Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito motor vidro elétrico com proteção de sobre corrente


Posts recomendados

estou fabricando uma ponte h com negativo comum, para ser usado em motor de vidro elétrico. quero fazer com que ele pare caso trave, o que ocorreria quando o vidro chegasse ao fim de curso. quero usar um tipo de sensor de sobre corrente. fiz isso usando uma resistência shunt, mas a tensão que surge nela, não to conseguindo chavear nem um transistor. que excitaria um rele pra cortar a alimentação. motor 12v, uso dois reles 5 pinos (1x2) polo/posição, corrente de corte de 5a, shunt é 0,8 ohms. alguém tem alguma ideia/esquema ? obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra algo mais preciso, fica melhor um amplificador operacional nesse shunt. 

A saída do operacional pode ser ligado a um relé para cortar a ponte H, com um relé se faz um contato de selo. Assim forma uma espécie de flip flop que corta o circuito deixando pronto pra outra. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato o lance da trava flip flop final de curso era óbvio d+ e queria que fosse o comentário do autor. Há de se elaborar uma lógica - que também pode ser puramente elétrica - de modo que nesta condição final só se permita a corrente reversa.

Mas o melhor mesmo é copiar do sistema antiesmagamento da máquina de vidro que já existe 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, .if disse:

Mas o melhor mesmo é copiar do sistema antiesmagamento da máquina de vidro que já existe

Esse usa o shunt também, já abri um relé automotivo pra ver. 

Só que também usa um uC pra fazer as comparações de tensão e reverter a rotação de imediato. Além de outras funções. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre a sobre corrente já era esperado o shunt. Caso ele tenha intimidade com mc's, arduinos e cia, seus problemas acabaram. Caso contrários, o desafio pro garoto é não usar mc e bolar uma lógica pra trava final com reversão. A ideia do relé de selo lhe é um norte...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeiramente obrigado a todos porestarem colaborando. não tenho conhecimento com micro controladores, um pouco de arduino. gostaria de fazer uma logica simples mesmo. a ideia de usar um amp operacional passou pela minha cabeça. seria minha proxima tentativa. vou colocar aqui o esquema que fiz. é comum e é com reles. nesse caso a186150682_WhatsAppImage2020-11-25at18_18_32.thumb.jpeg.9f495a7e8aae4e02e32a6fe9ca0766b5.jpeg

considerem o shunt com 0.8 ohms. nesse caso ocorre o que foi mencionado pelo colega "mor", o rele fica vibrando, um tipo de loop corta e rearma. pensei em acumular uma carga na base do transistor pra segurar um tempinho o rele desligado, mas não obtive sucesso com isso. estranho que na teoria e simulando no proteus tudo funciona perfeitamente, mas na pratica não é igual...  

ah ,mas deixa eu explicar uma coisa.. esse modelo aí do esquema, tem um funcionamento diferente. foi o primeiro que eu fiz. esse usa um pnp que fica saturado até  o surgimento de uma tensão na base e aí entrando em corte e deligando os dois reles. depois comecei a usar um outro esquema que satura um transistor e liga umn rele e o mantem ligado por um tempinho. nesse caso seriam 3 reles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quase te dei a ideia do capacitor memória lá no começo. Que legal que sincronizamos intuições. Vai dar um tranquinho com frequencia menor.

Pra refletir... pra travar 'pra sempre', troque o transistor por um scr. Economiza diodo e capacitor. Pra destravar... não quero lhe tirar o prazer de usar os neurônios 😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!