Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DVD Architect - Tutorial e Dúvidas


Posts recomendados

Galara estou com um problema no DVD-Architect, quando crio o menu com texto ou botão no canto ao finalizar em um DVD, quando vou ver em um DVDplayer metade do texo ou botão fica fora da tela, alguem pode me ajudar, sou novo no forum...

Parece ser o mesmo problema do usuário Glauber, as safe areas...

Seguinte, o problema é q existe uma área nas bordas da tela q a tv oculta.

Para você verificar ainda na autoração, recomendo a utilização das Safes Areas... são a Title safe area e a action safe area. A title é a área segura para colocar os ítens de menu, como os botões... já a action safe area indica a área q poderá ser oculta pela tv (irá depender da configuração).

Para vizualizar esses recursos vá no menu VIEW > WORKSPACE OVERLAYS > SHOW TITLE SAFE AREA / SHOW ACTION SAFE AREA...

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Comecei a usar o DVD architect1 a poucos dias. consegui gravar apenas 2 DVD's normalmente. De uns dias para cá não consigo gravar mais nada. Aguardo +/- 8 horas para a compilação ( demora tudo isso mesmo ? ) e acabo perdendo um DVD virgem pois só consigo assistir no netebook. Se eu tentar gravar em um DVD RW funciona bem, porém em DVD R não consigo. Tentei copiar deste DVD RW ,que funcionou, para um DVD R , com o nero porém também não consigo. Algém pode me dar uma luz?

O tempo de renderização do projeto depende diretamente dos arquivos que utilizou e se necessitará de recompressão... por exemplo, vídeos .AVI sempre necessitarão ser recomprimidos na renderização.

Minha sugestão é trabalhar com os arquivos antes de colocá-los no seu projeto, se possue um arquivo .AVI por exemplo, converta ele para .MPG antes utilizando o processo .AVI => .VOB => renomear p/ .MPG... com o WinAVI ou outro programa similar você faz isso facilmente. Se preferir faça o demux do arquivo, daí você terá o vídeo .M2V e o audio .AC3 por exemplo.

Esse procedimento de preparação do arquivo reduz o processo de render.

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera... dei uma lida meio por cima, o topico ta com 11 paginas (esse é o problema de ter um topico fixo pra algo), mas pelo que li mais ou menos, o que sugeriram pra resolver o mesmo prob q eu tenho, é passar o DVD Shrink...

o negocio é o seguinte, estou com 9 videos, cada um tem em media 400 a 500mb, todos em XviD, com audio MS ADPCM, e fourcc mudado pra DIVX pro Architect ler... criei os menus e tudo mais.. o problema é q o DVD ficou com mais de 20Gb!!! Nao tenho todo esse espaço no HD pra passar o Shrink.. alias tenho que terminar essa autoração justamente pra liberar um espaço aqui hehe.... tentei ir nas propriedades e abaixar o bitrate até que encaixasse no disco... deu em media 560mb por episodio, mas quando vou preparar o dvd, ele acusa "Track 1 'Video' in 'Video1' cannot be recompressed because its bitrate is too low", e da isso mais umas vezes, uma mensagem pra cada video.

Outra hora eu gravei o dvd pra um amigo, converti os videos com o ConvertXDVD, foi numa boa, coube tudo num dvd e a qualidade ficou legal (mas pior que em XviD)... o detalhe é q deletei os VOBs, porque tava dando esse problema de tamanho e um amigo meu falou q seria melhor jogar em AVI mesmo..

ALGUÉM SABE COMO POSSO RESOLVER ISSO??

Tenta colocar menos vídeos por projeto... isso irá melhorar a qualidade do resultado final.

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

glaubersm,

eu quero tentar lhe ajudar mas queria mais informações.

- A imagem que você se refere é um video(filme) ou uma figura (estática), com o nome do DVD???

Abraço

Wilson Moreira

olá beleza?

obrigado pelo interesse em ajudar e desculpe pela demora em responder.

a imagem é uma figura estática em jpg, mas mesmo eu redimensionando ela num editor ela fica sempre fora da safe area, não sei o número de pixels dessa safe area mas fui diminuido e diminuindo o tamanho da imagem mas sempre ficava fora da safe area no dvd architect, não importava o tamanho. acho que deve ter um jeito mais fácil do que esse pra resolver isso, quem souber agradeço.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá beleza?

obrigado pelo interesse em ajudar e desculpe pela demora em responder.

a imagem é uma figura estática em jpg, mas mesmo eu redimensionando ela num editor ela fica sempre fora da safe area, não sei o número de pixels dessa safe area mas fui diminuido e diminuindo o tamanho da imagem mas sempre ficava fora da safe area no dvd architect, não importava o tamanho. acho que deve ter um jeito mais fácil do que esse pra resolver isso, quem souber agradeço.

valeu

O problema não é só redimensionar a imagem de fundo, deve-se mudar a posição do texto/título do fundo. Se você utiliza o Photoshop, aumente a moldura da imagem sem redimensioná-la (menu IMAGE > CANVAS SIZE...).

Segue exemplos de posicionamentos:

Menu incorreto:

menuincorretofr3.th.jpg

Repare que o botão Menu principal seria "cortado" ao ser exibido no televisor, fora os outros textos que estariam "encostados" na borda da tv.

Menu correto:

menucorretolh2.th.jpg

Já nesse caso foi corrigido diminuindo a imagem utilizada e afastando o botão e textos das linhas-guias. Poderia também ter sido ampliada a moldura, mas seguindo o tamanho padrão do menu, posteriormente teria que redimensionar a imagem para voltar ao tamanho original.

Para facilitar, segue os arquivos modelos que fiz e utilizo, com o tamanho padrão e com as linhas guias definindo a action safe area.

No arquivo .rar tem os arquivos .psd tanto para menus 4x3 quanto 16x9.

http://rapidshare.com/files/81835107/padrao_photoshop_ldvideo.rar.html

Espero que lhe ajude.

[]`s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não é só redimensionar a imagem de fundo, deve-se mudar a posição do texto/título do fundo. Se você utiliza o Photoshop, aumente a moldura da imagem sem redimensioná-la (menu IMAGE > CANVAS SIZE...).

Segue exemplos de posicionamentos:

Menu incorreto:

menuincorretofr3.th.jpg

Repare que o botão Menu principal seria "cortado" ao ser exibido no televisor, fora os outros textos que estariam "encostados" na borda da tv.

Menu correto:

menucorretolh2.th.jpg

Já nesse caso foi corrigido diminuindo a imagem utilizada e afastando o botão e textos das linhas-guias. Poderia também ter sido ampliada a moldura, mas seguindo o tamanho padrão do menu, posteriormente teria que redimensionar a imagem para voltar ao tamanho original.

Para facilitar, segue os arquivos modelos que fiz e utilizo, com o tamanho padrão e com as linhas guias definindo a action safe area.

No arquivo .rar tem os arquivos .psd tanto para menus 4x3 quanto 16x9.

http://rapidshare.com/files/81835107/padrao_photoshop_ldvideo.rar.html

Espero que lhe ajude.

[]`s

obrigado pela resposta mas não tenho photoshop pra abrir estes arquivos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Sempre que pego um DVD comercial e tenho disponibilidade de tempo, tenho o costume de olhar a estrutura de como são feitos os efeitos de cada um deles, para tentar repetir quando necessário.

RedBeard

Olá pessoal, como faço para ver a estrutura do dvd (menu)? Existe alguma forma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá beleza?

obrigado pelo interesse em ajudar e desculpe pela demora em responder.

a imagem é uma figura estática em jpg, mas mesmo eu redimensionando ela num editor ela fica sempre fora da safe area, não sei o número de pixels dessa safe area mas fui diminuido e diminuindo o tamanho da imagem mas sempre ficava fora da safe area no dvd architect, não importava o tamanho. acho que deve ter um jeito mais fácil do que esse pra resolver isso, quem souber agradeço.

valeu

glaubersm,

vamos tentar fazer no próprio DVD Architect.

1-Abra o DVD Architect e adicione a figura Jpeg no "menu 1"

2-Salve as

2-Mande preparar

4-Depois de preparado feche o DVD Architect

5-Pegue este "VOB" preparado ,- (VTS_01_1.vob) e remomeie para "mpeg"

6-Abra novamente o DVD Architect e arraste este "VOB renomeado(mpeg)" para o "projeto".

7-Arraste-o do "projeto" para a "Área de trabalho" (menu 1)

8-Redimensione (estique as abas), obedecendo a "Safe Area".

Fazendo assim, esta figura se tornará nada mais, nada menos, que um botão ampliado, ocupando toda a cara do "Menu", e ficará marcado como "HighLight", na verdade um "Link", e nós não queremos que ele seja um "link", e sim um "menu" com o nome do filme(DVD).

Agora arraste o seu primeiro filme para o "Projeto" e renomeie-o para "Iniciar" (um exemplo), e em seguida arraste-o para cima deste "botazão". Click fora e depois click somente no "botãozinho" e "delete", deixando somente o texto "Iniciar"

Ainda no "Projeto", nos link's,(quadradinho roxo expandido)(Menu (Page 1), estão o "VTS 01 0" e o "Iniciar".

Click no "VTS 01 0" e arraste-o para cima do "Iniciar".

Fazendo isso o "Iniciar" pula para cima, se tornando o primeiro "HighLight".

Volte na "Area de trabalho", click no "texto Iniciar", vá em "Navigation" e mude todas as coordenadas para "Iniciar".

Todas:Left, Right, Up, Down.

Se der o "Preview" notará que só o "texto Iniciar" estará selecionado.

No "Preview", use o controle remoto virtual, e verá que o "HighLight" não sai do "Iniciar".

E é assim que ficará depois do DVD pronto. O usuário não terá acesso à figura de fundo que você redimensionou, e sim somente nos pequenos botôes que você criar como link's de navegação.!!

Pode perguntar! O que estiver ao meu alcance lhe passarei!

Abraços.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

inth,

Existem vários programas que analisam cada parte do DVD. A maioria deles é para editar, corrigir ou modificar essas partes, mas de quebra permitem analisar partes do DVD.

Os que eu mais uso são o DVD Decrypter, o DVD Remake, o VobEdit, entre outros.

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

glaubersm,

vamos tentar fazer no próprio DVD Architect.

1-Abra o DVD Architect e adicione a figura Jpeg no "menu 1"

2-Salve as

2-Mande preparar

4-Depois de preparado feche o DVD Architect

5-Pegue este "VOB" preparado ,- (VTS_01_1.vob) e remomeie para "mpeg"

6-Abra novamente o DVD Architect e arraste este "VOB renomeado(mpeg)" para o "projeto".

7-Arraste-o do "projeto" para a "Área de trabalho" (menu 1)

8-Redimensione (estique as abas), obedecendo a "Safe Area".

Fazendo assim, esta figura se tornará nada mais, nada menos, que um botão ampliado, ocupando toda a cara do "Menu", e ficará marcado como "HighLight", na verdade um "Link", e nós não queremos que ele seja um "link", e sim um "menu" com o nome do filme(DVD).

Agora arraste o seu primeiro filme para o "Projeto" e renomeie-o para "Iniciar" (um exemplo), e em seguida arraste-o para cima deste "botazão". Click fora e depois click somente no "botãozinho" e "delete", deixando somente o texto "Iniciar"

Ainda no "Projeto", nos link's,(quadradinho roxo expandido)(Menu (Page 1), estão o "VTS 01 0" e o "Iniciar".

Click no "VTS 01 0" e arraste-o para cima do "Iniciar".

Fazendo isso o "Iniciar" pula para cima, se tornando o primeiro "HighLight".

Volte na "Area de trabalho", click no "texto Iniciar", vá em "Navigation" e mude todas as coordenadas para "Iniciar".

Todas:Left, Right, Up, Down.

Se der o "Preview" notará que só o "texto Iniciar" estará selecionado.

No "Preview", use o controle remoto virtual, e verá que o "HighLight" não sai do "Iniciar".

E é assim que ficará depois do DVD pronto. O usuário não terá acesso à figura de fundo que você redimensionou, e sim somente nos pequenos botôes que você criar como link's de navegação.!!

Pode perguntar! O que estiver ao meu alcance lhe passarei!

Abraços.

Wilson

valeu, vou tentar no proximo dvd que eu autorar porque esse ja consegui resolver editando a imagem no paint.net mesmo

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, estive buscando nas mensagens do fórum mas não encontrei o que queria...

Estou aprendendo a usar o DVD Architect 4, só que ele não está aceitando meus arquivos AVI, convertido pelo Auto Gordian. Alguém sabe o que está havendo? É necessário um plugin adicional?

Grato desde já.

Frat.,

G.A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo no DVD Architect 4.0, sera q alguém pode mim ajudar como fazer menu com efeito de transição na passagem de um menu para o outro?

agradeço desde já...

Neto Amâncio,

eu uso o DVD Architect 3 mas o 4 tem o mesmo princípio básico.

Só para entender como fazer uma transição entre os menus no DVD Architect, vamos fazer de uma forma simples, depois você incrementa a gosto. Isso depende da criação de cada indivíduo.

1-Abra o DVD Architect crie duas páginas de menus e salve o projeto.

2-Click em "Preview" e visialize o "menu 1"

3-Click em "Copy To Clipboard" (passe o cursor sobre os ícones na parte superior direita e você descobre este item)

4-Abra o PhotoShop ,àFileàNovoàOKàEditaColar. Aparecerá a figurado seu "menu 1".

5-Salve em uma pasta.

6-Agora para o "menu 2", repita os passos, 2-3-4-5 e feche DVD Architect.

7-Leve as duas figuras dos menus 1 e 2 para um programa de edição e crie uma transição entre as duas.

8-Abra novamente DVD Architect, abra seu projeto e arraste do "Explore" a "transição" para a janela de projetos.

9-Click no botão que muda o menu1 para o menu2, e aplique "ActionàDestinationàTransição.

10-Click 2x em "Transição" na janela de Projetos e ela abrirá na "Timeline". Aplique "End ActionàDestinationàMenu2. Ainda na "Timeline", click no final da transição e marque "Set Out Point". Pronto!

Restando dúvidas é só perguntar.

Abraço.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá...

Estou fazendo no Vegas um dvd de fotos e trilha sonora e gostaria de fazer um Menu pra ele, usando o DVD Arch3... O problema é que eu não sei mexer em absolutamente nada! Hahaha

Gostaria de fazer um Menu SUPER simples, só escrito Menu em cima, com o título do DVD em baixo, uma foto e num canto em baixo, Iniciar Filme, que clicando começaria o filme...

Como faço isso??

Muito obrigada pela paciência e se possível, ajuda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Video com fundo transparente no DVD Architect?

Boas.

Tenho um vídeo (background animado 1 personagem e fundo preto) que quando configurado no Vegas:

Selecionado o vídeo > Properties > Media > Alpha channel: Premultiplied (dirty): o fundo fica transparente.

Porém quando coloco em cima do background do DVD Architect não consigo deixar o fundo transparente.

Isso é possível? Se possível, como fazer?

Grato.

... els ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá...

Estou fazendo no Vegas um dvd de fotos e trilha sonora e gostaria de fazer um Menu pra ele, usando o DVD Arch3... O problema é que eu não sei mexer em absolutamente nada! Hahaha

Gostaria de fazer um Menu SUPER simples, só escrito Menu em cima, com o título do DVD em baixo, uma foto e num canto em baixo, Iniciar Filme, que clicando começaria o filme...

Como faço isso??

Muito obrigada pela paciência e se possível, ajuda...

Olá maria.antonia.m,

faça da seguinte forma;

1- Depois do "video foto" editado no "Vegas", exporte em mpg2.

2- Abra o "DVD Architec 3" e clique em "Explore" (em baixo, lado esquerdo)

3- Localize seu "video foto" e arraste-o para a "Janela de projetos" (em cima, à esquerda)

4- Click com o direito e o renomeie para "iniciar". Salve

5- Arraste-o para a "área de trabalho" (Na tela onde está escrito Menu 1)

6- Aprarecerá um quadrinho(botão) com o texto "iniciar"

7- Arraste e/ou redimensione este quadrinho(botão), a seu gosto.Salve

8- Agora vamos escrever o título do Menu;

a- Click na palavra "Menu 1" (ficará selecionado)

b- Pressione a "tecla F2" (Aparecerá a caixa de texto)

c- Apague "Menu 1" e escreva seu texto.Salve

9- Dê movimento neste quadrinho(botão)

a- Click no quadrinho(botão) para ficar selecionado.

b- Na tela "Button Properties" click em "Media"-->Still-->Animated. Salve

10- Faça "Loop no menu"

a- Click fora do quadrinho(botão) para des-selecionar.

b- Na tela "Button Properties" click em "End Action-->Command-->Hold-->Loop.Salve

11- Vamos preparar um "audio" para o Menu

a- Certifique que está tudo "Save" salvo - Salvado...

b- Feche o DVD Architect

c- Vá no "Vegas" e prepare um pequeno audio de no mínimo 15sgs. Exporte.

12- Abra novamente o DVD Architect.

a- click em File-->Open e localize o seu projeto.

b- Em "Menu Page Properties" click em " Background Media-->Audio-->Na setinha-->Replace-->Localize o audio que você exportou do "Vegas".

Click 2x e ele aparecerá na "TimeLine" do Menu. Salve

13- Vamos preparar o DVD (Compilar)

a- Click em "Make DVD" (lá em cima)

b- Abrindo a janela, click em "Prepare"

c- Na janela que se abre, click em "Browse" e se não tiver uma pasta pronta, crie uma. De preferência numa partição que tenha pelo menos 10GB de espaço.

d- Espere.... O tempo depende do tamanho do seu filme "video foto", e as condições de sua máquina.

e- No final do preparo(Compilação) aparecerá uma janela, um sinal sonoro e o tempo gasto. Feche está janela. Por segurança... - Salve

14- Vamos queimar o DVD?

a- Coloque um "disco/midia" no seu gravador. Se aparecer uma janelinha, click em cancelar.

b- Click novamente em "Make DVD"

c- Agora em "Burn"

d- Avançar

e-Em "Speed", coloque 4x. Isto possibilitará a compatibilidade com qualquer DVD Player de mesa

f- Concluir.

g- Espere..... Aparecerá novamente a janela e o sinal sonoro quando terminar.

Pronto!!!

Surgindo dúvidas é só perguntar.

Abraços

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Video com fundo transparente no DVD Architect?

Boas.

Tenho um vídeo (background animado 1 personagem e fundo preto) que quando configurado no Vegas:

Selecionado o vídeo > Properties > Media > Alpha channel: Premultiplied (dirty): o fundo fica transparente.

Porém quando coloco em cima do background do DVD Architect não consigo deixar o fundo transparente.

Isso é possível? Se possível, como fazer?

Grato.

... els ...

els,

já aconteceu isso comigo também e eu fiquei sem entender, - Então fiz o seguinte;

1-No progrma de edição eu montei a figura animada com transparência, sobre o background que queria.

2-Exportei como um filme de 30sgs e no DVD Architect 3, inseri como fundo do Menu!

3- Depois coloquei os botões de navegação.

Obs;

No meu caso este processo funcionou legal!!!

Possilvemente atenda você também.

Abraços.

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia!

se acaso essa pergunta seja meio comum, desde já peço desculpas :D

é q sou meio inesperiente nesse programa e me aconteceu algo realmente estranho

eu comecei um projeto, importei os videos normalmente e comecei a editar o layout das paginas e tal, mandei transformar o projeto em um dvd, quando ele terminou o processo (que demorou 1:15h +ou-) eu fui testar realmente o dvd, quando notei q todos os arquivos d video tinham dado erro, e quando abri novamente o projeto, nao encontrei problema algum, então simplesmente criei outro projeto para fazer alguns testes, eis q o programa não importa mais video algum, dah o erro:

the selected file is not of the required type

depois:

an error occurred during this command (id: 4253)

an error occurred while opening a codec.

eu já reinstalei o programa, desinstalei todos os programas de codecs que tenho, e instalei de novo, e o erro persiste, não importa mais nada, nenhum video... o interessante é q embaixo da janela onde você emporta os videos aparece as propriedades dele, ele le, mas uns 10 segundos depois as informaçoes simplesmente desaparecem... :confused:

a configuração dos videos sao:

codec: XviD 1.2 SMP

tempo: 23:04.956

frame rate: 23.976

resolucao: 640 x 480

tamanho do arquivo: 170mb

audio: MPEG-1 Layer 3, 48000Hz 128 kb/s

desde já agradeco qualquer ajuda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá, é minha primeira vez neste fórum, gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Criei um filme com 4 menus, mas quando vou no Make DVd pra prepara-lo chega uma parte q ele diz que o VOB é muito grande etc. O que posso fazer pra solucionar isso, além de baixar o tamanho dos arquivos? será que se eu dividir em capitulos resolve, e se sim, como fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novato no DVDA 4,

fiz uns menuzinhus e tal e coloquei os videos q editei no vegas 7

até ai td certinhu e normal, crie os arquivos .vob (File-> Make DVD->Prepare), e despois quando fui gravar no dvd pelo proprio (File-> Make DVD->Burn) vi q nao tinha nenhum DVD virgem aqui e meus DVD-RW estão no escritorio... intao invés de gravar no dvd, criei uma imagem pelo proprio DVDA e gravei em um CD pelo nero, no pc rodou certinhu (video de apenas 15s, apenas para teste), só q quando fui assitir o video pelo DVD de mesa, o video fica travando depois de 2seg e o audio fica ruim....

ps: a musica q coloquei para tokar no menu do dvd, estar tokando normal...

O q eu fiz de errado?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!