Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacímetro mostrando valores muito acima do indicado no capacitor


erich8

Posts recomendados

  • Membro VIP

Nunca medi capacitor de alto valor por considerar que o dado mais mais importante sobre ele é sua ESR. P.ex. capacitor estufado tem ESR bem alta e claro, já era. Um medidor de ESR (clique) é um instrumento minimamente mais interessante do que um capacímetro pro caso de manutenções. E dá até pra fazer um. Opinião pessoal claro.

 

Se achar que deve, afira com capacitores de menor valor e nos conte ok?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você ganhar convicção disso, e não for trocá-lo, "abra-o" para o fórum.

 

@erich8, para vários outros compradores youtubers o modelo parece ser OK. Pode ser "lixo" no sentido de ser frágil, ou ter saído da fábrica já com vício. Está parecendo que você deu azar com a sua unidade. Mas foi tão barato! Ele não tem marcas de uso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, erich8 disse:

acho que gastei 35 reais em lixo

 

1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Se você ganhar convicção disso [de que é lixo]

 

15 minutos atrás, erich8 disse:

abrir o capacímetro? nao quebra nao?

 

Se for lixo mesmo, tanto faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Num multímetro que tinha, os furinhos eu (eu) coloquei 2 jumpers de fio formando duas trilhas onde com ajuda de pinça, encostava capacitor smd de baixo valor. A ideia por trás da ideia (100% original portanto não deve ter no manual) era anular o efeito que os cabos provocam em medições de baixo valor: causa medições erráticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@erich8, este comprador tem o manual:

 

18 horas atrás, vtrx disse:

 

 

 

Eu não entendi o que ele comentou sobre as três conexões de ponteira.

 

@erich8, você pode pedir fotos do documento a esse comprador.

 

Eu não achei a "página do produto", ainda.

 

Update

 

O Holdpeak DM6013F parece ser um clone do Minipa MC-154A, e este tem manual na Internet.

 

@erich8, as notas "d" e "e" na página 7 do referido manual alternativo lhe serão úteis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

dif.jpg.c6121d9bc34d4af0e314094ff9957738.jpg

 

Digo: qual será a diferença aqui?

 

A página 4 do manual da Minipa adianta que esses (acima) chamam-se "conectores de entrada Cx,Cx". Surpreendentemente, eu não encontrei nesse manual instruções suficientes a respeito da utilização deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, alexandre.mbm disse:

qual será a diferença aqui?

A diferença é a que eu (eu) quis fazer dando uma dica prática pra medição de smd de baixo valor cujos cabos e/ou contato dos dedos na ponteira, sentem muita vontade influenciar no valor de medição mesmo zerando. A dica também pode ter sido de baixo valor mas.. tentei né.

 

Penso que a esta altura ou até mesmo antes o amigo já deve ter usado as duas entradas e mesmo assim sem sucesso. Um derradeiro devaneio pra não inutilizar 100% seu investimento: coloque um capacitor de valor conhecido e próximo do que quer medir e ajuste o zero até que apareça ele. Coloque agora o capacitor que quer medir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao posso ver os videos daqui onde estou mas tenho plena certeza que se estiver usando as ponteiras para realizar a medição haverá conflito na informação, o cabo das ponteiras apresentará alguma capacitância dependendo da forma que estiver disposto na bancada, tente usar o borne do equipamento para realizar a medição com a ponteuira desconectada...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!