Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Manutenção em antiga TV CRT Sanyo CTP 6710


Ir à solução Resolvido por Ferox Graxaim,

Posts recomendados

  • Moderador

Boa tarde! Tenho uma TV Sanyo da década de 70 que estava com um problema de vazamento de alta tensão. Quando abri, vi que a chupeta tinha virado uma gosma com o passar dos anos (conforme as fotos), então obviamente ali está o problema.

IMG_20200810_162956307.thumb.jpg.b9fbb54f4281d39918c7960fb4450d5d.jpgIMG_20210131_145758304.thumb.jpg.572833564e2df9787f9754bba84f6bd0.jpg

[A TV estava bem suja quando tirei essas fotos, mas eu já limpei.]

Quando eu fui para trocar a chupeta por outra que tenho aqui, percebi que o fio do flyback dessa TV é mais fino, então entra com folga... A princípio imaginei que eu teria que conseguir outra chupeta, mas vi alguns macetes de corrigir vazamento de alta tensão usando cola quente, e isso me deixou com uma dúvida: Posso simplesmente preencher o vão da chupeta com cola quente, silicone ou algo do tipo, nem que seja como uma solução temporária? Ou é melhor eu conseguir outra chupeta? Desde já agradeço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@vtrx Então, mas posso usar essa chupeta mais nova que tenho pra trocar, e preencher o vão com silicone? Ou é melhor que eu consiga uma chupeta adequada para esse flyback? Pelo que me parece, chupetas de monitor dão certo nessa TV. Eu até tenho uma chupeta de monitor, mas quando fui tirar do monitor acabei estragando sem querer (conforme a imagem), aí acredito que não dá de usá-la...IMG_20200810_154736897.thumb.jpg.84792917d38f84071ce6b8b11c23840d.jpg

 

44 minutos atrás, vtrx disse:

Outro detalhe,o vazamento pode ser causado por oxidação no orifício no tubo.

Hum... Eu não lembrei de olhar se tem alguma oxidação no anodo do tubo... Vou verificar! Mas acredito que o vazamento era só poeira e o fato da chupeta ter se transformado em uma gosma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode colocar chupeta de tv de 20 polegadas a das lgs cai bem ai,além de ser sujeira e umidade q pode ocorrer vazamento,pode ser a presilha do flyback oxidade ou ou enferrujada a que fica na chupeta mesmo da uma olhadinha ai,enquanto o tubo limpa bem a area do mat onde vai a chupeta com o thiner,depois aplique vazelina,silicone é mais quando você limpa bem a area do mat trocando chupeta e tal continua vazamento,silicone é mais uma ultima opção.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 horas atrás, Luan 1986 disse:

Pode colocar chupeta de tv de 20 polegadas a das lgs cai bem ai

Ok, valeu a dica! Vou ver se encontro chupeta de TV de 20 polegadas (Essa TV mesmo tem 19...)

 

2 horas atrás, Luan 1986 disse:

além de ser sujeira e umidade q pode ocorrer vazamento,pode ser a presilha do flyback oxidade ou ou enferrujada a que fica na chupeta mesmo da uma olhadinha ai

Eu vi a respeito de sujeira e umidade causarem vazamento. Talvez tenha contribuído no caso dessa TV, mas acho que o principal motivo para o vazamento era o estado da chupeta. Agora sobre a presilha do flyback, ela não estava oxidada.
 

 

2 horas atrás, Luan 1986 disse:

enquanto o tubo limpa bem a area do mat onde vai a chupeta com o thiner,depois aplique vazelina,silicone é mais quando você limpa bem a area do mat trocando chupeta e tal continua vazamento,silicone é mais uma ultima opção.

Vi gente que limpa a região do anodo com querosene, é uma boa opção também?
E é realmente necessário colocar vazelina? Porque tenho dois monitores CRT que desconectei e conectei a chupeta do tubo, deixei no seco, e não vazam nada... Vi alguns dizerem que uma boa limpeza já é o suficiente para o isolamento, o que acha disso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox LupinabilisEu uso thiner mas cada um limpa da maneira q achar melhor,mas thiner tira a sujeira mais rápido,a respeito da vazelina coloca se quiser,mas eu sempre uso passo um pouco,porque mesmo você limpando bem as sujeira com tempo volta,vazelina protege de sujeira e umidade futura tv mitsubishi do fim dos anos 90,sony dos anos 90 até ultimas lançadas nos 2000 de tubo e lg algumas usam vazelina de baixo da chupeta por causa disso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luan 1986 Ah sim, entendo... Talvez eu use thinner, mas pensei no querosene tanto pelo cheiro (que acredito ser menos prejudicial à saúde), quanto porque é o que tenho aqui sem precisar comprar. Sobre a vazelina, vou a princípio deixar sem pra testar, mas posteriormente eu compro um pouco e passo ali. Obrigado!

Tenho mais algumas dúvidas:

1- Sujeira dentro do anodo é um problema sério? O quanto devo me preocupar com isso? Porque acho que uns pedaços da chupeta antiga podem ter caído lá dentro, e talvez um pouco do papel que usei pra limpar a gosma. Depois vi que usar papel foi uma péssima ideia e continuei a limpeza com um pano, mas agora to preocupado com o que pode ter caído lá dentro...

2- Antes de eu retirar a chupeta antiga, a TV tinha esses sintomas: As vezes não dava imagem quando sintonizava os canais (com a TV fora de sintonia a imagem aparecia normal), e quando a imagem sumia assim, começava o ruído de vazamento de alta tensão. Quando a imagem aparecia e sem dar vazamento (ou ao menos sem fazer barulho de vazamento) ela ficava um pouco escura, e eu não conseguia aumentar muito o brilho (Teve um dia que do nada a imagem ficou bem clara, mas depois quando liguei de novo, estava escurecida). Acha que isso pode ter sido só por conta da chupeta danificada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinabilis j@Ferox Lupinabilis Olha amigo vazamento as vzs pega o terra do tubo,em alguns caso chega até queimar os componentes ou queimar até o processador,não sei como é essa tv ai se ela usa croma e tal,enquanto o cheiro do thiner usa uma mascara ou amarra um pano no rosto,você tem trocar a chupeta fazer o que eu e o amigo falamos e ver como se comporta se ela para o vazamento e se ela vai dar algo na imagem,acredito eu q seja que o vazamento tava pegando no terra pode dar isso na imagem também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luan 1986 É uma TV bem antiga, como eu disse, da década de 70, com tudo que é tipo de configuração sendo feita de forma analógica por potenciômetros e afins... Não sei nem se ela tem algo que possa chamar de processador, afinal ela não tem nem BIOS. Mas também não entendo o bastante de TVs para falar algo... Sou bem iniciante no assunto (como talvez já tenha percebido kk). O que seria o croma?

Sobre o thinner, bom... Vou ver o que faço, acho que vou comprar uma lata de thinner mesmo e levar a TV para um local bem arejado para trabalhar nela.

Agora fiquei um pouco preocupado, espero que o vazamento não tenha causado nenhum defeito maior na TV, pois quando eu entendia menos de eletrônica do que agora, eu acabei usando ela assim várias vezes e por um período relativamente longo... Mas fora isso, o único defeito a mais que apareceu foi o botão de um dos canais que começou a falhar (ela tem um seletor de canais por "teclinhas"), mas acredito que não tenha nada a ver uma coisa com outra.

Mais uma vez obrigado! Depois que eu fizer o reparo na TV eu falo o resultado aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinabilis Croma é um ci usada em tvs acredito de 88 a fim dos anos 90,as tvs dos anos 90 era assim tinha o processador que ficava perto da fonte e o croma q fica perto do varicap e entradas av ele fazia oscilador horizontal e vertical,chaveava av e o rf,sistema de cor pal m,ntsc,pal europeu era alguns cromas q fazia porque a maioria era pal m e ntsc,você vendo o datasheet de um ci de croma e se você entender inglês vai entender bem melhor se eu explicar a explicação muito longa eu também estou na correria se não te explicaria bem mais detalhado.

Ah e as tv de tubo dos anos 2000 o ci de croma e processador é um tudo em só ci.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Troquei a chupeta da TV, e agora o problema de vazamento de alta tensão foi resolvido!

Em 11/05/2021 às 12:40, Ferox Lupinabilis disse:

Antes de eu retirar a chupeta antiga, a TV tinha esses sintomas: As vezes não dava imagem quando sintonizava os canais (com a TV fora de sintonia a imagem aparecia normal)

Mas esse defeito continua... Mostro o defeito mais detalhadamente nesse vídeo. Alguém tem alguma ideia do que possa ser isso? (Brilho já está no máximo.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@BCP Ok, quando eu chegar em casa eu testo isso. Eu tentei mexer nos controles dela, mas acho que não mexi no contraste (fiquei mais preocupado com o brilho).

Acho que pode ser alguma solda fria num lugar que não vi, porque AS VEZES, quando dou umas batidinhas no painel, a imagem dá uma piscada. Agora não sei se foi só coinscidência. Também acho que pode ser algum capacitor com problema, mas não sei se faz algum sentido...

Será que pode ser também mau contato por sujeira? Eu limpei mas não ficou 100% porque fiquei com medo de danificar a placa... Essas placas antigas tem muitos componentes juntos e "saltados", bem diferente do que to acostumado. Além de alguns fios que estão simplesmente enrolados em pinos na placa principal (O que é estranho, mas parece que é de fábrica), que fiquei com medo de arrancar na limpeza. Quando eu voltar do trabalho eu tiro fotos e mostro com mais detalhes.

 

Também tinha uma peça de borracha solta em cima da placa, que pelo formato me parece ser um calço que caiu da bobina defletora. Mas acho que isso não interferiria pra imagem simplesmente sumir (Porém quando a TV decide funcionar, eu noto que quando aumento bastante a cor, o vermelho se desalinha da imagem, e acho que pode ser por causa desse calço... Ou não?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem nada a ver esse calço da defletora,é pra não deixar a bobina encostar no tubo e ficar com manchas na tela,bom pelo q você disse se ela borra a imagem em brilho alto então bem provavel de ser tubo ruim,mas também pode ser abl,setor rgb etc,pra saber se é o tubo mesmo só colocando o chassi(placa) em outro tubo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luan 1986 @BCP Não é quando aumenta o brilho, mas sim quando aumenta muito a saturação (cor). Talvez eu esteja confundindo, porque faz tempo desde a última vez que ela funcionou normal e consegui testar isso. O tubo foi trocado acho que em 1998, e desde então a TV foi pouco usada. Então acredito que não seja tubo fraco...

 

Eu olhei embaixo da placa e notei algumas soldas frias nos resistores próximos dos fios que ligam o flyback, mas ressoldei e não mudou muita coisa. (PS: Tentei diminuir o contraste e não mudou nada também). Vi que tem um CI na placa que é encaixado em uma espécie de soquete, imagino que a poeira possa estar provocando mau contato nele, será? Preciso limpar melhor a placa para ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luan 1986 Eu encontrei o manual de serviço dela agora mesmo pra vender, deve chegar em breve!
Mas uma coisa que vou tentar fazer, que um técnico conhecido meu me deu a dica, é jogar limpa-contato nos potenciômetros de brilho, contraste e afins, pois podem estar com fuga. E como já tenho que desmontar o painel pra consertar o botão de um dos canais, então aproveito e vejo se está ali o defeito. (Acho que não vai ser uma tarefa muito fácil.) Aí eu falo o resultado aqui.

Abaixo uma imagem dos fios enrolados em pinos na placa, que eu tinha dito anteriormente.
Imagem dos fios enrolados na placa que eu havia mencionado anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

É! essa placa esta bem suja, não dá nem para saber se é zinabre nos contatos dos fios ou se é só poeira!

Mas não deixe de verificar o trimpot da placa com a identificação de sub-brilho, siga também os circuitos onde ele vai ligado, e se tiver algum eletrolítico, já troque eles.... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@BCP Sim, está bem suja. Tentei dar uma limpada, preciso dar um jeito de limpar sem que eu danifique algo. Nessas horas um compressor faz falta...
Eu suspeito que possa ter algo a ver com sub-brilho também, tem esses ajustes na lateral da TV, mas quando ajustei não mudou em nada mesmo apertando a tecla auto-bricon. (Talvez a chave do auto-bricon esteja ruim e provoque esse defeito?) Mas vou conferir se tem algum trimpot na placa que também ajuste o sub-brilho, e ver se está em boas condições.
 

9 horas atrás, BCP disse:

siga também os circuitos onde ele vai ligado, e se tiver algum eletrolítico, já troque eles.... 

Vou tentar fazer isso, obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo, estava lendo e a imagem fica escura , não sendo visível ?.....................dá uma olhada também no fly back , tem um ajuste de screen, esse ajuste aumenta ou diminui o brilho na tela, e como ele é um potenciômetro interno, pode estar com um mau contato, aí só trocando o fly back. O problema de quando você mexe no ajuste de cor, e borrar a imagem com uma cor, é convergência, como a tv é antiga, não tem modo service, os ajustes são nos trim pots internos na placa, talvez tenha algum ajuste de convergência aí. To tentando lembrar aqui, porque faz muitos anos que não mexo em tv de tubo..........rsrsrsrsrs............A respeito de cromo, croma é o estágio que faz o tratamento dos sinais de cor na tv. A tv tem 3 cores básicas e o tubo é feito com uma camada de fósforo tricromático, um ponto verde, um vermelho e um azul assim sequencialmente, linha a linha, na parte da frente e na parte traseira tem o que se chama de canhão, são 3 que são excitados pelo sinal de croma e geram 3 feixes de elétrons que vão excitar os pontos verde, vermelho, e azul de fósforo, e a combinação desses pontos, já que a varredura é linha a linha, de cima para baixo, com um feixe de maior intensidade aumentando o brilho ou de menor intensidade diminuindo o brilho, assim se geram várias cores, por exemplo, o feixe vem na linha e atinge um ponto vermelho e depois um azul, a combinação disso gera uma cor roxa, se aumentar o brilho, vai clareando até um lilás, quando o feixe atinge um ponto vermelho e um verde, gera uma cor amarelada, aumentando o brilho vira bege, diminuindo vira marrom. Assim com o deslocamento do feixe pela linha e na sequência na linha de baixo, e com as informações de croma que determinam o tempo certo em que os pontos de fósforo serão excitado e acesos e com o sinal de luminância,  determinando a intensidade desse feixe ( o brilho na tela ) e temos a criação imagem na tela

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Luan 1986 Ok, vou ver se consigo um bom pincel aqui. Obrigado!

 

Em 19/05/2021 às 23:55, gerson.cc disse:

Boa noite amigo, estava lendo e a imagem fica escura , não sendo visível ?.....................dá uma olhada também no fly back , tem um ajuste de screen, esse ajuste aumenta ou diminui o brilho na tela, e como ele é um potenciômetro interno, pode estar com um mau contato, aí só trocando o fly back.

Boa noite! A imagem desaparece completamente. As vezes ameaça aparecer quando troca de canal, e as vezes se teimar muito, a imagem aparece, mas ultimamente não tenho conseguido fazer a imagem aparecer dessa forma. E tem algo que reparei no teste que fiz agora: Nos modos de sintonia VHF baixo e UHF, a imagem aparece quando está fora de sintonia, mas no modo VHF alto, a imagem nunca aparece mesmo quando fora de sintonia. Estranho demais... Quanto ao flyback dessa TV, só tem o potenciômetro de ajuste de foco, não achei o que ajusta o screen. De qualquer forma eu consegui o manual de serviço original dessa TV, e vou ver se encontro algo semelhante!
Foto do flyback:

IMG_20210521_224702349.thumb.jpg.89d6ce5275867cd954f92d58b4eefca8.jpg

Em 19/05/2021 às 23:55, gerson.cc disse:

os ajustes são nos trim pots internos na placa, talvez tenha algum ajuste de convergência aí.

Sim, vou verificar isso quando eu consertar esse problema da imagem sumir, acredito que isso seja mais simples de resolver.

Em 19/05/2021 às 23:55, gerson.cc disse:

A respeito de cromo, croma é o estágio que faz o tratamento dos sinais de cor na tv. A tv tem 3 cores básicas e o tubo é feito com uma camada de fósforo tricromático, um ponto verde, um vermelho e um azul assim sequencialmente, linha a linha, na parte da frente e na parte traseira tem o que se chama de canhão, são 3 que são excitados pelo sinal de croma e geram 3 feixes de elétrons que vão excitar os pontos verde, vermelho, e azul de fósforo, e a combinação desses pontos, já que a varredura é linha a linha, de cima para baixo, com um feixe de maior intensidade aumentando o brilho ou de menor intensidade diminuindo o brilho, assim se geram várias cores, por exemplo, o feixe vem na linha e atinge um ponto vermelho e depois um azul, a combinação disso gera uma cor roxa, se aumentar o brilho, vai clareando até um lilás, quando o feixe atinge um ponto vermelho e um verde, gera uma cor amarelada, aumentando o brilho vira bege, diminuindo vira marrom. Assim com o deslocamento do feixe pela linha e na sequência na linha de baixo, e com as informações de croma que determinam o tempo certo em que os pontos de fósforo serão excitado e acesos e com o sinal de luminância,  determinando a intensidade desse feixe ( o brilho na tela ) e temos a criação imagem na tela

Muito obrigado pela explicação, ficou bem claro para mim!

 

PS: Se servir de ajuda, essa TV é uma Sanyo CTP-6710. Curiosamente, não achei nenhuma foto dela na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinabilis Deve ter certeza ajuste de screen todas tem no caso geralmente tem um fio fino e um fio grosso esses dois vão para o flyback geralmente mas tem uns que vão pra placa o fio fino mas não tanto é o do screen geralmente ele fica do lado do soquete do tubo ou fica ligado no soquete do tubo ai caso tenha é só seguir o fio até onde ele termina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!