Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não estou entendendo este exercício de Eletrônica


Posts recomendados

Olá. Estou estudando sozinho a partir de uma apostila que baixei na Internet. O problema é que tem um exercício que não estou entendendo:

_ Ele pede assim

Meça a corrente

fonte( 5v)   resistor(100 R)   A: 

fonte(10v)  resistor(100 R)   A:

fonte(15v)  resistor(100 R)   A:

fonte(20v)  resistor(100 R)   A:

        O problema é que o Resistor está pegando fogo !

        Fiz tudo certinho: abri o circuito para inserir as pontas do Multimetro na escala de mA , reforcei os cabos com 4mm, mas nada ! O resistor continua pegando fogo. 

Por favor , me ajudem.

Vou mandar fotos:

20211204_174419.thumb.jpg.900d42a18d0d903f32341390d68d0f62.jpg

 

 

20211204_174507.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para cada montagem você deverá ter calculado a potência, e usar um resistor a contento: ¼W, 1W, 2W, 5W, e por aí vai. Se for se demorar em cada experimento, calcule com folga ou você danificará o resistor.

 

P = V² / R

 

Pa = 5² /100
Pa = 25 /100
Pa = ¼W

 

Pb = 10² / 100
Pb = 100 / 100
Pb = 1W

 

Pc = 15² / 100
Pc = 225 / 100
Pc = 2,25W

 

Pd = 20² / 100
Pd = 400 / 100
Pd = 4W

 

Você pode comprar um único resistor de 7W, se quiser. Um de 5W também dá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Renato.88 disse:

a corrente ficará na casa dos uA. Será difícil pra medir

... e ainda mais se estiver medindo com o amperímetro da fonte.

A dica (que acho que já vos dei) é nem mesmo usar o amperímetro do multímetro mas sim um R de valor baixo e uso da lei de ohm. I=V/R

Lei-de-ohm.png?fit=352,394&ssl=1

Como acabas de sentir na pele (quase literalmente), um dado que não pode ser negligenciado é a potência dissipada x capacidade de dissipação pelo componente.

 

Off 1/2 on ... antigamente  na infância quando eu via os dados do 2n3055 60V e 30A (digitei de memória) de cara multiplicava ambos e imaginava mentalmente que ele suportava uma carga de 1800W. Nem dava bola (nem prestava atenção) aos 115W máximo que constava no datasheet. Os 'atuais' se suportam 40W é muito

🤪

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, .if disse:

...antigamente, na infância, quando eu via os dados do 2n3055, 60V e 30A (digitei de memória), de cara [eu] multiplicava ambos e imaginava mentalmente que ele suportava uma carga de 1800W.

 

Nem dava bola (nem prestava atenção) aos 115W máximo, que constavam no datasheet.

 

Os 'atuais' [2n3055], se suportam 40W, é muito! 🤪

 

É transistor. Deve haver algum detalhe para uma leitura acertada do datasheet. Estou sem tempo para entrar nisso agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!