficam gratis na epic, ou comprar jogos na promoção que custam 20 reais ~ pagando no boleto, mas usar antivirus pirata, pelo o que eu ouvi falar, nao vai adiantar muito, pois se um virus novo for feito, e o antivirus nao for atualizado, ele nao vai detectar, isso é o que eu ouvi falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usar antivírus pirata é um dos piores erros que um usuário pode cometer. É a mesma coisa que, por exemplo, tomar vacina com a agulha enferrujada ou trancar a porta para sair de casa e deixar a chave na maçaneta. As opções gratuitas de antivírus no mercado já são mais do que o suficiente para o usuário doméstico, não tem motivo algum para pirateá-los.

 

Os antivírus também possui módulos para detectar novos vírus (embora, claro, não seja eficiente para 100% dos casos), mas isso não descarta o fato de você precisar ser um usuário cuidadoso na internet. De nada adianta ter todos os programas de proteção e sair clicando/baixando em tudo o que você vê por ai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!