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De 220 Volts para 110, sem ter que usar o estabilizador...


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É! Já vi que será difícil ter certeza se o terra aqui está bem instalado. Eu resido aqui faz oito anos. O prédio foi entregue dois anos antes, em 1998. Abri umas oito tomadas e por todas passa o fio terra. Segundo alguns vizinhos no apartamento deles tbém passa o fio terra. O negócio e torcer para que realmente esteja bem instalado. De qualquer sorte, vou usar os meios de proteção que tiver ao meu alcance. Caro amigo _rau_, quando você tiver alguma informação sobre o protetor contra distúrbios Prot-X, se for possível, poste aqui. Grato.

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Esse faller é "o cara" !

Sempre me borrei de medo de "queimar" alguma coisa se não usasse o tal de estabilizador. Depois que comprei uma fonte decente, "aposentei" o estabilizador.

Como tenho preguiça de procurar por produtos específicos para redução de tensão, uso o estabilizador hoje somente para alimentar: modem, switch e um telefone com bina. Só porque essas porcarias não são "multivolt", operam apenas em 110, daí porque não joguei fora o jurássdico.

Ótimo tópico, bastante didático e de muita utilidade.

Abração aí.

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É! Já vi que será difícil ter certeza se o terra aqui está bem instalado. Eu resido aqui faz oito anos. O prédio foi entregue dois anos antes, em 1998. Abri umas oito tomadas e por todas passa o fio terra. Segundo alguns vizinhos no apartamento deles tbém passa o fio terra. O negócio e torcer para que realmente esteja bem instalado. De qualquer sorte, vou usar os meios de proteção que tiver ao meu alcance. Caro amigo _rau_, quando você tiver alguma informação sobre o protetor contra distúrbios Prot-X, se for possível, poste aqui. Grato.

Oi, Joka!

O preço desse protetor tá 133,00, bem mais caro que o clamper computer protector pro e você ainda teria que pagar frete.

Pra mim o preço tá alto pelo custo x benefício. Só porque ele tem um timer não justifica custar tanto, eu acho. Infelizmente os protetores da APC são imbatíveis em custo x benefício, esse prot-x nem proteção telefônica tem. :( Infelizmente os APC só existem pra 110V em nosso pais. difícil...

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  • Membro VIP
Sempre me borrei de medo de "queimar" alguma coisa se não usasse o tal de estabilizador. Depois que comprei uma fonte decente, "aposentei" o estabilizador.

Como tenho preguiça de procurar por produtos específicos para redução de tensão, uso o estabilizador hoje somente para alimentar: modem, switch e um telefone com bina. Só porque essas porcarias não são "multivolt", operam apenas em 110, daí porque não joguei fora o jurássdico.

Esse tipo de depoimento é que ainda faz a gente ter ânimo de explicar, reexplicar, orientar esses nossos amigos da informática. Não fosse esse tipo de "up" eu já teria enchido o saco de tanto explicar...

Grande abraço e muito obrigado...

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  • 1 ano depois...

Amigos posso provar que estão errados, peguei um ferro de passar roupa de 110 volt e liguei em um relogio a conta deu 3,00 reais peguei outro ferro de passar ,de 220 liguei no mesmo relógio e deu exatamente a metade .Cheguei a uma conclusão na verdade o que manda é a corrente,se não acreditam em mim fação o teste ta jóia.

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  • Membro VIP

Colega toca.toca. Mas do que é que estás falando????

Um ferro de 110 Volts ligado num relógio??? A conta deu R$ 3,00

Qual conta??

Qual relógio??

Depois um ferro de 220 Volts também ligado no mesmo relógio e a conta teria dado R$ 1,50, seria isso???

Mas de que conta estás falando colega???

A conta mensal da energia???

Seja mais explícito e explique essa sua experiência..

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Amigos posso provar que estão errados, peguei um ferro de passar roupa de 110 volt e liguei em um relogio a conta deu 3,00 reais peguei outro ferro de passar ,de 220 liguei no mesmo relógio e deu exatamente a metade .Cheguei a uma conclusão na verdade o que manda é a corrente,se não acreditam em mim fação o teste ta jóia.

Amigo, não entendi nada do que dissestes, explique-se melhor para poder dizer que todos estão errados.

Abraço.

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Um ferro de 1000W em 110V drena 9,09A e um mesmo ferro de 1000W em 220v drena 4,54A, então teria que dar a mesma coisa o calculo de consumo, ambos gastarão os mesmos 1000W/h apesar de em 110V a corrente ser mais alta.

Como você pode assumir que os dois ferros têm potências de fato iguais? Você colocou um alicate amperímetro pra ver se de fato os ferros tava consumindo a mesma coisa ou melhor, se haveria uma reciprocidade da corrente em 220V e na corrente em 110V ou seja, mais ou menos metade da corrente medida em 110V, quando ligado em 220V?

Pra calcular o consumo no mês com Kw/h custando por exemplo R$ 0,36 como aqui:

Um ferro de 1000W em 110V drena 9,09A, e se é usado por 2 horas por semana, isso indica que ele consome 1000W/h x 2 horas = 2000W por semana ou 8000W no mês.

8000W = 8kW/h = 8 x 0,36 = R$ 2,88

em 220V vai ser a mesma coisa. Um ferro de 1000W deve drenar 4,54A em 220V e o calculo acima será o mesmo, será feito com os mesmos 1000W! O medidor ou "relógio" como você chama calcula quantos watts/hora passa por ele e não quantos amperes/hora! A unidade Amperes nem tem como ser usada no calculo de watts/hora, você tem que usar o valor em watts e não em Amperes/h pra realizar o calculo, o valor em amperes apenas permitirá encontrar a potencia em watts!! Um ferro 220V terá uma corrente mais baixa que em 110V, mas consumirá o mesmo!!

Não me diga que usou dois ferros de passar diferentes pra fazer essa medição! Antes procure sabe se os dois têm a mesma potência.

Se haverá mais perdas na fiação devido a corrente mais alta em 110V, isso pode acontecer, mas não que justifique abaixar o consumo pela metade!

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Amigos posso provar que estão errados, peguei um ferro de passar roupa de 110 volt e liguei em um relogio a conta deu 3,00 reais peguei outro ferro de passar ,de 220 liguei no mesmo relógio e deu exatamente a metade .Cheguei a uma conclusão na verdade o que manda é a corrente,se não acreditam em mim fação o teste ta jóia.

Como chegou a esse conclusão?

Vou tentar responder:

Em um mes usou somente o ferro alimentado em 110V. Recebeu por isso uma conta de R$ 3,00

No mes seguinte usou somente o ferro alimentado em 220V. Recebeu uma conta de R$ 1,50

Não usou mais nada em casa.

Fez isso apenas para provar sua teoria infundada. 60 dias sem usar nenhum outro eletrodoméstico além do ferro de passar.

:muro::muro::muro::muro:

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Eu meio que supus que ele tem um padrão em casa sem uso, tipo aqueles lotes que têm duas casas separadas e dois medidores separados, ai um tava sem uso e ele testou o ferro de passar no padrão que tá sem uso... Mesmo assim tem a taxa minima, tem luzes que podem ser acendidas... então a conta veio num mes 1,50 e no outro 3,00 estaria furado de qualquer jeito, a taxa minima é muito mais alta que esses valores.

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  • 3 semanas depois...

Perdão pela ignorância, mas por exemplo, na minha cidade a tensão é 222v, mas queria rodar meu PS3 que só roda em 110v, no caso qual seria a solução além de um estabilizador? Queria usar um filtro de linha, mas não sei como proceder nesse caso? Teria que comprar uma fonte e aí conectar ela no filtro? Obrigado desde já.

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Perdão pela ignorância, mas por exemplo, na minha cidade a tensão é 222v, mas queria rodar meu PS3 que só roda em 110v, no caso qual seria a solução além de um estabilizador? Queria usar um filtro de linha, mas não sei como proceder nesse caso? Teria que comprar uma fonte e aí conectar ela no filtro? Obrigado desde já.

Amigo,como queres uma solução para seu problema usando um estabilizador se o mesmo já é o problema, para o seu caso, eu aconselho o uso de um bom filtro de linha, no caso para 220W temos disponiveis no mercado com qualidade apenas esses dois:

Computer Protector Pró, da Clamper

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

FHT - 1200, da Upsai

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Mas esses filtros possui saida e entrada em 220V então adotes um autotransformador, que faz unicamente mudar a sua tensão de 220V para 110V não causando nenhum problema para seu equipamento, igual, ou parecido com este aqui:

20081211060909_Foto_Autotransformador_500VA.jpg

ou

auto_transformador1.jpg

Abraço.

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Obrigado pela rápida resposta pessoal, fui consertar o "fonte" por "transformador" e já tinha as respostas ali. No caso eu queria me livrar do estabilizador mesmo, por isso disse além, mas é isso pessoal, obrigado de novo.

Amigo,como queres uma solução para seu problema usando um estabilizador se o mesmo já é o problema, para o seu caso, eu aconselho o uso de um bom filtro de linha, no caso para 220W temos disponiveis no mercado com qualidade apenas esses dois:

Computer Protector Pró, da Clamper

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

FHT - 1200, da Upsai

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Mas esses filtros possui saida e entrada em 220V então adotes um autotransformador, que faz unicamente mudar a sua tensão de 220V para 110V não causando nenhum problema para seu equipamento, igual, ou parecido com este aqui:

20081211060909_Foto_Autotransformador_500VA.jpg

ou

auto_transformador1.jpg

Abraço.

Amigo, a respeito desses filtros de linha, indica mais um do que o outro, ou estou seguro o mesmo tanto com os 2?

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Amigo, a respeito desses filtros de linha, indica mais um do que o outro, ou estou seguro o mesmo tanto com os 2?

Eu uso o da Clamper, mas os dois são muito bons, possuem as proteções necessarias para a segurança eletrica de seu equipamento, o da Upsai tem a vantagem de ter chave liga desliga e 8 tomadas e Proteções para antena e para telefone.

Já o da Clamper tem a vantagem de ter uma topologia melhor, com fusíveis térmicos protegendo os varistores e seus equipamentos, um bom filtro de linha.

Na verdade a escolha é mais por questão de gosto mesmo, veja o que mais lhe servirá melhor, com qualquer um dos dois o amigo estará mais bem servido.

Abraço.

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  • mês depois...
  • Membro VIP
Perdão upar o tópico novamente, tenho mais uma dúvida.

Fiz a compra do filtro de linha, mas como só tem 4 tomada nele, queria saber se é possível usar um 'benjamin' ou uma extensão com mais tomadas, se sim, os equipamentos ficarão protegidos tb?

Abraço

Dispositivos de proteção operam de modo que se a energia tenha passado pelos mesmos, a distribuição (multiplicação de tomadas) passa a ser um problema mecânico com variáveis elétricas (qualidade dos contatos etc), mas não mais de proteção... Tendo uma boa proteção, podes sim multiplicar as tomadas de distribuição tendo somente o cuidado de, no somatório de potências, não pedir mais do que a proteção, lá do início, ligada na tomada, pode ofertar...

Abraço...

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no caso o fusivel da fonte foi feito para queimar quando a mesma é ligada em 220 quando a chave ta para 110, gostaria de saber se quando a gente liga em 220 corretamente se a fonte desatia automaticamente o fusivel de proteção . e se em caso a fonte entrar em curto se o estrago iria ser maior do que se estivesse em 110 ..

obrigado pela atenção :confused:

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  • Membro VIP
no caso o fusivel da fonte foi feito para queimar quando a mesma é ligada em 220 quando a chave ta para 110, gostaria de saber se quando a gente liga em 220 corretamente se a fonte desatia automaticamente o fusivel de proteção . e se em caso a fonte entrar em curto se o estrago iria ser maior do que se estivesse em 110 ..

obrigado pela atenção :confused:

O fusível de uma fonte de alimentação para PC é das últimas peças a queimar e sua existência se justifica somente pelo fato de evitar abrir fogo dentro da fonte.. Tenho visto muitas e muitas fontes de PC danificadas por estarem em 110 e ligadas em 220 volts. O fusível aguente (até porque o mesmo é geralmente de ação lenta) e se vai o termistor, os varistores os diodos os capacitores eletrolítico e não raras vezes o transistor chaveador por receber tensão acima de sua tensão de isolação... O fusível sempre inteiro...

Não conte jamais com o fusível da fonte para salvar alguma coisa dentro da mesma pois de propósito ele pe de resposta lenta...

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  • Membro VIP
caso a fonte entre em curto, os diodos por exemplo. o estrago iria ser maior em 220 do que se estivesse em 110 .

abraço

Você deseja saber se os diodos por exemplo ficariam mais danificados se a fonte enfrentasse um curto sendo alimentada em 110 ou em 220 volts???

Tanto os diodos quanto as demais peças se queimadas por um excesso de corrente, estariam estragadas do mesmo modo, fosse alimentada a fonte em 110 ou 220 volts..

Você está com a errônea ideia de que alimentar a fonte de seu PC com 220 volts pode ser mais perigoso, o que é uma inverdade ou no mínimo é irrelevante...

Note que a maior parte desse mundo em que vivemos alimenta seus PC´s com 220 ou 230 Volts e, pior, por lá dificilmente alguém conhece ou pior ainda, usa o maldito estabilizador e nem tampouco rebaixa para 110 Volts para alimentar o que quer que seja...

Mapadastenses_wikipdia.jpg

Abraço...

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caso a fonte entre em curto, os diodos por exemplo. o estrago iria ser maior em 220 do que se estivesse em 110 .

abraço

Ihh, nada a ver isso aí! Se a fonte entrar em curto no primário, o fusível tem que abrir independente da tensão, o que vale é a corrente passando por ele que num curto-circuito se eleva alta e rapidamente, seccionando o fusivel. Se o curto-circuito for interno, geralmente as fontes tb vêm com proteção que a desliga instaneamente, mesmo as genéricas. Eu já fechei curto sem querer entre negativo e 12V da fonte e ele simplesmente desarmou, de primeira não quis ligar, mas foi só tirar da energia e religar q ela voltou normalmente. Detalhe, estava ligada num filtro de linha em 220V.

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obrigado faller e rau , eu sou novo no clube mexo com eletronica a alguns anos mais tenho muito que aprenderer :lol: . meu forte é mais radios antigos tipo reciver polivox kenwood gradiente etc.

um abraço..

inclusive um dia eu tava tentando arrumar um fonte generica consultei o livro de equivalentes e persebi que aqueles transistores que fica no dissipador tinha tensão de média 400 volts embora não sei qual o papel deles. devem ser reguladores de tensão..

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