Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é CPU upgrade na BIOS da placa?


Posts recomendados

Modelo: GA-B85M-D3PH

Processador: i7 4790k

 *Todas opções para aumentar tensão ou clocks estão desativadas.

Aparece uma opção CPU upgrade e lista de processadores com respectitivos clocks. Logo breve você vê uma imagem.

 

 

210717001844.jpg

Se mexer nisso daí fazer overclock ou um overclock automático. Interessante é que se a placa-mãe não faz overclock, por que tem as respectivas opções lá bloqueadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modelo: GA-B85M-D3PH

Processador: i7 4790k

 *Todas opções para aumentar tensão ou clocks estão desativadas.

Aparece uma opção CPU upgrade e lista de processadores com respectitivos clocks. Logo breve você vê uma imagem.

image.thumb.png.29001fb061669ca1e70cb0c8ee79b1cc.png

 

Se mexer nisso daí fazer overclock ou um overclock automático. Interessante é que se a placa-mãe não faz overclock, por que tem as respectivas opções lá bloqueadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiquei sabendo que processadores "não-K" conseguem rodar travados a 400MHz acima do seu turbo em placas com chipset "Z", exemplo: um Core i7 4790 numa Z97, que tem turbo de 4.0GHz, conseguira rodar a 4.4GHz travado. Não sabia que isso também era possível com processadores "K" em placas comuns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Aqui não roda 4.40 GHz travado, no máximo 4,36 GHz ou 4.0 GHz e pouco.

Dessa não sabia que i7 4790 pode turbar para 4.40 GHz em placas mães Z.

 

Essa opção dali serve para que sendo que opções de overclocks estão travadas na placa-mãe?

Tem também uma opção K OC Está em Auto, que pode ser ativado ou desativado.

Preciso ativar alguma opção para liberar as opções? Se não é possível fazer overclock, por que tem as opções? '~'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Gonçalo Armando disse:

@GuilhermeGB Aqui não roda 4.40 GHz travado, no máximo 4,36 GHz ou 4.0 GHz e pouco.

Então parece que não mudou nada, essas são as frequências normais que um 4790K vai trabalhar, 4.4GHz é a frequência para operação em tarefas single-core apenas, em tarefas multi-core vai ser menor.

 

10 minutos atrás, Gonçalo Armando disse:

Dessa não sabia que i7 4790 pode turbar para 4.40 GHz em placas mães Z.

Parece que isso depende da placa-mãe. Algumas vão deixar você travar a frequência do processador 400MHz acima do turbo, outras só vão somar 400MHz as frequências do turbo, mas isso estou falando de uma placa-mãe Z, não sei sobre as B. 

 

10 minutos atrás, Gonçalo Armando disse:

Essa opção dali serve para que sendo que opções de overclocks estão travadas na placa-mãe?

Tem também uma opção K OC Está em Auto, que pode ser ativado ou desativado.

Preciso ativar alguma opção para liberar as opções? Se não é possível fazer overclock, por que tem as opções? '~'

Creio que sua placa-mãe não consiga fazer overclock, a opção só está lá porque faz parte do software. A minha H61 também tem lugar onde eu supostamente poderia modificar o multiplicador do processador, mas provavelmente não seria possível nem seu eu tivesse um processador desbloqueado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Nem mudei nessa opção CPU Upgrade. Mas dá entender que é para fazer overclock automático.

Velocidade máxima atingida no gerenciador de tarefas foi 4.37 GHz um pouco abaixo da velocidade turbo.

Então não é possível rodar sempre na velocidade máxima de turbo em 4.40 GHz? Com um processador inferior i3 4170 era possível estacionar nos 3.68~3.69 GHz.

 

i7 4790k ainda é bom processador não é?

 

Basicamente ali só não tem placa de vídeo kkk

 

Segue o jogo.

 

image.thumb.png.488a7128c0e13de0595657dcece1006f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você fez a pergunta.

 

Em 17/07/2021 às 00:18, Gonçalo Armando disse:

Se mexer nisso daí fazer overclock ou um overclock automático. Interessante é que se a placa-mãe não faz overclock, por que tem as respectivas opções lá bloqueadas?

 

E você mesmo deu a resposta.

 

Em 17/07/2021 às 00:18, Gonçalo Armando disse:

Se mexer nisso daí fazer overclock ou um overclock automático. Interessante é que se a placa-mãe não faz overclock, por que tem as respectivas opções lá bloqueadas?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Sim, é overclock automático. A questão é o que acontece se elegir alguma opção? Nada? Até certo ponto dizem que chipest B85 não faz overclock, aí as opções estão lá '~'

É mais barato pra fabricante fazer uma BIOS pra várias placas, e deixar as limitações do chipset fazer o resto, do que fazer uma pra cada.. Business as usual..

 

As opções estarem lá, não significa que funcionem.. Você pode alterar e não acontecer nada, literalmente, ou seu PC nem liga..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Sim, é overclock automático. A questão é o que acontece se elegir alguma opção? Nada? Até certo ponto dizem que chipest B85 não faz overclock, aí as opções estão lá '~'

é estranho, eu tenho uma GA-945GZM-S2 do meu PC antigo, e ela tem opções de overclock, mas ela é travada, vai entender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

@NIGHT FALL Sim, é overclock automático. A questão é o que acontece se elegir alguma opção? Nada? Até certo ponto dizem que chipest B85 não faz overclock, aí as opções estão lá '~'

 

Se as opções estão travadas, você não vai conseguir selecionar nenhuma delas, e caso consiga pode ser que seu PC sequer ligue após a alteração. Se não tem conhecimento mesmo que básico sobre overclock, não recomendo que mecha nessa opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Até certo ponto não era possível fazer overcloc em B85 ou H81? Há uma menção sobre H81 ASUS que faz overclock.

 

Outra coisa que já tentei resposta:

 

Por que não consigo alcançar o limite do turbo boost 4.4 GHz, no máximo vai até 4,37 GHz.

Sei que a diferença é pequena.

Será que é algo limitando?

Já vi casos de gente que alcança 4.38 ou o limite máximo, será que tem a haver com a loteria de silício?

 

image.thumb.png.d88dfb7bf71f5792fbedba2c823f325b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gonçalo Armando disse:

Até certo ponto não era possível fazer overcloc em B85 ou H81? Há uma menção sobre H81 ASUS que faz overclock.

Desde a segunda geração, a Intel limitou OC pra algumas placas e processadores apenas.. Primeira geração, ACHO que era tudo liberado, mas não lembro..

 

O que pode acontecer é ter alguma falha de BIOS, que permita alterar coisas que não deveriam.. Eu não lembro disso acontecendo, mesmo tendo um PC dessa geração.. Aconteceu na sexta geração, onde tinha uma falha de BIOS, que permitia OC via BCLK.. Falando nisso

 

 

1 hora atrás, Gonçalo Armando disse:

Por que não consigo alcançar o limite do turbo boost 4.4 GHz, no máximo vai até 4,37 GHz.

Sei que a diferença é pequena. Será que é algo limitando?

Já vi casos de gente que alcança 4.38 ou o limite máximo, será que tem a haver com a loteria de silício?

Deve ser só o BCLK, não batendo 100MHz, como deveria.. Nada demais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Veja aí "ASUS permite H81 overclock" ou "Agora é possível fazer overclock em socket b85, h81, etc"

De preferência em inglês também.

 

Encontrei esse fonte do Adrenaline >https://adrenaline.com.br/noticias/v/26402/ASUS-permite-overclock-em-placas-mae-das-series-h97-h87-b85-e-h81

De 2014.

No entanto, a Intel deve ter barrado, aí fabricantes como ASUS, deve ter lançada uma BIOS irreversível. Aí quem atualizou perdeu features.

Enfim.

Não mexi em muitas opções na placa-mãe daqui, até porque nem precisei e nem estou jogando.

Acredito que maior que 4 GHz deve estar bom para minha exigência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando

 

Honestamente, não lembro disso.. E montei meu PC, nessa época ai.. Acho que o TCC da Faculdade e toda dor de cabeça que essa placa-mãe me causou, uma ASUS aliás, não deu pra prestar atenção..

 

Alias, dá até pra pensar se, todos os problemas que tive, não tiveram relação com isso ai..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Era você o user que tinha um i5 de quarta né? Se não me engano tinha uma GTX 770.

Você também em um tópico havia não recomendado um i5, que um péssima escolha. Estava pensando em pôr um pelo custo e ter um ganho de desempenho.

O que tem a falar dos i5 de quarta? partir de i3 2/4 para i5 4/4 muda muito? Qual é a principal fraqueza dos i5 de quarta? Chegam em 100% rápido?

 

Tem conta lá no fórum do adrenaline?

 

 

@RS Faria Ah tem também canal que faz testes de desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Se tu não mexeu em coisa de overclock não pode ter sido isso.

A única fonte que pode fazer é mais ou menos sobre isso "Agora é possível fazer overclock em chipset B85, H81..."

Então a Intel junto as fabricantes pode ter derrubado isso. Foi apenas temporário.

Placas mãe B85 e H81 vi dizer que não são equipadas para overclock e pode dar até errado e sobreaquecer a placa-mãe e queimar.

Para tanto não é necessário fazer overclock nesse i7.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Você também em um tópico havia não recomendado um i5, que um péssima escolha. Estava pensando em pôr um pelo custo e ter um ganho de desempenho.

O que tem a falar dos i5 de quarta? partir de i3 2/4 para i5 4/4 muda muito? Qual é a principal fraqueza dos i5 de quarta? Chegam em 100% rápido?

Depende do contexto, do preço.. Eu dava de cara, com ele batendo 100% em alguns jogos.. Aí, vai do uso do PC também..

 

Com os Xeons do AliExpress, complicado de indicar um Core i5, se for jogar algo.. Pra outros usos, talvez ele faça sentido..

 

 

3 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Tem conta lá no fórum do adrenaline?

 

Ah tem também canal que faz testes de desempenho?

Não, pra ambas as perguntas..

 

 

Minha dor de cabeça com a ASUS, era com o recurso "Anti-Surge" dela.. Ele desliga o PC, em caso de problema com energia.. Até aí, OK.. Mas, com uma boa fonte, nova na época, esse trem tava desligando o PC em qualquer situação.. Essa bodega me fez perder parte do meu TCC, pois desligou o PC só com o Word rodando.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!