Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não estou entendendo este exercício de Eletrônica


Posts recomendados

Olá. Estou estudando sozinho a partir de uma apostila que baixei na Internet. O problema é que tem um exercício que não estou entendendo:

_ Ele pede assim

Meça a corrente

fonte( 5v)   resistor(100 R)   A: 

fonte(10v)  resistor(100 R)   A:

fonte(15v)  resistor(100 R)   A:

fonte(20v)  resistor(100 R)   A:

        O problema é que o Resistor está pegando fogo !

        Fiz tudo certinho: abri o circuito para inserir as pontas do Multimetro na escala de mA , reforcei os cabos com 4mm, mas nada ! O resistor continua pegando fogo. 

Por favor , me ajudem.

Vou mandar fotos:

20211204_174419.thumb.jpg.900d42a18d0d903f32341390d68d0f62.jpg

 

 

20211204_174507.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para cada montagem você deverá ter calculado a potência, e usar um resistor a contento: ¼W, 1W, 2W, 5W, e por aí vai. Se for se demorar em cada experimento, calcule com folga ou você danificará o resistor.

 

P = V² / R

 

Pa = 5² /100
Pa = 25 /100
Pa = ¼W

 

Pb = 10² / 100
Pb = 100 / 100
Pb = 1W

 

Pc = 15² / 100
Pc = 225 / 100
Pc = 2,25W

 

Pd = 20² / 100
Pd = 400 / 100
Pd = 4W

 

Você pode comprar um único resistor de 7W, se quiser. Um de 5W também dá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Renato.88 disse:

a corrente ficará na casa dos uA. Será difícil pra medir

... e ainda mais se estiver medindo com o amperímetro da fonte.

A dica (que acho que já vos dei) é nem mesmo usar o amperímetro do multímetro mas sim um R de valor baixo e uso da lei de ohm. I=V/R

Lei-de-ohm.png?fit=352,394&ssl=1

Como acabas de sentir na pele (quase literalmente), um dado que não pode ser negligenciado é a potência dissipada x capacidade de dissipação pelo componente.