Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador molhou e não liga mais


Posts recomendados

Uma placa-mãe Am4 de um conhecido parou de funcionar quando deu goteiras a partir do teto da laje e caiu em cima do gabinete, que é aberto por cima.

Nisso, sabendo disso, ele foi e secou o computador e ligou normalmente, mas depois parou de passar no teste de bios e só o cooler do processador gira.

A goteira caiu em cima do cooler do processador, e desligado e se espalhou por uns cantos.

Suspeito da placa-mãe ou o processador. Não tivemos com testar, então tudo aqui fica na hipótese.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando Amigo, pode ter sido qualquer um dos dois ou até mesmo ambos, dependendo de quais componentes foram molhados. Acredito que nesses casos pra dizer o que de fato queimou é só através de testes, o mais provável é da placa-mãe ter queimado, mas se a agua chegou até o soquete é grande a chance de ter causado algum dano ao processador.

 

Em casos como esse é recomendado secar muito bem os componentes (Sem deixar a exposição de calor) e depois deixar as peças paradas pelo menos uns 2 dias antes de ligar. Se houver umidade no momento que você startar a fonte pode gerar um curto e ai sim danificar.

 

Se ela foi ligada recente após o incidente pode ter gerado algum curto, mas como você mesmo disse, fica tudo na hipótese até os testes....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Caso o seu computador seja um modelo portátil (notebook), informar também a marca e o modelo do mesmo.

 

Informar também o sistema operacional e a sua versão.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GusGraf processador: A8 9600, RAM 8 GB DDR4 max.freq 2400 Mhz, placa de vídeo RX 550 4 GB powercolor, unidade de armazenamento meio tera, fonte de alimentação: não tenho essa informação; placa-mãe é uma AM4 de entrada de dois slots e uma entrada PCI express x16.

Placas mães modernas tem proteção contra curto ou água?

@Vitor Carazzatto Assim amigo, um problema parecido veio acontecer com ele antes, de o computador não querer passar no teste de bios, mas então voltou a funcionar. Não sei se esse é o primeiro caso de goteira, e se o de antes também foi ou não goteira.

 

@GusGraf Qual o título que estava antes? Vi que mudou.

@Vitor Carazzatto  Ele secou e foi ligou a máquina assim, depois disso deu pau. Já tem 2 semenas que ele me disse. Não houve nenhum período de espera por parte dele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

 

@Vitor Carazzatto Assim amigo, um problema parecido veio acontecer com ele antes, de o computador não querer passar no teste de bios, mas então voltou a funcionar. Não sei se esse é o primeiro caso de goteira, e se o de antes também foi ou não goteira.

@Gonçalo Armando Curioso esse caso... Chega a dar algum vídeo? 

 

Não sei se seu amigo verificou isso, mas pede para ele dar uma olhada na bateria, peça para ele retirar e verificar se ficou alguma umidade embaixo da bateria.

 

Acho pouco provável pelo fato dele ter secado logo, mas seria interessante verificar se não tem nenhum componente oxidado. 

 

Pode ser pura especulação mas acho que vale a pena tentar, o que vocês podem tentar é fazer um Clear CMOS para descartar a possibilidade de ser algum problema  com a BIOS em si.

 

Qualquer coisa só me avisar dos resultados, abraço cara! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando Quando um eletrônico de qualquer tipo entra em contato com água ele deve ser secado cuidadosamente e depois tratado com desoxidante antes de ser utilizado. Ligá-lo com resquícios de líquido ou umidade pode ocasionar curtos, que por sua vez podem danificar diversos componentes. Esse tipo de dano raramente é reversível.

 

Se os componentes TODOS já foram devidamente secados e tratados, resete a BIOS da MB pelo jumper CLR_CMOS prolongadamente (20 segundos de contato ou mais com o PC desconectado da tomada) para ver se a MB liga. Se não ligar, terá que testar seus componentes em outra MB para saber se algum sobreviveu e qual.

7 minutos atrás, Vitor Carazzatto disse:

Acho pouco provável pelo fato dele ter secado logo, mas seria interessante verificar se não tem nenhum componente oxidado. 

No geral não ocorre oxidação nos componentes eletrônicos, mas sim ruptura de trilhas decorrente de curtos. A oxidação de cobre ocorre na forma de zinabre e isso por si só não impede o funcionamento até que uma trilha ou contato perca sua condutividade. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Carazzatto Oxidação pode romper o metal completamente, cortando a passagem de energia. Por esta razão, bem como pela sua condutividade, utilizamos cabos de cobre, não de metais ferrosos. O cobre, como eu disse, não oxida como o ferro. Ele cria uma camada chamada zinabre (no dicionário também chamada de azibre ou azinhavre), mas isso não ocorre como a oxidação dos metais ferrosos. Enfim, zinabre geralmente pode ser removido e o componente continuar funcionando normalmente, mas quando há curto o cobre aquece e derrete, rompendo a trilha. Esse é o processo que ocorre com equipamentos eletrônicos quando são molhados e é por isso que devemos remover a fonte de energia quando ocorrem acidentes, pois a passagem de corrente em um circuito em curto é o que vai queimá-lo, não a água em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Carazzatto

@WOZ Dods

Bem, ele removeu/tirou a bateria por alguns segundos/minutos e depois repôs no devido lugar. Não passou no teste de bios novamente, nem o cabo de conexão acende. Sobre CLR_CMOS, falei sobre sobre isso. Entretanto, remover a bateria e recolocar já não reseta a bios ou é diferente?

Não sei se fizemos o procedimento CLR_CMOS certo.

Acho que com o PC ligado tentamos colocar o jumper power sw em um lugar chamado CLR_CMOS para tentar resetar a bios, não funcionou. Vou pedi o número de série da placa-mãe dele e daqui pouco passo aqui, aí vocês dizem como é o procedimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando Esse é um dos caminhos, mas é mais eficiente fazer da forma que o @WOZ Dods passou, pelo jumper do CLR_CMOS e com o cabo de fonte desconectado. Utilize um material condutor conectando os dois pinos e mantenha assim por 10-20s, após isso tente ligar novamente.

@Gonçalo Armando Nem sempre a bateria descarrega completamente, com o junper temos garantia de que irá resetar a BIOS.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando O reset de BIOS prolongado que recomendei é para o caso de a placa-mãe estar com a BIOS travada por alguma razão. Já vi acontecer, já solucionei da forma que recomendei. Remoção de bateria pode não solucionar em alguns casos. 

Se já fez o teste e não teve resultado, provavelmente a PCB está danificada em algum componente. Recomendo que faça o diagnóstico componente por componente.

 

Tudo isso presumindo que tudo realmente foi bem secado. Se levasse a um laboratório de eletrônica decente eles poderiam fazer testes mais práticos nos componentes para ver se há alguma trilha rompida, mas esses são raros aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@WOZ Dods Como é que faz esse procedimento? Não sei qual é modelo exato da modo dele, sei que é uma am4 de entrada com a8 9600.

Outra observação: tentamos segurar o botão power e reset por alguns instantes, mas não funcionou.

Acredito que não fizemos esse tal procedimento que você acaba de citar, não da forma prolongada.

Quero deixar outra observação, a placa-mãe dele não tem jumper, é possível fazer de outra maneira? contornar com o botão power sw ou reset?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Vitor Carazzatto Oxidação pode romper o metal completamente, cortando a passagem de energia. Por esta razão, bem como pela sua condutividade, utilizamos cabos de cobre, não de metais ferrosos. O cobre, como eu disse, não oxida como o ferro. Ele cria uma camada chamada zinabre (no dicionário também chamada de azibre ou azinhavre), mas isso não ocorre como a oxidação dos metais ferrosos. Enfim, zinabre geralmente pode ser removido e o componente continuar funcionando normalmente, mas quando há curto o cobre aquece e derrete, rompendo a trilha. Esse é o processo que ocorre com equipamentos eletrônicos quando são molhados e é por isso que devemos remover a fonte de energia quando ocorrem acidentes, pois a passagem de corrente em um circuito em curto é o que vai queimá-lo, não a água em si.

@WOZ Dods Muito interessante, agradeço as informações, não tinha essa visão.

 

@Gonçalo Armando Tenta conseguir o nome com seu amigo, geralmente tem impresso na placa, assim conseguimos ajudar melhor, até uma foto pode ser util. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando Esses são jumper caps. Hoje em dia os fabricantes não deixam mais jumper caps no jumper CLR_CMOS. Geralmente os jumpers ficam descobertos e para ativa-lo você tem que encostar uma chave de fenda ou outro objeto condutor nos dois polos e manter ali pelo tempo pretendido. Acredito que não deixam mais os jumper caps por que é bem comum a pessoa mudar o jumper de lugar e esquecer de tirar depois, podendo danificar a MB ou presumi-la morta por não ligar com eles. Só certifique-se de desconectar o PC da tomada antes de fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Carazzatto É bem isso que vemos. Logo, logo vou contactar com ele e aproveito e passo o número de série da placa-mãe e tento o CLR_CMOS. Vai que né...

Pessoal dese já, já vou agradecendo a ajuda e atenção dada .

@Vitor Carazzatto  @WOZ Dods

Número de série da placa-mãe: APM-A320G

 

AQUI imagem da placa-mãe para comprovar

20210513_103525.jpg

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Amigos, consegui resolver meu dilema! O problema era oxidicação no slot da memoria ram, e provavelmente na propria memoria. O tecnico resolveu usando um limpa-contato.
 De qualquer forma, agradeço a todos que me ajudaram a resolver o problema, forte abraço.

                                                                                                                     -Gonçalo Armando

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!