Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de PC para multitarefas.


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá Nobres Companheiros!

 

Sou novo no fórum... Então, prazer, me chamo Ernany. 

Com o novo normal, estou precisando de um desktop para trabalhar. 

Eu não tenho nada. Vou comprar da placa-mãe ao monitor...

Mas depois de ler todo o conteúdo que consegui... Me sinto perdido para tomar a decisão do que comprar. 

Quero um computador que não seja fraco e não trave.

Uso bastante o navegador de internet para ler email, whatapp, Youtube, e afins.

Uso o programa de reuniões Zoom, para o trabalho.

Fico com o word e Excel  aberto. 

Faço o uso dessas aplicações todas ao mesmo tempo. Tudo aberto.

O meu Notebook é um guerreiro, mas esta pedindo socorro... rrsrsrs

Ele é um I5 3337 ( se não me engano) Com 2GB de ram (Guerreiro, viram?).

 

Não tenho limite de gasto. Preciso de algo que seja BOM.

Talvez algo que dê pra eu fazer upgrades posteriores.

 

Desde Já agradeço ajuda. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ernany Oliveira Considerando Dinheiro limitado, mas com o suficiente para ficar feliz com o que tem.....

processador Ryzen 7 3700x

Placa-mãe Asus 570x (a escolha só tem de ser e recomendo Asus.)

Memória: A maiss em conta que achar de 3200Mhz 2 pentes de 8GB totalizando 16GB no mínimo, mas para ter tranquilidade recomendo 32GB assim pode ficar com tudo aberto ao mesmo tempo.

SSD de 1TB m.2 protocolo MVMe.

RTX 3070.

Fonte 650W 80 plus gold

 

 vai sair mais ou menos uns 10mil.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Yan_ disse:

AMD Ryzen threadripper 3990x - 26.000

nVidia Quadro RTX 8000 - 114.000

Rsrsrsrs

19 minutos atrás, Ernany Oliveira disse:

Uso bastante o navegador de internet para ler email, whatapp, Youtube, e afins.

Uso o programa de reuniões Zoom, para o trabalho.

Fico com o word e Excel  aberto. 

Faço o uso dessas aplicações todas ao mesmo tempo. Tudo aberto.

Com 3000 reais dá pra montar uma configuração que me dê uma folga?

Ps.: Não usarei o PC para programas gráficos pesados.

22 minutos atrás, Ernany Oliveira disse:

Talvez algo que dê pra eu fazer upgrades posteriores.

Não precisa ser algo top de linha... afinal, posso fazer upgrades posteriores.

Eu havia pensado em pegar algo mais antigo que fosse o top de linha. Pensando claro, no custo-beneficio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Ernany Oliveira No que vou recomendar agora já vou deixar as siglas que usamos para você entender melhor a "língua" se não tiver intimidade.

 

CPU (processador):

Ryzen 5 3400G - esse modelo tem desempenho de processamento e de vídeo intermediários. Como você não precisa de processamento de vídeo 3D (jogos), então ele não é a melhor opção. Apenas te poupa de ter que investir em uma GPU (placa de vídeo) à parte. Se quiser fazer esse investimento adicional, aí minha recomendação fica sendo:

Ryzen 3 3100 - Bom desempenho de processamento para todas as atividades que citou, vai durar bastante. Para o vídeo pode adquirir uma AMD Radeon RX550 ou até abaixo dela. Tem GPUs a partir de 200 reais, mas a RX550 vai oferecer a opção de conectar três monitores, o que é muito bom para produtividade.

 

MB (placa-mãe):

Bom custo benefício é a AB350M DS3H V2. Se quiser gastar um pouquinho mais e ter algo que permitirá mais upgrades, então a B450M DS3H. Se for comprar o Ryzen 3 3100 (ou qualquer outro 3xxx sem vídeo integrado que é o G no final do modelo), pode pegar também a A520M DS3H. Esta última é a melhor hoje, pois permite upgrade com a 5ª geração Ryzen. O defeito dela é não ter compatibilidade com OC (over clocking), mas se não for utilizar esse recurso priorize ela.

 

RAM (memória):

Marcas boas são G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. Você vai precisar de 8 GBs para rodar bem, 16 GBs para rodar com máximo desempenho que os demais componentes permitirem (e usar 30 abas do chrome sem perda de desempenho, por exemplo). A velocidade ideal é 3200 MHz, pois tem bom preço se comparado a velocidades maiores e menores, sendo que Ryzen se beneficia de velocidades mais altas do que 3000 MHz de maneira geral. Para facilitar, use este filtro para escolher: filtro de memórias - kabum

 

Fonte:

Esse é o componente que determina a durabilidade do PC e o impacto na sua conta de luz. Se não tem limite para orçamento pré-estabelecido e quer o melhor custo/benefício, recomendo a Leadex III 550W da Terabyteshop ou a XPG Core Reactor 550W. Ambas tem certificação 80+ Gold, excelentes proteções e regulação, bem como garantia estendida (7 anos para a 1ª, 10 para a 2ª).

 

Gabinete:

Também colabora muito na durabilidade do PC ao ventilar corretamente os componentes. Recomendo os abaixo, de acordo com sua preferência. Os modelos Aero One Frost e Carbide Spec Delta tem a vantagem de já terem quatro ventoinhas pré-instaladas, o que te poupa de trabalho, mas tem seu custo adicional por serem todas RGB. Se achar abaixo de 500 reais compre sem medo, porque vale muito a pena. Acima de 500 vai do quão caro estiverem e o quanto você se dispõe a pagar. O Matrexx 55 mesh é o melhor custo/benefício de todos, no entanto, e você só terá que acrescentar 3 ventoinhas para ficar bem ventilado.

  • Aerocool Aero 500G RGB BK
    Aerocool Aero One 
    Aerocool Aero One Frost
    Aerocool Menace Saturn FRGB
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
    Corsair Carbide SPEC-04
    Cougar MX330-G
    Cougar MX410 Mesh-G
    Deepcool E-Shield
    Deepcool Matrexx 55 Mesh
    Galax Nebulosa (Micro ATX)
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB
    Thermaltake Core X31
    Thermaltake Versa J24

SSD (solid state drive):

Esse é o componente mais usado em upgrades hoje. Ele permite ao seu computador ligar completamente, carregar o sistema e fazer login em 15 segundos ou menos dependendo do modelo. Aumenta a velocidade de abertura de programas em geral também (word, excel, power point, google chrome, dentre outros, passam a abrir quase instantaneamente). Vale seu preço, mais ainda com as quedas recentes. Os modelos M.2 NVMe (também conhecidos como PCIe) são os melhores e o preço despencou esses últimos tempos. Marcas que recomendo são WD, Intel, Samsung, G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG. Filtro para comprar: filtro SSDs - kabum

Esse componente pode substituir ou ser usado em par com um HD (disco rígido) tradicional. Custa caro usar grandes capacidades de armazenamento em forma de SSD, valendo a pena geralmente comprar um SSD de 120 a 240 GBs para o sistema e um HDD tradicional de 1TB ou mais para os arquivos pessoais. Se você só usa arquivos de texto e pouca mídia (fotos, músicas, vídeos e jogos), então só o SSD já pode bem lhe bastar. Se seu notebook tinha menos do que 100 GBs de espaço ocupado, um SSD de 240 GBs pode ser mais que suficiente para anos de uso.

 

HD:

Compre Western Digital, caviar blue, da capacidade que desejar. Essa é minha recomendação mais simples pois este é o que tem melhor custo/benefício hoje.

 

Ventoinhas:

Se escolher gabinete que não venha com pelo menos quatro instaladas, compre o suficiente para somar quatro na totalidade. Os gabinetes costumam ser compatíveis com ventoinhas de 120 a 140 mm, sendo que as de 140 mm tem a vantagem de gerar menos ruído. Quantas ventoinhas e quais os tamanhos cada gabinete suporta você pode descobrir na página da loja ou do fabricante. Preços de 20 a 40 reais das boas marcas são a faixa que considero ideal. Marcas de qualidade: Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe. Filtro: filtro para ventoinhas - Kabum

 

GPU (placa de vídeo):

Como recomendei, o ideal seria uma RX 550 de baixo custo para o que precisa. Marcas boas são Gigabyte, MSI, Asus e Galax. Deixo o filtro mais uma vez: filtro GPU - kabum

Exemplo de GPU que recomendo:  de Vídeo Asus Phoenix AMD Radeon RX 550

 

Monitor:

Considero este um componente muito específico e muito particular. Cada pessoa tem suas preferências de tamanho, tipo de painel, recursos e especificações. Se você só quer um monitor bom que lhe ofereça imagem de qualidade e sem muitas frescuras, compre um LG de 22 ou 24 polegadas. A faixa de preço dos modelos mais recentes é de 699 reais para um realmente muito bom, mas existem modelos com especificações mais simples que custam menos. Os que indico hoje pelo custo/benefício são o LG 22bn550y ou 22mp58vq. Esse tipo de produto pode ser comprado em lojas de departamentos, mas às vezes tem bons descontos em lojas de informática também para compra á vista.

 

Teclado e Mouse:

Simplificando, recomendo Logitech e Microsoft. Logitech, em geral, é superior. Modelos wireless onde o teclado é resistente à líquidos custam à partir de 150 reais (o mouse com teclado).

 

Lojas boas: Kabum, Terabyteshop e Pichau.

 

Ademais, é recomendável que você mesmo monte seu PC se quiser algo de melhor qualidade, durabilidade, desempenho e preço. O processo de montagem é simples e requer pouco aprendizado (dá para aprender vendo vídeos no youtube, desde que você escolha bons vídeos é claro) e lendo tutoriais. As dúvidas pode sempre tirar aqui no fórum. Outra opção é contratar um técnico de confiança para montar o PC para você. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ernany Oliveira Esqueci de falar de proteção. Não sei seu nível de conhecimento de informática, então devo adverti-lo que não usamos mais estabilizadores hoje. São peças de museu tecnológico que reduzem a vida útil de qualquer equipamento moderno ligado a eles. O trabalho que eles DEVERIAM fazer, as fontes atuais fazem melhor. Adiciona-los ao equipamento dificulta o funcionamento da fonte e reduz sua vida útil, além de acrescentar anomalias ao elétricas ao sistema. 

O que usamos hoje no lugar deles são os dispositivos de proteção contra surto (DPS). A única marca de qualidade amplamente disponível que temos é a clamper. Os modelos mais conhecidos são o energia 5 e energia 8, bem como o multiproteção 8. Esses você pode comprar onde achar com menor preço, pois são equipamentos muito bons e confiáveis. Adicionalmente tem a WAZ que é autorizada da clamper e a própria loja virtual clamper, sendo que ambas oferecem algumas promoções muito boas de vez em quando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ernany Oliveira Pode mandar, mas se for coisas pertinentes ao tópico peço que concentre-se em responder aqui. Assim ajudamos quem tem as mesmas dúvidas. 

Não deve ter conseguido enviar porque é novo membro, e tem que ganhar um pouco de "XP" para fazer certas coisas.

@Ernany Oliveira Mais uma coisa que esqueci de mencionar. Se tiver dinheiro sobrando e quiser o melhor processador custo/benefício hoje, compre o Ryzen 5 3600. É um monstro em processamento e multitasking de maneira geral. Acima dele tem muitos modelos superiores, mas o que ele oferece pelo quanto custa o torna uma excelente escolha. O 3100 já vai te bastar muito bem, mas se quiser gastar a mais no seu sistema e não souber onde, fica a dica.

Dei uns likes nos seus posts para ver se libera para você mandar MP, mas provavelmente você terá que participar de mais tópicos para chegar no nível que precisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  beleza meu mano. Obrigado.

Sou entusiasta da informática a muito tempo. Desde criança... Mas tem 7 anos que estou afastado desde tema, por isso tudo é muito novo pra mim. Rsrsrs... Quando eu tinha 16 anos fiz um curso de montagem e manutenção em microcomputadores... Me lembro, foi no Senac... Naquela época fiz o curso na plataforma LGA 775. De lá pra cá me desliguei da informática porque segui um caminho academicamente diferente. Fui cursar economia. Rsrsrs... Daí quando veio a pandemia precisei trabalhar em casa.

Daí voltei minha atenção há informática novamente.

Eu até pensei em montar algo na plataforma LGA 1155... Por daí, eu poderia trabalhar e nas horas vagas ser um passatempo. Mas pelo que li, a plataforma 1155, já está obsoleta e vou passar raiva... Concorda?

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Ernany Oliveira disse:

Sou entusiasta da informática a muito tempo. Desde criança... Mas tem 7 anos que estou afastado desde tema, por isso tudo é muito novo pra mim. Rsrsrs... Quando eu tinha 16 anos fiz um curso de montagem e manutenção em microcomputadores... Me lembro, foi no Senac... Naquela época fiz o curso na plataforma LGA 775. De lá pra cá me desliguei da informática porque segui um caminho academicamente diferente. Fui cursar economia. Rsrsrs... Daí quando veio a pandemia precisei trabalhar em casa.

Daí voltei minha atenção há informática novamente.

Eu até pensei em montar algo na plataforma LGA 1155... Por daí, eu poderia trabalhar e nas horas vagas ser um passatempo. Mas pelo que li, a plataforma 1155, já está obsoleta e vou passar raiva... Concorda?

Se tivesse todas as peças em mãos não seria um problema montar uma plataforma obsoleta. O problema é gastar dinheiro vivo com coisas do tipo a esta altura do campeonato. 

Minha história é parecida com a sua, exceto no sentido de que eu nunca parei com a informática. Aos 14 fiz um curso com um dos sócios de uma escola de informática aqui da minha cidade e daí fui seguindo. Mais tarde fui fazer um curso no Senac também, época do 775 também, o professor ensinou tanta coisa antiga que eu gastei mais tempo ensinando os colegas do que prestando atenção no que ele falava.

Sendo a única pessoa na família e grupo de amigos que sabia alguma coisa de informática (literalmente ninguém sabia nada), logo virei o conserta tudo. 6 anos depois precisei de uma renda extra e comecei a cobrar valores simbólicos pelos reparos. Eu tinha todas as ferramentas possíveis ao meu alcance (eletrônica é tradição na família), mas não tinha um PC. Inventei soluções aos montes para cada situação de falta de recursos, chegando a ter uma placa de vídeo com S-video só para ligar os PCs em uma TV que tinha. Comecei a adquirir acessórios e ferramentas especializadas, eventualmente montei um laboratório bem completo, mas nunca trabalhei com informática para ganhar dinheiro, só por prazer no tempo vago. Isso significou, em tempos de alta demanda, noites mal dormidas aos montes, mas eu gosto, então é legal. Hoje trabalho com isso só por indicação. Raramente sequer lembro de dar meu cartão de visitas ou mencionar que é minha profissão, ainda sim a clientela é fiel justamente porque não os vejo como "pessoas do outro lado do balcão" como eu costumo falar.

 

Ter esse tipo de passatempo sempre é bom, sempre é divertido, especialmente se você puder torna-lo minimamente rentável. Isso lhe dá razão para não abandonar, mas não lhe priva da diversão por não ser obrigação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se tivesse todas as peças em mãos não seria um problema montar uma plataforma obsoleta. O problema é gastar dinheiro vivo com coisas do tipo a esta altura do campeonato. 

Minha história é parecida com a sua, exceto no sentido de que eu nunca parei com a informática. Aos 14 fiz um curso com um dos sócios de uma escola de informática aqui da minha cidade e daí fui seguindo. Mais tarde fui fazer um curso no Senac também, época do 775 também, o professor ensinou tanta coisa antiga que eu gastei mais tempo ensinando os colegas do que prestando atenção no que ele falava.

Sendo a única pessoa na família e grupo de amigos que sabia alguma coisa de informática (literalmente ninguém sabia nada), logo virei o conserta tudo. 6 anos depois precisei de uma renda extra e comecei a cobrar valores simbólicos pelos reparos. Eu tinha todas as ferramentas possíveis ao meu alcance (eletrônica é tradição na família), mas não tinha um PC. Inventei soluções aos montes para cada situação de falta de recursos, chegando a ter uma placa de vídeo com S-video só para ligar os PCs em uma TV que tinha. Comecei a adquirir acessórios e ferramentas especializadas, eventualmente montei um laboratório bem completo, mas nunca trabalhei com informática para ganhar dinheiro, só por prazer no tempo vago. Isso significou, em tempos de alta demanda, noites mal dormidas aos montes, mas eu gosto, então é legal. Hoje trabalho com isso só por indicação. Raramente sequer lembro de dar meu cartão de visitas ou mencionar que é minha profissão, ainda sim a clientela é fiel justamente porque não os vejo como "pessoas do outro lado do balcão" como eu costumo falar.

 

Ter esse tipo de passatempo sempre é bom, sempre é divertido, especialmente se você puder torna-lo minimamente rentável. Isso lhe dá razão para não abandonar, mas não lhe priva da diversão por não ser obrigação.

Bacana sua história.

Vou continuar minha busca...

Uma duvida... essa placa-mãe A520M DS3H, tem suporte pra todos os processadores AMD Ryzen?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Ernany Oliveira disse:

Bacana sua história.

Vou continuar minha busca...

Uma duvida... essa placa-mãe A520M DS3H, tem suporte pra todos os processadores AMD Ryzen?

 

Placas-mãe da Asus São conhecidas por oferecer suporte a geração anterior de processadores mesmo sem informar no site dela, ou seja ela dá suporte até a os Ryzen 2400G, mas isso é extra oficial o que significa que se não funcionar eles não se responsabilizarão, mas fica a dica por isso prefiro Asus.

 

Ou seja mesmo AMD dizendo que chipset dela b550 e a520 não tem suporte a 1º e 2º geração.. Asus prova o contrário e traz o suporte em suas BIOS coisa que não é vista em outras marcas, que seguem as recomendações da AMD.

 

Só falei isso para deixar bem claro.

Mas não sei se todos as placa-mãe da ASUS tem esse suporte extraoficial, acredito que seja somente as que tem uma BIOS grande, com mais espaço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Essa foi nova para mim. Não tinha visto essas notícias ainda. Realmente a "desculpa" que a AMD deu para não incluir suporte para CPUs antigas e novas nas mesmas placas mãe é o tamanho da memória da BIOS. Por isso disseram, inclusive, que para as B450 darem suporte a 5th gen, teriam que perder suporte para todas as anteriores. Bom ver que as fabricantes estão sendo mais espertas do que isso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods  É mais ou menos isso o que vou dizer... Na prática o chip da BIOS precisa ter no mínimo 256Mb, para suportar qualquer geração de processadores, se for pequena precisa retirar os antigos para caber os novos.

 

A questão do PCI-e 4.0 que foi retirado o suporte nas B450 e X470 já é um pouco mais complexo.... Parece que o PCI-e exige muito mais do chipset, o que pode o fazer aquecer mais que o projetado, Lembra? que tinha no começo do lançamento dos Ryzen 3000+ as B450 e X470 receberam suporte das fabricantes através de BIOS e depois as fabricantes retiraram... Eu Acho que a AMD ameaçou as fabricantes que os chipset fornecidos por ela não foram projetados para PCI-E 4.0 e se os mesmo dessem problema ela não ia fornecer suporte para esses fabricantes. Ai os fabricantes retiraram as BIOS de suporte ao PCI-E 4.0 nas x470 e b450 de seus sites colocando novas BIOS mais estáveis e melhores mas sem suporte a PCI-E4.0.

 

Isso explica o porque os Chipsets novos consomem mais energia, talvez pelas exigências do PCI-E 4.0.

 

OBS: Para ter PCI-E 4.0 ainda precisa de um processador ryzen 3000+ ou superior (sem o G) e agora somente placas-mãe acima das x470 e b450 (sendo que essas como não foram projetadas para isso o suporte de compatibilidade foi retirado após ser dedo não oficialmente)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Pois é. Acaba sendo tudo muito positivo se for pensar. Essa pressão para que o tamanho das BIOS seja aumentada para oferecer recursos adicionais pode ter um impacto positivo na ponta dos fabricantes. Mais ainda se um já oferece os recursos adicionais e outros ficaram para trás. Parabéns para a Asus nesse sentido. Fiquei muitos anos achando que a Asus estava decaindo em alguns sentidos (tive experiências muito negativas com algumas MBs da Asus nos últimos anos, apesar de terem sido poucas), mas com essa notícia volto a ter um pouco mais de fé na marca. Vamos ver se as outras grandes fabricantes seguem logo o exemplo, que seja só para competir.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!