Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena usar o Windows 7 em 2021?


Posts recomendados

5 minutos atrás, Aluc4rd disse:

Tirando os casos em que há pessoas com computadores fracos demais para rodar o Windows 10 e considerando que a Microsoft encerrou o suporte para o sistema há um ano, valeria e pena usá-lo em pleno 2021?

Acredito que não, o w10 querendo ou não consegue ser um pouco mais leve que o w7, além de ter um grande leque de opções de customização tanto estética quanto performance

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricowtf Na verdade mesmo que consiga rodar o windows 10, ele abusa muito do disco, e de processamento, memória RAM ele consegue igualar com o windows 7 (na minha experiencia própria)

10 minutos atrás, Aluc4rd disse:

Tirando os casos em que há pessoas com computadores fracos demais para rodar o Windows 10 e considerando que a Microsoft encerrou o suporte para o sistema há um ano, valeria e pena usá-lo em pleno 2021?

se você tem um PC mais fraquinho, não tem muito problema usar o windows 7, ou até o 8.1, vai servir adequadamente pra você, quem sabe consiga rodar o windows 11 que aparentemente a versão final vai ser mais otimizada que o 10

só tenha em mente que uma hora vai ter que dar um upgrade na sua máquina, ja que o windows 7 perder o suporte significa que uma hora também vai ficar extremamente vulnerável à ataques, ou suporte pra otimizações e bugs

 

acho viável usar Linux também, mas comecei a ficar com um pé pra trás com linux, sempre tive uma certa dor de cabeça com ele mas acho agradável o uso, porém a maior parte dos programas que eu costumo usar eu tenho dificuldades em gerenciar no Linux mesmo que tenha o Wine, nunca é uma opção viável ficar traduzindo a linguagem (que muitas vezes pode acabar dando errado e nem funcionar o programa), para uso casual como internet, pacote office ou outras coisinhas você pode usar Linux tranquilamente, só tenha em mente que arquivos EXE do windows se não tiver a versão pra linux pode te dar uma dor de cabeça também pois o Wine ainda não é 100% confiável pra isso

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Aluc4rd Bom dia

 

Sim ainda vale, o Windows 10 realmente consegue ser mais leve em algumas tarefas em relação ao Windows 7, como nosso colega @Ricowtf  falou.

O grande problema ao Windows 10 é acesso a disco, se você tiver uma SSD em seu computador e processador com no mínimo 2 núcleos vai de windows 10 que vale a penas, só lembrando que vale a penas desabilitar algumas funções e recursos nele como "Cortana, One Driver, etc" e outros serviços que inicia junto mais melhor desempenho.

Agora se estiver usando HD vai de Windows 7.

Seja qual for o sistema, muita gente deixa de fazer um procedimento que auxilia muito no desempenho do PC que é atualizar o sistema despois que se instala, e fazer limpeza de disco.

Parece besteira, só atualizações do sistema, consome bastante recursos da máquina principalmente disco.

E lembrando que as plataformas tanto Intel como AMD não suportam mais esse tipo de sistema. abaixo do W10.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Aluc4rd então, eu mesmo vivo utilizando no trabalho dual boot e alterno entre o Mint e o Windows 10

gosto do Linux, ele ajuda muito em aplicações open source para servidores também (nossa me deu uns bons quebra galhos com impressora também que tem umas que nem com pacto consigo fazer o que eu preciso), mas não adianta, enquanto as linguagens de programação não forem mistas pra ambos os sistemas, na verdade pra todos os 3 sistemas, será obrigatório o uso de um aplicativo tradutor da biblioteca de executáveis do windows ou um dual boot (até mesmo máquina virtual)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por experiência própria, recomendo usar o Windows 10 se tiver mais de 6GB de ram, com 4GB ficou lento, e substituir o gerenciador de tarefas do Windows 10 para o do Windows 7 que abre muito mais rápido, também substituir o aplicativo Photos(Fotos) com o antigo do Windows 7, abre mais rápido, desativar também o SysMain.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende, se vale a pena ou não, depende de cada um e  discordo, questão de Segurança, se não entrar em sites suspeitos, instalar qualquer coisa, clicar em qualquer coisa, não terá problemas, 

 

Mas se é usuário assim, basta instalar um Bom Firewall, e um bom antivírus e Pronto, eu digo programas pagos, nada de gratuitos. 

 

Eu ainda uso o Windows 7 somente para o FSX, desde 2011,  nele não tenho tantas travadas, no Windows 10 tinha um monte, por enquanto o Windows 7 Salvou o meu Hobby de simulação, nunca precisei reinstalar o Windows 7 desde 2011.  Esse negócio de formatar PC para resolver qualquer problema, não existe para mim e nem daria, o FSX levei 6 anos para deixá-lo como está, são mais de 2000 cenários e configurações que nem lembro como fazer tudo novamente desde o início.  

 

Tenho vários Windows com vários Boots, cada um com um propósito.

 

Abs

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a minha resposta final é, não.

eu estou usando o Windows 7 nesse exato momento, e tenho as specs pra usar o Windows 10, não uso por causa da minha placa-mãe que basicamente odeia o Windows 10 com todo o seu ódio, não aceita o pendrive de instalação de jeito nenhum, mas se você pode usar Windows 10, use Windows 10, o Windows 7 além de um pouco feio pra hoje em dia, perdeu suporte pra bilhões de coisas já, um exemplo é o Discord, fica dando erro na instalação, enquanto na época que eu usava o Windows 10 já foi de primeira, além de outras coisas no navegador que não aparecem mais, tipo a reputação e tópicos solucionados aqui no CDH que por algum motivo no Win 7 pelo menos comigo, não aparecem, além de terem o desempenho igual e as vezes até melhor que o Windows 7, ainda é viável? bem, pra mim somente provisoriamente, o Windows 7 é fácil fácil de se hackear

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Eu em 2023 utilizo o windows 7 até hoje (quase 14 anos depois do lançamento)

Minha humilde opinião: Se tu for cuidadoso tu consegue usar o windows 7 tranquilo.

Eu faço dual boot com o windows 10 para rodar programas que travam ou não tem suporte ao windows 7.

Um exemplo é que conheço pessoas que utilizam o windows xp ainda hoje, depois de 22 anos desde o seu lançamento.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não vale mais a pena usar Windows 7, mesmo sabendo que o Windows 7 e XP foram os mais adorado  por todos.

Mais a questão e seu suporte que acabou igual o Windows XP.

A melhor opção hoje em dia e usar um sistema com suporte e atualização para não ficar vulnerável há vírus entre ostras coisas.

Tudo e costume em 1 mês você acostuma com o sistema operacional e já era!!!

Eu amava muito o XP e Windows 7 ,disse que eu iria morrer no Windows 7 e hoje eu estou no Windows 11 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem lembrava mais desse tópico

Mas hoje em dia eu mudei um pouco de opinião

Você pode usar o que você quiser, desde que você saiba configurar

Enfia até um windows 98 desde que você consiga você mesmo atualiza-lo

 

Eu mesmo me mantenho atualizado e uso o Windows 11, é pesado, é mal otimizado ainda, porém em comparação eu gosto mais que o 10 já

Tanto por motivo estúpido que é o estético, como para algumas funções mais otimizadas que o 10, porém me irrita algumas formas de integração da aba de configurações pra substituir por exemplo painel de controle, isso me irrita, mexer em time que ta ganhando, ainda da pra usar o painel de controle antigo, mas alteraram algumas coisas que atrapalharam o que não precisava

 

e da mesma forma que pode usar o Windows 98

você pode optar pelo Linux ainda, que hoje em dia graças a Steam, deram um boost no Wine usando o Proton

Aplicativos que podiam não funcionar tão bem, podem funcionar bem hoje em dia

Ou nem usar o Proton se você não precisa usar algum aplicativo do Windows

 

Mas se for questão da máquina, uma hora você vai ser obrigado a trocar de peças, quanto mais passa, pior fica infelizmente o desempenho exigido para algumas coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!