Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD soltando tinta na limpeza com álcool isopropilico


Posts recomendados

Glr, desculpe postar algo tão supérfluo, não sei se há algum post relacionado, mas é mais uma dúvida. Estava limpando meu HD com álcool isopropilico da marca Implastec, sempre utilizo pano anti estático 100% poliester, como aprendi no curso, para auxiliar na limpeza. Só que na última limpeza, uma pequena placa que fica no HD, expeliu a tinta dele que é azul. É normal isso ocorrer? Está funcionando normalmente, mas meu medo é que possa prejudicar futuramente. Se alguém puder tirar essa duvida. Desde já agradeço!

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Anderson Vicente     fazer limpezas dentro do PC é problemático ,  e desnecessária  , pois um pouquinho de poeira que se deposita na placa e componentes associados  não prejudicam em nada  e até ajuda na absorção de umidade do ar ,  a pasta térmica tem possibilidade de durar até 200 anos e também não precisa ser substituída , e ficar passando pano e pincel ou outra coisa qq  dentro do PC  o que pode acontecer é esbarrar em algum componente e Quebra ele ou causar um mau contato e causar defeito , tornando até difícil descobrir o que tem de errado ,  então se o PC está funcionando bem  o melhor é deixar ele Quietinho lá , e se der algum defeito , aí sim você abre e futuca para ver se consegue consertar ,  e essa tinta da placa dos componentes serve de proteção contra ferrugens , que se se propagar em demasia , vai causar um curto nas trilhas e isso não é nada bom de acontecer ,  imagino que você possa pintar novamente essa área onde descascou a tinta com uma tinta comum mesmo  ,    mas o PC é seu   ,   fique a vontade para fazer o que quiser com ele .

  • Curtir 3
  • Haha 3
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Anderson Vicente, bom dia!
Qual placa? Placa de circuito impresso ou algo pintado? Pode enviar fotos?
For o primeiro caso, acho estranho pois a máscara de solda é feita para resistir bastante coisa, inclusive lavagens com isopropanol, mas se for uma placa pintada de outro tipo, não ocorrerá nenhum dano.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá@Anderson Vicente,  álcool isopropilico é um tipo de solvente mas não afeta a camada de verniz que protege a pcb, mas o que for a base de tinta, certamente vai ser removido. O que pode ter acontecido foi que você removeu alguma marcação de controle que o fabricante deixou no HD ou em algum selo de garantia do revendedor, etc. geralmente usam aquelas canetas de marcar CD/DVD ou similares para estas marcações, e provavelmente foi isso que foi removido. 

Para a limpeza interna, sugiro usar ar comprimido para tirar o pó da parte interna e só isso mesmo, um pouquinho de pó não faz mau para o equipamento. Usar produtos para lavagem/limpeza só se a placa estiver muito muito suja.

  • Curtir 5
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@devair1010 Amigo, da onde você tirou essas informações?

 

19 horas atrás, devair1010 disse:

@Anderson Vicente     fazer limpezas dentro do PC é problemático ,  e desnecessária

É totalmente necessária. Acúmulo excessivo de poeira pode causar sobreaquecimento.

 

19 horas atrás, devair1010 disse:

não prejudicam em nada

Poeira acumulada pode causar mau-contato.

 

19 horas atrás, devair1010 disse:

e até ajuda na absorção de umidade do ar

Estamos falando de componentes eletrônicos que devem se manter LONGE da umidade do ar. Se a absorção de umidade pela poeira fosse algo bom, isso iria fazer com que a placa estivesse diretamente exposta, ou seja, iria causar oxidação.

 

19 horas atrás, devair1010 disse:

a pasta térmica tem possibilidade de durar até 200 anos

Da onde você tirou essa informação? Todas as pastas térmicas são fabricadas já com data de validade, fora que TODAS ressecam após muito tempo de utilização, e é exatamente por isso que devem ser trocadas de tempos em tempos.

 

19 horas atrás, devair1010 disse:

e também não precisa ser substituída

Precisa sim. Já foi explicado acima. Pastas térmicas ressecam com o tempo.

 

19 horas atrás, devair1010 disse:

imagino que você possa pintar novamente essa área onde descascou a tinta com uma tinta comum mesmo

Qual "tinta comum"? Tinta guache? Tinta óleo? Amigo, as placas-mãe/placas de circuito são cobertas com verniz, e não com "tinta comum". Não faz o menor sentido sugerir que o usuário "pinte" novamente a área sem antes saber qual exatamente foi a tinta que foi removida com o alcool...

  • Curtir 3
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, glr! 

@devair1010 Entendi, então, sempre limpei as minhas placas com álcool isopropilico e nunca deu problema, mas obrigado pela dica!

@Mikhail Kosevich Volkov Esse da imagem é meu, o HD abaixo azul. (Bagunça da ultima limpeza)😅
 @ederlap Agora que reparei, realmente tem um selo do revendedor da peça, eu acho que possa ter sido isso realmente. Obrigado pela solução!
@GabrielLV Entendi. Obrigado pela analise aprofundada sobre! Creio que o meu caso era um selo do revendedor que estava lá. só percebi agora. Muito obrigado pelas valiosas analises! 




valeu glr! Obrigado a todos pela ajuda! Eu creio que foi como o Ederlap disse. Acho que era tinta de um selo do revendedor de peças. valeu pela solução! Tiraram um peso da minhas costas! :D

 

 

WhatsApp Image 2021-08-07 at 8.23.52 AM.jpeg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!