Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como forçar um sensor de movimento / presença?


João Novaes
Ir à solução Resolvido por João Novaes,

Posts recomendados

Olá, pessoal. Bom dia, tudo bem? Espero que sim!

 

A minha dúvida é um pouco inusitada. Estou procurando uma forma de forçar um sensor de movimento de lâmpada a ligar.

Fiz a instalação em minha varanda de um refletor que carrega via energia solar, mas ele liga somente pelo sensor de movimento (fica 10 segundos ligado) e desliga se não houver movimento.

 

Acontece que o movimento de quem tá sentado na cadeira é muito pouco pro sensor pegar, então a gente precisa ficar abanando a mão pro alto pra manter a luz ligada, hehe.

 

Não consigo pensar em nenhuma ideia pra 'enganar' o sensor. TUdo que acho na internet é como não ser pego pelo sensor de movimento, que é o oposto do que preciso.

 

Obrigado.

 

PS.: tive a péssima ideia de colocar um pêndulo de newton próximo, mas isso não seria nada prático.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu acho que você deve colocar um interruptor normal em paralelo com ele.. ou seria fácil d+? Ou difícil d+ levar um par de fios - pode ser bem fino - até ele...?

1 hora atrás, João Novaes disse:

ideia de colocar um pêndulo

Esta ideia só é válida se o pêndulo for quente. O sensor de movimento é na verdade um sensor de calor ou melhor, de variação de calor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, .if disse:

Eu acho que você deve colocar um interruptor normal em paralelo com ele.. ou seria fácil d+? Ou difícil d+ levar um par de fios - pode ser bem fino - até ele...?

A questão é que não há interruptor. Ele é solar, então não tem plug de tomada e nem nada. Há apenas um botão no qual eu decido se está on ou off (ou seja, apta a captar o movimento e ligar)

 

10 minutos atrás, .if disse:

Esta ideia só é válida se o pêndulo for quente. O sensor de movimento é na verdade um sensor de calor ou melhor, de variação de calor.

Tem razão....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 minutos atrás, João Novaes disse:

A questão é que não há interruptor.

Suspeitei desde o princípio amigo. Perdão mas esqueci de mencionar que era pra adaptar tal interruptor ok? Teoricamente tem um transistorzinho que faz o chaveamento dos leds bastando soldar um interruptor em paralelo com ele e ...claro, necessário conhecimento mínimo na área para tal adaptação. Se não for seu caso, peço perdão de novo. Assim sendo...,tente aumentar a sensibilidade no máximo .. geralmente tem um ajuste. Também pode aumentar o tempo acionado... também geralmente ajustável

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if Em suma, o melhor forma é mexendo no 'sistema' e não tentar enganar o sensor...

 

Acho que irei pra esse caminho. Num outro post, me indicaram esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2LJ3Y1CdIBw

 

Deve ser por aí o caminho... Eu agradeço imensamente. Retorno com novidades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou tentando aplicar a solução indicada pelos amigos. Abri a lâmpada mas não encontrei no circuito um jumper que parecesse ser a regulagem. Estou enviando a foto do circuito. Na foto também é possível ver os fios que vão pra bateria e também pro conjunto lâmpada/placa fotovoltaica. Imagino que o interruptor deveria entrar por aí ( se for usar essa solução). Mas aí, pra isso, já teria uma dúvida de antemão: vai interferir no carregamento da bateria? Obrigado!

 

PS.: Apesar de ter parafusos para abrir, trata-se de um produto 100% chinês e genérico.

 

 

https://ibb.co/6FTxPJg

https://ibb.co/19J7q5D

IMG-20211126-WA0008.jpg

IMG-20211126-WA0007.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gozado, não tô vendo nenhum capacitor... talvez haja um transistor nesse chip, se ele for proprietário dessa placa.

 

Daria para ler o que está escrito em cima do chip de 8 terminais, @João Novaes? Será que esse chip tem a função de timer? Talvez precise de uma lente, de muita luz e de ler no reflexo...

 

Também, se você puder, indique nesses fios quais vão para a bateria e quais vão para a lâmpada.

 

E fazer mais duas fotos: uma, de modo a mostrar o componente que está atrás desse par de fios vermelho e azul da frente, e outra, do outro lado da placa?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, @João Novaes. Certamente nesse circuito há um gerenciador de carregamento e um timer - eu imaginei que o chip de 8 terminais pudesse ser um 555 e o componente negro, no ponto "fotovoltaica  +", pudesse ser um capacitor. E aí era só acrescentar capacitância. Mas o pino 1 desse CI, aquele marcado com um ponto, não parece estar no GND... Esse chip, 555, precisa de GND no pino 1.

 

Como falei, pode ser que seja um chip criado especialmente para aparelhos como esse.

 

De qualquer forma, como você disse,

10 horas atrás, João Novaes disse:

vai interferir no carregamento da bateria?

 

possivelmente sim. Como a bateria desse aparelho vai ter que alimentar vários leds, talvez deixá-los acesos direto exaure-a. Como a recarga só se dá durante o dia... Talvez esse dispositivo sirva para banheiro, que a gente fica pouco tempo lá, que fica mais tempo desligado que ligado...

 

Bem, caro, lamento não saber te ajudar, quem sabe um dos mestres do fórum consiga.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Renato.88 disse:

@João Novaes só ligar junto o - bateria com o - da lâmpada. 

 

Pode soldar mais dois fios por cima deles e ligar em um interruptor. 

Simples assim? E se o interruptor estiver desligado não vai interromper o carregamento da bateria enquanto estiver sol? Não, né?

 

Temporariamente, eu encontrei uma 'solução', mas só tive oportunidade de testar ontem a noite: No sensor de movimento há uma espécie de difusor/capa protetora. Eu removi ela pra ver o comportamento e parece que depois disso o sensor 'ficou louco' e após umas 3x desligando ele para de desligar e fica aceso direto. Só consigo imaginar que o calor da própria lâmpada tá fazendo ele ativar...

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 26/11/2021 às 14:21, .if disse:

bastando soldar um interruptor em paralelo com ele

 

12 horas atrás, Renato.88 disse:

soldar mais dois fios por cima deles e ligar em um interruptor. 

 

9 minutos atrás, João Novaes disse:

Simples assim

...sim.

 

10 minutos atrás, João Novaes disse:

o interruptor estiver desligado não vai interromper o carregamento da bateria enquanto estiver sol

não.

 

10 minutos atrás, João Novaes disse:

uma espécie de difusor/capa protetora.

é a tal lente fresnel. Ela concentra o calor ou onda infravermelho no sensor. Ao remover ocorre instabilidades gerais.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria legal dar uma medida no consumo de bateria desses leds antes de deixá-los ligados direto. E verificar, também, se há uma proteção contra a exaustão total da bateria.

 

A conta é simples: basta medir a corrente que os leds ligados drenam da bateria e dividir a capacidade da bateria por esse numero, para saber quantas horas os leds podem ficar ligados. A maioria do multímetros tem um amperímetro embarcado...

 

Já estraguei definitivamente bateria dessas (nunca mais segurou carga) por deixá-la zerar sua carga...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, João Novaes disse:

imaginar que o calor da própria lâmpada tá fazendo ele ativar...

..esqueci...

A luz led não produz calor suficiente pra acionar e mesmo se produzisse este seria constante e como o sensor precisa sentir variação de calor, não deveria acionar. P.ex. se o ambiente estiver a 36.5 graus C o sensor tende a não acionar mesmo se alguém passar por ele. Deduza porque😁

Em tempo... tenho 1 (+ de 1) sensor deste (não exatamente este, o meu tem 3 ajustes: tempo luminosidade sensibilidade) que fica na entrada de casa. Quando venta de vez em quando ele aciona. Minha teoria é que por ser na beira da rodovia há passagem de ar quente em frente a ele

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Ci de 8 pernas não seria um eg4001 (ci normalmente usado em módulos de sensor de luz)?

Segue datasheet:
https://www.shoptronica.com/ficheros/EG4001.pdf


Se for, não vi como "arrumar" o circuito da placa.
Está aí algo que não vi pronto. Algo c/ consumo baixo de bateria e que tenha um controle. p/ ficar mais tempo ligado.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 26/11/2021 às 14:02, João Novaes disse:

A questão é que não há interruptor. Ele é solar, então não tem plug de tomada e nem nada.

 

Em 26/11/2021 às 17:30, Thiago Miotto disse:

Tem sensor que tem várias regulagens.

 

Em 27/11/2021 às 19:01, rmlazzari58 disse:

Como falei, pode ser que seja um chip criado especialmente para aparelhos como esse.

 

Existem produtos com manual rico. @João Novaes, este seu não tem manual?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 28/11/2021 às 19:26, Renato.88 disse:

Se deixar desligado, fica na mesma como se fosse original. 

Se deixar ligado, aí sim vai atrapalhar. 

Segui exatamente essa ideia, de ligar o negativo da bateria com o negativo da lâmpada e colocar ali um interruptor. Funcionou perfeitamente. Com o interruptor ligado, a lâmpada fica acesa. Com o interruptor desligado o aparelho funciona idêntico ao original. Muitíssimo obrigado.

 

 

Em 28/11/2021 às 13:34, .if disse:

..esqueci...

A luz led não produz calor suficiente pra acionar e mesmo se produzisse este seria constante e como o sensor precisa sentir variação de calor, não deveria acionar. P.ex. se o ambiente estiver a 36.5 graus C o sensor tende a não acionar mesmo se alguém passar por ele. Deduza porque😁

Em tempo... tenho 1 (+ de 1) sensor deste (não exatamente este, o meu tem 3 ajustes: tempo luminosidade sensibilidade) que fica na entrada de casa. Quando venta de vez em quando ele aciona. Minha teoria é que por ser na beira da rodovia há passagem de ar quente em frente a ele

Realmente não acredito ser o calor da lâmpada, mas alguma instabilidade aconteceu depois que eu tirei a lente fresnel, pois o sensor de movimento ficou louco. Isso até teria me atendido, mas a solução do interruptor é muito mais certeira.

 

Em 28/11/2021 às 12:19, rmlazzari58 disse:

Seria legal dar uma medida no consumo de bateria desses leds antes de deixá-los ligados direto. E verificar, também, se há uma proteção contra a exaustão total da bateria.

 

A conta é simples: basta medir a corrente que os leds ligados drenam da bateria e dividir a capacidade da bateria por esse numero, para saber quantas horas os leds podem ficar ligados. A maioria do multímetros tem um amperímetro embarcado...

 

Já estraguei definitivamente bateria dessas (nunca mais segurou carga) por deixá-la zerar sua carga...

Sem dúvidas essa bateria não segura a lâmpada acesa por muito tempo. Inclusive eu imagino que essa lógica dela de desligar em 10s e não ter a opção de deixar ligada por mais tempo é exatamente pra economizar energia. Mas como eu não uso por períodos muito longos, acredito que não vá ter problema.

Aliás: quando ligo pelo interruptor que instalei a lâmpada acende um pouquinho mais forte de quando ligada através do circuito original. Imagino que o circuito desse uma reduzida nessa força... Isso em tese seria solucionável se eu tivesse instalado um dimmer ao invés de um interruptor. Entretanto, a lâmpada de LED não é dimmerizável. Certo?

 

 

Em 29/11/2021 às 01:15, alexandre.mbm disse:

Existem produtos com manual rico. @João Novaes, este seu não tem manual?

Definitivamente não. Era um daqueles clássicos manuais traduzidos de chinês pra português pelo Tradutor.

 

Em 28/11/2021 às 20:30, Thiago Miotto disse:

Esse Ci de 8 pernas não seria um eg4001 (ci normalmente usado em módulos de sensor de luz)?

Segue datasheet:
https://www.shoptronica.com/ficheros/EG4001.pdf


Se for, não vi como "arrumar" o circuito da placa.
Está aí algo que não vi pronto. Algo c/ consumo baixo de bateria e que tenha um controle. p/ ficar mais tempo ligado.

Encontramos uma solução "mais analógica", hehe.

 

Amigos, muito obrigado pela ajuda e apoio nessa demanda. Consegui solucionar a questão adicionando o interruptor, como disse acima.

Espero poder ajudá-los em um outro momento.

 

Obrigado a todos!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Novaes disse:

Aliás: quando ligo pelo interruptor que instalei a lâmpada acende um pouquinho mais forte de quando ligada através do circuito original. Imagino que o circuito desse uma reduzida nessa força... Isso em tese seria solucionável se eu tivesse instalado um dimmer ao invés de um interruptor. Entretanto, a lâmpada de LED não é dimmerizável. Certo?

Se quiser reduzir o brilho do led, basta colocar um resistor em série no seu circuito do interruptor. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João Novaes disse:

Funcionou perfeitamente.

Legal!

 

3 horas atrás, João Novaes disse:

Isso em tese seria solucionável se eu tivesse instalado um dimmer ao invés de um interruptor.

 

Tem muitos exemplos na Internet, uns bem simples até, para dimerização de led, inclusive uns que você pode adaptar no seu. Clique aqui.

 

Acho que 99% deles usam o 555, um chip bem comum, fácil de encontrar (tem vários nomes como NE555, KA555, LM555 etc.), baratinho e fácil de usar.

 

Mas se fosse usar bateria, poderia usar um 555 CMOS (tlc555, 7555... também tem muitos nomes), que em espera consome muito menos do que o 555 mais comum. Os circuitos são os mesmos entre os dois tipos de 555.

 

Em último caso, quem sabe fazer uma experiência colocando mais uma bateria em paralelo com a que já existe?

 

Só prá dar ideias, nesse momento coincidentemente estou trabalhando a ideia de acender alguns leds mas através não da presença mas sim de palma. Um "clap", os leds acendem, outro "clap", apagam. Tem vários projetos por aí, na Internet, alguns até com vídeo no Youtube, e também bem simples. Clique aqui.

 

Como minha bugiganga ficará ligada na tomada, não haverá problema com bateria.

 

Encontrei até uns circuitos que, através de palmas, ligam, desligam e dimerizam leds, através do chip 4017. Cada palma o brilho dos leds vai ficando mais... intenso? apagado? Da para escolher. Olha uns exemplos com esse 4017 aqui. Mas dá para fazer- e é igualmente simples - como 4013...

 

(Mas tô achando complicado esse negócio de ficar batendo palma para dimerizar, não parece muito prático ainda mais porque a bugiganga ficará num quarto de casal: uma pessoa já está quase dormindo, a outra chega batendo palma? rs...

 

Se bem que, bem regulado, não precisa ser palma, basta um estalo de dedos, ainda mais porque o quarto é silencioso. E aí a dimerização fica fixa, num potenciômetro. Vamos ver...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58  mas a dimerização da lâmpada de led pressupõe que a lâmpada seja dimerizável, certo?

 

Quanto ao que mencionou do estalo de dedos, será mesmo que um estalo vai ser facilmente captável? Será que não vai se confundir com outros sons e ficar sendo ativado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Tem muitos exemplos na Internet, uns bem simples até, para dimerização de led, inclusive uns que você pode adaptar no seu. Clique aqui.

 

1 hora atrás, João Novaes disse:

@rmlazzari58  mas a dimerização da lâmpada de led pressupõe que a lâmpada seja dimerizável, certo?

 

Os circuitos do link (Google), na primeira citação acima, em sua maioria, são para se fazer (projetar e implementar) a própria lâmpada LED dimerizável. Um produto acabado, de prateleira, já traz embutido um circuito de função similar.

 

Update (02/12/21 15:32)

 

Eu ainda não sei se falei alguma bobagem que tenha motivado o colega @rmlazzari58 reagir com uma gargalhada.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, João Novaes disse:

a dimerização da lâmpada de led pressupõe que a lâmpada seja dimerizável, certo?

 

Esses circuito são para todo tipo de lâmpada mas pelo tempo de resposta - quantos milissegundos há entre energizar e realmente acender e quantos milissegundos entre começar a acender e ficar no maior brilho possível - funcionam melhor com led, qualquer tipo de led e até em conjuntos de leds ligados em série e até séries em paralelo numa matriz, como nesse exemplo:

 

555-PWM-LED-Dimmer.thumb.png.7450a7075085261908f9603b8795ace2.png

 

Precisa tomar cuidado com o fato de que a bateria de sua luminária é de menos de 12v. Mas dá para fazer facinho, sim, principalmente usando 555 CMOS, porque a carga maior será usada pelos leds. Pode ficar bem bacana!

 

 

Agora quanto ao "clap"... ainda não montei mas acho que vai dar para encontrar um ajuste adequado. Principalmente pondo, depois do mic, um filtro - um capacitorzinho - de forma que não apenas o volume do som mas também a frequência - palma e estalos de dedos vibram entre 2kHz e 3kHz - sejam adequadas.

 

Tô pensando que assobios também podem ser nessas frequências, principalmente aqueles do tipo de chamar quem tá longe, "fuíííí...". Só a experiência vai dizer...

 

Mas acho que quanto mais aberto o ambiente, quantos mais diferentes sons ocorrerem, mais chances da bugiganga funcionar sem a intenção da pessoa.

11 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Um produto acabado, de prateleira, já traz embutido um circuito de função similar.

 

Só não traz a aventura, rs... a emoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João Novaes disse:

 mas a dimerização da lâmpada de led pressupõe que a lâmpada seja dimerizável, certo?

Sendo somente um ou vários leds ligados juntos alimentados com DC sempre será "dimmerizável" . O circuito usado nesse caso não se chama dimmer. 

O dimmer é um dispositivo usado somente em corrente alternada. 

 

A coisa complica nessa situação de dimmer quando temos uma lâmpada led do tipo compacta que já vem adaptada para ser ligada diretamente a rede elétrica. 

Aí sim precisa de um tipo de lâmpada especial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!